Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Retiro do Clero

Na cidade de Parnaíba, padres se reúnem em oração.
Dos dias 22 a 26 de fevereiro, na cidade de Parnaíba, os padres de nossa diocese estarão reunidos juntamente com Dom Alfredo em retiro. Esse retiro está sendo realizado no Convento dos Padres Capuchinhos, na paróquia S. Sebastião. Nesse tempo os padres vivem mais intensamente momentos de oração, meditação e reflexão. Estamos no ano sacertodal e lembremos de nossos padres colocando-os em nossa oração.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Chegou a Quaresma !!!

Com a Quaresma, inicia-se o ciclo pascal das celebrações litúrgicas do povo de Deus em torno da montanha santa, a mesa da redenção do altar sacrifical de nosso Senhor Jesus.
Antigamente, estes quarenta dias que precedem a Páscoa da Ressurreição eram vividos com muita austeridade penitencial à base de jejum e de abstinência de carne. Nos dias de hoje, o costume está bastante suavizado.
Primordialmente, a quaresma tinha um forte acento batismal como preparação dos catecúmenos para os sacramentos de iniciação na vigília pascal. Mais tarde, adquiriu o sentido de conversão e de penitência para todos os cristãos.
O objetivo geral da quaresma é a renovação da opção batismal entre nós cristãos, por força da ressurreição com Cristo, para a vida nova com Deus.
Quaresma é, pois, o itinerário espiritual rumo à páscoa definitiva numa tomada firme  de consciência de povo novo em torno da montanha sagrada, centrada na escuta da palavra, no serviço ao irmão, na penitência corporal (jejum e abstinência), da esmola que liberta, da oração e da fidelidade radical ao Senhor, como o Cristo no deserto.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Começa amanhã a Campanha da Fraternidade 2010

Pela terceira vez a Campanha é realizada de forma ecumênica, a exemplo do que aconteceu em 2000 e 2005. A Campanha da Fraternidade de 2010 será realiada pelas Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e o lançamento é amanhã, 17, tem como objetivo geral ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida. Além do objetivo geral, outros cinco objetivos específicos fazem parte da Campanha.

Objetivo geral: Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.
Objetivos específicos:
1. Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem;
2. Buscar a superação do consumismo, que faz com que ‘ter’ seja mais importante do que as pessoas;
3. Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais;
4. Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho;
5. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Por uma economia em favor da vida (CFE 2010)

"Como a fé cristã pode inspirar uma economia que seja dirigida para a satisfação das necessidades humanas e para a construção do bem comum?”. Esta é uma das perguntas que a Campanha da Fraternidade, a ser lançada na próxima quarta-feira, 17, tentará responder.

Com o tema “Economia e Vida”, sob o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, a Campanha será realizada por cinco Igrejas cristãs, membros do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (Conic). Além da Igreja Católica, participam do Conic a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISO).

Escolhido há dois anos, o tema será debatido num contexto de crise mundial financeira, deflagrada no final de 2008, e de eleições. No centro das reflexões propostas pelas Igrejas está a concepção de uma economia a serviço da vida, no respeito à dignidade da pessoa humana e ao planeta Terra.

 "O Conic não quer limitar-se a criticar sistemas econômicos. Principalmente, espera que a Campanha mobilize Igrejas e sociedade a dar respostas concretas às necessidades básicas das pessoas e à salvaguarda da natureza, a partir de mudanças pessoais, comunitárias e sociais, fundamentas em alternativas viáveis derivadas da visão de um mundo justo e solidário”, diz o texto base da Campanha, que, pela terceira vez, é realizada ecumenicamente.

Para alcançar os objetivos da Campanha, o Conic propõe como estratégias “denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro”. Propõe, ainda, “educar para a prática de uma economia de solidariedade”, além de conclamar toda a sociedade “para ações sociais e políticas” que levem a uma economia de solidariedade.

O tempo da Quaresma em que é realizada a Campanha da Fraternidade favorece a conversão “social, eclesial, comunitária e pessoal”, de acordo com o Conic.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Repasse do material da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010

Aconteceu no último dia 13 de fevereiro no Centro Pastoral Irmã Nilva, uma assembléia onde houve o repasse do material da Campanha da Fraternidade Ecumênica, e todos os presentes foram envolvidos em nível de Campanha Nacional, que tem como tema: Economia e vida e o lema: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro. ( Mt. 6,24 ).

Cerca de 70 pessoas participaram do evento, representantes de várias comunidades. A assembléia foi coordenada pelo pároco da paróquia de São Gonçalo Evandro Alves.



Click no botão abaixo e ouça o Hino da CFE 2010.



sábado, 13 de fevereiro de 2010

Primeiro Carnafamília

A Paróquia de São Gonçalo em conjunto com a Pastoral da família de Batalha promoveram na ultima sexta-feira, dia 12, às 8h, no Clube Mangueira, o primeiro Carnafamília.

O Carnafamília é um evento realizado para adquirir fundos para os trabalhos sociais da Pastoral local.

"Os organizadores gostaram, afirmam que o evento foi excelente, e prometem começar mais cedo no próximo ano".

 
  
  

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Votos definitivos como Filha de Sant`Ana

No último dia 2 de fevereiro foi um dia especial para a Igreja por celebrar a festa da apresentação do Senhor e a purificação de Maria. Sendo também comemorado o dia dos consagrados ao senhor na Igreja.
Nesta solenidade a congregação das Filhas de Sant`Ana na paróquia de São Gonçalo celebrou a renovação dos votos de Ir. Ana Assunção e os votos perpétuos de Ir. Ana Maria do Socorro, onde deu seu sim definitivo como esposa de Cristo em prol do Reino de Deus na Igreja como Filha de Sant`Ana.
Ir. Ana Maria do Socorro teve a honra de compartilhar sua entrega ao senhor com a presença e apoio de seus  familiares. Mães Helena e Fransquinha , irmãos Ronaldo e Wellington, suas tias Graça, Quiquina e primos Alex representando seu pai, Claudiana que proferiu uma homenagem e sua amiga Samara.