Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 31 de março de 2010

Entendendo a Semana Santa - O que a Igreja celebra na Quinta-feira Santa?

A Quita-feira da Semana Santa encerra o tempo da Quaresma, excluindo-se a “Missa da Ceia do Senhor”, que abre o Tríduo Pascal (à noite).

O que é o Tríduo Pascal?

O Tríduo Pascal é um conjunto de três dias celebrado no Cristianismo, composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia, véspera do Domingo da Ressurreição ou Domingo de Páscoa. Este último dia já não faz parte do Tríduo Pascal.

O que a Igreja celebra na noite da Quinta-feira da Semana Santa?

Na Quinta-feira Santa, à noite, a Igreja celebra a instituição da Eucaristia (cf. Mt 26, 17-29; 1Cor 11, 23-26), com uma Missa festiva, em que se recorda que a entrega de Cristo por nós deve converter-se no serviço que prestamos uns aos outros. Daí o motivo e a razão pela qual encenamos o ritual do “lava-pés” (cf. Jo 13, 1-20). Na conclusão da celebração, os cibórios contendo as hóstias consagradas são levados para uma capela lateral, ou outro lugar apropriado, onde Jesus Eucarístico é adorado até a meia-noite.

Confira nossa programação para quinta-feira Santa:

QUINTA-FEIRA SANTA – 01 de abril

17:00h – MISSA DA CEIA DO SENHOR – INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E DO SACERDÓCIO.
Responsáveis: Ministros Extraordinários da Comunhão, EMM e Pastoral Familiar.

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
GRUPOS E HORÁRIOS

Quinta-feira Santa – 01 de abril de 2010

19:00h – Apostolado da Oração, Ministros Extraordinários da Comunhão, IAM.
Coord.: Iolete, Toinha Amorim, Jean e Ir. Ana Assunção.

20:00h – Apostolado da Mãe Rainha, CEB’s. EMM e Pastoral Familiar.
Coord.: Celeste, Paulo Sérgio, Max e Juliana.

21:00h – Catequese da 1ª Eucaristia e Crisma, Pastoral do Dízimo e COMIPA.
Coord.: Laura Leite, Toinha Amorim.

22:00h – Filhas de Sant’Ana, Movimento da Esperança e Pastoral da Criança.
Coord.: Ir. Donata, Remédios Fernandes.

23:00h – Setor Juventude (PJ, Luz-Vida, Cântaros).
Coord.: Paulo Ronaldo, Anatália, Mariazinha e Thiago.

terça-feira, 30 de março de 2010

Entendendo a Semana Santa – O que é a Missa do Crisma?

A Missa do Crisma é a Missa presidida pelo Bispo diocesano, ou outro bispo, e co-presidida por outros sacerdotes, com a participação de fiéis leigos, em que se fez a bênção dos santos óleos e do sagrado crisma. Os óleos, bentos nesse dia, são administrados nas comunidades por ocasião do batismo, da crisma, da unção dos enfermos e nas ordenações sacerdotais (presbiterais e episcopais). Também nessa Missa o bispo reúne os seus presbíteros, ocasião em que estes renovam as promessas sacerdotais e, estando juntos, manifestam a unidade entre sacerdócio do bispo e daqueles que são os seus cooperados diretos, os padres.

Confira nossa programação para terça-feira:

TERÇA-FEIRA SANTA – 30 de março

(Missa do Crisma – Bênção dos Santos Óleos com todo o Clero diocesano na Catedral de N. Sra. da Graça em Parnaíba).
18:00h – Último encontro quaresmal - 2010
Responsáveis: Comunidades de Setores.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Domingo de Ramos festejado por centenas de fiéis


A Igreja Católica iniciou ontem (28), as comemorações com o Domingo de Ramos que marca a abertura da Semana Santa. A missa aconteceu na Igreja Matriz de São Gonçalo, o Domingo de Ramos, data em que os católicos relembram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, foi festejado por centenas de fiéis. A programação de ontem começou às 7hs da manhã com a procissão saindo da Praça da Sapucaeira seguindo pela Avenida Coronel Messias Melo até a Igreja Matriz onde aconteceu a missa.

O pároco Evandro Alves, lembrou que o Domingo de Ramos deve ser festejado por todos os cristãos, pois representa a entrada de Jesus em Jerusalém.

"Domingo de Ramos é a abertura da Semana Santa. Nós fazemos a memória da entrada de Jesus em Jerusalém, onde seus seguidores carregaram ramos e o aclamavam como rei. As procissões que acontecem  nas igrejas têm esse significado, da entrada triunfal de Jesus", afirmou Pe. Evandro, acrescentando que a igreja recomenda aos fiéis, que guardem esses dias que antecedem o domingo de Páscoa com muita oração e reflexão.

Veja mais fotos deste momento em nossa galeria.

domingo, 28 de março de 2010

Entendendo a Semana Santa - O que a Igreja celebra nos dias da Semana Santa que antecedem a Quinta-feira?

Na segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa as comunidades são convidadas a celebrar, com criatividade, o que o evangelho de Domingo de Ramos antecipou: a entrega de Jesus que, por amor, fez-se um de nós até a morte. Nesses dias, e segundo o costume de cada comunidade, reza-se o terço meditado, celebra-se a via-sacra, organiza-se uma celebração penitencial, apresentam-se encenações que contam a vida de Jesus, etc. Importante mesmo é que se crie um clima de oração, onde a fraternidade e a solidariedades manifestem-se como resposta humana ao amor divino. Onde há a presença do sacerdote, a Missa deve ser o momento mais intenso e profundo de cada um desses dias.

Confira nossa programação para segunda-feira:

SEGUNDA-FEIRA SANTA – 29 de março

17:00h – Confissões
18:00h – Santa Missa
Responsável: Filhas de Sant’Ana, Movimento da Esperança e Pastoral da Criança.

sábado, 27 de março de 2010

Entendendo a Semana Santa - Domingo de Ramos

O que a Igreja celebra no Domingo de Ramos?

No Domingo de Ramos a Igreja celebra a entrada triunfal (festiva) de Jesus em Jerusalém. Ele é acolhido e proclamado o Messias, o Ungido de Deus. Para saudá-lo, o povo jogava seus mantos, para que Ele passasse por cima, ao mesmo tempo em que acenava com ramos, retirados de árvores. Daí o costume de levar ramos no “Domingo de Ramos”; com eles saudamos Jesus e os levamos abençoados (bentos) para casa (cf. Mt 21, 1-11).

Como podem ser usados os ramos bentos no Domingo de Ramos?

Os ramos bentos no Domingo de Ramos devem ser guardados com cuidado e tratados com zelo. Não há nada de “mágico” neles, porém, como foram abençoados, devem ser usados em espírito de fé. São muitos os que queimam, devotadamente, enquanto rezam, em momentos difíceis da vida. Outros os guardam até a Semana Santa do ano seguinte, como um lembrete de que a melhor forma de saudar a Jesus é colocar em prática tudo o que Ele ensinou. Outros, ainda, os usam como remédio caseiro (chá). O importante é que os ramos bentos sejam a expressão do nosso amor e do nosso seguimento a Jesus.

Veja abaixo nossa programação para o Domingo de Ramos.

DOMINGO DE RAMOS – 28 de março de 2010

07:00h – Benção dos ramos e procissão
Início da Celebração: Praça da Sapucaieira. (trazer muitos ramos)
Responsáveis: Cântaros, Utopia e M.E. Luz-Vida.
18:00h – Confissões
19:00h – Santa Missa
Responsável: EMM e Pastoral Familiar e CEB’s.

NESTE DIA NA COLETA DAS MISSAS DEVERÁ SER FEITO
O GESTO CONCRETO DA CFE-2010
COMO OFERTA DA NOSSA CAMINHADA QUARESMAL.

Igrejas fazem coleta para a Campanha da Fraternidade no Domingo de Ramos

Todas as Igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) realizam amanhã, 28/03/2010, a Coleta da Solidariedade, um dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade que, neste ano, é realizada de forma ecumênica sob a coordenação do Conic. A coleta existe desde que a CNBB criou a Campanha da Fraternidade e se destina a financiar projetos sociais realizados pelas comunidades cristãs.

“Esta coleta é o gesto concreto imediato que cada fiel pode dar, mostrando o seu compromisso com a Campanha, que busca, antes de mais nada, exercitar a fraternidade”, explicam o presidente e secretário do Conic, respectivamente, pastor sinodal Carlos Möller e reverendo Luiz Alberto Barbosa, em carta enviada a todas as Igrejas.

Segundo os religiosos, os recursos da Coleta “serão destinados a projetos voltados para os segmentos mais empobrecidos da sociedade brasileira e serão consideradas as propostas que visem mobilizar a sociedade em torno de alternativas para a superação das mais variadas formas de exclusões econômicas”.

Do total que as comunidades recolhem, 40% são enviados para o Fundo Ecumênico de Solidariedade, administrado por membros das Igrejas-membro do Conic. Os outros 60% têm aplicação local de acordo com as dioceses, sínodos e presbitérios, conforme a organização de cada Igreja do Conic.

As Igrejas que fazem parte do Conic são: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Presbiteriana Unida.

Fonte: CNBB

sexta-feira, 26 de março de 2010

Procissão de Bom Jesus dos Passos

Os fiéis de nossa cidade mantiveram a tradição ao acompanhar, ao meio dia de hoje (26/03/2010), a Procissão do Encontro, que relembra o sofrimento de Maria ao encontrar Jesus no caminho para o Calvário. A procissão ocorre sempre na sexta-feira que antecede a Semana Santa. “Essa procissão realça a união do sofrimento de Jesus com sua mãe Maria, que o acompanhou e em um determinado momento, o encontrou a caminho do Calvário”.

Como tradicionalmente acontece, o cortejo dos homens, levando a imagem de Bom Jesus dos Passos, saiu da Capela de São Francisco no bairro Esperança II, em direção a Igreja Matriz.

A imagem do  Bom Jesus dos Passos representa a figura de Jesus Cristo coroado de espinhos, ensanguentado e carregando uma cruz às costas.

As mulheres conduziram a imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela de N. Sra. de Nazaré no bairro Santa Fé I, também para a Igreja Matriz.

Às 12:00h as duas imagens se encontraram em frente a Igreja Matriz de São Gonçalo.

Confira abaixo fotos deste momento de fé.

 

Fotos: Márcio Borges

quinta-feira, 25 de março de 2010

Programação da Semana Santa 2010

Da Morte à Ressurreição!
Aleluia!

DOMINGO DE RAMOS – 28 de março

07:00h – Benção dos ramos e procissão
Início da Celebração: Praça da Sapucaieira. (trazer muitos ramos)
Responsáveis: Cântaros, Utopia e M.E. Luz-Vida.
18:00h – Confissões
19:00h – Santa Missa
Responsável: EMM e Pastoral Familiar e CEB’s.

NESTE DIA NA COLETA DAS MISSAS DEVERÁ SER FEITO 
O GESTO CONCRETO DA CFE-2010 
COMO OFERTA DA NOSSA CAMINHADA QUARESMAL.

SEGUNDA-FEIRA SANTA – 29 de março
17:00h – Confissões
18:00h – Santa Missa
Responsável: Filhas de Sant’Ana, Movimento da Esperança e Pastoral da Criança.

TERÇA-FEIRA SANTA – 30 de março
(Missa do Crisma – Bênção dos Santos Óleos com todo o Clero diocesano na Catedral de N. Sra. da Graça em Parnaíba).
18:00h – Último encontro quaresmal - 2010
Responsáveis: Comunidades de Setores.

QUARTA-FEIRA SANTA – 31 de março
08:00h – Confissões
09:00h – Missa com os Enfermos e Idosos.
Responsáveis: Apostolado da Oração, Diva Nina e AGEC.
17:20 – Via Sacra na Igreja Matriz.
18:00 – Santa Missa
Responsáveis: Cântaros e IAM.

TRÍDUO PASCAL

QUINTA-FEIRA SANTA – 01 de abril
17:00h – MISSA DA CEIA DO SENHOR – INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E DO SACERDÓCIO.
Responsáveis: Ministros Extraordinários da Comunhão, EMM e Pastoral Familiar.

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
GRUPOS E HORÁRIOS

Quinta-feira Santa – 01 de abril de 2010

19:00h – Apostolado da Oração, Ministros Extraordinários da Comunhão, IAM.
Coord.: Iolete, Toinha Amorim, Jean e Ir. Ana Assunção.

20:00h – Apostolado da Mãe Rainha, CEB’s. EMM e Pastoral Familiar.
Coord.: Celeste, Paulo Sérgio, Max e Juliana.

21:00h – Catequese da 1ª Eucaristia e Crisma, Pastoral do Dízimo e COMIPA.
Coord.: Laura Leite, Toinha Amorim.

22:00h – Filhas de Sant’Ana, Movimento da Esperança e Pastoral da Criança.
Coord.: Ir. Donata, Remédios Fernandes.

23:00h – Setor Juventude (PJ, Luz-Vida, Cântaros).
Coord.: Paulo Ronaldo, Anatália, Mariazinha e Thiago.

SEXTA-FEIRA SANTA – 02 de abril

*Dia de Jejum e abstinência
06:00h – CAMINHADA PENITENCIAL E VIA SACRA nas ruas.
Início: Frente ao Hospital Messias Andrade de Melo.
Responsável: Apostolado da Oração.

15:00h – CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE JESUS Cristo.
Responsável: Pastoral do Dízimo e Apostolado da Mãe Rainha.

17:30 – Filme “A Paixão de Cristo” na Igreja Matriz.

20:00 – Procissão Luminosa com o Senhor morto. (Trazer velas, candeeiro ou tochas).
Responsáveis: Pastorais, Movimentos e Ministérios, Comunidades de Setores e Crismandos.

Colaboradores: Associação Cultural Arraiá dos Matutos, Associação Cultural os Caipiras do Dedila, Diva Nina, UMB, MOP’s, AGEC, Sindicatos (STTR e SINDSERME).

SÁBADO SANTO – 03 de abril
Guarda-se o silêncio o dia todo.

22:00h – SOLENE VIGÍLIA PASCAL
(Trazer velas)
Responsável: Pastoral Litúrgica, Ministério da Palavra, Filhas de Sant’Ana e Luz-Vida.

DOMINGO DE PÁSCOA – 04 de abril
07:30h – Confissões
08:00h – Missa da Páscoa da Ressurreição
Responsável: Pastoral do Dízimo
09:00h – Batizados
18:30h – Confissões
19:00h – Missa da Páscoa da Ressurreição
Responsável: Pastoral do Dízimo.

A Paróquia São Gonçalo, deseja a todas as famílias, 
Paroquianos(as) e amigos uma Santa Páscoa e as Bênçãos 
do Senhor Ressuscitado!

Fraternalmente: Pe. Evandro

Folder - Programação da Semana Santa 2010


Para ampliar a imagem é só clicar nela.

Procissão de Bom Jesus dos Passos

Acontecerá amanhã (26/03/2010, sexta-feira) a tradicional procissão do encontro de Nossa Senhora das Dores com Bom Jesus dos Passos.

Local de Concentração: N. Sra. das Dores (mulheres)
- Capela de N. Sra. de Nazaré.
- Bairro Santa Fé I
- Responsável: Setor N. Sra. de Nazaré

Local de Concentração: Bom Jesus dos Passos (homens)
- Capela de São Francisco
- Bairro Esperenaça II
                                           - Responsável: Setor N. Sra. da Boa Esperança

O encontro acontecerá às 12:00h (meio dia) na Igreja Matriz.

Participe!

Padre Lotário Weber se recupera de acidente

Um dos padres mais queridos em toda a história do município de Batalha, está em fase de recuperação das lesões sofridas durante um acidente automobilístico ocorrido no ano passado. O veículo que padre Lotario Weber dirigia numa estrada do município de Cajueiro da Praia capotou provocando um acidente que resultou em risco para a saúde do sacerdote de 85 anos. Hoje em tratamento na Alemanha, Weber passa bem e sua saúde dá bons sinais de plena recuperação.

Padre Lotário foi responsável pela fundação da Vila Kolping e vários centros comunitários em Batalha.

Fonte: Folha de Batalha

quarta-feira, 24 de março de 2010

Entendendo a Semana Santa

No que consiste a Semana Santa?

A Semana Santa é a semana em que se conclui a Quaresma e se celebra o Tríduo Pascal. Ela começa com o Domingo de Ramos e termina com o Domingo de Páscoa e Ressurreição. (A Quaresma finda na Quinta-feira, e na mesma Quinta-feira, com a celebração da Ceia do Senhor, inicia-se o Tríduo Pascal).

Por que a Semana Santa é chamada de “Santa”?

Ela é chamada de “santa” porque concentra os últimos acontecimentos da vida de Jesus, como a entrada triunfal em Jerusalém (Domingo de Ramos), a ceia da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, (quinta-feira), a prisão, condenação, morte e sepultamento (sexta-feira), a Vigília (sábado) e a Ressurreição (domingo). É uma Semana Santa porque celebra Jesus que se entrega, livremente, para anunciar até o fim a Boa Nova da Salvação.

Concluindo

  • “Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram. Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a ressurreição dos mortos. Assim como em Adão todos morreram, assim em Cristo todos reviverão” (1Cor 15,20-22).
  • “A ressurreição de Cristo não constitui uma volta à vida terrestre, como foi o caso das ressurreições que Ele havia realizado antes da Páscoa: a filha de Jairo, o jovem Naim e Lázaro. Tais fatos eram acontecimentos miraculosos, mas as pessoas contempladas pelos milagres voltaram simplesmente à vida ‘ordinária’, pelo poder de Jesus. Em determinado momento, voltariam a morrer. A ressurreição de Cristo é essencialmente diferente. Em seu corpo ressuscitado, Ele passa de um estado de morte para uma outra vida, para além do tempo e do espaço. Na ressurreição, o corpo de Jesus é repleto do poder do Espírito Santo; participa da vida divina no estado de sua glória, de modo que Paulo pode chamar a Cristo de ‘o homem celeste’” (Catecismo da Igreja Católica, 646).
  • “Ora, se morremos em Cristo, cremos que viveremos também com ele, pois sabemos que Cristo, tendo ressurgido dos mortos, já não morre, nem a morte terá mais domínio sobre ele. Morto, ele o foi uma vez por todas, pelo pecado; porém, está vivo, continua vivo para Deus! Portanto, vós também considerai-vos mortos ao pecado, porém, vivos para Deus, em Cristo Jesus” (Rm 6,8-11).
  • “Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente, até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor” (Fp 2,6-11).

"P.S.: Nas próximas postagens iremos publicar uma série de explicações sobre o que é celebrado pela Igreja em cada dia da Semana Santa. Aguardem!

    Mutirão das Confissões

    Acontece hoje 24/03/10 das 8:00h às 12:00h na Igreja Matriz, mutirão das confissões com presença de vários padres.
    Pedimos para aproveitar este momento, pois haverá vários sacerdotes.

    terça-feira, 23 de março de 2010

    Encontro Matrimonial Mundial - Deus em Nossa Vida

    Os casais MAX e JULIANA, DOMÍCIO e TOINHA, da Comunidade Filhos de São Gonçalo, estiveram em Teresina neste final de semana (20 e 21/03), participando do Programa de Formação DEUS EM NOSSA VIDA, promovido pelo Encontro Matrimonial Mundial - EMM. Foram momentos fortíssimos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento e de escuta e reflexão da palavra de Deus. O encontro aconteceu na casa de retiro Santo Afonso da arquidiocese de N. Sra. das Dores, presidido pela equipe de servidores do EMM, Pe. Wagner, Ricardo e Benta. Os casais retornaram  com sentimentos de muita alegria, manifestada no júbilo pela oportunidade que tiveram de se fortalecer na fé e no amor a Deus e ao próximo.

    quarta-feira, 17 de março de 2010

    Encontro Matrimonial Mundial

    O casal Max e Juliana, coordenador da Comunidade Filhos de São Gonçalo e da Pastoral Familiar, neste domindo (14/03) recebeu em sua residência os demais membros da comunidade, para um encontro de casais, presidido pelo casal coordenador diocesano Ricardo e Benta de Teresina-PI. Participaram do encontro os casais: Ricardo e Benta, Max e Juliana, Luiz e Norma, Antonino e Nazaré, Antonio Filho e Bete, Domício e Toinha, e Pe. Evandro. Na ocasião a comunidade presenteou Pe. Evandro com uma linda estola (paramento litúrgico), com o símbolo do Encontro Matrimonial Mundial. Encerramos o encontro com um delicioso almoço oferecido pelo casal anfitrião.

    sexta-feira, 12 de março de 2010

    Primeiro dia da XIV Assembléia do Povo de Deus de Batalha

    A Paróquia de São Gonçalo realiza hoje 12 e amanhã 13/03, sua XIV assembléia geral do povo de Deus com o tema: “Onde há povo há missão, onde há missão há razões para ser feliz”. Além de avaliar e planejar a ação pastoral da paróquia, outro objetivo é refletir e planejar a caminhada nas Santas Missões Populares (SMP) rumo ao  I Retiro Missionário Paroquial, que acontece nos dias 9, 10 e 11 de Abril.

    O encontro que está acontecendo no Centro Pastoral Irmã Nilva, servirá para apresentação dos novos coordenadores das pastorais específicas e conseqüentemente o Novo Conselho Paroquial de Pastoral.
    Como de costume serão agendadas as visitas do padre nas comunidades.
    Na alegria de sermos discípulos e missionários de Cristo - Caminho, Verdade e Vida - foi convidado 02  representantes de cada pastoral e de cada comunidade a tomar parte nesta grande reunião do povo de Deus de Batalha.
     

      Confira mais fotos deste evento na guia fotos.

    Paróquia de São Gonçalo em missão

    A Paróquia de São Gonçalo iniciou hoje (12/mar) sua XIV Assembléia do povo de Deus que terá duração até  amanhã (13/mar) no espírito das Santas Missões Populares (SMP).

    Norteada pelo tema “Onde há povo há missão, onde há missão há razões de ser feliz” tem o objetivo de avaliar e planejar a ação pastoral para 2010, além de realizar o estudo das primeiras páginas do livro das SMP para os participantes do I Retiro Missionário Paroquial.

    Outro objetivo desta assembléia é SACUDIR os participantes para o II Retiro Diocesano em Parnaíba.

    “…missonário pé na estrada na luta por mais amor.”

    O que é o dízimo? e qual é a sua importância?

    A palavra “dízimo” significa décima parte. Presente em outras tradições e culturas, chegou-nos através de inúmeras citações do Antigo Testamento, que atestam sua prática entre os israelitas. No tempo das doze tribos de Israel, a tribo de Levi servia ao altar e era pobre, desprovida de rebanhos e campos para cultivar. Devia ser sustentada pelas outras onze tribos que separavam uma parte de suas colheitas e de seu rebanho e entregavam aos levitas, bem como aos estrangeiros, aos órfãos e às viúvas. O livro do Deuteronômio refere-se a dois tipos de dízimo (Cf. Dt 14, 22-28): um anual e outro trienal. Ano a ano, a décima parte devia ser tomada dos produtos agrícolas e trazida ao Templo para o banquete sagrado. A cada três anos era deixada nas portas para alimentar os pobres.

    “Pagar ou não pagar” o dízimo é questão que aflige a uma parcela considerável de católicos. Alguns resistem a participar da pastoral do dízimo em suas comunidades alegando, entre outras coisas, a legendária “riqueza” da Igreja. São católicos até participantes. Têm, contudo, uma idéia antiga de Igreja, considerando-a mera provedora de bens espirituais, não precisando, portanto, de recursos para se manter. O dízimo perdeu a sua força na Igreja católica aqui no Brasil, porque até a proclamação da república, os dízimos eram cobrados pelo estado e este os repassavam à Igreja. Como era um imposto e tinha uma administração falha, perdeu a sua credibilidade e gerou um certo preconceito no meio católico, que perdura até os dias atuais.

    A entrega do dízimo não é pagamento. Nenhum cristão “deve” dízimo à Igreja. Ao trazer mensalmente seu dízimo, o fiel não está pagando pelo serviço religioso do qual usufrui. Nem o faz com interesses pessoais, para ganhar bênçãos e assim multiplicar sua renda. A idéia de que Deus recompensa nosso dízimo com riquezas é uma afronta à palavra de Deus. Quem dá esmolas para ficar rico, não dá nada: está fazendo comércio. Quem doa não espera nada em troca.

    Há uma mística a se resgatar no gesto da entrega do dízimo: Deus é generoso e clemente. Tudo lhe pertence. Em sua misericórdia criou o mundo e tudo que existe para o bem do ser humano. Ele concede dons, talentos, inspiração, capacidade de criar e trabalhar a todos os viventes. Quem produz algo, o faz porque o Senhor o permite. Revela-se assim o dízimo como um gesto de gratidão para com Aquele a quem tudo devemos.

    O dinheiro oferecido de acordo com as posses e consciência de cada um é humilde reconhecimento de que sem Deus nada se é, nada se tem. Mas Deus não precisa de dinheiro, poder-se-ia contra-argumentar. Mas os pobres, seus ministros e a comunidade necessitam se manter. Vê-se aí o dízimo numa dimensão de partilha e solidariedade. Deus se identifica com as necessidades dos pobres e da comunidade. A subsistência da Igreja sempre dependeu da colaboração dos fiéis.

    A Igreja Católica não obriga seus fiéis a contribuir com o dízimo. Também não os obriga a doar o valor que corresponde ao sentido da própria palavra: décima parte. São Paulo esclarece em sua segunda carta aos cristãos de Corinto: "Cada um que se dispõe a oferecer o Dízimo o faça conforme suas posses e de acordo com seu coração" (2 Cor 9,7). Há os que doam mais que a décima parte e os que doam bem menos. A quantia em si mesma não importa. Entregar o dízimo não é garantia de salvação. Quem entrega o dízimo não pode se considerar melhor cristão. Por outro lado, embora a palavra dízimo tenha o significado de dez por cento, décima parte, São Paulo nos ensina que a nossa contribuição não necessita se basear num percentual rígido, o critério para definir o valor do dízimo é o impulso do nosso coração. Devemos contribuir com o máximo que o nosso orçamento possa suportar. Assim, quem pode dar 10% não contribua com menos. Quem puder dar 5% não dê 4, quem puder dar 3% não dê 2. "Dê cada um conforme o impulso de seu coração sem tristeza nem constrangimento, pois Deus ama a quem dá com alegria" II Cor. 9,7.

    quarta-feira, 10 de março de 2010

    Começou os festejos a São José na Vila Kolping

    A comunidade Vila Kolping o Setor São José mais uma vez celebram os festejos a seu padroeiro São José no período de 09 a 19 de Março de 2010, com o tema: São José, Discípulo Fiel, e com muito carinho convida você e sua família, sua comunidade a participar deste momento que é de renovação espiritual e de preparação às Santas Missões Populares.

    Dica de Livro

    O Segredo da Sagrada Eucaristia


    A Sagrada Eucaristia contém todos os tesouros da fé, pois nela está o próprio Senhor; mas muitos cristãos ainda não descobriram esse Tesouro tão disponível e ao mesmo tempo tão escondido. Como disse João Paulo II “A Igreja vive da Eucaristia.”

    Ficha Técnica
    Autor: Prof. Felipe Aquino
    Editora: Cléofas
    ISBN: 978-85-88158-38-2
    Ano: 2009
    Edição: 6
    Número de páginas: 160
    Idioma: Português (BR)
    Acabamento: Brochura
    Formato: 14×21 cm


    Para comprar click AQUI

    segunda-feira, 8 de março de 2010

    Objetivos das Santas Missões Populares na Diocese de Parnaíba

    1) - Favorecer o encontro pessoal com Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida;

    2) - Transformar cada vez mais nossa diocese numa grande rede de comunidades vivas que sejam missionárias, ministeriais e acolhedoras, com atenção especial à família;

    3) - Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

    XIV Assembléia Paroquial de Pastoral

    A Paróquia de São Gonçalo realizará sua XIV assembléia geral nos dias 12 e 13 de março. Além de avaliar e planejar a ação pastoral da paróquia iremos refletir e planejar a nossa caminhada nas Santas Missões Populares (SMP) rumo ao nosso I Retiro Missionário Paroquial. Na oportunidade conheceremos os novos coordenadores das pastorais específicas e consequentemente o Novo Conselho Paroquial de Pastoral.

    Como de costume serão agendadas as visitas do padre nas comunidades.

    Na alegria de sermos discípulos e missionários de Cristo - Caminho, Verdade e Vida - estão sendo convidados 02 representantes de cada pastoral e de cada comunidade a tomar parte nesta grande reunião do povo de Deus de Batalha.

    PROGRAMAÇÃO:

    12 de Março / Sexta-feira
    Manhã
    07:00h - Acolhida e Credenciamento
    08:00h - Oração da manhã
    08:15h - Apresentação
    09:00h - Estudo do livro das SMP
    10:30h - Lanche
    10:45h - Avaliar as prioridades da Diocese e definir as da Paróquia.
    12:00h -  Almoço

    Tarde
    14:00h - Oração da tarde
    14:30h - Continuação do tema anterior
    15:30h - Lanche
    16:45h - Plano de Ação paroquial
    18:00h -  Santa Missa
    19:00h -  Jantar

    Noite
    20:00h - Vídeo da CFE 2010

    13 de março / Sábado

    Manhã
    07:30h - Oração da manhã
    08:30h - Agenda
    10:30h - Lanche
    10:45h - Apresentar os Coordenadores das Pastorais e Movimentos
    11:00h - Apresentar a proposta do Estatuto do CPP
    12:00h - Almoço

    Tarde
    14:00h - Oração da tarde
    14:30h - Apresentação do Site da Paróquia
    15:00h - Orientações gerais
    15:45h - Lanche
    16:00h - Orientações gerais
    16:30h - Avaliação
    17:00h - Santa Missa

    quinta-feira, 4 de março de 2010

    CNBB lança a campanha nacional "Projeto 1 milhão de Bíblias"

    Será lançada, no próximo dia 06, em Teresina (PI), a campanha nacional desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Comissão para a Missão Continental no Brasil: o “Projeto 1 milhão de Bíblias”, que tem como tema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19) e o lema “Discípulo e servidores da Palavra de Deus”.

    O lançamento será feito pelo secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, e contará com a presença do bispo de Teresina e presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí), dom Sérgio da Rocha. Após o lançamento na capital, será lançada também na diocese de Picos (PI), com a presença do bispo dom Plínio José Luz da Silva e em Campo Maior (PI), com a presença de dom Eduardo Zielski.

    “É grande a expectativa do Regional Nordeste 4 da CNBB, no estado do Piauí, para o lançamento da Campanha Nacional de 1 Milhão de Bíblia, nos dias 06 e 07, em Teresina, Picos, Oeiras e Campo Maior. Todas as dioceses do Regional já receberam o material da Campanha e os bispos,  juntos,  já discutiram os critérios de distribuição e utilização. Como somos os primeiros a fazer a experiência da Campanha, esperamos, em breve, poder compartilhar o resultado positivo com os demais Regionais”, afirmou o bispo de Picos, dom Plínio José.

    Como o nome mesmo diz, o objetivo da campanha é levar a Palavra de Deus a todos no Brasil que não tem condições de comprar a Bíblia e outros materiais educativos de evangelização.

    A primeira fase da campanha consiste na apresentação de um projeto de evangelização pelas (arqui)dioceses à CNBB. Após a comissão responsável analisar o projeto, se aprovado, ela [a comissão da CNBB] repassará as Bíblias de forma gratuita, inclusive o transporte, para atender as necessidades apresentadas pelas (arqui)dioceses.

    “Inserido no Projeto Brasil na Missão Continental, esta nova campanha é um serviço que a CNBB oferta a todos os Regionais, (arqui) dioceses, pastorais, organismos do povo de Deus, movimentos e outras associações da Igreja em nosso país, bem como a todos os discípulos missionários chamados a anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo”, afirmou o secretário geral da CNBB, dom Dimas.

    Segundo um dos participantes do “Projeto 1 milhão de Bíblias”, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB e secretário executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), padre Altevir Silva, a Conferência de Aparecida destacou a Palavra de Deus e o novo ardor missionário. “O caminho aberto pela Conferência de Aparecida demonstra que a Palavra de Deus é a carta de amor ao seu povo. Assim sendo, e diante do contexto brasileiro de miséria e pobreza onde muitos não têm condições de se alimentar, o ‘Projeto 1 milhão de Bíblias’ tende a suprir a ânsia pela Palavra dos que não tem condições. A leitura orante da Bíblia é a alma da Missão Continental”.

    O padre Altevir lembra que a impressão das Bíblias foi fruto de doações, e que na entrega às dioceses foi montado um “kit” contendo, além da Bíblia Sagrada, uma Bíblia infantil; um Pequeno Catecismo: Eu creio; e um Livreto sobre a iniciação à leitura da Bíblia. 
    O processo, depois do lançamento da campanha, é fazer um acompanhamento das dioceses atendidas com base no projeto de evangelização apresentado por cada uma delas, levantando dados para possível continuação da campanha.

    Prioridade no atendimento

    Segundo os organizadores do projeto, alguns Regionais terão prioridade no atendimento para receber os “kits” do Projeto 1 milhão de Bíblias. São eles: o Regional Nordeste 4 (Piauí); Regionais da Amazônia Legal; Regional Nordeste 1 (Ceará); Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe); Regional Nordeste 5 (Maranhão); Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul); Regional Oeste 2 e Regional Centro Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins).

    Programação

    O Roteiro de Lançamento:

    Dia 06/03 (Sábado)

        * 09:00H Arquidiocese de Teresina – Solenidade no Auditório Paulo VI
        * 17:30H Diocese de Picos – Missa na Catedral Nossa Senhora dos Remédios
        * 20:00H Diocese de Oieras – Solenidade

    Dia 07/03 (Domingo)

        * 11:00H Diocese de Campo Maior – Solenidade no Centro Catequético - Barras

    Comitiva:

        * Dom Dimas Lara
        * Pe. Altevir (Coordenador Nacional do Projeto “O Brasil na Missão Continental)
        * Sonia Minder (Coordenadora Nacional da “Campanha Nacional da Campanha 1 Milhão de Bíblias)
        * Pe. Luiz Eduardo, secretário executivo do Regional Nordeste 4

     Fonte: CNBB

    segunda-feira, 1 de março de 2010

    Preparação para a XIV Assembléia do Povo de Deus

    Aconteceu na noite de ontem 28, após a missa das 19 hs, uma reunião para preparação da XIV Assembléia Paroquial do Povo de Deus, da paróquia de São Gonçalo. O encontro foi realizado no Centro Pastoral Irmã Nilva, mesmo local onde será sediado o evento nos dias 12 e 13 deste mês.

    Padre Evandro, que coordenava a reunião falou da importância e empenho de cada um, para que se possa ter êxito no evento, disse também que o tema que será trabalhado este ano será: “ONDE HÁ POVO HÁ MISSÃO, ONDE HÁ MISSÃO HÁ RAZÕES PARA SER FELIZ”. Na oportunidade foi divido as equipes de trabalho, o evento será coordenado por: Pe. Evandro. Ir. Ana Assunção, Patrícia Vasconcelos, João Batista, Leudjane e Paulo Ronaldo.

    Equipes de serviços divididos em grupo: Animação, Recepção, Comunicação, Relatório, Ornamentação, Bem Estar, Liturgia, Cozinha e Limpeza.

    A expectativa é que cerca de 200 pessoas participem do evento, a equipe de comunicação está mobilizando mais de 70 comunidades, onde participará dois representantes de cada uma delas.

    O objetivo da XIV Assembléia Paroquial  será avaliar e planejar a ação pastoral da paróquia, bem como, refletir e planejar a nossa caminhada nas Santas Missões Populares (SMP) rumo ao nosso I Retiro Missionário Paroquial.