Video

Slide do bloogger:

sábado, 28 de agosto de 2010

Zonal Sul II Comemora Dia do Catequista

Foi comemorado hoje 28, em Batalha o Dia do (a) Catequista do Zonal Sul II, que compreende 5 (cinco) paróquias: São Gonçalo (Batalha), N. S. da Boa Esperança (Esperantina), STª Dorotéia (Joaquim Pires), São Miguel Arcanjo (Matias Olímpio) e STª Luzia (Luzilândia). O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Messias Freitas, no centro da cidade.

De acordo com os organizadores, cerca de 280 catequistas participaram do encontro. “A igreja celebra sempre no último domingo de agosto o DIA DO CATEQUISTA”. Disse padre Evandro pela manhã, acrescentando que é com admiração, reconhecimento e gratidão que a Igreja celebra essa festividade. “Celebrar o DIA DO CATEQUISTA é sempre uma GRAÇA, motivo de alegria e de reflexão mais profunda sobre o SER DO CATEQUISTA”. Conclui

O tema escolhido para este ano foi: “Educar na Fé para Uma Igreja Missionária”. Pela manhã foi celebrada uma Santa Missa por Pe. Brasilino da paróquia de Joaquim Pires, em seguida café da manhã na Praça da Matriz, caminhada dos catequistas da Igreja até o Ginásio, apresentação do folder: "Iniciação A Vida Cristã" por Pe. Ezio Rodrigues (Coordenador diocesano da Catequese).

Outro ponto alto do evento foi a palestra proferida por Frei Otacílio da paróquia de Lagoa de São Francisco, que falou da Espiritualidade. O encontrão em comemoração ao Dia do Catequista encerrou-se por volta das 16 horas.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Festejos de Nossa Senhora da Boa Esperança em Esperantina.

Os festejos em homenagem a Nossa Senhora da Boa Esperança, padroeira da vizinha cidade de Esperantina será comemorado dos dias 29 de agosto a 08 de setembro.

Os padres Hernesto e Bernardo, convidam você e sua família para festejar mais esse grande momento da fé cristã. Este ano terá como tema geral: "Ai de mim, se não anunciar o Evangelho!"

Lembrando que o Apostolado da Oração da Paróquia de São Gonçalo, estará colaborando e marcando presença no dia 03 de setembro.

Confira a programação:

29/08 – Levante do mastro
Resp
.: Comunidade Alegrias
Colab.: Comunidades da região IV e Bairros: Novo Milênio e Novo Horizonte.

30/08 – 1ª noite – Sub-tema: Espiritualidade missionária
Resp
.: COMUDE, CRAS e comunidades do setor II
Colab.: Conselho dos Direitos da Criança, Tutelar, APAE e região V.

31/08 – 2 noite – Sub-tema: Mística missionária
Resp
.: Supervisão de ensino, secretaria municipal de Educação e coordenação da UESPI
Colab.: Escolas das redes estadual, federal, municipal e particulares e, comunidades do setor I.

01/09 – 3ª noite – Sub-tema: Espiritualidade Missionária
Resp
.: Catequese, CEBI e Missionários do Meio Popular
Colab.: Catequistas, catequisandos, crismandos e comunidades da região VI.

02/09 – 4ª noite – Sub-tema: A missão é um caso de amor
Resp
.: Pastoral Familiar, ECC e PASCOM
Colab.: Dizimistas, radialistas de todas as rádios, comunidades do setor III e região III.

03/09 – 5ª noite – Sub-tema: A missão é eficaz e gratuita
Resp
.: Apostolado da Oração e Ministros da Sacrada Comunhão
Colab.: Apostolado da oração de Batalha, Joaquim Pires, Luzilandia, Matias Olimpio e São João do Arraial e, comunidades do setor V e da região I.

04/09 – 6ª noite – Sub-tema: A missão convoca para a santidade de vida
Resp
.: AMAE, AMARE, CDV, Pastoral da Criança, PIJU e Secretaria de Saúde
Colab.: Servidores da saúde e famílias assistidas pelas entidades, comunidades da região II e Associações de moradores.

05/09 – 7ª noite – Sub-tema: A missão cura
Resp
.: Pastoral da Juventude & Associação comercial de Esperantina
Colab.: Todos os jovens, comerciantes, comunidades do setor IV e região VII.

06/09 – 8ª noite – Sub-tema: A missão é universal, sem fronteira e situada
Resp
.: Grupo da mãe rainha, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e terço dos homens
Colab.: Poderes Executivo, Legislativo e Judiciario.

07/09 – 9ª noite – Sub-tema: Maria, mãe, discipula Missionária de Jesus
Resp
.: Vaqueiros, AMQCB, CEPES, STR e Kolping
Colab.: Criadores, empresarios, proprietarios e conselhos comunitarios.

08/09 – Dia da Festa – Sub-tema: Traços da Espiritualidade Missionária
Resp
.: Equipes de: Liturgia, canto e coordenação da festa
Colab.: Equipe das Santas Missões Populares, paroquianos e visitantes.

IMPORTANTE

Dias 01 e 29/08 às 07:30h - Palestras sobre o Batismo
Dia 14/08 às 08horas - Paletra sobre o matrimonio
Dia 03/09 às 08 horas - Missa dos Idosos com unção
Dia 04/09 às 08 horas – Casamentos
Dia 05/09 às 07 horas - Batizados
Dia 05/09 às 16:30 horas – Benção dos veiculos/condutores
Dia 07/09 às 08:30 horas – Benção dos Vaqueiros

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como evangelizar os meus filhos?

Os pais não devem apenas mandar os filhos
para a igreja, mas levá-los.

A Igreja ensina que os primeiros catequistas são os pais. É no colo deles que toda criança deve aprender a conhecer a Deus, aprender a rezar e dar os primeiros passos na fé; conhecer os Mandamentos e os Sacramentos. Os pais são educadores naturais, e os filhos assimilam seus ensinamentos sem restrições.

Será difícil levar alguém para Deus se isso não for feito, em primeiro lugar, pelos pais. É com o pai e a mãe que a criança tem de ouvir em primeiro lugar o nome de Jesus Cristo, Sua vida, Seus milagres, Seu amor por nós, Sua divindade, Sua doutrina… Eles são os responsáveis a dar-lhes o batismo, a primeira comunhão, a crisma e a catequese. Quando fala aos pais sobre a educação dos filhos, São Paulo recomenda: “Pais, não exaspereis os vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e na doutrina do Senhor” (Ef 6, 4). Aqui está uma orientação muito segura para os pais. Sem a “doutrina do Senhor”, não será possível educar. Dom Bosco, grande “pai e mestre da juventude”, ensinava que não é possível educar sem a religião. Seu método seguro de educar estava na trilogia: amor - estudo - religião.

Nunca esqueci o terço que aprendi a rezar aos cinco anos de idade, no colo de minha mãe. Pobre filho que não tiver uma mãe que o ensine a rezar! Passei a vida toda estudando, cheguei ao doutorado e pós-doutorado em Física e nunca consegui esquecer a fé que herdei de meus pais; é a melhor herança que deles recebi. Não é verdade que a ciência e a fé são antagônicas; essa luta só existe no coração do cientista que não foi educado na fé, desde o berço.

Os pais não devem apenas mandar os seus filhos à igreja, mas, devem levá-los. É vendo o pai e a mãe se ajoelharem que um filho se torna religioso, mais do que ouvindo muitos sermões. A melhor maneira de educar, também na fé, é pelo exemplo. Se os pais rezam, os filhos aprendem a rezar; se os pais vivem conforme a lei de Deus, os filhos também vão viver assim, e isso se desdobra em outros exemplos. Os genitores precisam rezar com os filhos desde pequenos, cultivar em casa um lar católico, com imagens de santos em um oratório, o crucifixo nas paredes, etc.; tudo isso vai educando os filhos na fé. Alguém disse, um dia, que “quando Deus tem seu altar no coração da mãe, a casa toda se transforma em um templo.”

Um aspecto importante da educação religiosa de nossos filhos está ligado à escola. Infelizmente, hoje, se ensina muita coisa errada em termos de moral nas escolas; então, os pais precisam saber e fiscalizar o que os filhos aprendem ali. Infelizmente, hoje, o Governo está colocando até máquinas para distribuir “camisinhas” nesses locais. Os filhos precisam em casa receber uma orientação muito séria sobre a péssima “educação sexual” que hoje é dada em muitas escolas, a fim de que não aprendam uma moral anticristã.

Outro cuidado que os pais precisam ter é com a televisão; saber selecionar os programas que os filhos podem ver, sem violência, sem sexo, sem massificação de consumo, entre outros. Hoje temos boas emissoras religiosas. A televisão tem o seu lado bom e o seu lado mau. Cabe a nós saber usá-la. Uma criança pode ficar até cerca de 700 horas por ano na frente de um televisor ligado. Mais uma vez aqui, é a família que será a única guardiã da liberdade e da boa formação dessa criança. Os pais precisam saber criar programas alternativos para tirá-las da frente do televisor, oferecendo-lhes brinquedos, jogos, contando-lhes histórias, etc.. Da mesma forma, ocorre com a internet: os pais não podem descuidar dela.

Mas, para levar os filhos para Deus é preciso também saber conquistá-los. O que quer dizer isso? Dar a eles tudo o que querem, a roupa da moda, a camisa de marca, o tênis caro? Não! Você os conquista com aquilo que você é para o seu filho, não com aquilo que você dá a ele. Você o conquista dando-se a ele; dando o seu tempo, o seu carinho, a sua atenção, ajudando-o sempre que ele precisa de você. Saint-Exupéry disse no livro “O Pequeno Príncipe”: “Foi o tempo que você gastou com sua rosa que a fez ser tão importante para você”.

Diante de um mundo tão adverso, que quer arrancar os filhos de nossas mãos, temos de conquistá-los por aquilo que “somos” para eles. É preciso que o filho tenha orgulho dos pais. Assim será fácil você levá-lo para Deus. Muitos filhos não seguem os pais até a igreja porque não foram conquistados por estes.

Conquistar o filho é respeitá-lo; é não o ofender com palavras pesadas e humilhantes quando você o corrige; é ser amigo dos seus amigos; é saber acolhê-los em sua casa; é fazer programas com ele, é ser amigo dele. Enfim, antes de dizer a seu filho “Jesus te ama”, diga-lhe: “eu te amo”.

Fonte: Prof. Felipe Aquino

Carta da CNBB para o dia do Catequista 2010


CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética

Brasília‐DF, 24 de junho de 2010.

Queridos(as) Catequistas

Catequista, você é especial para Deus!

Sua VOCAÇÃO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo.

O último domingo de agosto é o DIA DO CATEQUISTA. É com admiração, reconhecimento e gratidão que a Igreja celebra essa festividade. Celebrar o DIA DO CATEQUISTA é sempre uma GRAÇA,motivo de alegria e de reflexão mais profunda sobre o SER DO CATEQUISTA, sua vocação e missão na Igreja e sociedade. Sentimos ainda os “ECOS” e a chama da esperança que ardeu em nosso coração com a realização da Terceira Semana Brasileira de Catequese.

Sentimo‐nos movidos pela força do Espírito, que nos chama e envia, pelas intuições e propostas do tema da Terceira Semana Brasileira de Catequese: “Iniciação à Vida Cristã”. Nesse Espírito, celebrar o dia do Catequista tem um significado especial, pois são vocês, catequistas, os protagonistas, aqueles que fazem com que o processo de um NOVO JEITO DE FAZER CATEQUESE seja possível. Portanto, confiamos em cada um de vocês, com seus dons partilhados, junto com as forças vivas de toda a Igreja, as comunidades, as pastorais, os movimentos, para que a iniciação à vida cristã seja possível.

Ao celebrar o DIA DO CATEQUISTA queremos refletir sobre a vocação do catequista, que é a vocação do Profeta ‐ aquele/la que fala em nome de Deus e da comunidade a que pertence. A iniciativa sempre parte de Deus. O chamado a ser catequista não é algo pessoal, mas obra divina, graça. A missão do catequista está na raiz da palavra CATEQUESE, que vem do grego Katechein e quer dizer (fazer eco). Logo, catequista é aquele/la que se coloca a serviço da Palavra, que se faz instrumento para que a Palavra ecoe. O Senhor chama você para que, através da sua vida, da sua pessoa, da sua comunicação, a Palavra seja proclamada, Jesus Cristo seja anunciado e testemunhado.

Catequista, você não é só transmissor de idéias, conhecimentos, doutrina, pois sua experiência fundante está no ENCONTRO PESSOAL com a pessoa de Jesus Cristo. Essa experiência é comunicada pelo SER, SABER e SABER FAZER em comunidade (DNC 261).O ser e o saber do catequista sustentam‐se numa espiritualidade da gratuidade, da confiança, da entrega, da certeza de que o SENHOR está presente, é fiel.

Catequista, você é especial para Deus! Sua VOCAÇÃO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo. Sabemos das dificuldades que enfrenta para realizar a sua missão, mesmo assim teimosa e dedicadamente prossegue neste peregrinar de partilha, de despojamento e aprendizagens.

Isso demonstra que você cultiva uma profunda espiritualidade alicerçada na Palavra, nos sacramentos, na vida em comunidade. É a experiência do discípulo missionário que vai se configurando na sua trajetória de avanços, desafios e alegrias. É a pedagogia divina, que se concretiza na sua vida permeada de fragilidades e grandeza, medos e coragem, HUMANA e HUMANIZADORA. É com a certeza da ação amorosa do Deus da Vida que você assume a missão de profeta que ouve o chamado de Deus: “Levanta‐te e Vai à Grande Cidade (Jn 1,2). Seu anúncio é traduzido em atitudes proféticas que testemunham os valores evangélicos, é o SER DO CATEQUISTA partilhado na sua inteireza, no serviço generoso, para que o REINO aconteça.

Catequista, que a experiência do encontro com Jesus Cristo seja a força motivadora capaz de lhe trazer o encantamento por esse fascinante caminho de discipulado, cheio de desafios que o fazem crescer e acabam gerando profundas alegrias.

Catequista, nesse dia acolha o abraço de gratidão de milhares de pessoas, vidas agradecidas, pela sua presença na educação da fé de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Em sua ação se traduz de uma forma única e original a vocação da Igreja‐Mãe que cuida maternalmente dos filhos que gerou na fé pela ação do Espírito.

Querido(a) Catequista, PARABÉNS! Que a Força da Palavra, continue a suscitar‐lhe a fé e o compromisso missionário !

Que os sacramentos sejam a fonte inesgotável da misericórdia, da reconciliação, da justiça e do REENCANTAMENTO.

Que a comunidade continue sendo o referencial da experiência do Enconto com Cristo naqueles que sofrem, naqueles que buscam acolhida e necessitam ser “CUIDADOS”.

A benção amorosa do PAI, que cuida com carinho dos seus filhos e filhas, que um dia nos chamou a viver com alegria a vocação do discípulo missionário, esteja na sua vida, na vida da sua comunidade hoje e sempre.

Fraternalmente,

Dom Eugênio Rixen

Presidente da Comissão Para Animação Bíblico‐Catequética

Encerramento dos Festejos a N. S. de Lourdes - 2010

Sob o tema: A Missão da Igreja é Servir a Família, ontem (15/08), foi realizada a programação de encerramento de nosso tradicional festejo a co-padroeira da cidade, Nossa Senhora de Lourdes.

Milhares de fiéis se fizeram presentes ao desfecho de mais esse momento da fé cristã, que em procissão, partiram da matriz percorrendo diversas ruas e avenidas da cidade.

Durante as últimas novenas e no encerramento, contamos com a participação especial do padre batalhense Leonardo de Sales e Pe. Francisco Arcanjo, ambos da Diocese de Lins, São Paulo.

Não podia deixar de fazer parte também dessa tradição, a banda de música maestro Manoel Fabiano, que, com primor executava o hino de nossa co-padroeira, como ainda, no decorrer da festa fez suas apresentações nas alvoradas e animação dos leilões.

A procissão contou com um número bastante expressivo de fiéis, algo que há muito não víamos na festa da co-padroeira, um sinal de que a fé do povo de Deus e a devoção a Maria estão se fortificando, na oportunidade, Pe. Evandro fez um convite aos presentes, para que também demonstrassem essa fé presenciando as Santas Missas que ocorrem  todas as semanas e a participação nas atividades paroquiais.

Confira mais detalhes em nossa galeria de fotos, clicando AQUI.

domingo, 15 de agosto de 2010

Programação de Encerramento dos Festejos a N. S. de Lourdes

Dia 15/08 (Domingo) DIA DA FESTA
09h – Missa Solene
17h – Procissão, agradecimentos e Benção.
Tema: A Missão da Igreja é servir a Família.
Leituras
: Ap 11, 19a;12, 1.3-6a.10ab; Sl 44(45) ICor 15, 20-27; Lc 1, 39-56;
Resp.: Equipe de Liturgia.

Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!

sábado, 14 de agosto de 2010

Programação do Décimo Dia dos Festejos a N. S. de Lourdes

Dia 14/08 (Sábado)
18h – Novena
       – Confissões
19h – Eucaristia
       – Movimento Social
Tema: Família cristã, comunidade crente e evangelizadora
Leitura
s: Sb 3, 1-9; Sl 50(51); Jo 15, 12-16
Resp.: CEBS, Região das Farinhadas e Pastoral do Batismo.
Conv.: STTR, CERAC, Associações Rurais, Agricultores, Apicultores, Artesãos, Vaqueiros, EMATER, CONSAD, Criadores, Secretaria de Agricultura, Pólo Ginasial: Cortado, Cacimbas I.

AVISOS

Amanhã dia 15/08 às 09h teremos Batizados com Missa Solene, e às  17h Procissão, agradecimentos e Benção.

Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!

Pastoral da Catequese do zonal sul II se preparam para o dia do catequista

No ultimo final de semana, dia 07 de agosto, estiveram reunidos em Esperantina, precisamente na sala da Catequese, a Coordenação Catequética do Zonal Sul II e os Coordenadores Paroquiais de Batalha, Joaquim Pires, Matias Olimpio, Luzilandia e Esperantina.

O Encontro teve como objetivo rever os últimos detalhes das comemorações do dia do catequista que acontecem em Batalha no próximo dia 28 de agosto, com o Tema: EDUCAR NA FÉ PARA UMA IGREJA MISSIONÁRIA. Onde irão participar todas as Paróquias que compõem o Zonal Sul II.

A coordenação Catequética de Batalha assim como as demais, desde então já vem se preparando para esse dia, articulando e incentivando a participação de seus catequistas.
Por Jackson Williames e João Batista - PasCom Esperantina.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Programação do Nono Dia dos Festejos a N. S. de Lourdes

Dia 13/08 (Sexta-feira)
18h – Novena
       – Confissões
19h – Eucaristia
       – Movimento Social
Tema: O Matrimônio no desígnio de Deus
Leitura
s: Ez 16, 1-15.60.63; Sl Iz 12; Mt 19, 3-12
Resp.: Setor São Gonçalo, Apostolado da Oração de Batalha e Esperantina, Encontro Matrimonial Mundial (EMM) e Pastoral Familiar.
Conv.: Filhos Ausentes, Prefeitura Municipal de Batalha, Colégio Coração de Jesus e Pólo ETEC Batalha.

AVISO

Amanhã dia 14/08 às 09h haverá casamentos.

Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Programação do Oitavo Dia dos Festejos a N. S. de Lourdes

Dia 12/08 (Quinta-feira)
18h – Novena
       – Confissões
19h – Eucaristia
       – Movimento Social
Tema: Perdão: dom de cura do matrimônio
Leituras
: Ez 12, 1-12; Sl 77(78); Mt 18, 21-19,1
Resp.: Setor N. Srª da Boa Esperança e Região do Baixo Longá.
Conv.: Associação Cultural os Caipiras do Dedila (ACCD), Instituto Educacional São Lucas, Fórum Adolfo Uchoa, Fórum Eleitoral, Juizado Especial, Ministério Público, Cartório Luiz Castro, U. E. Maria do Carmo Melo, Pólo Ginasial: Vitória de Baixo e Cacimbas II.

Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Confraternização - Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística

Aconteceu no último dia 08/08/2010 (domingo) às 21h, na casa paroquial uma belíssima confraternização entre vários paroquianos, pároco, pastorais, movimentos, apostolado da oração, irmãs Filhas de Sant’Ana, catequistas, coroinhas, comunidades de setores e a participação especial de nosso bispo diocesano Dom Alfredo Schaffler, em alusão à formação de 16 (dezesseis) novos Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística e renovação de votos de outros 03 (três). Foi um momento muito importante e especial para nossa paróquia, tendo em vista que a última formação foi realizada há pelos menos 15 (quinze) anos.

Na ocasião o senhor bispo deu sua benção aos Ministros e fez um discurso aos presentes motivando os missionários a uma contínua formação e dedicação aos votos assumidos.

Contamos ainda com um belo testemunho da fiel católica dona Assunção Lima, filha do saudoso maestro Manoel Fabiano. Esta senhora que em seus 80 anos de vida, possui uma longa jornada de 65 anos com dedicação de forma imaculada à Santa Igreja, e ainda brindou a todos com um belo hino cantado em latim.

No final, tivemos um saboroso jantar regado de muita conversa agradável.

Confira mais fotos deste momento clicando AQUI.

Sociedade clama por ética na política

Dom Alfredo Schaffler
O bispo da diocese de Parnaíba Dom Alfredo Schaffler participou no último Domingo dia 08/08, da celebração da Santa Missa na Matriz de São Gonçalo em Batalha-PI. Por ocasião do dia dos pais, Dom Alfredo rezou uma oração em homenagem aos pais e cantou parabéns. O bispo diocesano, disse está feliz com os bons resultados que a paróquia de Batalha tem apresentado. “O dízimo em crescimento, novos ministros... Tudo isso é um sinal de esperança e união”. Acredita.

Ao final o bispo aproveitou a oportunidade para falar das eleições deste ano. Vendo que este processo político-eleitoral constitui uma ocasião de grande importância para o exercício consciente da cidadania. Dom Alfredo disse ainda que, somente os leigos poderão ser candidatos, segundo ele os membros do clero, as comunidades católicas, pastorais e movimentos eclesiais não devem assumir posturas político-partidárias. E não é permitido o uso das celebrações e outras atividades pastorais com fins eleitoreiros.

Com ajuda dos coroinhas da igreja foi entregue à comunidade uma carta escrita por bispos das oito dioceses do Piauí. O objetivo, colaborar para o voto consciente, livre e responsável, bem como, para uma digna atuação dos candidatos e eleitores.

Na visão dos bispos, há um clamor cada vez maior pela ética na Política, demonstrado por diversos seguimentos da população e iniciativas da sociedade, como demonstra a Lei denominada “Ficha Limpa”. Concluiu.
Confira na íntegra a Carta dos Bispos do Piauí sobre as Eleições 2010 clicando AQUI

Programação do Sétimo Dia dos Festejos a N. S. de Lourdes

Dia 11/08 (Quarta-feira)
18h – Novena
      – Confissões
19h – Eucaristia
      – Movimento Social
Tema: Família, comunidade de vida e de amor.
Leituras: Ez 9,1-7;10,18-22; Sl 112; Mt 18, 15-20;
Resp.: Setor Santa Luzia, Região das Ladeiras, Infância e Adolescência Missionária (IAM), Catequese e Crismandos.
Conv.: MOPS, Supervisão Estadual de Ensino, Estudantes, Associação Cultural Arraia dos Matutos (ACAM), Comerciantes, Lojas de Móveis e eletrodomésticos, Banco do Brasil, U. E. Dedila Melo, U. E. Hugo Napoleão, Centro de Ensino Médio Conselheiro Saraiva, Pólo Ginasial: Lages e Santa Rita,

Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!

Dom Alfredo Denuncia Uso da Máquina nas Eleições 2010 e Relembra Caso Algodões

O bispo da diocese de Parnaíba, Dom Alfredo Schaffler, concedeu entrevista aos meios de comunicação da capital e, denunciou que agentes políticos estariam utilizando programas oficiais para tentar conseguir votos para as eleições de outubro.

“No passado, ao tempo da eleição, era distribuído um saco de cimento, pares de óculos, um cartão para a pessoa se receitar num médico, dentaduras, que eram entregues. Hoje, está se colocando um pedaço de asfalto, um sala de computação, uma extensão de energia elétrica, porém, com o dinheiro dos impostos que nós pagamos, só que estão aparecendo pessoas que querem por isso em troca de votos. São programas oficias mas de repente vem agora gente assumindo a paternidade e condicionando, às vezes, as pessoas para que, por conta disso, votem em A ou B. É um filme que já vimos.”

CASO ALGODÕES DE VOLTA


Segundo o bispo, em maio fez um ano da tragédia do rompimento de Algodões I, em Cocal (268km de Teresina). Na oportunidade, ele fez a celebração de uma missa em memória destas vítimas. No momento da homilia, quando fez uma reflexão sobre a tragédia, uma mulher começou a gritar, no meio da multidão, possivelmente simulando um desmaio.

“A pessoa não estava calculando que ao lado dela havia um médico. Ele imediatamente a socorreu. Pelo que tomamos conhecimento, esta snehora foi paga para atrapalhar a nossa pregação. Estamos fazendo um levantamento detalhado da situação e estamos chegando ao nome de quem pagou esta senhora. Por enquanto, ainda não tenho condições de falar o nome.”

Na semana passada, tomou conhecimento de que as vítimas não receberam as casas e também não foi ligada água e energia nas casas que foram construídas. “Depois de um ano, quando o cidadão perde tudo o que ele juntou ao longo de toda uma vida, ainda está esperando para que tenha mais apoio da parte oficial. Isso é lamentável. Houve muitos gestos bonitos da iniciativa privada, que permitiu socorro imediato para aquelas pessoas.”

'NÃO FORAM NOVE, MAS 15 MORTOS'

Dom Alfredo prossegue: “A situação destas pessoas não está solucionada, além das vítimas fatais, que foram 15 pessoas que perderam a vida. A Associação das Vítimas de Algodões I afirma que foram 15 as vítimas fatais. Uma pessoa teve um infarto logo após o rompimento da barragem. Como era inacessível o lugar em que ela se encontrava, a pessoa morreu em consequência da barragem. Ele fez elogio à atuação do professor universitário Corcino Medeiros. Faz gestão para que as pessoas sejam atendidas em suas necessidades.”

Ainda conforme o bispo, “o governo tem limites legais, como a burocracia, licitações, contestações, prazos, mesmo em se tratando de uma situação emergencial. Nestas interpretações da lei, geralmente a pessoa humana não está em evidência. A gente lamenta isso.”

O bispo afirmou que não pode afirmar que nada foi feito. “Foi feito algo. Mas é preciso que nos coloquemos do outro lado. Se eu fosse pai de família e tivesse perdido tudo, será que estaria satisfeito em não saber o que vai ser da minha vida e dos meus familiares? Essas pessoas devem ser atendidas, de modo que possam caminhar com suas próprias pernas, não ficando apenas na dependência de uma cesta básica. Dom Alfredo disse que a barragem de Algodões foi construída há pelo menos 15 anos. É preciso ver quem construiu a obra, se houve aplicação dos recursos na sua totalidade, se houve a devida manutenção e fiscalização do material aplicado. Essa questão da segurança desta barragem vinha sendo questionada há vários anos, de tal modo que o Poder Judiciário decretou a saída dos moradores das cercanias da barragem.”

ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

“O Poder Judiciário deve ter tido evidências claras e mandou retirar as pessoas, inclusive com força policial. Quando depois, de repente, desrespeitando esta decisão judicial, alguém do governo mandou as pessoas de volta. E parece que dois dias depois houve o rompimento. Esse ponto deve ser esclarecido. Porque se existe uma decisão judicial, será que esta não deve ser respeitada? Eu creio que isso é um aspecto que deve ser aprofundado, melhor esclarecido”, afirmou ainda.

Citou a atuação do Ministério Público, que atuou decisivamente e colheu várias críticas. Da parte do governo, reconhece que houve iniciativas, mas foram falhas. “A associação se queixa de que nunca seus integrantes foram recebidos pelo então chefe do executivo para pelo menos apresentar as reivindicações. Recentemente, parece que houve uma aproximação, após a troca de governo, assim o presidente da associação me informou. No tempo da política, os candidatos andam de porta em porta e conhecem as pessoas, e depois quando acontece uma situação desta, se tem a impressão de que estes políticos ficaram distantes, não sentimos o calor da solidariedade, uma palavra, uma presença, para que pudessem apresentar as lágrimas de forma mais viva. Com todo respeito e sem revolta, porque não é nosso objetivo fazer acusação a este ou aquele, foi uma tragédia.”

O bispo disse que não pretende personalizar o debate atribuindo responsabilidade a este ou aquele agente público, mas tem consciência de que o governo do estado não agiu a contento. Ele disse que a associação se formou para ser a voz de todos. “Quem estava no exercício do governo deve assumir suas responsabilidades.” Dom Alfredo atacou o uso político da tragédia. Segundo ele, muitos que não atenderam a população a contento estão voltando agora em busca de votos.

“Mantive contato com o padre de Cocal na semana passada. Creio que não seria correto aos políticos que não atenderam a população a contento voltar agora para cobrar apoio político, por cima do sofrimento de todos. Eu lamento profundamente, se isso vir a acontecer, porque acho que não é correto. O voto é livre, deve ser praticado de acordo com a consciência das pessoas.” O bispo informou que a diocese de Parnaíba mantém uma publicação bimestral denominada “Milênio” que publica todos os valores que são repassados para os 29 municípios que integram a diocese. Ele afirmou que alguns prefeitos não aceitam que isso seja feito e por isso é criticado. “Professores passam vários meses sem receber salários. Os prefeitos alegam que não receberam os repasses. Então, a gente vai lá e mostra o quanto foi repassado. Claro que a gente incomoda, mas a verdade sempre questiona e a missão da Igreja é anunciar a verdade.”

Fonte: 180graus

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Irmãs Filhas de Sant'Ana - 25 Anos de Missão em Batalha

Para contar a história das Irmãs Filhas de Sant'Ana em Batalha é preciso lembrar do idealizador desse projeto: Pe Lotário. O mesmo dedicou vários anos a serviço de nossa comunidade, a quem somos muito gratos, sempre pensando no melhor para todos especialmente as pessoas mais carentes. Enquanto preparava a estrutura física motivava a comunidade a rezar para que esse projeto se concretizasse e os frutos fossem colhidos a cada dia.

No dia 10.08.85 a cidade de Batalha-Pi foi agraciada pela chegada das Irmãs Filhas de Sant´Ana, um presente de Deus conduzido palas mãos do Pe. Lotário que com sua sensibilidade e espírito missionário favoreceu a concretização dessa presença religiosa em nosso município.

As três primeiras irmãs filhas de Santana, a pisarem o solo batalhense, as fundadoras da Comunidade Jesus Maria e José na paróquia de São Gonçalo foram: a Superiora Irmã Zélia, Irmã Neuza e Irmã Pierina. No primeiro momento fizeram um diagnóstico da vida pastoral e condições sociais, para em seguida iniciar um trabalho voltado para as famílias carentes, visando a Evangelização e a melhoria das condições de Vida e de Saúde, iniciando assim um trabalho implantando um novo conceito em  saúde e alimentação.

A partir de visitas, reuniões, cursos e palestras trouxeram para Batalha um novo conceito em saúde ensinando as formas preventiva e curativa através dos remédios caseiros e alimentação alternativa. Com esse trabalho elas conseguiram salvar muitas vidas principalmente as de crianças desnutridas com o apoio de doutora Nelly, pois não havia hospital no município, com sua saída irmã Pierina assumiu o Ambulatório Paroquial dedicando-se incansavelmente a esse serviço com atendimento ambulatorial e visita aos enfermos. Irmã Zélia implantou na paróquia de São Gonçalo a Farmácia caseira e a Pastoral da Criança que atuava em parceria com o Movimento Popular de saúde (MOPS). Irmã Neuza dedicou-se mais aos trabalhos com a Liturgia e Catequese.

As outras irmãs e as noviças que foram chegando ou passando deram continuidade a todos esses trabalhos e implementaram outros como: Farmácias e hortas comunitárias, integração ao projeto social da diocese acompanhamento as creches  na zona rural e urbana, formação e acompanhamento às parteiras. Na atenção básica trabalharam a formação de lideranças comunitárias, grupos de horta, cursos profissionalizantes, criação do Movimento da Esperança, do grupo Amigos de Madre Rosa, grupos de Idosos, etc. Em parceria com o Estado desenvolveram vários projetos sociais com mulheres, crianças e adolescentes, trabalharam o projeto de monitoras mirins onde várias jovens foram integradas ao mercado de trabalho.

Vejamos as Irmãs que fizeram essa história missionária nesses últimos 25 anos na Paróquia de São Gonçalo:

1. Comunidade: Irmã Zélia, Irmã Neuza e Irmã Pierina.
2. Comunidade: Irmã Helena, Irmã Neuza, Irmã Creuza, Irmã  Pierina.
3. Comunidade: Irmã Helena, Irmã Neuza,Irmã Clara.
4. Comunidade: Irmã Helena, Irmã Clara e Irmã Graça.
5. Comunidade: Irmã Maria, Irmã Francisca.
6. Comunidade: Irmã  Donata, Irmã Nilva, Irmã Helena.
7. Comunidade: Irmã Teresinha, Irmã Marta, Irmã Holandina, Irmã Helena.
8. Comunidade: Irmã Monalisa, Irmã Edna, Irmã Marilene e Irmã Helena.
9. Comunidade: Irmã Donata,Irmã Socorro, Irmã Helena, Irmã Ana.

Hoje esta comunidade é formada por Irmã Donata, Irmã Helena e irmã Ana Maria que continuam trabalhando em nossa paróquia, em especial, com farmácia caseira, creche Lar Sant’Ana, Infância Missionária, Movimento da Esperança e Vários trabalhos pastorais.

Agradecer não é apenas uma questão de educação. É um sentimento de humildade e uma maneira de louvar, dar glória Deus, o doador de tudo que recebemos e Deus se faz presente aqui através de seus emissários, "anjos" portadores, a quem devemos também agradecer. E nesse momento a Paróquia de São Gonçalo que sempre acolheu de braços abertos à Comunidade Jesus Maria e José na pessoa das Filhas de Sant'Ana,  agradece a esses anjos enviados de Deus, por tudo. Pela convivência, pelo laço de amizade construído nesses vinte e cinco anos e pelos relevantes serviços à nossa comunidade Batalhense, serviços estes sempre realizados com simplicidade, com amor puro e de completa doação aos menos favorecidos e à Igreja. Recebam da comunidade Batalhense um grande abraço como forma de agradecimento, Que Deus lhes abençoe sempre!


Confira fotos antológicas das Irmãs Filhas de Sant'Ana e a Comunidade Jesus, Maria e José clicando AQUI

Programação do Sexto Dia dos Festejos a N. S. de Lourdes

Dia 10/08 (Terça-feira)
JUBILEU DAS FILHAS DE SANT’ANA.
18h – Novena
       – Confissões
19h – Eucaristia
       – Movimento Social
Tema: Família, célula primeira e vital da sociedade.
Leituras: 2Cor 9, 6-10; Sl 111(112); Jo 12, 24-26;
Resp.: Setor Santa Rosa de Lima, Região dos Mananciais, Filhas de Sant’Ana, Movimento da Esperança, Setor Juventude: PJ, Luz-Vida e Cântaros.
Conv.: Jovem Saber, AGEC, Secretaria Municipal de Esporte Turismo e Lazer, Unidade Escolar Maria Melo, Pólo Ginasial: Caraíbas, Cedro e Frexeiras.

Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!

Existem vários tipos de católicos na igreja

Alguns fiéis criticaram as mudanças feitas pelo Padre Evandro na abertura do Festejo de Nossa Senhora de Lourdes de Batalha-Pi. Por exemplo, durante o levante do mastro o Apostolado que sempre ficara ao lado do altar, desta vez ficou abaixo da escadaria, exceto algumas senhoras mais idosas. O local teria sido reservado apenas para o regilioso e a comissão organizadora da festa.


Depois da procissão foi realizada uma missa campal que durou quase duas horas! A maioria estranhou, pois tradicionalmente era feito apenas a Bênção e fixação do mastro de Nossa Senhora de Lourdes, depois todos seguiam para suas casas. Muitos idosos que já vinham de uma maratona da procissão, cansados, tiveram que assistir à celebração religiosa em pé. Alguns deixaram o local antes do final da Santa Missa.

Padre Evandro falou a nossa reportagem e explicou as razões das mudanças na programação do Festejo. Primeiro, esclareceu o porquê das cordas e torniquetes de ferro separando as pessoas do altar:

“Na escadaria ficavam o apostolado, crianças, adultos e idosos; conclui que eles estavam atrapalhando a visão da multidão lá em baixo. Determinei que fosse feito um cordão de isolamento evitando aglomeração de pessoas próximas ao altar, assim todos teriam  a visão do local, da imagem de Nossa Senhora de Lourdes e do Padre que estava proclamando a palavra de Deus. Foi somente para organizar, melhorar o visual, a estética, e também para funcionar bem a missa. Toda mudança gera resistência. Mas é necessária!

O religioso comentou que é impossível disponibilizar cadeiras para todos. “A partir do dia 10 as novenas serão realizadas lá fora, no mesmo lugar, seguindo o mesmo ritual do dia 5, pois a Igreja não comporta todo mundo. Gostaríamos de oferecer assentos para todos, mas é impossível. Mesmo que agente coloque todos os bancos da Igreja pra fora e mais 100 (cem) novas cadeiras recém adquiridas, mesmo assim ainda não dá. O ideal seria que todos trouxessem de casa uma cadeira ou mesmo um banquinho”, disse Padre Evandro.

Perguntado também se as missas são longas. “Existem vários tipos de católicos na igreja. Existe o tipo que não gosta de missa longa; ele vai à igreja, reza um Pai e Nosso, e depois vai pra casa com consciência moral aliviada de que participou de uma “missa”. Para ele, quanto mais curta melhor. E se o Padre prega pouco, o que é que vão dizer? Padre preguiçoso, a missa dele é muito rápida!!! E vão logo me denunciar para o bispo. Quando a gente prolonga mais um pouco, vem essas criticas. Pessoas que criticam que a missa é longa geralmente são aquelas que não vão a missa dominical, participam apenas no período do festejo”, respondeu o religioso.

Padre Evandro disse mais: “Estou amando Batalha! O povo desta cidade é super acolhedor, e não serão críticas que vão me abater, inclusive gosto de ouvir opiniões. Aquilo que as pessoas estão certas eu procuro me melhorar, pois não sou perfeito. Sou um padre novo. Tenho minhas limitações. Também estou pronto para respeitar as tradições, obviamente, porém melhorar na medida do possível.

Festejos a N. Senhora de Lourdes Segue Bastante Prestigiado

A quinta noitada dos festejos a Nossa Senhora de Lourdes, hoje dia 09, contou com a participação especial  do Padre Pinto e do batalhense Padre Leonardo, ambos bastante disputados pela comunidade local, também prestigiaram a alvorada, aonde o Padre Pinto veio às lágrimas ao ouvir a banda de música municipal executar a valsa Nossa Senhora do Amparo.

Quem também prestigiou os festejos, foi o renomado jornalista Dídimo de Castro, que aproveitou para entrevistar o Padre Evandro, Pároco de Batalha.

Vale ressaltar a boa participação da comunidade católica batalhense nas novenas, leilões ou simplesmente visitando os stands ao redor da belíssima Praça da Matriz.

O festejo segue até o dia 15 de agosto, venha você também participar.


Por Lima Neto

Festejo de N.S de Lourdes - A tradição das Alvoradas

A cada festejo a tradição continua: Alvorada das 5 da manhã anuncia o início de mais um novenário em honra de nossos padroeiros São Gonçalo e Nossa Senhora de Lourdes. A primeira alvorada é o pontapé inicial, com foguetes a cargo do juiz da bandeira. A banda tocando o hino e não os três toques das demais. Na primeira alvorada do festejo é apenas o hino. Mas como só temos o Hino a São Gonçalo, Mestre Quincas determina o toque. Depois o café da manhã dos músicos que já virou tradição. E assim começa cada festejo religioso em Batalha.


Por George Machado Tabatinga

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Programação do Quinto Dia dos Festejos a N. S. de Lourdes

Dia 09/08 (Segunda-feira)
18h – Novena
       – Confissões
19h – Eucaristia
       – Movimento Social
Tema: Os valores da família cristã.

Leituras: Ez 1, 2-5.24-28c; Sl 148; Mt 17, 22-27
Resp.: Setor São Francisco e Região da Puba.
Conv.: UMB, Secretaria Municipal de Educação, Óticas, Farmácias, Educandário Cecília Meireles e Instituto  Educacional Anísio Coelho.

AVISO

Amanhã (10/08), a comunidade batalhense comemora e celebra o Jubileu de Prata pela chegada das Irmãs Filhas de Sant'Ana em solo batalhense.

Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!

Tempo para pedir!

Diante de Deus, precisamos ter o comportamento de filhos, que sabem ser muito amados pelo Pai e que, por isso, pedem-lhe o que necessitam. Somos filhos de um Pai muito querido - querido e poderoso ("A Deus nenhuma coisa é impossível", disse o Anjo Gabriel a Maria). Por isso, com muita liberdade, ouso pedir: Pai do céu, pelo amor que tens a teu Filho Jesus Cristo, abençoa a Congregação das Filhas de Sant’Ana. Abençoa cada uma de suas filhas - também as que por aqui passaram se doando ao longo desses vinte e cinco anos. Abençoa as doentes e as idosas, entre ela de maneira, especial Ir. Neuza Moreira Nascimento, uma das pioneiras nesta fundação da comunidade Jesus Maria e José. Ir. Clara, querida de todos nós.


Abençoe o Pe. Lotário Weber, de quem partiu o convite para que as Filhas de Rosa Gattorno, aqui chegasse, Pe. Lotário foi um semeador de olhos postos no futuro! Abençoe todos aqueles que, com generosidade, doam seu tempo e seu amor para construir junto com as irmãs aqui em Batalha uma comunidade cada vez mais viva e atuante!
Abençoe o Padre Evandro, zeloso pastor desta comunidade!

Queremos insistir: “Fica conosco, Senhor!”. Dirigimos a ele nosso pedido inspirados por seu Espírito, laço de amor entre o Pai e o Filho que nos faz um só corpo bem unido, comunidade – Igreja. Se a Igreja e o Espírito dizem: “Fica conosco, Senhor!”, já sabemos que tal pedido é inequivocamente atendido: “Fica conosco, Senhor!”

- “Fica conosco, Senhor!”, pois queremos agradecer-te pela presença, em nossa cidade, das Irmãs Filhas de Sant’Ana.

- “Fica conosco, Senhor!”, pois desejamos render graças por ti ao Pai pelo dom que são para a nossa Paróquia, as Filhas de Sant’Ana. O presente e o futura da presença delas em Batalha, nós os confiamos inteiramente a ti, Senhor.

- “Fica conosco!” Pois celebramos na alegria este Kairós de graça na conclusão dos 25 anos, da chegada das primeiras irmãs que aqui se estabeleceram e cresceram.

Com Rosa Gattorno bradamos: “Filha de Sant 'Ana, toma a tua cruz, inclina a cabeça e vai ao trabalho... a terra é vasta e o campo é imenso... olha o que tens a fazer e jamais o que já foi feito...”.

E seguimos, repetindo: “Fica com as filhas de Sant’Ana, Senhor!”. E “Daí-lhes cem braços para consumá-los todos por vós!

Parabéns irmãs pelos vinte e cinco anos! Que em todas as coisas, Deus seja glorificado!

Pe. Leonardo de Sales - É Pároco da Paróquia São João Batista, em Balbinos, interior do Estado de São Paulo, filho de Batalha, amigo das Filhas de Sant’Ana desde os dez anos de idade.

Eleições 2010 - Declaração dos Bispos do Regional Nordeste IV

Nós, Bispos católicos das oito Dioceses do Piauí, que formam o Regional Nordeste IV da CNBB, reunidos em Teresina, na Assembléia Regional de Pastoral, nos dirigimos às nossas comunidades e a todas as pessoas de boa vontade, oferecendo-lhes a nossa contribuição, neste momento de especial importância para a vida de nosso Povo, representado pelas Eleições. Fazemos este pronunciamento, conscientes da importância da participação política dos cristãos na vida social, como “sal da terra” e “luz do mundo”, fiéis à missão profética da Igreja que é evangelizar contribuindo para a construção de uma sociedade fraterna, justa e solidária, a caminho do Reino definitivo.


O processo político-eleitoral constitui uma ocasião de grande importância para o exercício consciente da cidadania e da co-responsabilidade nos destinos do Estado e do País. O papel do eleitor vai muito além do momento da votação; começa antes, através do conhecimento dos candidatos, de sua vida e atuação, de suas propostas políticas e de suas posturas durante a campanha eleitoral; continua após, exigindo o acompanhamento da atuação dos eleitos para que os compromissos de campanha sejam cumpridos.

Há um clamor cada vez maior pela ética na Política, demonstrado por diversos segmentos da população e por diversas iniciativas da sociedade, como demonstra a lei denominada “Ficha Limpa”, fruto de recente mobilização popular. Para a devida valorização da Política e a credibilidade dos políticos, é preciso uma mudança de mentalidade e prática, de modo que a atuação política seja pautada por princípios e valores éticos fundamentais.

À luz da ética cristã, fundamentados na Palavra de Deus e no ensinamento da Igreja, queremos apresentar alguns critérios fundamentais para orientar a reflexão e a ação de eleitores e candidatos, neste processo político-eleitoral:

a) Os candidatos e suas propostas políticas devem defender e promover da vida, desde a concepção até o seu fim natural. Assim, não se pode aceitar leis ou outras iniciativas políticas que atentem contra a vida, a dignidade humana e a família, principalmente, a legalização do aborto e da eutanásia.

b) Governar é promover o bem comum, atuando em favor dos mais pobres. Os candidatos e seus partidos devem se empenhar em assegurar condições de vida digna à população, com saúde, educação, moradia, trabalho, promovendo a justiça social e a solidariedade. Os interesses do povo devem estar acima dos interesses particulares ou de grupos partidários. O bom candidato, independentemente do seu poder econômico, é aquela pessoa comprometida com as causas e anseios do povo, que não trabalha para o próprio interesse, tendo em vista as eleições, e não vive trocando de partido, conforme sua conveniência.

Para votar bem, é preciso considerar atentamente o comportamento ético dos candidatos, considerando como qualidades indispensáveis: a honestidade, a competência, a transparência e a vontade de servir ao bem comum, comprovada por seu histórico de vida. O homem público deve ter idoneidade moral. É preciso conhecer bem os candidatos e suas propostas de atuação política, não somente pela propaganda política, que pode ocultar o que não corresponde aos seus interesses.

c) Candidatos com um histórico de corrupção ou má gestão dos recursos públicos não devem receber apoio nas Eleições.

d) Voto não tem preço; tem conseqüências. Voto não é mercadoria; por isso, não pode ser trocado, vendido ou comprado. É preciso estar atento ao problema da corrupção eleitoral, que deve ser denunciada. Não se pode aceitar abusos de poder econômico ou político na campanha eleitoral, tais como, compra de votos, troca de favores, uso indevido da máquina administrativa e gastos excessivos com propaganda política. Além do respeito ao eleitor, é necessário o respeito mútuo entre os candidatos, excluindo-se a polêmica ofensiva e os ataques pessoais, pois adversários políticos não devem ser tratados como inimigos.  

Queremos também reafirmar a posição, diversas vezes manifestada pela Igreja, a respeito das posturas dos sacerdotes e das comunidades católicas diante da política partidária. Tendo presente que a missão da Igreja é evangelizadora e de caráter eminentemente pastoral, “ela não concorda com a militância político-partidária de membros do clero ou de religiosos”. (CNBB 25/5, Puebla 524). “O vasto e complexo mundo da política, da realidade social e da economia é campo próprio dos leigos” (EN, 70) e “a missão do presbítero tem algo de específico, na sua configuração com Cristo Pastor, que não se coaduna com a partidarização política” (CNBB 75, 41).  Por isso, segundo o Código de Direito Canônico, “os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que implicam participação no exercício do poder civil” (cân. 285 § 3; cân. 287 § 2). Assim sendo, os membros do clero que se candidatarem a cargos eletivos deixarão o seu ofício eclesiástico e estarão sujeitos à suspensão do uso de ordem, durante a campanha eleitoral e no exercício de um eventual mandato. Além disso, é importante recordar que os membros do clero, as comunidades católicas, pastorais e movimentos eclesiais não devem assumir posturas político-partidárias, não permitindo o uso das celebrações e outras atividades pastorais com fins eleitoreiros.

Na esperança de colaborar para o voto consciente, livre e responsável, bem como, para uma digna atuação dos candidatos e eleitores, suplicamos a Deus para iluminar e abençoar a todos, eleitores e candidatos, nas Eleições deste ano, para o bem do povo piauiense e de todos os brasileiros.

Teresina, 18 de julho de 2010.

+ Dom Sérgio da Rocha - Arcebispo de Teresina
+ Dom Miguel Fenelon Câmara Filho - Arcebispo Emérito de Teresina
+ Dom Alfredo Schaffler - Bispo de Parnaíba
+ Dom Juarez de Sousa - Bispo de Oeiras
+ Dom Eduardo Zielski - Bispo de Campo Maior
+ Dom Pedro Brito Guimarães - Bispo de São Raimundo Nonato
+ Dom Plínio José Luz da Silva - Bispo de Picos
+ Dom Ramon Lopes Carrozas - Bispo de Bom Jesus
+ Dom Valdemir Ferreira dos Santos - Bispo de Floriano

domingo, 8 de agosto de 2010

Programação do Quarto Dia dos Festejos a N. S. de Lourdes

Dia 08/08 (Domingo)
18h – Novena
Tema: Oração: unidade dos esposos.
Leituras: Sb 18,6-9; Sl 32; Hb 11,1-2.8-19; Lc 12,32-48
Resp.: Setor Nossa Senhora de Nazaré, Mãe Rainha, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MESCE), Pastoral do Dízimo e Dizimistas.
Conv.: SINDSERM, FESP/PI, AACOSB, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Messias de Andrade Melo, CAPS, Câmara Municipal, U. E. Visconde de Sabugosa I, II, III e Pólo Ginasial: Catombo.

AVISO

Hoje (08/08), a comunidade batalhense recebe a visita e participação de nosso bispo diocesano Dom Alfredo Schäffler.

Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!

Tempo para agradecer!

Nesta fotografia tirada em janeiro passado as irmãs Filhas de Sant’Ana em visita ao Bispo diocesano de Parnaíba, Dom Alfredo Scháffler, acompanhadas pelo Pe. Leonardo de Sales.

Um só coração é muito pouco para render graças a Deus pelas grandes coisas que ele tem feito à nossa comunidade com a vinda das irmãs.


Tempo para agradecer: quando Maria Santíssima visitou Isabel, e sua parenta a elogiou ("Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" - Lc 1,42), a Mãe de Jesus deixou que seus sentimentos mais secretos fossem revelados e cantou as maravilhas que o Senhor havia realizado nela: "A minh'alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador". E, para que ninguém atribuísse a ela própria o que era obra de Deus, deixou claro: "O Poderoso fez por mim maravilhas (...). Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos, derrubou os poderosos de seus tronos..." (Lc 1,46-47.49.51-52).

No Cenáculo, que continua no mundo pelos séculos a fora, Maria continua desempenhando seu papel materno: ela faz seus os agradecimentos de cada um de nós: obrigado Filhas de Sant’Ana:
Pelas palavras de Cristo repetidas no trabalho diário!
Pelas vidas que vocês conseguiram ajudar a salvar! No fatigoso trabalho junto à pastoral da Saúde e da Criança, pelo trabalho social realizados nas creches, no ambulatório Sant’Ana, no trabalho junto aos jovens no Movimento da Esperança.
Pelo amor aos idosos, doentes e abandonados de nossa comunidade!
Pela evangelização nas comunidades do interior de nossa Paróquia de São Gonçalo!
Pelos seus ouvidos que ouviram os lamentos de tantos pobres!
Pelos seus corações, que entenderam muitos corações!
Pelas suas pernas que venceram distâncias no anúncio incansável do Evangelho de Cristo!
Pelo fascínio de sua evangelização que gerou comunidades em Jesus, o Filho bem amado!
Por nos ter transmitido o silêncio da ternura de Deus que nos chama e toca os nossos corações!
Pela amizade nascida e consolidada no testemunho firmado numa verdade há muito esquecida: é preciso ser amigo do Deus do Povo e amigo do Povo de Deus.
Pela presença contagiante das irmãs: Helena, Donata, Ana, Graça, Zélia, Neuza, Clara, Nilva, Imaculada, Maria Leite e Francisca Leite, Lutigarda, Monaliza, Creuza, Antonieta, Ir. A. Therezinha Targino Barreto, Ir. A. Marta Maria Vasconcelos e Ir. A. Édna Maria do Nascimento!
Pelas vocações que vocês conseguiram despertar: para a vida religiosa, leiga e sacerdotal!
Pelo amor testemunhado ao longo destes 25 anos de presença entre nós!
Enfim, obrigado pela dedicação revelada no amor do dia a dia, fruto da paixão por uma causa, consciência clara de um serviço prestado aos outros, garantindo vida, jamais calculando reconhecimentos, menos ainda prospectando resultados e proveitos em favor de si ou de outros.

Este jubileu abre-lhes, pois, novos horizontes: com Cristo, por Cristo e em Cristo são chamadas a tornar visível “o amor misericordioso do Pai, especialmente para com os pobres e pecadores” (DA 147). Para isso, contem com as orações de todos nós; contem com a amizade de seus filhos espirituais, com eu; contem com o carinho das ovelhas que o Senhor colocou sob seus cuidados; contem, sobretudo, com a intercessão de Maria, a Mãe da Graça e da Misericórdia.

Pe. Leonardo de Sale - É Pároco da Paróquia São João Batista, em Balbinos, interior do Estado de São Paulo, filho de Batalha, amigo das Filhas de Sant’Ana desde os dez anos de idade.

sábado, 7 de agosto de 2010

Programação do Terceiro Dia dos Festejos a N. S. de Lourdes

Dia 07/08 (Sábado)
18h – Novena
Tema: A família no mundo de hoje.
Leituras
: Hab 1, 12-2,4; Sl 9A(9); Mt 17, 14-20
Resp.: Setor São José, Região das Palmeiras e Pastoral da Criança.
Conv.: Diva Nina, Kolping, A Voz da Pororoca, Sec. Municipal do Meio Ambiente, Correios, Banco Postal, Loteria Sorte Grande, AGESPISA, Creche Mãe Sinharinha, U. E. Aluísio Craveiro, Escola Santa Teresinha (Monte Alegre), Pólos Ginasiais: Bela Vista e Bom Assunto.

AVISO

Amanhã dia 08/08/2010 às 09h haverá Batizados.

Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!

O tempo é dinâmico e veloz, é preciso ocupá-lo amando e fazendo o bem a todos!

Nesta foto aparecem da esquerda para a direita Ir. A. Clara, Ir. A. Graças, ambas já serviram à Paróquia de São Gonçalo, Ir. Clara, no ambulatório paroquial e Ir. Graça, como vigária, num tempo que Batalha não tinha Pároco, seguido do inesquecível Pe. Pinto, Ir. A. Donata Paulo da Silva, atual da comunidade Jesus Maria e José que completa 25 anos de fundação dia 10-08-10 e Pe. Leonardo de Sales, amigo das irmãs Filhas de Sant’Ana.

O tempo passa! “a vida do homem é como um sopro, seus dias, uma sombra que passa” (Sl 144,4). Considerando a imensidão do universo e seu tempo incomensurável, a brevidade da vida humana faz pensar ainda mais no mistério da vida e na atenção privilegiada que Deus tem por nós: “quando olho para teu céu, obra de tuas mãos, quando vejo a lua e as estrelas que criaste, eu me pergunto: que coisa é o ser humano, para dele te lembrares, o filho do homem, para o visitares?!” (Sl 8,4-5). De fato, Deus teria tanto para pensar e se preocupar neste imenso universo. No entanto, seu olhar está voltado, justamente, para nós, frágeis e pequenas criaturas... Somos insignificantes para o mundo que nos abriga.

Passamos nós, e as árvores continuam a crescer, os rios a correr... Desaparecemos de cena, enquanto as rochas continuam lá, imóveis, impassíveis, assistindo os milênios que desfilam diante delas... Faltamos nós e o mundo continua a girar do mesmo modo... Seguem sem alteração os ritmos do sol e da lua, as estações do ano se repetem sem dano... Somos pequenas e frágeis criaturas e nossa vida está sempre por um fio... “Senhor, que é o homem, para cuidares dele? Um filho de Adão, para nele pensares? (Sl 144,3).

E, no entanto, nós valemos muito, porque Deus olhou para nós com predileção; partilhou conosco algo de sua inteligência, deu-nos a capacidade de sintonizar com ele, de acolher seu amor e de corresponder com ele livremente. As montanhas louvam a Deus com sua dureza e fixidez; as árvores não choram,quando morre quem as plantou, mas sem o saber, manifestam a glória do Criador, dando sombra, flores e frutos. As estrelas piscam à noite, a terra gira sem cansar, a lua conta os meses do ano... É um poema grandioso, rítmico, mecânico, exato à magnificência do Criador!

A nós, porém, Deus concedeu uma capacidade única: podemos cantar consciente e livremente seu louvor! Diversamente dos rios, das rochas e dos bichinhos, podemos reconhecer e acolher seu amor e corresponder com ele em nossa vida. Deu-nos inteligência e capacidade para mexer na obra de suas mãos, para o bem, é claro; podemos reconhecer o que é bom e aderir a isso, e não ao mal. “Tudo puseste sob os seus pés, ovelhas e bois, todos os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar, tudo o que se move no mar!” (Sl 8,7-9).

Pequenino é o homem neste grande universo, mas Deus o quis parceiro de sua obra, guardião do belo jardim que plantou: “No entanto, o fizeste só um pouco menor que um deus, de glória e de honra o coroaste! Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso o teu nome em toda a terra!” (Sl 8, 4.10).

Neste 25º aniversário da fundação desta comunidade, convido as irmãs Filhas de Sant’Ana a renovarem a disposição de servir a Igreja nesta terra que nossos antepassados chamaram desde cedo “Terra de São Gonçalo”. Com as forças que Deus lhes dará. E convido a Paróquia inteira a abraçar com alegria e generosidade a missão de testemunhar, de muitos modos, a presença de Deus nesta cidade, especialmente junto das pessoas que têm maior necessidade de sentir um sinal de nosso amor samaritano. Somos discípulos e missionários de Jesus Cristo neste sertão pluralista e complexo. Tenham a certeza de que Ele vai convosco e não as deixará, pois ele mesmo disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).

Jesus dirige essas palavras aos discípulos depois de lhes ter confiado a missão de ir pelo mundo inteiro para levar a sua mensagem. Ele estava bem consciente de que os mandava como ovelhas em meio aos lobos e de que eles haveriam de sofrer contrariedades e perseguições. Por isso não queria deixá-los sozinhos nessa missão. E assim, justamente no momento em que está a partir, promete que vai ficar!    

Os discípulos não o verão mais com os olhos, não ouvirão mais a sua voz, não poderão mais tocá-lo, mas Ele estará presente no meio deles, como antes, ou melhor, mais do que antes: porque, se até então a sua presença se localizava num lugar bem determinado (em Cafarnum, ou junto ao lago, ou na montanha, ou em Jerusalém), de agora em diante Ele estará em todo lugar onde estiverem os seus discípulos. Sobretudo, na força da Eucaristia, que tem alimentado durante todos estes anos as vossas vidas de consagradas a Deus nesta família religiosa fundada por Madre Rosa Gattorno.

Continuem cantando este hino de amor a Deus no gosto pelo serviço aos outros, nutrindo sempre o sonho de melhorar a vida, fecundando o empenho pela justiça. Prezem, acima de tudo, pela dignidade humana e pelo reconhecimento da insubstituível presença amorosa de Deus no rosto de cada pessoa.

Que neste Jubileu possa estar enraizado e bem firmado no amor de Cristo (cf. Ef 3,17). Transmitir este tesouro – o tesouro constituído pelo conhecimento de Cristo – aos demais é uma tarefa que o Senhor as confia.

Pe. Leonardo de Sales - É Pároco da Paróquia São João Batista, em Balbinos, interior do Estado de São Paulo, filho de Batalha, amigo das Filhas de Sant’Ana desde os dez anos de idade.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Programação do Segundo Dia dos Festejos a N. S. de Lourdes

Dia 06/08 (Sexta-feira)
18h – Novena na Matriz.
Tema: “Este mistério é grande”: o sacramento do matrimônio.
Leituras: Dn 7, 9-10.13-14; Sl 96(97); Lc 9, 28b-36
Resp.: Setor São Tiago, Região do Massapé.
Conv.: Secretaria Municipal de Ação Social, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia, Postos de Combustível, Escola Santa Lúcia (Descoberta) Pólos Ginasiais: Iús e Há mais tempo.

AVISO

Avisamos que amanha dia 07/08 haverá Reunião para os Noivos às 08h e Palestra para pais e padrinhos às 15h.

Sant’Ana uma bela Senhora!

Elas são Filhas de Sant’Ana. Confesso que a primeira vez em que ouvi o nome dessa congregação soou estranho aos meus ouvidos, depois entendi o significado grandioso que carregam. Quem foi esta senhora?

Sant’Ana foi a mãe de Maria, escolhida para ser a mãe de Jesus. Embora não tenha conhecido o neto, Jesus Cristo, pois faleceu antes de Maria casar-se com José, seus conhecimentos passados para Maria relacionados ao amor ao próximo e a transmissão da verdade sobre os valores eternos, foram herdados pelo neto que tanto fez pela humanidade. De acordo com Santo Epifânio e São João Damasceno, Anna significa graça e misericórdia. De São Joaquim e de Sant’Ana, pais de Maria ficaram escassíssimos dados históricos. Reza a tradição que, sendo jovens de real virtude, sucedeu que se casassem, não sem o beneplácito especial de Deus Altíssimo. Eram ambos ilustres descendentes da tribo de Judá, do ramo real de Davi, sendo Joaquim filho de Matá, sacerdote de Belém, portanto, irmão de Jacó, pai de José, esposo de Maria. A tão admiráveis esposos estava reservada, porem, a glória única de fazer vir à luz à mais ilustre de todas as mulheres e isso numa idade já avançada.


É dogma de fé que geraram uma menina, a única sem o pecado original. Assim, podemos dizer que, bem próximos do estado de santidade de Adão e Eva eles se encontravam, quando ocorreu a Conceição da Imaculada. Quanto à educação, a formação que imprimiram na inteligência e no coração d’Aquela ilustre Menina, não é por certo a grandeza do resultado, a mais extraordinária prova de virtude e do equilíbrio daquele lar modelo?

“Pelos seus frutos os conhecereis. Porventura os homens colhem uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa dá bons frutos, e a árvore má dá maus frutos. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar bons frutos. Toda árvore que não dá bons frutos será cortada e lançada no fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. (Mateus, 7, 15-20). É pelo fruto que se conhece a árvore!Repete o Evangelho do Senhor.
Elas são Filhas de Sant’Ana, portanto, não precisamos falar muito delas, diria que precisamos falar com elas. Só a descendência delas já diz o bastante: Filhas de Sant’Ana. Compreendemos o mistério que carregam em si.

Dar o nome a uma pessoa é um gesto que fica para toda a vida. Cada um de nós leva consigo a história do seu nome e da sua família. O nome não se muda, é para sempre, ainda que haja outros nomes exatamente iguais. Na mesma família os nomes não se repetem porque os nomes são únicos e definem a pessoa. Foi assim com Jesus: «Deram-lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno».

Vinte e cinco anos é tempo de celebrar, de agradecer, de perdoar, de ousar, mas qualquer balanço nesse campo, além de incompleto, seria perigoso. Afinal, Cristo, que é o Senhor, caminha à nossa frente e, portanto, à frente das queridas Filhas de Sant’Ana. Ele não pára não se detém, não faz cálculos matemáticos. Seguindo sempre adiante, ele deixa claro que a vida continua, que não há tempo para comemorações intermináveis quando se tem, como temos grandes desafios diante de nós. A Igreja caminha em direção da Jerusalém celeste; vive à procura de novos céus e nova terra. O tempo presente, pois, não é o de avaliações ou de colheita, mas é tempo de semear. Penso que é nessa direção que nos aponta o Documento de Aparecida.

Pe. Leonardo de Sales - É Pároco da Paróquia São João Batista, em Balbinos, interior do Estado de São Paulo, filho de Batalha, amigo das Filhas de Sant’Ana desde os dez anos de idade.