Video

Slide do bloogger:

sábado, 30 de outubro de 2010

Comunidade celebra Nossa Senhora Aparecida

Festejos a Nossa Senhora Aparecida
05 à 15 de Novembro de 2010.
Tema: Como Missionários Rezamos e Lutamos pela Paz!!!
Comunidade Pau da Molhada
Paróquia de São Gonçalo
Batalha - PI

Neste mês das Santas Missões, somos chamados para juntos refletir a nossa fé e fortalecer o nosso espírito para dar testemunho de missionários em Cristo: por isso convidamos todo povo de Deus e os devotos de Nossa Senhora Aparecida para anunciarmos e pôr em prática a palavra de Deus, participando do novenário que se realizará dos dias 05 à 15 de novembro de 2010 na comunidade Pau da Molhada.

Programação:


Dia 05 (sexta-feira)
Levante do mastro às 17:00 h.
Responsável: Chiquinho Franco e toda comunidade.

Dia 06 (sábado)
Comunidades Santa Rita, Ladeira e comerciantes.

Dia 07 (domingo)
Não haverá leilão.

Dia 08 (segunda-feira)
Acompanhante, Caraíbas, casais da região.

Dia 09 (terça-feira)
Xique-Xique, Marinheiro, alunos e funcionários da U. E. Dom Pedro I.

Dia 10 (quarta-feira)
Porção I e Mãe Rainha.

Dia 11 (quinta-feira)
Carpina e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Dia 12 (sexta-feira)
Porção III, jovens e Conselho Tutelar de Batalha.

Dia 13 (sábado)
Missa às 19 h.
Resp.: Todas as Marias e missionários de Cristo.

Dia 14 (domingo)
Comunidades Jacaré, Canta Galo e barraqueiros.

Dia 15 (segunda-feira)
Missa às 19 h. 
Devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Lembretes importantes:

  • As novenas serão celebradas às 19:30 h;
  • Todas as noites haverá leilão (exceto dia 07)
  • Haverá Santa Missa nos dias 13 e 15 às 19 h.;
  • Haverá passeata dos motoqueiros dia 07;
  • Dia 15 às 17:00 h procissão luminosa.

Contamos com você.
Um abraço fraterno da organização.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Oração do Dizimista

Ó Senhor Deus, meu Pai e Criador, estou devolvendo-lhe neste momento um pouco do tudo que me tens dado nesta vida. Junto segue também o meu sincero propósito de mudança de vida, de amor ao próximo, e também o firme desejo de lutar, junto à minha comunidade, por um mundo melhor e uma sociedade mais justa, sem egoísmo, sem traições, sem ganância, sem drogas, sem violência... 

Aceita, Senhor, esta minha oferta, como sinal de agradecimento por tudo que de tuas mãos eu e minha família temos recebido. Amém.

Colaboração: Pastoral do Dízimo

Pense Nisso


Partilhar é dar tudo de si
em favor dos irmãos.


Dízimo é partilha que nasce do amor.

Colaboração: Pastoral do Dízimo

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Comunidade festeja São Martinho de Lima

A comunidade Carnaúba Amarela, celebra apartir do dia 24 de outubro, estendendo-se até 03 de novembro, o novenário de São Martinho de Lima.

Ao celebrar a sua VI Edição, a comunidade quilombola Carnaúba Amarela, inspira-se no tema: "O amor deságua no serviço!".

O Serviço na comunidade de fé sempre foi uma das dimensões importantes no modelo de ser Igreja. 

Venha participar conosco. Cristo conduzirá você!!! 

Um abraço fraterno... Grupo organizador.

Lembretes Importantes
  • As novenas acontecerão sempre as 19:00 h;
  • Todas as noites haverá leilão;
  • Os Noitários serão responsáveis pelas novenas e leilões;
  • Animação: Liturgia da Comunidade.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Campanha Missionária 2010

Nos dias 23 e 24 de outubro de 2010, acontecerá a Coleta Mundial em prol das Pontifícias Obras Missionárias, para isso nesses dias você deve devolver o envelope que foi lhe entregue com sua doação generosa, a fim de que a Igreja possa envangelizar com mais eficiência e garantir aos missionários e missionárias a continuidade de seu trabalho evangelizador.

A Coleta feita no Brasil, todo ano, no Dia Mundial das Missões, é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária, sediado em Roma (Congregação para a Evangelização dos Povos). Com estes recursos são financiados projetos fundamentais para a Igreja em todo o mundo. Parte destes recursos são também destinados a projetos no Brasil. Em 2009, por exemplo, o Papa doou 2,750 milhões de reais para projetos nos nove Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e parte do Estado do Maranhão). Esta quantia foi enviada às dioceses do saldo credor que a Obra da Propagação da Fé tem junto às POM. Ao todo foram beneficiadas 55 dioceses dessa imensa região do Brasil.

Desde já a Igreja Católica Apostólica Romana presente no Brasil agradece sua doação.

Dízimo é Fraternidade

"Então, o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Venham vocês, que são abençoados por meu Pai! Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar. Então os justos lhe perguntaram: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar? Então o Rei lhes responderá: Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizerem isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram."
Mt: 25,34-40

Colaboração: Pastoral do Dízimo

sábado, 16 de outubro de 2010

Coroinhas realizam campanha

O grupo de coroinhas Cântaros, da paróquia de São Gonçalo, estão necessitando de novos paramentos litúrgicos, para isso, os mesmos promovem uma campanha da seguinte forma:

Os Coroinhas receberá de você R$ 1,00 e você poderá ganhar R$ 100,00. Aí é só fetejar.

Grato a coordenação do grupo Cântaros.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Oração para compreender o Dízimo

Senhor, dá- me INTELIGÊNCIA, para entender os fundamentos bíblicos do Dízimo.

CORAGEM, para vencer o egoísmo e doar à Igreja a minha parte.

COMPREENSÃO, para perceber o verdadeiro significado da prática de partilhar.

SABEDORIA, para evitar o apego excessivo aos bens materiais e individuais.

DISCERNIMENTO, para compreender o dever de gratidão que tenho para com Deus e à igreja de Cristo.

, para acreditar que Deus ama a quem dá com alegria. Amém!

Colaboração: Pastoral do Dízimo

Dízimo, Um Gesto de Amor!

O Dízimo é hoje uma realidade nas diversas regiões do Brasil.

Em grande parte das dioceses, ele aparece entre as cinco prioridades. Em muitas destas dioceses, já existe a Equipe Diocesana do Dízimo, que faz elo de ligação entre as diversas paróquias, além de dedicar um determinado momento do ano para a conscientização do Dízimo, garantindo assim maior comunhão e conseqüentemente melhores resultados.

Hoje, leigos e padres se colocam a serviço, trabalhando na conscientização do Dízimo.


É importante que cada vez mais incentivemos a participação no Dízimo, porém devemos ter cuidado especial com a nossa pregação, evitando a teologia da prosperidade. Alguns falam do Dízimo mosntrando um Deus interesseiro e mesquinho, que abençoa fazendo prosperar materialmente aqueles que assumem o Dízimo e amaldiçoa, fazendo fracassar aqueles que ainda não descobriram o Dízimo.

O Dízimo pregado dessa forma leva à superstição e ao fanatismo, escravizando o homem.

Jesus nos mostrou um Pai amoroso. O bom pai não faz diferença entre seus filhos.

O Dízimo deve ser vivido com mansidão e amor. Deve libertar o homem das correntes do egoísmo. O coração que aprende a partilhar é um coração transformado, que vê o próximo como irmão.

Os problemas que hoje encontramos no mundo, tais como conflitos, guerras, violência de todo o tipo, fome, exclusão social, etc..., são retrato de um mundo que ainda não aprendeu a partilhar. O Dízimo é a pastoral, que nos convida a repensar esta realidade. Que nos motiva a vencer o egoísmo, vivendo a partilha.

Por isso, todos nós, envolvidos de uma forma ou outra na Pastoral do Dízimo, devemos avançar para águas mais profundas, tendo sempre como modelo Cristo Jesus.

Arthur Jorge
Missionário do M.E.A.C. - Núcleo Campos do Jordão - Sp.

Colaboração:  Pastoral do Dízimo

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil

Após cerca de 17 dias de viagem,  a 12 de outubro de 1717, chegava o governador e Conde de Assumar, com sua comitiva, à região de Guaratinguetá. Os manuscritos da época relatam que:

“A Câmara da Vila notificou então os pescadores que apresentassem todo o peixe que pudessem haver para o dito governador. Entre muitos, foram pescar em suas canoas Domingos Martins Garcia, João Alves e Felipe Pedroso e, principiando a lançar suas redes no porto de José Corrêa leite, continuaram até o porto de Itaguassú, distância bastante, sem tirar peixe algum. E lançando neste porto João Alves a sua rede de rasto tirou o corpo da Senhora, sem cabeça, e, lançando mais abaixo outra vez a rede, tirou a cabeça de mesma Senhora, não se sabendo nunca quem ali a lançasse. A imagem encontrada media 38 cm de altura e apresentava cor bronzeada.


E, continuando a pescaria, não tendo até então peixe algum, dali por diante foi tão copiosa em poucos lances que, receosos de naufragarem pelo muito peixe que tinham nas canoas, ele e os companheiros se retiraram a suas moradas, admirados deste sucesso” (cf. Marcondes Homem de Mello, Álbum da Coroação. Brasílio Machado, A Basílica de Aparecida).

Após limpar e recompor a imagem os pescadores a levaram para as suas casas; mas verificaram-se alguns sinais milagrosos, que chamaram a atenção do Pe. José Alves Vilela, pároco de Guaratinguetá. Certa vez, durante uma dessas práticas aconteceu que, embora a noite estivesse muito calma, de repente se apagaram as velas que alumiavam a imagem da Senhora. Os fiéis, querendo reacendê-las, verificaram com surpresa que elas por si, sem intervenção de alguém, se reacenderam. 
O Padre José Alves então decidiu construir para a Santa Mãe uma capela para satisfazer ao crescente número de devotos da Virgem. Depois esta capela foi substituída por outra maior no morro dos Coqueiros em 1745, morro que tomou o nome de “Aparecida” (hoje cidade de Aparecida do Norte).

Em 1846 foi iniciada a construção de templo maior, que ainda existe em Aparecida do Norte. No ano de 1980 foi abençoada a nova e grande Basílica pelo Papa João Paulo II., alvo de peregrinações numerosas durante o ano inteiro.

Em 1884 a Princesa Isabel doou uma coroa a Nossa Senhora  Aparecida. Com a doação desta jóia, a princesa pagava uma promessa feita a Maria, em que pedira, em 1868, um herdeiro para o trono. Sete anos após ter feito o pedido, a princesa Isabel deu à luz D. Pedro de Alcântara.

Em 1884 a princesa retornou a Aparecida com a coroa e com os três filhos, D. Pedro de Alcântara, D. Luiz Felipe e D. Antônio. A Coroação aconteceu em 1904.

Em 1930 o Brasil foi solenemente consagrado a Nossa Senhora Aparecida pelo Cardeal D. Sebastião Leme na presença do Presidente da República Washington Luiz, e de numerosas autoridades religiosas, civis e militares.

Entre os milagres que  provocavam o fervor do povo, conta-se o do escravo, ocorrido por volta de 1790 e famoso nos tempos subseqüentes. Segundo a versão mais abalizada, as correntes se soltaram das mãos do escravo, quando este implorava a proteção de Nossa Senhora Aparecida diante da respectiva imagem. Eis como o refere o Pe. Claro Francisco de Vasconcelos pelo ano de 1838:

“Um escravo fugitivo, que estava sendo conduzido de volta à fazenda pelo seu patrão, ao passar pela Capela, pediu para fazer oração diante da Imagem. Enquanto o escravo estava em oração, caiu repentinamente a corrente, deixando intato o colar que prendia seu pescoço. A corrente se encontra até hoje pendente da parede do mesmo Santuário como testemunho e lembrança de que Maria Santíssima tem suprema autoridade para desatar as prisões dos pecadores arrependidos. Aquele senhor, tocado pelo milagre, ofereceu a Nossa Senhora o preço dele e o levou para casa com uma pessoa livre, a fim de amar e estimar aquele seu escravo como pessoa protegida pela soberana Mãe de Deus” (relato extraído da obra de Júlio J. Brustoloni, A Mensagem da Senhora Aparecida, Ed. Santuário, Aparecida, SP, 1994).

O Papa Pio XI houve por bem acolher o pedido da hierarquia e dos fiéis, que desejavam fosse Nossa Senhora Aparecida proclamada Padroeira principal de todo o Brasil. Aos 16 de julho de 1930 publicava S. Santidade o seguinte “Motu proprio”:

“… Por conhecimento certo e madura reflexão Nossa, na plenitude de Nosso poder apostólico, pelo teor das presentes letras, constituímos e declaramos a mui Bem-aventurada Virgem Maria concebida sem mancha, sob o título de “Aparecida”, Padroeira principal de todo o Brasil diante de Deus. Este padroado gozará dos privilégios litúrgicos e das outras honras que costumam competir aos Padroeiros principais de lugares ou regiões. Concedendo isto para promover o bem espiritual dos fiéis no Brasil e aumentar cada vez mais a sua devoção à Imaculada Mãe de Deus, decretamos que cada vez mais a sua devoção à Imaculada Mãe de Deus, decretamos que as presentes letras estejam e permaneçam sempre firmes, válidas e eficazes, surtindo seus plenos e inteiros efeitos”.

D. Pedro I, o primeiro Imperador, confirmando antiga provisão de Sua Majestade o rei de Portugal do ano de 1646, declarou a Virgem da Conceição Padroeira do Brasil.

A presença do sobrenatural em Aparecida exigiu que se empreendesse a construção de nova e mais vasta Basílica. Esta, iniciada em 1955 pelo Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, estava concluída, com todas as suas capelas e quatro naves, em 1980. A área construída é de 23.000 m² e a área coberta mede 18.000 m². A lotação normal é de 45.000 pessoas, podendo a lotação máxima chegar a 70.000 pessoas. Até hoje são relatados milagres e favores de ordem física obtidos por intercessão de Nossa Senhora Aparecida em seu Santuário; todavia o que mais importa aí, são os numerosos casos de conversão espiritual e reencontro da paz interior alcançada pelo patrocínio de Nossa Senhora, Padroeira desse bom povo que a seus pés busca socorro espiritual.

O fato de que a imagem da Senhora Aparecida tem a cor preta, tem sido objeto de comentários… Na verdade, o fenômeno se explica pela longa permanência da estátua dentro da água do rio, mas é inegável que ela apareceu no Brasil bem na época da escravidão dos negros, e é difícil não ver na sua cor uma mensagem aos brancos de que os negros são seus irmãos.

É comovente ir a Aparecida do Norte e participar de uma Santa Missa, com o povo lotando a enorme Basílica, especialmente nos finais de semana. E o templo está cada vez mais bonito – o que Nossa Senhora merece – e é o povo mais pobre e humilde que custeia isso com suas doações. É a Casa Santa do povo de Deus.

Irmaõs, essas palavras não são retórica e oratória vazias; não; é o poder de Deus a nosso favor; vamos de joelhos no chão clamar a essa tão boa Mãe, Rainha e Senhora, que salve o Brasil nesta hora difícil.

sábado, 9 de outubro de 2010

Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Presidência, congratula-se com o Povo Brasileiro pelo exercício da cidadania na realização do primeiro turno das eleições gerais, quando foram eleitos os representantes para o Poder Legislativo e definidos os Governadores de diversas unidades da Federação, bem como o nome daqueles que serão submetidos a novo escrutínio em 2º turno, para a Presidência da República e alguns governos estaduais e distrital.

A CNBB congratula-se também pelos frutos benéficos decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, que está oferecendo um novo paradigma para o processo eleitoral, mesmo se ainda tantos obstáculos a essa Lei tenham de ser superados.

Entretanto, lamentamos profundamente que o nome da CNBB - e da própria Igreja Católica – tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação. Certamente, é direito – e, mesmo, dever – de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã. A CNBB é um organismo a serviço da comunhão e do diálogo entre os Bispos, de planejamento orgânico da pastoral da Igreja no Brasil, e busca colaborar na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Neste sentido, queremos reafirmar os termos da Nota de 16.09.2010, na qual esclarecemos que “falam em nome da CNBB somente a Assembléia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência”. Recordamos novamente que, da parte da CNBB, permanece como orientação, neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País, a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada este ano em sua 48ª Assembléia Geral.

Reafirmamos, ainda, que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.

Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro.

Brasília, 08 de outubro de 2010

P. nº 0849/10

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Diocese realizará encontro para dinamizar Campanhas


Caríssimo irmão e irmã em Cristo,

Conforme havíamos comunicado em nossa última reunião do clero e relembrado no último encontro dos (as) secretários (as) em Parnaíba, dia 17 DE OUTUBRO DE 2010 (DOMINGO), haverá um encontro sobre a dinamização das CAMPANHAS em nossa diocese. O mesmo acontecerá na cidade de Parnaíba, no Centro Pastoral Sagrada Família, a partir das 08h da manhã até 16h.

OBSERVAÇÕES PRÁTICAS:


1. Quantas pessoas devem participar: 3 ou 4 pessoas de cada paróquia
2. Confirmação do número de participantes: até o dia 14 de outubro para o telefone 3322-2358 (cúria diocesana) ou e-mail: diocesedeparnaiba@hotmail.com (precisamos do número de participantes com antecedência para organizarmos as refeições, os quartos e material necessário.
3. Quem deve participar: membros da equipe de campanhas paroquial ou alguém da equipe do dízimo ou conselho econômico .
4. Assessora: Lúcia Batista da equipe do Regional NE IV de Campanhas.
5. Objetivo do encontro: rearticular as equipes de campanhas em cada paróquia e esclarecer sobre a importância das campanhas e de como elas devem ser planejadas nas paróquias.
Mas, qual a utilidade das campanhas em nossa Igreja? As coletas realizadas nas campanhas são, por um meio concreto para demonstrarmos nossa solidariedade com as necessidades dos que sofrem em nossa diocese, no Brasil e no mundo.

CAMPANHAS:

1. CAMPANHA DA FRATERNIDADE: assistir as necessidades sociais no Brasil e na diocese de Parnaíba foi de modo particular
2. COLETA MISSIONÁRIA: ajudar na missão além fronteiras; na África, por exemplo,
3. COLETA DA EVANGELIZAÇÃO: despesas e investimentos nas Santas Missões Populares da diocese
4. ÓBULO DE SÃO PEDRO: permite à Santa Sé na ajuda aos países que passam necessidade; por exemplo na assistência às pessoas que sofreram com o terremoto no Haiti e no desastre ocorrido em Santa Catarina.
5. COLETA DA TERRA SANTA: para a manutenção e recuperação dos prédios ou templos históricos e sagrados que estão sob a responsabilidade da Igreja.
6. AMIGOS BEM- FEITORES: para a manutenção dos nossos seminários.
Sabendo que as campanhas têm o seu objetivo e sentido e manifestam de modo concreto nossa solidariedade para com as necessidades da Igreja e dos mais sofrem contamos com a presença de sua paróquia nesse encontro.
Em Cristo: Padre Marcos Francisco
Coordenação Diocesana de Pastoral

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dizimistas Aniversariantes em Outubro/2010


Toda a comunidade está feliz.
É teu aniversário, Parabéns...

Receba o abraço de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Pastoral do Dízimo.
Pe. Evandro



DATA:       NOME:

01..............Valmir de Oliveira Melo
03..............Zilda Maria Carvalho Magalhães
04..............Franciscas das Graças C. da S. Carvalho
06..............Gonçalo Viana da S. Carvalho
06..............Maria do Socorro Gomes da Costa
07..............Maria Odisséia de C. Sampaio
09..............Denise Soares da Silva
09..............Francisca Machado Barbosa
09..............Eva do Amaral Tavares
09..............João Francisco Carvalho Lima
09..............Carmelita Melo
10..............Gonçalo Ferreira Lima
11..............Maria Madalena Machado Silva
12..............José Inácio de Oliveira
13..............Adélia Regina Araújo C. Brito
14..............Antonio João Vieira Fortes
14..............João Henrique Reis de Sousa
15..............Teresinha Furtado Machado
15..............Maria Norma
15..............Maria da Paz
15..............Paulo Afonso Alves da Silva
15..............Cândido
16..............Antonio Geraldo Lustosa
16..............Maria dos Remédios de Carvalho Melo
16..............Raimunda Alves da Silva
17..............Maria dos Remédios Melo Leal
18..............Antonio de Almeida
19..............Maria Francisca de Lima da Silva
21..............José Renato Borges
22..............Maria Salomé Borges de Melo
23..............Verônica Cardoso
23..............Francisco Pereira da Silva
23..............Maria de Jesus do Nascimento
24..............Maria do Rosário Melo Miranda
25..............Maria dos Santos Gomes de Carvalho
26..............Maria dos Remédios Vale
28..............Inês Vieira Barroso de Oliveira

Aniversário de Casamento

DATA:        NOME:

08..............Maria Alves da Silva
08..............Adi Cunha e Maria
09..............Carmelita Melo
10..............Francisco Antonio Miranda e Francisca Karlene Lopes Machado
17..............Nazario Teixeira de Carvalho e Maria da Paz
26..............Maria José Resende Mendes
31..............Soraia Tatiana Tabatinga Barbosa e Antonio Barroso

Colaboração: Pastoral do Dízimo

Meus 10 Mandamentos do Dízimo

1º - Sou dizimista porque amo a Deus e amo o meu próximo.
Partilho com alegria, conforme manda meu coração, seguindo as palavras de São Paulo (2Co 9,7).
2º - Sou dizimista porque reconheço que tudo recebo de Deus.
"O Senhor é meu pastor nada me faltará" (Sl 23). "Que tens tu que não tenhas recebido?" (São Paulo).

3º - Sou dizimista porque minha gratidão a Deus me leva a devolver um pouco do muito que recebo.
"Não foram dez os curados? Onde estão os outros nove?" Só um voltou para dar glória a Deus? (Lc 17, 11-19).

4º - Sou dizimista porque aceito como palavra de Deus o que leio na Bíblia, e sei que o dízimo é fonte de bênçãos.
"Trazei o dízimo integral ao templo para que haja alimento em minha casa"(Ml 3,10) "Esta pobre viúva deu mais que todos os outros" (Lc 21,1-4).


5º - Sou dizimista porque creio, e confio, em Deus Pai; minha contribuição é prova de fé e de confiança. 
"Olhai as aves do céu, olhai os lírios do campo!" "Muito mais o Pai cuidará de vós" (Mt 6,25-31).

6º - Sou dizimista porque o partilhar mata o meu egoísmo. 
"Insensato, hoje morrerás. De que te valeu ter acumulado tantos tesouros?" (Lc 12,16-21)
"O amor cobre uma multidão de pecados" (Pd 4,8).

7º - Sou dizimista porque creio na vida cristã em comunidade.
"Onde dois ou mais se juntarem em meu nome, eu estarei no meio deles" (Mt 18,20). "Vocês são todos irmãos".

8º - Sou dizimista porque Deus, o único pai rico, não quer ninguém passando necessidade. 
"Tudo o que fizestes a um dos meus irmãos mais pequenos, a mim fizestes" (Mt 25,40).

9º - Sou dizimista porque gosto de viver em liberdade e alegria, celebrando desde já a vida plena. 
"Vou preparar-vos um lugar" (Jo 14,1-5). "Vinde, benditos de meu Pai..." ( Mt 25,34).

10º - Sou dizimista porque quero ver minha comunidade crescer e minha Igreja testemunhar o Evangelho no mundo inteiro.
"Ide por toda a terra, pregai a Boa Nova. Batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19-20; Mc 16,15).

Colaboração: Pastoral do Dízimo.

Setor N. S. da Boa Esperança celebrou São Francisco de Assis

Milhares de pessoas participaram ontem (04/10) do encerramento dos festejos a São Francisco de Assis no Setor Nossa Senhora da Boa Esperança.

No final da tarde foi feita procissão com percurso nas principais ruas e avenidas da cidade, encerrando  no Santuário de São Francisco de Assis no bairro Esperança II com celebração da Santa Missa presidida pelo pároco de Batalha, Pe. Evandro.

No sermão Pe. Evandro convidou a todos a olharem o exemplo do santo, como modelo de seguimento do evangelho que muitos séculos depois ganha mais seguidores. Falou ainda sobre o dom da partilha que deve ser seguido por todas as pessoas. “No mundo marcado pelo egoísmo, concentração e consumismo é preciso seguir o exemplo de São Francisco que ensina o desapego aos bens materiais” ensina o sacerdote.

O tema da festa neste ano foi: São Francisco nos conduz ao Encontro com Cristo.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Deus existe? Resposta para um leitor "ateu".

Alemanha
Inicio do século 20

Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:

“Deus criou tudo o que existe?”
Um aluno respondeu valentemente:

“Sim, Ele criou.”

“Deus criou tudo?”
Perguntou novamente o professor.

“Sim senhor”, respondeu o jovem.

O professor respondeu,

“Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?”

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.

Outro estudante levantou a mão e disse:

“Posso fazer uma pergunta, professor?”

“Lógico.” Foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:

“Professor, o frio existe?”

“Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?”

O rapaz respondeu:

“De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é susceptível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia.

O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor”

“E, existe a escuridão?”

Continuou o estudante.

O professor respondeu: “Existe.”
O estudante respondeu:

“Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz.

A luz pode-se estudar, a escuridão não!

Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas.

A escuridão não!

Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.

Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?

Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente”

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:

“Senhor, o mal existe?”

O professor respondeu:

“Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.”

E o estudante respondeu:

“O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.

Deus não criou o mal.

Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz.
O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações.

É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.”
Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado…
Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

E ele respondeu:

“ALBERT EINSTEIN.”