Video

Slide do bloogger:

domingo, 31 de julho de 2011

Convite:

Convidamos a todos os paroquianos a participar do leilão em prol da reforma da Igreja, será neste domingo 31 de julho após a missa das 19:h na Matriz.


Por: Ir. Sandra Cavalcante

Acontecimento:


Na manhã deste sábado, dia 30 de julho a Paróquia São Gonçalo se deslocou em um número significativo de jovens, adultos e crianças a participar da Romaria da Terra e da àgua em Campo Maior que acontece neste fim de semana.


Por: Ir. Sandra Cavalcante

Ir. Sandra, de volta à Paróquia São Gonçalo.



Ir. Sandra, Filha de Sant'Ana, estar de volta a nossa paróquia depois de um perído de formação em Belém do Pará.


A PASCOM e toda a Paróquia São Gonçalo deseja-lhe boa vindas!

Vocacionados de Batalha em convivência no Seminário Diocesano

De 25 a 28 de julho de 2011, três jovens da Paróquia São Gonçalo de Batalha, participaram da semana de convivência no seminário menor e propedêutico João Paulo II em Parnaíba. Foram eles: Gerson Misael e Thiago Paz do Setor Santa Luzia, e Rafael do Setor São José.

O encontro foi marcado pela presença de Dom Rufino e Dom Alfredo (bispo diocesano), padre Antonio Soares, Pe. Eduardo, Seminaristas e leigos.

A convivência visa orientar vocacionalmente os jovens que sentem o chamado ao sacerdócio, mas precisam de um amadurecimento maior antes de tomar a decisão de ingressar no seminário.

A vocação é dom de Deus, no entanto a comunidade precisa rezar ao Senhor da Messe que suscite operários. Como disse Dom Rufino, “na paróquia que o povo reza surge vocações”. Por isso suplicamos com persistência, muitas vocações para o ministério sacerdotal.

Por:  Pe. Evandro

Setores reúnem 400 missionários em Chapada dos Bois

Os Mini setores Mananciais e Farinhadas I e II realizaram no último domingo, dia 23 de julho, o II RETIRO MISSIONÁRIO em preparação para a Grande Semana Missionária prevista para julho de 2012 na Paróquia São Gonçalo de Batalha – PI.

O Retiro aconteceu na Localidade Chapada dos Bois com a participação surpreendente de 400 pessoas animadas pelo espírito das Santas Missões Populares - SMP.

Foram proferidas as principais palestras dos Retiros Diocesanos e Paroquiais como: Convicção pelo missionário Wagner, Conversão pelo missionário Jeam Carlos e por fim uma conversa dos participantes com Pe. Evandro sobre os temas e as atividades que deverão acontecer durante a SEMANA MISSIONÁRIA.

Depois de um dia de animação e palestras o Retiro foi concluído com a Santa Eucaristia: fonte e cume de toda a Missão da Igreja.

Confira os registros fotográficos deste momento:


Por: Pe. Evandro.
Fotos: Damião (missionário do Setor Farinhadas II)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Hora da Família 2011 discute “Família, Pessoa e Sociedade”

Dos dias 14 a 20 de agosto, acontece em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família, que é a tradicional “Hora da Família”.

Este evento, que está em sua 15ª edição é promovido desde 1992 e acontece anualmente no mês de agosto, que é o Mês Vocacional. Este ano, o tema do encontro é “Família, Pessoa e Sociedade”.

Os organizadores já lançaram o subsídio de 2011, que pode ser adquirido pela Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília. Até hoje, mais de 220 mil exemplares do subsídio já foram editados, desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994. A publicação traz sugestões de celebrações, Terça das Famílias e reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro, e outros.

Segundo dom Petrini, a Hora da Família deve ser celebrada como uma festa. “Quando uma família cristã faz festa, celebra o dom da vida e o dom da fé que cada um recebeu, festeja o dom do amor entre marido e mulher, o dom da maternidade e da paternidade, o dom do sacramento do matrimônio e, portanto, o dom que é a presença de Jesus Cristo na convivência familiar”, destacou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini.

Segundo o subsídio da Hora da Família 2011, os participantes do evento pretendem externar publicamente o seu apreço à família.

“O papa bento XVI destacou a importância da família para a edificação da sociedade e seu bem-estar e exortou a todos os cristãos a confiar em Deus como aquele que concede todos os bens e sustenta as famílias no seu cotidiano. Uma sociedade sólida nasce, certamente, do compromisso de todos os seus membros, mas tem necessidade da bênção e do suporte de Deus que, infelizmente, é frequentemente excluído e ignorado. Sem Deus, busca-se inutilmente construir uma casa estável, edificar uma cidade segura, porém, com Deus, teremos uma família rica de filhos e serena, uma cidade bem segura e defendida, livre de pesadelos e de insegurança”, disse o arcebispo de Londrina (PR) e ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom Orlando Brandes, na apresentação do subsídio. Dom Orlando foi presidente da Comissão até maio desse ano.

Além da Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, o interessado em adquirir o subsídio pode acessar o site da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, no endereço www.cnpf.org.br ou no telefone: (61) 3443-2900. Nos Regionais da CNBB o material também pode ser adquirido junto aos casais coordenadores da Pastoral Familiar.
7º Encontro Mundial das Famílias

O papa Bento XVI escolheu, no dia 22 de janeiro de 2009, a cidade de Milão, Itália, como sede do próximo Encontro Mundial das Famílias. O tema do evento será “A Família, o Trabalho e a Festa”.

Fonte: CNBB

Convite à Festa de N. S. de Lourdes - 2011

Inicia-se no Próximo dia 05 de agosto, os Festejos dedicados à Nossa Senhora de Lourdes, Co-Padroeira de Batalha. Este ano a festa tem como tema: "Maria, espelho de Missão e Partilha", a festa prolonga-se até o dia 15 de agosto onde se dará o encerramento da festa católica. Confira a mensagem do pároco Evandro e da Comissão Organizadora:

"Prezados devotos e devotas de Nossa Senhora de Lourdes, convidamos você e família para as festividades de nossa amada co-padroeira. Iluminados pelo Palavra de Deus e pelas Santas Missões Populares queremos lançar o desafia de que todos os batizados de nossa paróquia façam a opção livre e voluntária pela PARTILHA por meio do Dízimo e assim possam ser favorecidos pelas Bênçãos de Deus."

Fraternalmente,
Pe. Evandro,
Conselho Pastoral Paroquial
e Comissão Organizadora.

PROGRAMAÇÃO


Dia 05/08 - Sexta-Feira
LEVANTE DO MASTRO

05h - Alvorada
17h - Saída do Mastro
Local: Capela de São José na Vila Kolping
Responsáveis pela Bandeira: Pastoral do Dízimo
18h30min - Santa Missa
Leituras: Dt 4,32-40; Sl 76; Mt 16, 24-38

Dia 06/08 - Sábado
Tema: Deus partilha conosco a sua vida e nos enriquece com seus dons
Leituras: At 2, 42-47; Mt 26, 26-29
Resp.: Setor São Tiago, Região do Massapê e Equipe do Espirito Santo: Sabedoria
Conv.: Secretaria Municipal de Ação Social, CRAS, PROJOVEM, Conselho do Idoso, Delegacia de Polícia, Postos de Combustível, U.E. Santa Lúcia (Descoberta) e Pólos Ginasiais Gervásio Lages (Iús) e José Rodrigues Neto (Há mais Tempo)

Dia 07/08 - Domingo
Tema:
O que a Bíblia diz a respeito do Dízimo?
Leituras: Gn 14, 18-20; Lc9, 10-17
Resp.: Setor São José, Região das Palmeiras, pastoral da Criança e Equipe do Espirito Santo: Piedade
Conv.: Terceira Idade Diva Nina, Kolping, A voz da Pororoca, Sec. Mun. do Meio Ambiente, Correios, Banco Postal, Loteira Sorte Grande, AACOSB, Agespisa, Eletrobras, Creche Mãe Sinharinha, U.E. Aluisio Craveiro de Melo, U.E. Santa Lúcia (Monte Alegre), U.E. Nicássio Pereira (Serra de Dentro) e Polos Ginasiais Sinharinha Lages (Bela Vista) e Artut Lopes Alves (Bom Assunto).

Dia 08/08 - Segunda-Feira
Tema:
Partilha: O Caminho da transformação
Leituras: Br 5,1-9; Fl 1, 4-6.8-11; Lc3, 1-6
Resp.: Setor São Francisco, Região da Puba, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) e Equipe do Espírito Santo: Conselho
Conv.: UMB, Ponto de Cultura, Alcoolicos Anônimos, òticas, Farmácias, SEA, LBF, Educandário Cecília Meireles, Instituto Educacional Anísio Coelho e Pólo Ginasial José Arimateia de Castro

Dia 09/08 - Terça-Feira
Tema:
Moedas da Viúva. Doar-se como Deus se doa
Leituras: 1Rs17, 10-16; Lc21,1-4
Resp.: Setor Santa Rosa de Lima, Região dos Mananciais, Filhas de Sant'Ana, M.E. Luz e Vida, Pastoral da Juventude, Grupo de Coroinhas e Cântaros e Equipe do Espírito Santo: Fortaleza.
Conv.: Jovem Saber, AGEC, Sec. Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Cultura, U.E. Maria Melo e polos Ginasiais Dom Severino (cedro), Joana s'Arc Castelo Branco (caraíbas) e Frexeiras.

Dia 10/08 - Quarta-Feira
Tema:
Dízimo é fruto de conversão
Leituras: 2Cor 9, 6-13; Lc19, 1-10
Resp.: Setor Santa Luzia, IAM, PASCOM, Catequese e Crismandos.
Conv.: MOPS, Comerciantes, Lojas de Móveis e Eletrodomésticos, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Messias d Andrade Melo, CAPS, Banco do Brasil, U.E. Hugo Napoleão, Ginásio Municipal Dedila Melo, U.E. Dirceu Arcoverde e Centro de Ensino Médio Conselheiro Saraiva

Dia 11/08 - Quinta-Feira (Dia do Estudante)
Tema:
Dízimo, questão de justiça
Leituras: Ml 3, 6-12; Lc 20, 20-26
Resp.: Setor Nossa Senhora de Nazaré e Apostolado da Mãe Rainha
Conv.: SINDSERM, FESP/PI, Supervisão Estadual de Ensino, ACAM, Grupo Nos'art, Câmara Municipal, U.E. Gayoso e Almendra e Visconde de Sabugosa I,II e III

Dia 12/08 - Sexta-Feira
Tema:
"Há muitos membros, mas um só corpo". Minha responsabilidade pela missão da Igreja.
Leituras: 1Cor 12, 12-21; Mt 25, 14-30
Resp.: Setor São Gonçalo, Apostolado da Oração de Batalha e Esperantina e Pastoral do Dízimo
Conv.: Filhos Ausentes e visitantes, Dizimistas, Sec. Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Batalha, Colégio "Coração d Jesus", Pólo IFPI/UFPI.

Dia 13/08 - Sábado
Tema:
A espiritualidade do dizimista
Leituras: Cl 13, 12-17; Lc 18, 18-30
Resp.: Setor N.S. da Boa Esperança, Região das Ladeiras, RCC e Equipe do Espirito Santo: Inteligência
Conv.: ACCD, Fórum Adolfo Uchoa, Fórum Eleitoral, Juizado Especial, Ministério Público, Cartório Luiz Castro, Feirantes e proprietários de Barracas, U.E. Maria do Carmo Melo e Pólos Ginasiais Santa Rita e Lindolfo Nunes (Lages).

Dia 14/08 - Domingo - Dia dos Pais
Tema:
Fortalecimento e organização da Pastoral do Dízimo na Comunidade
Leituras: At 6, 1-6; Lc 9, 12-17
Resp.: Pastoral do Batismo, Região das Farinhadas, Região do Baixo Longá e Equipes do Espírito Santo: Temor de Deus e Ciência.
Conv.: Todas a Lourdes, Paróquia Catedral de N.S. da Graça (Parnaíba-Pi), STTR, CERAC, Associações Rurais, Agricultoras, Apicultores, Artesão, Vaqueiros, EMATER, CONSAD, Criadores, Secretaria de Agricultura e Pólos Ginasiais MAgno Pires I (cortado), José Rodrgiues de Melo (Cacimbas I), Luís II(Cacimbas II) e Tenente Freitas (Vitória de Baixo)

Dia 15/08 - Segunda-Feira
DIA DA FESTA
Tema:
Maria, Espelho de Missão e Partilha
Leitura: Leitura Própia
Resp.: Equipe de Liturgia
09h - Missa Solene
17h - Procissão de Encerramento

Venha, participe e traga sua família!

Folder - Programação da Festa a Nossa Sra. de Lourdes 2011

click nas imagens para ampliá-las

terça-feira, 26 de julho de 2011

Agora é São Gonçalo quem está pedindo ajuda!

Por que eu vou ajudar na reforma da Matriz de São Gonçalo.

Deus pede a São Francisco de Assis: Restaura a minha casa! Ele vê uma igreja no vilarejo em ruínas, e logo arregaça as mangas e começa a restaurar aquela igreja. Ao terminar ele descansa e vai rezar. Deus lhe fala novamente, visto todo o esforço e dedicação de Francisco:
- Francisco, restaura a minha igreja!
Ele diz: - Agora a qual Senhor?
- Você!

Antes que os homens sonhassem Batalha, antes que as minas de ametistas revelassem a solidez deste povo, São Gonçalo escolheu um “lugar síntese” das riquezas e do jeito de ser do povo batalhense para de lá recolher todas as lágrimas e alegrias de sua história: alto da matriz. Nosso orgulho maior: Igreja matriz de São Gonçalo do Amarante, padroeiro de Batalha!

Concluída em 1814, na época erguida em estilo Barroco, uma das mais belas da região dos cocais, a Igreja de São Gonçalo é uma mãe de quase 200 anos, a se completar em 2014. Idade suficiente para ser muito amada pelos batalhenses, uma mãe quanto mais velha, mais é amada pelos seus filhos. Que devem cercá-la de carinho e cuidados. Esta comparação deveria ser muito bem assimilada por todos nós nascidos nas Terras de São Gonçalo, outrora um grande latifundiário, que atualmente só tem o terreno de sua matriz.

Esta casa erguida no alto da colina agora pede socorro!

Lugar de refúgio de tantos de nós, em momentos de rara beleza e espiritualidade e expressão de nossa fé, a Igreja de São Gonçalo, é um ícone não só da beleza de nossa arquitetura, suas paredes e torre falam dentro de nossos corações e sonhos.

Quantos de nós ali na sua pia batismal não fomos batizados, eu mesmo ainda criança fui conduzido no dia 30 de outubro de 1976 para receber o santo Batismo, quantos ali diante de seu altar, não selaram a sua união matrimonial, ou no seu patamar começou os namoros que terminaram por assinalar que tínhamos encontrado nossa alma gêmea?   

Quantas vezes ali em momentos de perda dos nossos entes queridos, nossa alma não foi consolada pela oração pelos nossos parentes, que partirão para a casa celeste?   

Quantas belas procissões ali já participamos? Quantos de nós dentro desse templo não recebeu o Cristo pela primeira vez na Eucaristia, na celebração tão emocionante de nossa Primeira Comunhão? Sem falar no dia inesquecível de nossa Crisma? Quantos não saíram dali alimentados pela Palavra Santa de nosso Deus, anunciada em seu púlpito?   

Acrescente se a tudo isto o espetáculo de rara beleza que em todos os anos presenciamos: o patamar salpicado de gente, com suas velas e corações acessos olhando para o mastro que se ergue majestoso que é erguido por braços de todas as cores e força de tanta gente, tão diferentes e tão iguais, a erguer o mastro verde da cor da esperança de nosso povo tendo no cimo a sagrada bandeira que imponente no mastro tripudia, anunciando a quem passar pelo adro da matriz que a Batalha está em festa.
Ou mesmo o ribombar do sino que nunca sai de nossos ouvidos, mesmo com o passar dos tempos quando os nossos ouvidos não são mais os mesmos?
   
Eu disse ao Pe. Evandro ao telefone que ele já tem o dinheiro da reforma da matriz, este dinheiro está no bolso de cada um de nós batalhenses, basta abrirmos o coração e o bolso para fazermos a nossa oferta, mas que não seja o que sobra, porque Deus não precisa de nossas migalhas, Ele é o autor de toda riqueza, ademais quanto é a reforma de nossa casa ninguém compra o mais barato, mas queremos o melhor. Quanto mais quando se trata da casa de nossa família ampliada, a matriz de São Gonçalo, nosso querido padroeiro, ele tem ajudado a muito agora é ele quem está pedindo ajuda, ajudemos na reforma e estaremos ajudando o nosso Santo!

São Gonçalo pede ao Pe. Evandro: Restaura a minha casa! Ele vê uma igreja no alto precisando de reforma, sobretudo do teto, e embelezamento artístico de seus interiores, e logo arregaça as mangas e começa uma campanha, pedindo ajuda aos paroquianos, que devem ser os maiores interessados, por essa reforma, já adiada por anos. Ao terminar a restauração ele descansa e vai rezar.

São Gonçalo lhe fala novamente, visto todo o esforço e dedicação de nosso padre e de seus paroquianos:

- Pe. Evandro, obrigado por restaurar a minha igreja!

Ele diz: - Não fizemos mais que a nossa obrigação, e retribuição pelos favores recebidos de suas mãos ao longo desse quase 160 anos de Paróquia a se completar em 2013!

Ele responde: - Continuarei aqui nesta colina, por muitos anos derramando bênçãos sobre a minha querida Batalha e meus queridos filhos!

Que São Gonçalo do alto da colina, magnânima arquitetura divina, de sua casa de clemência e bondade nos ajude na sensibilização dos corações para esta campanha!

Eu bato palmas, muito feliz. Gosto de São Gonçalo. Sou apaixonado pela sua igreja matriz.

Pe. Leonardo de Sales

Faça sua doação de qualquer quantia!

Dados bancários:

Banco do Brasil
Agência: 3893-8
Conta Corrente: 5.248-5

Maiores Informações:
Paróquia de São Gonçalo, Praça da Matriz, 82 - Centro, CEP: 64.190-000
Fone: +55 (86)3347-1134, Batalha - Piauí - Brasil
Pastoral da Comunicação, e-mail: paroquiasg@gmail.com

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tudo pronto para a 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí

Está tudo pronto para a 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. O evento acontece nos dias 30 e 31 de julho em Campo Maior. Naqueles dias, os representantes de todas as dioceses do Piauí se reúnem na Romaria para propor à sociedade e poder público uma reflexão sobre a convivência do homem com o meio ambiente.

A cada ano a Romaria vem sendo realizada em consonância com a Campanha da Fraternidade, este ano, a 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí tem como tema "Salvar a Terra e Salvar a Água é Salvar a Vida", frase curta, mas com uma mensagem direta: Se você não preservar o meio ambiente, será difícil manter a vida no planeta, inclusive de seres humanos.

A programação em Campo Maior tem início com a acolhida dos romeiros de todo Piauí entre 8h e 12h do dia 30 de julho. Às 14h acontecem os seminários temáticos em seis paróquias diferentes da cidade, seguido de um momento de espiritualidade. Às 18h haverá um dos momentos mais fortes desta Romaria, o "abraço" ao Açude Grande, gesto que visa conscientizar sobre o grau de poluição naquele que um dia foi a fonte de abastecimento de água em Campo Maior.

Ainda no dia 30 todos os romeiros participam de uma Tribula Livre às 19h, encerrando as atividades do dia com uma Noite Cultural animada com o show de Zé Vicente. No dia 31 todos participam da Eucaristia às 5h da manhã, seguida do envio dos romeiros.

Fonte: CNBB

Ministério de Música elege nova coordenação

No dia 12 de julho de 2011, terça-feira, foi realizada uma reunião no Centro Pastoral Irmã Nilva, com a presença do Administrador paroquial Pe. Evandro e o Ministério de Música da Paróquia São Gonçalo, com o objetivo de oficializar o mesmo.

Pe. Evandro iniciou a reunião e comentou sobre o novo aparelho de som da paróquia (que ele havia comprado na ultima viagem que fez a Teresina). Falou também que será feita uma votação para a escolha da coordenação do Ministério de Música na qual foram eleitos: Prof. Francisco Antonio (coordenador), Manoel Ibiapina (secretário) e Thiago da Paz (tesoureiro).

Mistério de Música da Paróquia São Gonçalo:

Prof. Francisco Antonio: Teclado
Manoel: Violão
Thiago: Violão
Nonato Silva: Cantor
Ismael: Cantor
Gerson: Cantor
Márcio: Cantor
Deusa: Cantora

Por: Gerson Misael

sábado, 9 de julho de 2011

Regional realiza Assembleia Pastoral

Teve inicio na noite de quinta-feira (07) a XXI Assembléia Pastoral da CNBB – Regional Nordeste IV, no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina.

A Assembléia Pastoral Regional é o órgão auxiliar consultivo de que se serve o Conselho Episcopal de Pastoral (CONSER).

O tema de estudo desta Assembléia são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja Brasil, para o quadriênio 2011-1015. As Diretrizes em estudo, foram aprovadas pela última Assembléia Geral da CNBB, em Aparecida, em maio deste ano.

As Diretrizes atualizam as ações da Igreja em conformidade com as mudanças de época e transformações radicais na totalidade da existência, que, muitas vezes provocam perplexidade, ameaçam a vida e levam o ser humano a se afastar dos valores do Reino de Deus. As Diretrizes nos levam a perceber os sinais dos tempos e os desafios que neles se manisfestam.

Encontram-se reunidos todos os Bispos das Dioceses Piauí que formam o Regional Nordeste IV da CNBB, os coordenadores diocesanos de pastoral, membros do Conselho Regional do Clero, coordenadores regionais de pastoral, organismos e movimentos.

A XXI Assembléia está sendo assessorada por Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís, no Maranhão, e Vice-Pesidente da CNBB. Dom Belisário foi um dos responsável pela redação das atuais Diretrizes.

Na abertura da XXI Assembléia Pastoral, Pe. Luiz Eduardo, Secretário Executivo motivou a Assembléia o acolhimento, no Regional Nordeste IV, da nova Presidência do CONSER: Dom Alfredo Schaffler – Bispo de Parnaiba, Dom Juarez Silva - Bispo de Oeiras e Dom Plinio Luz – Bispo de Picos, respectivamente Presidente, Vice-Presidente e Secretário.

A comunidade da Vila Irmã Dulce acolherá neste sábado os participantes da Assembléia para a Eucaristia desse dia. A celebração na comunidade já é uma tradição das Assembléias do Regional e um modo de todo aqueles que participam desse acontecimento eclesial, sentirem um pouco das realidades e da vida do povo.

A XXI Assembléia Pastoral Regional continua até o dia 10. O encerramento se dará com A celebração Eucarística presidida por Dom Juarez, na Capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus.

Fonte: CNBB/Regional Nordeste 4

Tema da CF-2012 é apresentado na abertura da ExpoCatólica

Na manhã da última quinta-feira, 7, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, coordenou a apresentação oficial do tema da Campanha da Fraternidade de 2012, “Fraternidade e Saúde Pública”, na abertura da ExpoCatólica, que acontece entre 7 e 10 de julho, no Pavilhão Verde do ExpoCenter Norte, em São Paulo (SP).

"A campanha é um tempo breve para que a população tenha consciência do tema abordado. Temos a melhor proposta de saúde pública do mundo, o SUS, mas os nossos pobres nem sempre têm acesso. A nossa saúde publica é um grande problema. Precisamos tomar consciência disso para que tenhamos uma atitude", disse durante sua apresentação o secretário da CNBB.

Estiveram presentes o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer; o secretário executivo da Campanha da Fraternidade (CF), padre Luiz Carlos Dias; representantes do governo estadual paulista e do federal, bem como o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman.

"Nós, católicos, fazemos muitas  coisas, mas nem sempre as tornamos visíveis. Não apresentamos publicamente aquilo que fazemos seguindo o conselho de Jesus: 'Que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita'. Mas Cristo também falou: 'Que brilhe a vossa luz'. Por isso, precisamos sim mostrar aquilo que a Igreja católica faz e promove para a sociedade", destacou dom Odilo.

O diretor da Feira, Fábio Castro, iniciou seu discurso usando a mesma passagem Bíblica: "Que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita" (Mt 6,3). "Criamos há oito anos a ExpoCatólica, primeira feira da América latina do segmento religioso, um projeto que, na época parecia muito ousado, devido os desafios diários. A Igreja não sabe expor suas obras. Mas há sim uma busca pelo reconhecimento do que deve ser mostrado para uma maior adesão. A exposição é para multiplicar seus feitos. Testemunhar todo testemunho. É preciso que sejamos vistos e possamos evangelizar mais".

O Cônsul de Israel, ILan Sztulman, disse que estava presente para deixar três mensagens: "Primeiramente, estou aqui para confraternizar com a Igreja Católica. O judaísmo tem por valor mais alto a vida. Em segundo lugar, reconhecer que o trabalho que a Igreja faz é salvar a vida, o mais importante que temos. E o terceiro é porque eu represento a terra de Israel, que é a Terra Santa, é que não é somente dos Judeus. E eu quero convidá-los a visitá-la, pois lá é a casa de vocês também".

ExpoCatólica

Principal evento católico do gênero e considerada a maior feira de negócios e serviços religiosos da América Latina, chega à sua 8ª edição. São mais de 200 expositores presentes no evento. A Feira é realizada desde 2003. O evento conta anualmente com cerca de 35.000 visitantes.

Outro destaque da ExpoCatólica são os eventos realizados paralelamente, como o Salão ANEC de Educação Católica, a Expo Vocacional, o Salão Peregrinus – de turismo religioso – e o Congresso Nacional de Gestão Eclesial (Conage), que está em sua 7ª Edição.Para a entrada, é preciso doar 1kg de alimento não perecível (exceto sal).


Fonte: CNBB

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pe. Pinto visita a Paróquia São Gonçalo

No dia 09, sábado, Pe. Pinto estará visitando a Paróquia São Gonçalo para celebrar a Santa Missa em sufrágio da alma de JONAS pelo aniversário de um ano do encontro definitivo com o Pai às 16h e 30min na Igreja Matriz.

Pe. Pinto irá presidir a Missa Dominical dia 10 às 8h, substituindo Pe. Evandro que estará participando da Assembléia Regional de Pastoral em Teresina.

Por: PasCom – Batalha-PI.

Reforma da Igreja Matriz


Foi iniciada ontem (06/07) a reforma da Igreja Matriz, queremos em nome do Pe. Evandro agradecer aos irmãos e irmãs que já colaboraram com esta reforma e informamos que estamos precisando de sua ajuda financeira para dar continuidade na reforma.

Entregue sua colaboração na Secretaria paroquial e ficaremos bastante gratos.


Paróquia São Gonçalo nos Festejos em Piracuruca

A Paróquia São Gonçalo estar convidada para participar dos Festejos a Nossa Senhora do Carmo, Padroeira de Piracuruca no dia 15 de julho.

Informamos que iremos providenciar um ônibus para fazer uma romaria até esta festa de Nossa Senhora. Pe. Evandro presidirá a celebração eucarística e gostaria de contar com a presença efetiva dos paroquianos de Batalha, devotos de Nossa Senhora e de São Gonçalo.




NOVENÁRIO DA PADROEIRA DE PIRACURUCA
Nossa Senhora do Carmo
Tema "Fé, Dízimo e Missão"
De 06 a 16 de julho de 2011

"vinde, exultemos em Javé, aclamemos o Rochedo que nos salva;
“Entremos com louvor em sua presença, vamos aclamá-lo com músicas”
(Seu 95,1-2)

É na exultação que fazemos a você, sua família e amigos nosso convite de oração para celebrar o novenário a Nossa senhora do Carmo, patrona de Piracuruca.

Com o tema "Fé, dízimo e missão" contemplamos a luz da auto-sustentação em nossa Paróquia, por meio da partilha e corresponsabilidade, porque ser igreja é entregar a si mesmo, como o fez Jesus de Nazaré, por um mundo melhor e pela edificação do Reino de Deus.

Contudo, o mundo está marcado pela desmoralização e banalização do sagrado. A descrença toma conta da vida de muitos. Se já não há fé, não há missão; sem esta não há anúncio da Boa Nova. E sem a transmissão da Palavra a Igreja sucumbirá.

A festividade da Padroeira é tempo oportuno para reavivar a chama da missão, pois a graça de Deus se manifesta de modo extraordinário, despertando-nos torna ciente de que a Igreja depende nós, porque somos batizados.

Venha ser Igreja-missionária de Cristo!

Vamos exultar juntos à Santíssima Trindade, com a força da Bem-aventurada dentre todas as mulheres, Maria, mãe de Deus e nossa!

Cordialmente,

Pe. Paulo Jorge e Conselho de Pastoral Paroquial.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dom Rufino celebra 40 anos de episcopado

Dom Joaquim Rufino, Bispo Emérito de nossa Diocese de Parnaíba completou no dia 04 de julho, 40 anos de episcopado.

Pe. Evandro, administrador da paróquia São Gonçalo de Batalha esteve presente na solenidade realizada em homenagem a Dom Rufino em Parnaíba.

Foi um momento especial marcado pela presença de Dom Sérgio da Rocha, ex-bispo de Teresina e recentemente nomeado bispo da arquidiocese de Brasília e de Dom Plínio Pinto da Silva, bispo da Diocese de Picos.

O ponto alto das comemorações foi a celebração eucarística celebrada em ação de graças na catedral de Nossa Senhora da Graça, presidida pelo bispo diocesano Dom Alfredo e concelebrada por Dom Juarez (Bispo de Oeiras), Dom Valdemir e Dom Augusto (Bispos de Floriano). Participação bem particular foi a do bispo diocesano de Quixadá, Dom Ângelo que veio acompanhado de vários padres e seminaristas. Quixadá foi a primeira diocese de Dom Joaquim como bispo. Na ocasião Dom Rufino agradeceu a presença de Pe. Evandro e enviou saudações as Irmãs Filhas de Sant’Ana e a todos batalhenses.


Regional Nordeste 4 Realiza sua 21ª Assembléia

Nos próximos dias 7 a 9 de julho, acontece a 21ª Assembléia do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí). O evento será realizado no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina.

Este ano, o tema do encontro é “As Diretrizes para a Ação Evangelizadora no Brasil” e terá como objetivo discutir e colocar em prática a proposta das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2011-2015).

Irá coordenar a Assembléia o arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),dom José Belisário da Silva. Também estarão presentes os bispos do Regional NE4 e coordenadores das diversas pastorais.

Uma missa com todos os participantes será celebrada na Vila Irmã Dulce, em homenagem à beatificação da Irmã Dulce. A missa será presidida na igreja Sagrado Coração de Jesus.

Por: CNBB/Regional Nordeste 4

Jornada Mundial da Juventude - Madrid 2011 (16 - 21 Agosto)

Toda a Juventude católica do mundo está convidada neste ano pelo Papa Bento XVI a estar “enraizada e edificada em Cristo” e a ser “firme na fé”, por meio da Jornada Mundial da Juventude de 2011 (JMJ-2011), que acontecerá nas belas e acolhedoras terras de Madri, capital da Espanha.

Milhares de jovens de todo o mundo movidos pelo desejo de celebrar o seguimento de Jesus, se encontrarão com o papa no mês de agosto em Madri, para uma experiência que deseja marcar a vida de todos os jovens do mundo que fazem opção de estar sempre enraizados e edificados em Cristo.

A Delegação Oficial do Brasil para a Jornada Mundial da Juventude 2011 está sendo organizada pela CNBB através do Setor da Juventude, que levará mais de 600 jovens, assessores, religiosos, padres e bispos para Madrid.


As Pastorais da Juventude do Brasil estão inseridas nesse processo e têm a felicidade de participar da delegação oficial com um grande número de delegados de todos os cantos do Brasil, sem contar com os jovens, assessores e amantes da juventude que participam por iniciativa própria, com intuito de vivenciar este importante e marcante acontecimento da vida da Igreja Católica, em favor a Juventude discípula de Jesus Cristo.

Para ajudar na preparação e na vivência da JMJ 2011, a Coordenação Nacional da PJ está preparando textos e roteiros, que serão divulgados e disponibilizados, para aqueles que irão ou não para a JMJ. O desejo é que todos os grupos de jovens do país possam viver um pouco da JMJ mesmo não estando em Madri.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Um ano sem o Jonas, um ano do Jonas no céu!

Faltando 15 minutos para o último dia da semana, sábado (às 23.45 de sexta-feira) estando fechadas as portas do apartamento 3001, do Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza, Jesus entrou. Aproximou-se do nosso amigo Jonas e disse: “Vem comigo, bendito de meu Pai!”.

Lá fora, reinava a escuridão da noite. Era o cenário perfeito para alguém que veio para ser “luz”: Para todos nós era também tempo novo um renascer. As luzes e o clarão que o dia houvera perdido a pouco descia sobre nós e a solidão e a tristeza nos envolvia. No céu, já era alvorada. Chegava uma nova luz. Um filho querido voltava para casa. Os anjos comemoravam a volta de mais um anjo para casa.

Sábado, dia da memória de Nossa Senhora, da qual Jonas era tão devoto! A notícia de sua morte toma conta dos e-mails dos amigos, dos sites de nossa terra, do boca-a-boca, e chega ao coração de cada um que em vida o amou. Uma chuva fria invadiu os nossos corações, se misturando às lágrimas dos amigos que o amavam.

O sentimento, por um lado, era de orfandade, de vazio, de solidão, de saudade. Por outro, reinava também um sentimento de profunda gratidão e alegria pela obra deixada pelo amigo Jonas em 32 anos de uma presença que a história perpetuará na memória e na vida de quem como eu, tive o privilégio de crescer junto com ele. A sua amizade, seu trato e bondade para com todos é uma unanimidade.

Estamos diante do mistério. Escapa ao poder humano decidir sobre o sentido último da vida. Ela volta àquele que detém a chave de todos os segredos, a resposta a todas as interrogações e a ciência de todos os caminhos. Diante da morte, o espírito experimenta que está remetido a um maior que impede o triunfo do absurdo. Deve ter um sentido último definitivo e assegurado para aqueles que morrem crendo na ressurreição.

Cada morte deixa uma interrogação em aberto à espera da manifestação da luz que espanca todas as trevas do mistério da vida. A morte não deverá ser a última palavra, nem o desespero a última condição humana!

Domingo de sol e de frio. De cantos e de lamentos. De louvor e de emoção. Após uma celebração eucarística, memorial da paixão de Cristo por nós, celebração da paixão do Jonas, presidida emocionalmente pelo nosso pequeno-grande Pe. Pinto, seu provedor e amigo; seu corpo desceu à sepultura, longe de muitos dos seus amigos, mas próximo de seus parentes e, também de tantos que se enfileiravam subindo a ladeira rumo ao cemitério São Gonçalo, onde se encontra o seu corpo.

Falar do Jonas é difícil, mas ao mesmo tempo é tão fácil.
Jonas tinha uma estatura de um gigante, sempre foi o maior da turma, nasceu depois de muito tempo em que o casal dona Francisca e seu João não tiveram filhos, foi a “rapa do tacho”, como se diz em nossa terra, porém, era um gigante com o coração de um menino.

Recordo-me de você, seu narigão, suas grandes orelhas que lhe valeram o apelido de “orelha de abano”, que ao ouvir a nós meninos lhe “zoar” ficava zangado e usava de seu tamanho para nos amedrontar, mas logo passava, e nos convidava a subir no majestoso e frondoso pé de siriguela, para chupá-las; árvore que até hoje se conserva no quintal de seus pais, ah que saudades Jonas!

Saudade dos banhos no riacho grande, na barroca de louça, das brincadeiras com o Neto do Dió, sempre o mais esperto de nossa turma, com o Denis, o João Filho, o Júlio, o Gachá que você sempre dava caçoletas, por ser o menor e mais zangado da nossa rua. Que saudades!

Saudades dos tempos em que nos embrenhávamos nas matas dos interiores, na Toyota da paróquia, nas missas em que acompanhávamos o Pe. Pinto, saudades de ver você todo compenetrado dirigindo o novo carro da paróquia o “Lada”, do Pe. Pinto. Saudades de suas brigas com o João Ana, quando você carregava cada uma das pedras “cabeça de jacaré”, para a construção da gruta de Nossa Senhora de Lourdes; e das caras de ciúmes da inesquecível Toinha Soares, que não queria que você mexesse na secretária. Sem esquecer o Arnaldo, a dona Mazé, cozinheira da casa paroquial, e o Joaquim Trindade sempre a defendê-lo como seu padrinho de crisma.

Meus olhos vertem lágrimas ao me lembrar dos invernos, quando as coxias se alagavam e nós fazíamos um campeonato de barquinho, para ver qual o barco chegaria primeiro lá na ponte da doutora Rubenita, em que você caprichava na decoração de seu barquinho, com os papéis trazidos de Fortaleza por sua irmã freira, a Ir. Lourdes. Hoje, qual um barco que descia rumo à ponte você navega no coração de Deus.

Lembro com saudades das vezes que íamos com seu Luizinho, o seu avô, para a Nova Vida, buscar manga e cana, que você ia à frente com o Carlos Henrique, da Mazé, seu sobrinho, sempre pra pegar as mangas mais vistosas, agora a sua Nova Vida é está junto de Deus, com a dona Iaiá, sua avó.

Por fim, Jonas qual o Profeta de quem você herdou o nome, agora você faz a experiência de mergulhar na barriga de um peixe, e neste imenso aquário que é o mundo de Deus, re-elabora a dimensão de sua vida, agora sem as dores do câncer, você pode experimentar a recompensa pelas gostosas gargalhadas que você dava com os amigos, as brincadeiras, bem próprias do “menino-homem”, apelido que lhe demos na rua, nos idos tempos de menino.

Há pessoas que morrem de câncer e morrem curadas, você é uma delas, que fez da doença uma participação na Paixão de Cristo, cujas dores vão se completando mundo a fora, até o dia da libertação final, agora sem choro nem dores em fim libertos!

Agora é o silêncio da semente que aguarda o renascer, a vida nova que irá desabrochar; o silêncio da saudade fecunda. Ressoa no ar o último sussurrar de suas palavras gravadas por mim por ocasião de um de nossos últimos encontros, durante um dos festejos de São Gonçalo, um grito quase inaudível: “Até a próxima”.

“E aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola”. Assim, reza a liturgia no prefácio da missa dos mortos. Uma verdade!

A ressurreição responde a essas interrogações inarredáveis do coração. A vida passa pela morte, mas não é tragada por ela. Triunfa mais perfeita. O homem não nasce para morrer. Morre para ressuscitar.

Jonas obrigado:
Pela continuação de sua presença entre nós, por meio de seus dois filhinhos: O Luis Gustavo e a Heloísa, nascidos do seu amor, numa liturgia de corpos com a Márcia, sua esposa!

Obrigado pela sua vida, tão breve, mais tão longa em lições que nasceram de seus dias entre nós!

Obrigado pelo seu testemunho de fé, durante o seu calvário, nas idas e vindas do hospital!

Obrigado pelas pessoas que você cativou no seu leito, a amizade dos médicos e enfermeiros (as), a coragem e a audácia amorosa de seus familiares que fizeram o possível para salvar a sua vida!

Obrigado com um gosto na boca das mangas da Nova Vida, pelos seus 32 anos entre nós!

Enquanto seu corpo, cansado e desfigurado, repousa na escuridão da terra, Jonas comparece luminoso diante do Cristo que lhe pergunta: “Tu me amas?” E ele, feliz e sorrindo, responde: “Tu sabes tudo; tu sabes que te amo... e eu sei que DEUS É BOM!” Jesus o abraça forte e diz: “Entra para alegria do teu Senhor, tu que passaste a vida fazendo o bem, agindo sempre em meu nome”.

Um ano se passou, mais parece que foi ontem, em que acordamos sem ter você!
Porém, “A morte não é verdade para quem viveu bem a vida!”.

Faço minhas as palavras infinitamente mais competentes do Milton Nascimento e do Fernando Brant, na canção da América: “Pois seja o que vier, venha o que vier qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar, qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar”. Pois, a saudade não significa dizer que estamos distantes um do outro, mas que um dia estivemos juntos.Sabemos que "para estar juntos não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro do peito"

Jonas, amigo querido, desculpe, mas acho que também no céu, Deus nos permitirá brincar: pois Deus é amor, mas também Deus é humor! Por isso, me permita terminar esta mensagem dizendo assim: “Orelha de abano” até a eternidade! Aleluia! Amém!

Com saudades,

Seu amigo

Pe. Leonardo de Sales.

12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí



Iniciou-se ontem nos setores e comunidades os encontros  em preparação para a 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí .

Que cada pessoa possa participar no seu respectivo setor ou comunidade ou nas pastorais e movimentos.


Por: Jean Carlos

Projeto Amigos e Deus

O Grupo de Oração Servos da Misericórdia está se reunindo todas as segundas-feiras no Centro Pastoral Ir. Nilva, a partir das 19:00 h, para aprofundar-se na formação de todos os servos.

Estamos estudando o projeto Amigos de Deus, proposto pela RCC Brasil. O Projeto nasceu na RCC do Estado do Paraná e está sendo implantado em todo o país com o objetivo de unir toda a RCC do Brasil em oração, jejum, sacrifícios e penitência inspirados nos livros de Judite e de Neemias, a fim de reavivar a espiritualidade dos seus membros através da Oração Pessoal, da Meditação da Palavra de Deus, da Adoração e participação da Eucaristia, da frequência ao Sacramento da Reconciliação (confissão), da prática semanal do Jejum e da reza diária do Santo Terço.

Retiro de Experiência de Oração


Renovação Carismática Católica
Batalha - PI

Kairós = "o tempo de Deus" não pode ser medido e sim vivido...

Dias 23 E 24 de Julho no Karalbal

 
Por: Jean Carlos

Convite

Diocese de Parnaíba
Paróquia de São Gonçalo
Comunidade Cana Brava
Batalha-PI

FESTEJO DE NOSSA SENHORA DO CARMO

06 a 16 de julho de 2011

TEMA: “Com Nossa Senhora seremos mais fortes na missão em defesa da vida”.

MOTIVAÇÃO

É missão de todo cristão, anunciar a palavra do Cristo Vivo, falar do seu Reino de amor, justiça e fraternidade. Defender a vida em todos os estágios afim de que todo ser humano tenha vida com dignidade. Foi Cristo quem nos prometeu “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10). Por esse motivo, a Comunidade Cana Brava tem a honra de convidar os fiéis devotos de Nosso Senhora do Carmo a participarem de mais uma festa dedicada à Padroeira de nossa comunidade cujo o tema é “Com Nossa Senhora seremos mais fortes na missão em defesa da vida”.

Participe!

Cordial abraço,
Equipe organizadora.

PROGRAMAÇÃO


Dia 06 (Qua)
Às 17:00h Levante do Mastro
Gn 41,55-57.42,5-7a.17-24. Sl 33. Mt 10,1-7
Responsáveis: Cde. N. S. de Fátima – Cortado
Dia 07 (Qui)
Gn 44,18-21.23-29.45,1-5. Sl 105. Mt 10,7-15
Cde. Santo Antonio – B. Verde; S. João Batista – Poção dos Amaros e Mãe Rainha
Dia 08 (Sex)
Gn 46,1-7.28-30. Sl 37. Mt 10,16-23
Cde. N. S. das Dores – Imbiribas; N. S. Aparecida – Poção III e Crianças
Dia 09 (Sáb)
Gn 49,29-33.50,15-25. Sl 105. Mt 10,24-33
Cde. N.S. de Fátima – C. Galo; N.S. Aparecida – Santana e Casais
Dia 10 (Dom)
Is 55,10-11. Sl 65. Mt 13,1-23
Cde. N.S. das Graças – Maribomdo; Mãe Rainha –  Patizal; Juventude e SINDSERM
Dia 11 (Seg)
Ex 1,8-14.22. Sl 124. Mt 10,34-11,1
Cde. N. S. de Fátima – Cortado; S. Francisco – Frexeira e Associação de Moradores
Dia 12 (Ter)
Ex 2,1-15. Sl 69. Mt 11,20-24
Cde. S. Domingos – B. da Roça; S. Elizabete – Bacurizeiro
Dia 13 (Qua)
Ex 3,1-6.9-12. Sl 103. Mt 11,25-27
Cde. S. Isabel – T. Nova; N. S. das Graças – Carpina I e Missionários Populares (SMP)
Dia 14 (Qui)
Ex 3,13-20. Sl 105. Mt 11,28-30
Cde. S. J. Batista – Cacimbas I; S. Vicente de Paulo e Aposentados
Dia 15 (Sex)
Ex 11,10-12.14. Sl 116. Mt 12,1-8
Cde. Senhora Santana – Anajá; N. S. da Conceição – Palmeiras; N. S. do Carmo – Cana Brava; STTR
Dia 16 (Sáb)
Zc 2,14-17. Lc 1,46-55. Mt 12,46-50
Dia da Festa
Procissão às 16:00h;
Santa Missa às 17:00h

INFORMES:
  • Todos os dias às 19:00hs – Novena seguida de leilão;
  • Dia 09/07/2011 – Preparação de Pais e Padrinhos, às 14:00 h.
      Por: Nonato Silva.