Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Movimento Luz Vida realizará retiro em Caraíbas

O Movimento Evangelizador Luz Vida da paróquia São Gonçalo realizará o II Oásis da Vida Nova em Caraíbas dos dias 5 a 21 de janeiro de 2012. Motivado pelas Santas Missões Populares (SMP) o movimento quer formar novos evangelizadores comprometidos com a missão da Igreja de transformar o mundo. Isto só será possível conduzindo a juventude ao Encontro Pessoal com Jesus Cristo e a vida eclesial e sacramental.

O OÁSIS terá vagas para 40 participantes e 10 animadores e estará sobre a coordenação geral de Pe. Evandro, administrador paroquial.

Para garantir um ambiente saudável e uma estrutura necessária, os jovens do Luz Vida contam mais uma vez com a grande generosidade daqueles que desejam ser bem feitores deste projeto de transformação de vidas.

10 anos sem a Toinha Soares

A morte de Antônia Soares Caxias, a nossa Toinha, em 30 de novembro de 2001, de forma brutal num acidente automobilístico na estrada entre Batalha e Piracuruca, trazia em si um impacto que jamais fora assimilado por mim. O inesperado levou a uma comoção geral entre amigos, familiares e a comunidade católica local. Toinha gozava de plena saúde e não se podia esperar tal desastre fatal que ceifou a sua vida.

Hoje faz dez anos da partida da querida amiga Toinha Soares, nossa inesquecível Toinha. Quem não se lembra dela, sempre com um largo sorriso no rosto atendendo na secretaria da paróquia?


Dona de um talento invejável, o das artes plásticas, ninguém pintava as bandeiras das procissões como ela, sem falar no traçado das linhas que a imortalizam na bandeira municipal de Batalha.

Sempre que vou à Batalha gosto de saber como está a Laila, sua filha, da última vez que a vi percebi um olhar muito tristonho nela, apontando para o infinito quero crer que é um olhar de eterna saudade de sua mãe, uma vez que nunca foi reconhecida devidamente pelos demais parentes paternos que imbuídos de sentimentos pouco dignos a deixaram de escanteio.

Toinha temos que ter claro este pensamento, que tenho ruminado nos últimos dias pensando em tantas pessoas, que como você partiu sem ao menos dizer adeus, nos últimos tempos tenho pensado que quando eu não estiver mais aqui, as flores crescerão normalmente, os pássaros voarão e as pessoas nem notarão a minha ausência. Seguirão os seus caminhos felizes e eu terei somente uma certeza de que estive aqui lado a lado com as pessoas e fui feliz...

Nossos corações experimentam hoje, quando já se passaram dez anos de sua partida, uma vez mais, aquele aperto que vem da saudade. Esta saudade, muitas vezes, dói muito. Não é só uma dor. É uma lembrança que reaviva lições inesquecíveis de gratidão e amor, renova sentimentos que a ausência dos que se foram não pode obscurecer. Pelo contrário, essa lembrança nos coloca a todos na mesma condição humana.

Todos nós morreremos. Todos nós, cedo ou tarde, numa ou noutra circunstância, na estrada entre Piracuruca e Batalha, em cima de uma cama sofrendo de uma doença, de uma hora para outra, não saberemos como, experimentaremos a morte que nos tira deste mundo, ou leva a quem amamos muito. Obrigado Toinha pela sua passagem em nossa vida, pelo seu sorriso e paciência com tantas pessoas no exercício burocrático de sua função como secretaria paroquial por anos e anos!

Mas, obrigado mesmo pelo dom que foi a sua vida! Pelas suas mãos artísticas que desenharam e pintaram o mistério de Deus em tantas bandeiras que ostentam nossas devoções, que seu talento foi capaz de pintar. Já o beato João Paulo II dizia escrevendo aos artistas: “(…) A arte é, por sua natureza, uma espécie de apelo ao Mistério. [13] “Na realidade, o artista vive sempre à procura do sentido mais íntimo das coisas; toda a sua preocupação é conseguir exprimir o mundo do inefável”.

Suas mãos coloriram o mundo, com as tintas de sua bondade, e agora que você já se encontra diante da Beleza infinita do amor de Deus no céu, nos ajude a desenhar um mundo mais parecido com um fim de tarde de procissão, como aquele do dia 1º de janeiro quando a bandeira pintada por suas mãos tripudia em nossas ruas contagiando o nosso povo de alegria ao expressarem a sua fé!

O poeta inglês John Donne (†1631) expressou de maneira feliz o que eu gostaria de dizer nestes dez anos sem você. Ele Estava doente, de cama, e ouviu os sinos baterem com aquele toque que anunciava a morte de alguém. O poeta perguntou, então, aos que o cercavam: “Por quem os sinos dobram?”, e ele próprio respondeu: “Eles dobram por ti!” Sim, quando morre um membro da comunidade, são todos os seus membros que participam da mesma dor, por se empobrecerem um pouco com a morte dessa pessoa. É o que sentimos Toinha. Nossa Batalha já não é mais a mesma sem você! Mas o céu é mais céu com a sua chegada!

Sem a Dona Maria Padeira, sua mãe, o Juvenal, seu irmão, aquela esquina onde vocês moravam ficou tão triste!

Corta o coração passar por ali. Mas, ao passar ali, nos recordamos de todos vocês, sei que talvez no céu não tenha esquina, mas se tiver se chama esquina da Dona Maria Padeira, mãe de nossa inesquecível Toinha Soares.

Até outro dia Toinha quando nos encontrarmos no céu, onde não tem esquina, mas, deve ter aquele inesquecível pirulito de rapadura que só sua mãe sabia fazer, pois sabemos que o céu é doce! Até lá!

Pe. Leonardo de Sales
Fonte: Página de Batalha

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DNJ - 26 anos de história.

A Paróquia São Gonçalo celebrou com alegria, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) neste final de semana, 26 e 27 de novembro.

O evento iniciou na noite do dia 26 com a vigília que foi dividida em duas partes: Vigília do Ofício das Comunidades e Adoração ao Santíssimo Sacramento exposto no altar.

Na manhã de domingo teve início com a Celebração Eucarística, após, o café da manhã e caminhada pelas ruas, na qual foram realizada duas paradas, entre os poderes: Executivo e Judiciário com o objetivo de reivindicar, mais apoio, mais justiça, espaços e projetos voltados para os jovens.


A caminhada foi concluida em frente a Igreja Matriz, na seqüência houve palestras sobre: "Juventude e protagonismo feminino" e "A participação das mulheres nas políticas públicas".

Durante o evento houve muita animação, testemunhos de jovens mulheres comprometidas com a comunidade, coreografias e orações.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

DNJ, O Mais Esperado Evento Juvenil da Paróquia

Queridos Jovens da Paróquia São Gonçalo, aproxima-se o mais esperado evento católoco juvenil, o (DNJ) Dia Nacional da Juventude. Após os festejos dos 25 anos de história, o DNJ inspirados em São Paulo Apóstolo, foi ao longo dos 25 anos construindo raízes profundas na vida dos jovens do Brasil. O DNJ de 2011, volta o seu olhar para a "mulher". Sendo ela a portadora da vida, Deus a escolheu para testemunhar a sua imensa bondade. Toda mulher porta a ternura do amor de Deus. Porque Deus é amor e portador da vida.

Tema do DNJ 2011 é: “ Juventude e Protagonismo Feminino”.
Lema: Jovens Mulheres tecendo Relações de Vida”.

Convidamos você jovem, a participar de nossa programação

Dia 26: Local Igreja matriz
  • 20h - Acolhida
  • 20h30m - Vigília
  • 22h30m - Encerramento com a benção do Santíssimo
Dia 27: Local Igreja Matriz
  • 8h - MISSA
  • 9h30m - Concentração / coreografia e lanche (praça da matriz)
  • 10h - Caminhada até o Ginásio
  • 10h15m - Animação
  • 10h30m - Palestra: “Juventude e protagonismo feminino” (Patrícia Vasconcelos)
  • 11h - Histórico da caminhada da Juventude (DNJ)
  • 11h20m - Palestra: “A participação das mulheres nas políticas públicas (Ana Amélia)
  • 11h50 - Apresentação - Caipiras do Dedila
  • 12h15 - Agradecimento / animação e encerramento
Setor Juventude

"Maria, Maria: quem trás no peito essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida!"
(Milton Nascimento)

Convite e Programação da Festa de São Gonçalo




Festejo a São Gonçalo
A Igreja em Estado Permanente de Missão
"Ide pelo mundo e anunciai a Boa-Nova a toda criatura”
(Mc 16,15)
22/12 de 2011 a 01/01 de 2012




CONVITE

Imbuídos do espírito missionário, iluminados pelas Santas Missões Populares (SMP) e pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil(DGAG), convidamos você paroquiano(a), visitante, filho(a) ausente e todos os devotos do glorioso São Gonçalo para o seu sublime novenário.

Esse é o tempo especial para renovarmos nosso compromisso batismal, de ouvir a “Jesus Cristo, o grande missionário do Pai, que pela força do Espírito, nos envia, como discípulos seus em constante atitude de missão” (n. 30 DGAE 2011-2015).

A Igreja existe para evangelizar, por tanto, “Ela estar em Estado Permanente de Missão. Vamos, pois, suplicar ao Santo Espírito que nos preencha de paixão por Jesus Cristo para igualmente transbordar Cristo, no testemunho e no anúncio explícito de sua Pessoa e Mensagem” (n. 30 DGAE 2011-2015).

Esta experiência cristã chegou até nós pelo testemunho de nossos pais que nos transmitiram a beleza da fé e nos conduziram aos sagrados sacramentos na igreja matriz de Batalha; templo divino que em 2014 estará celebrando o Jubileu de 200 anos de sua construção.

Boas festas!

Fraternalmente,
Pe. Evandro, CPP e equipe organizadora

PROGRAMAÇÃO


Diariamente haverá:
  • 18:00h – Banda de Música
  • 18:10h – Novena / Confissões
  • 19:00h – Eucaristia / Movimento Social
Eventos Especiais:
  • Missa na noite do Natal – Dia 24 às 23h
  • Novena a N. S. do Perpétuo Socorro – Dia 27 às 12h
  • Missa com Idosos e enfermos – Dia 28 às 08h
  • Benção das motos e carros – Dia 30/12 às 16h
  • Missa com os vaqueiros – Dia 31/12 às 09h
  • Benção dos vaqueiros e desfile – às 10h
  • Missa no Reveillon – Dia 31 às 22h30min
Batizados:
  • Dia 25/12 e 01/01 de 2012 às 09h
Palestras para pais e padrinhos
  • Dia: 24/12 e 30/12 às 15h
Casamentos:
  • Dia 24/12 às 08h
Reunião com os Noivos
  • Dia 17/12 às 08h
Dia da Festa:
  • 09h – Missa da Festa
  • 17h – Procissão luminosa, agradecimentos e Benção do Santíssimo
Dia 22/12 – Quinta-feira – LEVANTE DO MASTRO
Responsáveis pela Bandeira:
Apostolado Oração e Setor N. Senhora da Boa Esperança.
05h – Alvorada e Café da manhã.
17h – Saída com a bandeira de São Gonçalo da Igreja Matriz.
17h – Concentração – Centro Social Lar Sant’Ana
17h e 30min – Procissão com Mastro.
18h – Santa Missa
Tema: A Igreja existe para evangelizar:
Leituras:
Ef 4, 1-7. 11-13; Sl 95(96); Mt 28, 16-20
Is 52, 7-10; Sl. 116(117); Mc 16, 15-20
Resp.: Equipe de Liturgia e Filhos Ausentes

Dia 23/12 – Sexta-feira
Tema: Evangelizar a partir de Jesus Cristo…
Leituras:
Ez 34, 11-16; Sl 22(23); Lc 4, 14-30 
Resp.: Setor São Tiago, Região do Massapê e Equipe do Espírito Santo: Sabedoria, Pastoral da Criança e Encontro Matrimonial Mundial (EMM).
Conv.: Conselho Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente, Delegacia de Polícia, Fórum Adolfo Uchoa, Fórum Eleitoral, Juizado Especial, Ministério Público e Cartório Luiz Castro.

Dia 24/12 – Sábado
Tema: Evangelizar na força do Espírito Santo

Leituras: At 13, 46-49; Sl 95(96); Lc 10, 1-12
Resp.: Setor Santa Rosa de Lima, Região do Baixo-Longá; e Equipe do Espírito Santo: Ciência.
Conv.: Kolping, MOPS, UMB, Ponto de Cultura “Nossas Raízes” e a Voz da Pororoca.

Dia 25/12 – Domingo
Tema: O verbo de Deus se fez carne.
Leituras:
Is 52,7-10; Sl 97; Hb 1, 1-6; Jo 1, 1-8
Resp.: Setor Nossa Senhora da Boa Esperança, Região das Ladeiras e Equipe do Espírito Santo: Inteligência.
Conv.: Associação Cultural os Caipiras do Dedila (ACCD), Grupo NOS’ARTE, FM São Francisco; Sociedade Esportiva Atalanta (SEA), Liga Batalhense de Futebol (LBF), e proprietários de barracas.

Dia 26/12 – Segunda-feira
Tema: Evangelizar como Igreja discípula e missionária.
Leituras:
Is 66,10-14c; Sl 65; Lc 10, 1-12.17-20
Resp.: Setor Nossa Senhora de Nazaré, Setor Juventude, PASCOM, Movimento Evangelizador Luz Vida, Pastoral da Juventude (Utopia) e Grupo de Coroinhas Cântaros.
Conv.: Paróquia N. Sra. do Carmo, SINDSERM, FESP/PI, Supervisão de Ensino e professores, Associação Cultural Arraiá dos Matutos (ACAM) e Grupo CIA’ART.

Dia 27/12 – Terça-feira
Tema: Evangelizar como Igreja profética.
Leituras:
Jr 1,4-5.17-19; Sl 70; Lc 4,21-30
Resp.: Setor São Francisco, Região dos Mananciais I e II, Equipe do Espírito Santo: Fortaleza, Filhas de Sant’Ana e Movimento da Esperança.
Conv.: Paróquia São Francisco, Secretaria de Esporte cultura e Lazer, Secretaria de Ação Social, CRAS, Pro Jovem, AGEC e Artesãos.

Dia 28/12 – Quarta-feira
Tema: Evangelizar alimentados pela Palavra Deus.
Leituras:
Ne 8,2-4a.5-6.8-10; Sl 18B; Jo 6,60-69
Resp.: Setor Santa Luzia, Região da Puba, Equipe do Espírito Santo: Conselho, Apostolado da Mãe Rainha, Infância e Adolescência Missionária (IAM), Catequese.
Conv.: Postos de Combustíveis, Farmácias, Óticas, Alcoólicos Anônimos(AA) AGESPISA, ELETROBRAS e Câmara Municipal.

Dia 29/12 – Quinta-feira
Tema: Evangelizar alimentados pela Eucaristia.
Leituras:
1Rs 19, 4-8; Sl 33(145); Jo 6, 41-51
Resp.: Setor São José, Região das Palmeiras e Equipe do Espírito Santo: Piedade, RCC.
Conv.: Grupo da Terceira Idade Diva Nina, Secretaria do Meio Ambiente, Comerciantes em geral, Banco do Brasil, Bradesco, Banco Postal, Correios, Loteria Sorte Grande, AACOSB, Hospital Messias de Andrade Melo, Secretaria de Saúde, CAPS, Conselho do Idoso.

Dia 30/12 – Sexta-feira
Tema: Evangelizar à luz da evangélica opção pelos pobres.
Leituras:
Jr 1, 4-5.17-19; Sl 70; Lc 4, 14-21
Resp.: Setor São Gonçalo, Apostolado da Oração de Batalha e Esperantina e Pastoral do Dízimo.
Conv.: Paróquia N. S. da Boa Esperança, Filhos Ausentes e Visitantes, Pax União, Secretaria Municipal de Educação, Dizimistas, Prefeitura Municipal de Batalha, Colégio Coração de Jesus (CCJ), motoristas e motoqueiros.

Dia 31/12 – Sábado
Tema: Evangelizar com atenção especial a família e juventude.
Leituras:
At 16,22-34; Sl 127; Mt 19, 16-26
Resp.: MESCE, Pastoral do Batismo, Região das Farinhadas I e II, Terço dos Homens, e a Equipe do Espírito Santo: Temor de Deus
Conv.: STTR, CERAC, Associações Rurais, agricultores, apicultores, vaqueiros, EMATER, CONSAD, criadores, Secretaria de Agricultura, Feirantes, todos os Gonçalos e Gonçalas.

Dia 01/01 – Domingo – DIA DA FESTA
Tema: A Igreja em estado permanente de missão
Leituras:
Liurgia Própria
Resp.: Equipe de Liturgia

Venha! Participe e traga toda sua família.

Folder - Convite e Programação da Festa a São Gonçalo 2011

Click nas imagens para ampliá-las.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Apenas é duradouro o que é feito por Deus

O Movimento da Esperança é um movimento de leigos, reconhecido pela Igreja, organizado em grupos que querem viver a Espiritualidade e Missão da Família de Sant'Ana. Este Movimento conta com a presença de uma irmã, Filha de Sant'Ana, como depositária do carisma e responsável pela transmissão da espiritualidade da Beata Ana Rosa Gattorno aos leigos que o compõem.

Rita de Maggio, durante a solene Celebração de 9 de dezembro de 1981, por ocasião da transladação dos venerados restos mortais da Beata Ana Rosa Gattorno, da Casa Geral para a Igreja de Sant'Ana ao Latrão, sentiu o impulso de difundir o carisma de Madre Rosa no laicato.

Caríssimo(a) irmãos(ãs), quero cantar com vocês as graças que o Senhor nos cencedeu, dando vida ao Movimento da Esperança em 09 de dezembro de 1981, por ocasião da celebração final de exumação da Beata Ana Rosa Gattorno. Neste ano celebramos os 30 anos de vida: 09 de dezembro de 1981 - 09 de dezembro de 2011. O Senhor não faz a experiência quando tudo é planejado, quando te sentes em pleno vigor, quando tiveres resolvido cada coisa, mas somente quando o Pai deseja. É Ele que escolhe o lugar, o tempo, a pessoa... A sua pedagogia é totalmente diferente do nosso modo de ver, de sentir, de realizar... a obra de Deus não nasceu na "mesa", mas em silêncio e sem qualquer programa de humanos... esta foi também a origem do Movimento da Esperança.

Rita de Maggio, fundadora do Movimento da Esperança

Governo oficializa Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

A presidenta Dilma Rousseff sancionou lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A decisão foi publicada dia 11 de novembro no “Diário Oficial da União”. O texto aponta que a comemoração anual, em 20 de novembro, lembra a data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. O assassinato de Zumbi ocorreu no ano de 1695.

O Dia da Consciência Negra já havia sido instituído em território nacional para ser comemorado em 20 de novembro pela lei nº 10.639, de janeiro de 2003. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

O texto da lei publicada no dia 11 de novembro não trata da decretação de feriado. A adesão ao feriado ou instituição de ponto facultativo no Dia da Consciência Negra é decisão legal de cada município. Em 2008, mais de 300 cidades adotaram feriado no Dia da Consciência Negra.

Quem foi Zumbi?

Zumbi nasceu no início de 1655, numa das aldeias do Quilombo de Palmares. Com poucos dias de vida, ele foi capturado por soldados portugueses comandados por Brás da Rocha Cardoso. O garoto foi entregue ao padre português Antônio Melo, que o batizou com o nome de Francisco.

Ele se tornou um grande guerreiro e estrategista militar na luta para defender Palmares contra os soldados portugueses. Porém, em 1678, Ganga-Zumba, então o chefe do quilombo, assinou um acordo de paz com o governo de Pernambuco. A decisão não foi aceita pelos quilombolas e Zumbi rompeu com Ganga-Zumba e se transformou no grande chefe.

Durante os anos de 1680 a 1691, Zumbi conseguiu derrotar todas as expedições enviadas contra o Quilombo dos Palmares.

O guerreiro só foi capturado no dia 20 de novembro de 1695. Traído por um dos seus comandantes, Antônio Soares, Zumbi foi morto, esquartejado e teve a sua cabeça exposta em praça pública na cidade de Olinda, em Pernambuco.

Fonte: pjoteiro

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Abertura da III Peregrinação de São Gonçalo em Teresina

A abertura da III Peregrinação de São Gonçalo na capital piauiense se deu na noite desta sexta-feira, 18 de Novembro, no Maximus Buffet, Zona Norte de Teresina.

A celebração foi presidida pelo pároco de Batalha Evandro Alves, que trouxe a imagem original do Santo Padroeiro de Batalha para a abertura da jornada evangelizadora. Em suas palavras, Pe. Evandro ressaltou que esta é a terceira vez consecutiva que São Gonçalo fará uma peregrinação pelos lares batalhenses em Teresina, mostrando com isso uma maneira mais dinâmica de evangelizar e aproximar os filhos ausentes de sua Paróquia de origem.

Este ano a peregrinação de São Gonçalo tem como objetivo angariar fundos para a reforma do teto da Igreja Matriz, que há muito necessita de tal reforma. De hoje, 18, até o dia 19 de Dezembro, serão 30 (trinta) famílias que receberão a réplica da imagem de São Gonçalo em seus lares.

A Prefeitura Municipal de Batalha ofereceu um ônibus que trouxe cerca de 40 pessoas acompanhando a imagem do Santo. Cada passageiro contribuiu com R$ 10,00 que serão revertidos em prol da aquisição de um novo andor para o transporte da imagem de São Gonçalo, tendo em vista que o atual já está bastante desgastado.

Ao término da celebração, foram feitos os agradecimentos e avisos, juntamente com a execução do Hino de São Gonçalo, uma queima de fogos, patrocinada pela batalhense Sheila Fortes.

Para finalizar, a realização de um Leilão e a musicalidade ficou por conta do artista batalhense, Celso Teixeira, que fez o lançamento de seu mais novo trabalho musical que engloba músicas religiosas.

O Espaço Maximus Buffet, localizado na Av. Pernambuco - 2358, Bairro Marquês foi cedido pela Batalhense Francisca Araújo, proprietária do local.

O encerramento está previsto para o dia 19 de dezembro, que será realizado no mesmo local e horário (19:30) com a realização de um Bingão e Leilão.

Confira alguns registros da abertura:


Para conferir mais fotos deste e outros momentos, clique em nossa galeria de fotos na parte superior de nosso blog ou AQUI.

Fonte e Fotos: Célio Jr./Batalha Show

Vocação é dom da Igreja.

Dia 18 de novembro a Paróquia São Gonçalo na pessoa do administrador paroquial, Pe. Evandro, recebeu 16 jovens que irão permanecer todo o final de semana para refletir e receber formação que ajudarão no discernimento vocacional.

Os seminaristas, Ronaldo e Esequias estam acompanhando e refletindo junto aos jovens "As esperanças e obstáculos na formação dos futuros Presbíteros" e "a espiritualidade Mariana dos Presbíteros".

Os jovens são das respectivas paróquias: Nossa Senhora da Boa Esperança de Esperantina, 02 jovens; Paróquia de Santa Dorotéia em Joaquim Pires, 04 jovens; Paróquia Santa Luzia, em Luzilândia 04 jovens; Paróquia São Gonçalo em Batalha 06 jovens.

Contamos com a colaboração de grupos e missionários da paróquia para o bom desenvolvimento deste evento. Pedimos orações a toda comunidade para estes jovens, pelas vocações e pela missão de nossas paróquias e da Diocese.

A vocação é dom de Deus, mas a comunidade precisa se firmar na oração ao Senhor da Messe, que possa enviar operários. " A graça das vocações é o dom que a Igreja invoca sempre ao Espírito Santo".

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Amai-vos com o mesmo amor.

Durante os dias 12 e 16 a Congregação das Irmãs Filhas de Santa'Ana, presente na Província Santos Apostólos Pedro e Paulo, correspondente aos seguintes estados: Ceará, Pará e Piauí, com sede provincial em Fortaleza-CE, vivenciaram a XXIII Assembléia Provincial. Com o Tema: "A Serviço da Vida Fraterna". O Lema: "Amai-vos Com o Mesmo Amor". Na ocasião foi avaliado os projetos trabalhados no ano 2010-2011 e elaborado novos projetos para o ano de 2012.

Foram momentos em que a graça de Deus esteve particularmente presente, tanto nos momentos de oração, espiritualização, celebração, confraternização e decisões.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Catecumenato, Uma Proposta de Amor.

Catecumenato é o método proposto pela Igreja, desde seu início, para relizar comunitariamente a iniciação Cristã de Adultos, que se dá em 4 etapas: Pré-catcumenato; Catecumenato; tempo de Purificação e Iluminação; mistagogia. O candidato, desejoso de encontrar a Deus, acolhe a Palavra e entra em um processo de conversão, num itinerário pessoal e em âmbito comunitário. O Pré-catecumentato é o tempo da evangelzação. Neste tempo o simpatizante é acompanhado por um introdutor, que lhe anuncia o Deus Vivo, de forma que creia e se converta livremente ao Senhor. O Catecumenato é o espaço de tempo, em que os candidatos recebem formação (catequese). O tempo de Purificação e iluminação é o período em que é intensificada a preparação para a Mistagogia que é a etapa do seu engajamento nas atividades da Igreja, auxiliados pela Graça recebida nos sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Unidos à comunidade, na meditação do Evangelho e pela prática de caridade, eles vão progredindo no conhecimento mais profundo do mistério Pascal como também exercitam-se praticamente na vida cristã.

Para receber os Sacramentos da Iniciação Cristã em Nossa Paróquia, procure Tanha Oliveira ou a secretaria da paróquia.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

São Gonçalo chegará em Teresina dia 18 de novembro

A Comissão Organizadora e a Paróquia de São Gonçalo definiram as datas de início e encerramento da III Peregrinação de São Gonçalo em Teresina.

A data escolhida para o início foi o dia 18 de Novembro de 2011, onde a imagem do santo padroeiro de Batalha será recebida pelos seus filhos ausentes no Maximus Buffet, localizado na Av. Pernambuco, 2358, bairro Marquês com a celebração de uma Santa Missa e ao término desta será realizado um Leilão, você também pode contribuir com uma jóia.

domingo, 6 de novembro de 2011

Precisamos de Santos de Calça Jeans

Precisamos de Santos sem véu  ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.

Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.

Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.

Ide e Fazei Discípulos Meus Todos os Povos.

Toda Diocese de Parnaíba, está envolvida com a I Grande Semana Missionária, que está acontecendo desde ontem, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, em Esperantina. Nossa Paróquia do glorioso São Gonçalo enviou, sábado próximo passado, quase 40 missionários a evangelização da acima citada paróquia.

Contamos com a colaboração das paróquias do zonal sul II e também nos foram enviados missionários do zonal sul I. Rezemos por todos estes missionários, pelo bom desempenho dos trabalhos e que Jesus Cristo seja verdadeiramente divulgado.

A Semana Missionária teve início dia 05 com o envio dos missionários e terá duração até dia 13, encerrando com o show do cantor de músicas popular religiosa, Zé Vicente.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Evangelização e Missões - Vote em nossa enquete!

Na morte e na ressurreição de Jesus foi aberta a porta da bênção da salvação aos gentios, a etnias diferentes, todas as tribos e nações devem ser alvo da proclamação, das misericórdias e graça de Deus em Jesus. Todos precisam saber que foram alvos da misericórdia de Deus.

Partindo deste preceito, lançamos hoje uma enquete, que trata sobre a evangelização em nossa Paróquia.

A pergunta é: Como você avalia a Evangelização de nossa Paróquia?
  • Excelente;
  • Muito Boa;
  • Boa;
  • Regular;
  • Outros.
A enquete permanecerá por todo mês de novembro, e servirá como um medidor de nossas ações, bem como, interação entre a igreja e os fiéis.

Para votar, vá na coluna ao lado, na parte superior, marque a opção desejada e clique em votar.

Você pode também fazer seu comentário ou sugestão em nossa caixa de recados.

Participe!!! Você é muito importante pra gente...

PasCom

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Comunicado: Peregrinação de São Gonçalo em Teresina

A organização da III Preregrinação de São Gonçalo em Teresina está procurando patrocinadores para o bingão dos filhos ausentes de Batalha. Você batalhense, que deseja ajudar na reforma do teto da igreja matriz, colabore!

Você pode doar: um celular, bicicleta, microondas, ventilador ou uma TV. Esses brindes seriam para o bingão que faremos no ultimo dia de peregrinação da imagem do glorioso São Gonçalo aqui em Teresina.

Maiores informações entrar em contato com o Casal Socorro e Sérgio Tabatatinga Telefone: 3223-6037 ou 9802-4142.

Por: Célio Jr./Batalha Show

O resgate do toque de finados em Batalha

O Dia de Finados em Batalha foi debaixo de muita chuva desde as primeiras horas da madrugada. De forma que este ano não se repetiu o raro momento das visitas tradicionais iniciadas à meia-noite com os cemitérios cheios de gente, muita luz de velas por todo lado e muita reza. Coisa bonita de se ver e praticar. Assim é nossa Batalha em mais uma cena única de homenagem aos nossos antepassados que se repete ao longo de gerações.

As visitas aconteceram durante todo o dia e sob nuvens que ameaçavam a toda hora trazer mais água, mas o bom Deus deu uma trégua e todos puderam visitar seus entes queridos falecidos.


De repente, sem que ninguém esperasse o susto com o toque fúnebre das chamadas de finados pelas mãos do nosso Assuero. Assim, mais um resgate histórico de nossas tradições.

Assuero faz isso com prazer e tudo foi combinado entre nós e com a permissão do Padre Evandro. Deveria ter iniciado por volta das três da manhã, não fosse a chuva.

Esperamos que nos próximos anos continuemos a ouvir esse toque que nos faz relembrar com muita emoção os nossos falecidos.

Obrigado amigo Assuero, pela emoção única de um dia de finados em Batalha.

George Machado Tabatinga, responsável pela Página de Batalha na Internet

P.S. - Aproveitamos para avisar que o amigo Assuero continua pronto para atender às famílias que desejarem homenagear os falecidos com o toque fúnebre. Basta procurar nosso pároco Evandro e agendar o dia e a hora.

Fonte: Página de Batalha

Creio na Ressurreição dos Mortos e na Vida Eterna.

Todos somos construtores da eternidade. Deus criou o ser humano e todas as coisas incorruptíveis "à imagem de sua própria natureza divina" (Sb 2, 23). Foi o pecado que tornou tudo corruptível. na ressurreição da carne, Deus voltará tudo à sua primeira condição, porque Ele é fiel a si mesmo, à criação e às suas criaturas.

Se não contrariarmos demais a ação de Deus com atos negativos, se procurarmos viver em sintonia com Ele e acreditarmos que Ele é realmente Pai, com certeza irá escolher para nós, seus filhos, aqueles que será o melhor modo e tempo mais oportuno.

Não devemos pensar no dia da morte, isso fica nas mãos de Deus, focalizemos o dia de hoje. Na presença d'Ele, serei traspassado pelos raios divinos e, - como um raio de sol ao atravessar um cristal - toda realidade existencial terrena ficará às claras, o que poderia ter sido. Em consequência, eu vou julgar a mim mesmo, vendo-me tal qual fui nesta terra. No relato do livro dos Macabeus no Antigo Testamento escutemos que "é bom rezar pelos falecidos para que Deus os livre de seus pecados". Assim como Cristo ressuscitou, nós também ressuscitaremos (1Co 15,12-20). 'Vinde, benditos de meu Pai, recebei em herança o reino que meu pai vos preparou desde a criação do Mundo"(mt 25,34) "Em verade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda... nada vos será impossível (mt 17,20). Temos que acreditar sem receio, sem medo de ser feliz, como se fiz vulgarmente, sem desconfiança para que os milagres aconteçam a felicidade eterna se faça presente aqui e agora. Negar a ressurreição é negar a própria fé em Deus, que não abandona as pessoas que lutam pale justiça. Se os cristãos não acreditarem na força do Deus da vida sobre a morte, estarão também negando sua razão de ser e de viver.

Acreditar na ressurreiçao dos mortos é abri-se para a esperança de uma vida nova, além das fronteiras da vida terrena. É acreditar que a vida é para sempre. Não acreditar é encerrar o destino de ser humano somente nesta vida. Isso significa fechar-se à esperança. Com São Francisco de Assis vamos então rezar: "Louvado sejais meu Senhor, por nossa irmã morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrem em pecado mortal, felizes aqueles que ela encontra conforme a vossa santíssima vontade, pois a segunda morte não lhe fará mal".

Fonte: Diocese de Parnaíba

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A produção dos vereadores

Lendo a matéria do site folha de Batalha (07 Projetos Apresentados em 10 Meses! Esse é o Resultado do Trabalho dos Vereadores de Batalha). Postada em 01/11/2011 às 02h17min não é difícil de cabeça fazer uma matemática de Jeca. Se são nove os que nos representam na câmara municipal, e só sete apresentaram algum projeto, logo com uma lógica também de Jeca, ou leia-se simplista: se chega a triste conclusão: Não dá um projeto por vereador em quase um ano de trabalho. Porém, se a matemática fosse outra não seria de Jeca, quanto com dinheiro público foi gasto com cada vereador, também logo se chegaria a uma matemática não de Jeca, ou seja, de bobo: muito dinheiro.

Sou a favor que o salário seja condizente com a produção. É assim que acontece com os trabalhadores braçais, quanto mais produzem mais deveriam ganhar, porque não aplicamos isto a nossa casa legislativa municipal? fica a pergunta como sugestão de um projeto de lei, a quem ainda não apresentou nenhum. Que tal transformar em lei o que a consciência não é capaz de cobrar, ou seja, ganhar sem merecer!  É sabido por muitos que o nosso país é um dos únicos do mundo que paga salário à classe dos vereadores. Será que é uma boa, ou no mínimo uma razoável aplicação ou investimento?

Que nenhum cidadão se derrame em agradecimentos pelos poucos feitos de nossos vereadores. Pois, ninguém agradece ao padre por ele rezar a missa, ele não faz mais que a obrigação dele. Deixemos para agradecer ao padre quando ele rezar excepcionalmente bem a missa!

Ser vereador no Brasil é prêmio da loteria eleitoral. O eleito comparece uma ou duas vezes por semana à Câmara Municipal e, graças ao cargo, dedica o resto do tempo ao que lhe dá na telha. Uns poucos se interessam de fato pela cidade; outros cuidam de seus negócios pessoais; e há ainda os que preferem a ociosidade bem-remunerada, turistando mundo afora à custa do contribuinte e do erário público
(...) E uma avassaladora lista de candidatos estará de olho no mandato de vereador. Uns porque, imbuídos de espírito cívico, aspiram sinceramente servir à população. Outros sonham em ganhar sem trabalhar.

Não tenho duvidas quanto às criticas que foram feitas a este artigo. Sei dos perigos da opinião e da crítica. Por isso mesmo, repeti acima propositalmente brevemente dois pequenos parágrafos que escrevi em um artigo cujo título provocativo nos chama a uma reflexão: “Porque não podemos ignorar”. Menos de um mês de sua publicação, começam a chegar as respostas. “Porque não podemos ignorar”, por esta e outras realidades, é que não podemos ignorar, nem tão pouco cometer o pecado de silenciar. Como fazem muitos de nossa terra, por medo, que me dizem: “olha padre eu gostei do seu artigo”, ou ainda “parabéns, não fiz um comentário abaixo da matéria, por que não posso me comprometer”. Nossa cidade não melhorará enquanto existir estas atitudes dos medrosos, cúmplices e apegados às antigas mentalidades subservientes e que vendem suas consciências, qual uma penca de banana numa feira de sábado na praça do mercado. O exercício da crítica é uma atividade sadia, na vida social e política de uma comunidade civilizada. Graças a Deus e a tanta gente que foi torturada no regime militar de nosso país, temos hoje o direito constitucional de manifestar a nossa opinião sobre isto ou aquilo, sagrado direito dado até a Adão e Eva, quando pecaram no paraíso.

Aos que se calam covardemente lembrem-se: para fazer a omelete é  preciso quebrar os ovos. Mas não se exige sujar as mãos. Ou seja, não podemos ignorar os fatos, fingir que não sabemos, ou dizer este não é um problema nosso.

Nos tempos atuais são dois os grupos que se interessam por política: aqueles que querem dominar e aqueles que não estão satisfeitos com a sociedade. Se você não é nenhum deles, fique “feliz”! Pelo menos você não é massacrado pela opinião pública. E ainda pode fingir que é uma boa pessoa. Afinal, você “não ganha sem trabalhar”.

Infelizmente, – e os políticos honestos que me desculpem, pois tento acreditar que eles possam existir – somos comandados por falsos sábios oportunistas. Platão deve se revirar no túmulo, logo ele, que não acreditava na democracia e julgava que nossa sociedade deveria ser comandada por sábios. Mas não existem sábios no capitalismo. Karl Marx bem sabe. Existem espertos – aqueles que estão favoráveis a sua, a minha, a toda e qualquer alienação.

Mas, eu não sou ninguém. “Sou só um dito cidadão respeitável...” (canção “Ouro de tolo” de Raul Seixas) que tenho o título eleitoral número: 214689615-62, que voto na zona 045 e na seção 0043 no município de Batalha. Neto de dona Tereza do finado Chicó, cuja família nunca teve oportunidades políticas em que todos os filhos tiveram que migrar para algum grande centro para trabalhar e sobreviver.

Continua o poeta-filósofo, grande Raul Seixas:
“É você olhar no espelho se sentir um grandessíssimo idiota, saber que é humano ridículo, limitado que só usa dez por cento de sua cabeça animal...
E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial que está contribuindo com sua parte
para o nosso belo quadro social...”
Mas, eu não sou ninguém. 

Só mais um ser humano substituível, como diria Lefèbvre. Um homem que pouco antes de sua morte declarou: “Devo continuar o meu combate pela teoria? Por vezes, pergunto-me se perdi o meu tempo”.
Sorte deles de Raul Seixas e de Lefèbvre que não estão aqui para ver. Azar o nosso!

Pe. Leonardo de Sales

IAM, Futuro do Mundo, Futuro da Igreja

Louvado seja Deus pelo I Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária (IAM) realizado neste domingo, em Campo Maior, foi abordado o “Tema: IAM na Missão com Ecologia”, Lema “A Criação Geme em Dores de Parto ou de Agonia”?

Muito gratificante perceber a ação evangelizadora da Igreja, D. Eduardo, fez o discurso de abertura deste evento importante e significativo para nós, que temos a missão de evangelizar outras crianças. Em seguida apresentou o Pe. Andre Luiz de Negreiros (Secretário Nacional). Que explanou a missão da IAM, que é louvar a Deus pelas maravilhas que criou, também através de uma conscientização universal, na qual a ecologia é arrumar a casa, que é o mundo para os filhos e filhas de Deus. Ressaltou que IAM é o futuro do mundo e da Igreja . Também mencionou os quatros "erres" do consumo.