Video

Slide do bloogger:

sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012!

Nossos votos de Prosperidade no Novo Ano que Inicia...

...Felizes momentos e que permaneçam por toda a tua vida.
Estrelas brilhantes que irradiam luz deixando que todos vejam,
como é intenso o seu brilho.
Compreensão e sabedoria presentes, em todos seus momentos.
Igual respeito ao outro, assim como o outro a ti.
Amor puro e verdadeiro.
Desejo de lutar sempre pelo melhor.
Esperança como chave de tua sabedoria.
Saúde para viver intensamente,
todos os itens anteriores.

Feliz Ano Novo! Feliz 2012!

Por: PasCom.

Evangelizar à Luz da Evangélica opção pelos Pobres.

A penúltima novena em honra ao "glorioso" São Gonçalo teve como tema: "Evangelizar à Luz da Evangélica opção pelos Pobres".

A Missa foi presidida por Padre Leonardo de Sales, filho de Batalha e co-celebrada pelos demais Padres: Paulo Sérgio da Paróquia São José Operário de Pedro II e Evandro Alves. Estavam presente Frei Emanoel e Frei Joaquim, filhos de Batalha.

Confira nossa programação para hoje 31/12/11:

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A Eucaristia é a Fonte e Ápice da Vida Cristã.

“A Eucaristia é a fonte e ápice da vida cristã”, com estas palavras Padre Neto da Arquidiocese de Teresina iniciou sua pregação na 7ª noite do novenário em honra ao “glorioso” São Gonçalo, com o subtema da noite, "Evangelizar alimentados pela Eucaristia".

Nesta noite jubilosa a Santa Missa foi presidida pelo Padre Brasilino, da Paróquia Santa Dorotéia da cidade de Joaquim Pires, Diocese de Parnaíba, e como Padres co-celebrantes, Padre Nilton, Padre Leonildo, Padre Klebert, Padre Gilberto Freitas, também da Arquidiocese de Teresina, Monsenhor Silvestre, da Diocese de Campo Maior, Padre Leonardo, querido filho de Batalha, sacerdote da Diocese de Lins no Estado de São Paulo.

Vale ressaltar a alegria de nosso querido administrador paroquial, Padre Evandro Alves, em receber tantos irmãos no sacerdócio na amada Matriz de São Gonçalo. A todos os devotos e devotas de nosso querido padroeiro, as bênçãos de Cristo.

Neste dia 30, a partir das 16 horas haverá carreata pelas ruas da cidade, tendo como ponto de chegada a Igreja Matriz, onde será desferida por Padre Evandro a benção de todos os veículos que vierem participar deste momento que já é tradição no festejo de Batalha. Participe!.

Por: Esequias Paiva (Seminarista)

Confira a programação da oitava noite do novenário:

Tema: Evangelizar à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.

RESP.: Setor São Gonçalo, Apostolado da Oração de Batalha e Esperantina, Pastoral do Dízimo.

CONV.: Paróquia N. S. da Boa Esperança, filhos ausentes e visitantes, Secretaria de Educação, Dizimistas, Prefeitura Municipal de Batalha, Colégio Coração de Jesus, Motoristas e Motoqueiros.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Viva São Gonçalo!

Batalha se alegra pela iniciativa de Pe. Leonardo de Sales, filho da terra em trazer para paróquia réplicas da imagem do glorioso São Gonçalo feitas a gesso, pois caso aconteça algo com a original não teríamos outra imagem do glorioso.

Para que as famílias possam ter em seus lares a imagem do padroeiro da nossa cidade. Ele trouxe apenas 100 cópias no valor de R$ 150,00 cada uma, se você quiser adquirir a sua coloque o seu nome na secretaria paroquial durante as festividades a São Gonçalo.

Por: Jean Carlos

Evangelizar Alimentados pela Eucarístia.

O Sexto dia do novenário a São Gonçalo teve para reflexão, após a oração do terço, o tema: "A Vida Consagrada". "A missa foi co-celebrada pelos Padres: Leonardo de Sales, Evandro Alves e Ronaldo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Pedro II. O tema desta noite foi "Evangelizar Alimentados pela Palavra de Deus.

Confira a programação para hoje 29/12:

18h - Alvorada
18h10m - Novena - Confissões
19h - Celebração da Eucaristia - Movimento Social

Tema: Evangelizar Alimentados pela Eucarístia.

Resp: Setor São José, Região das Palmeiras e Equipe do Espírito Santo: Piedade, RCC.
CONV.: Grupo da Terceira Idade Diva Nina, Secretaria do Meio Ambiente, comerciantes em geral, Banco do Brasil, Correios, Loteria Sorte Grande, AACOSB, Hospital Messias de Andrade Melo, Secretaria de Saúde, CAPS e Conselho do Idoso.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Evangelizar, a partir de Jesus Cristo.

O Quinto dia do novenário a São Gonçalo, teve para reflexão, após a oração do terço, o tema: "A Surpresa". "Em situações difíceis da vida de Padre Gonçalo, seguia sempre o conselho de Cristo aos Apostólos: quando forem mal recebidos em qualquer cidade, sacudir o pó das sandálias, ir a outra cidade, sem amaldiçoar". A missa foi co-celebrada pelos padres: Leonardo de Sales; Hernesto Pereira; João de Jesus Carvalho e Evandro Alves Administrador Paroquial da paróquia São Gonçalo. Agradecemos a participação dos presbíteros, como também aos Seminaristas: Igor e Esequias e ao Frei Joaquim, franciscano "filho" de Batalha. O tema desta noite foi: "Evangelizar como Igreja Profética".

Confira a programação para o dia 28/12:

8h-Missa dos idosos e enfermos
18h
- Alvorada
18h10m - Novena - Confissões
19h - Celebração da Eucaristia - Movimento Social

Tema: Evangelizar Alimentados pela Palavra de Deus.

Resp: Setor Snta Luzia, Região da Puba, equipe do Espírito Santo: Conselho, Apostolado da Mãe Rainha, Infância e Adolescência Missionária, Catequese.
CONV.: Postos de Comburtíveis, Farmácias, Óticas, alcoolícos Anônomos, AGESPISA, ELETROBRAS e Câmara Municipal.

Dom Alfredo fala sobre a importância de um Estado democrático

O presidente do Regional Nordeste IV e Bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Alfredo Schaffler proferiu, na última segunda-feira, 12, durante a 5ª Semana Social um discurso sobre importância da participação da sociedade na democratização do Estado do Piauí.

Confira o discurso na íntegra.

Que Estado temos e que estado queremos e precisamos para que a dignidade da pessoa  humana seja devidamente respeitada?

Paixão pela Missão, Coração da Igreja.

O Quarto dia do novenário a São Gonçalo teve para reflexão, após a oração do terço, o tema: "Somos todos Peregrinos". "Todos nós somos peregrinos na vida. Somos romeiros. Quando não podemos sair do lugar, saímos de nós mesmos". A missa foi concelebrada pelos Padres: Leonardo de Sales da Diocese de Lins- SP e "filho" de Batalha; Paulo Jorge da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Piracuruca - PI e Evandro Alves Administrador Paroquial da paróquia São Gonçalo. O tema desta noite foi: "Evangelizar como Igreja Discípula e Missionária". Na oportunidade agradecemos aos participantes e colaborantes da noite em especial à Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Confira a programação para hoje 27/12:

12h- Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
18h
- Alvorada
18h10m - Novena - Confissões
19h - Celebração da Eucaristia - Movimento Social

Tema: Evangelizar como Igreja Profética.
Leituras: Jr 1,4-5.17-19;Sl 70; Lc4,21-30.
Resp: Setor São Francisco, Região dos Mananciais I e II, Equipe do Espírito Santo: Fortaleza, Filhas de Sant'Ana e Movimento da Esperança.
CONV. Paróquia São Francisco, Secretaria do Esporte Cultura e Lazer, Secretaria do Trabalho e Ação Social, CRAS, Pro -Jovem, AGEC e artesãos.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

30 anos de sacerdócio de Padre Francisco Pinto

Nascido no interior de Luís Correia, Pe. Pinto chegou aos 30 anos de sacerdócio, exercendo um brilhante trabalho na Pastoral dos Enfermos. Seu campo de trabalho é um dos mais árduos da nossa Igreja: Hospitais, clínicas, necrotério, residências de enfermos, etc, levando o Evangelho, e uma mensagem de esperança e fé a muitos que se encontram em situações difíceis da Vida.

A Igreja e a população de Batalha agradece ao Pe. Pinto pelo brilhante trabalho e  parabeniza pelos seus 30 anos de ação missionária junto àqueles que tantas vezes são esquecidos até mesmo pela própria família.

Foi realizada dia 20 de dezembro de 2011 às 17h00 na Capela de São João Batista da Santa Casa de Misericórdia, uma missa em Ação de Graças pelos 30 anos de vida sacerdotal de pe. Pinto.

Por: José Filho

Viva São Gonçalo!

O terceiro dia do novenário a São Gonçalo teve para reflexão, após a oração do terço, o tema: "O trabalho Pastoral". Uma comunidade só é autêntica quando todos e cada um chega a receber com humildade e gratidão fraternas os serviços dos demais. Construir isto, foi todo o esforço pastoral de Padre Gonçalo, junto a seu rebanho. Na homília Padre Evandro deu ênfase a este enunciado e disse que a missão é de todos Cristãos.

Confira a programação para hoje dia 26/12:
 
18h - Alvorada
18h10m - Novena - Confissões
19h - Celebração da Eucaristia - Movimento Social

Tema: Evangelizar como Igreja discípula e missionária.
Leituras: Is 66,10-14c; Sl 65; Lc10,1-12.17-20.
Resp: Setor Nossa Senhora de Nazaré, Setor Juventude, PASCOM, Movimento Evangelizador Luz Vida, Pastoral da Juventude (Utopia) e Grupo de Coroinhas Cântaros.
Conv: Paróquia N. S. do Carmo (Piracuruca), SINDSERM, FESP/PI, Supervisão de Ensino e professsores, Associação Cultural dos Matutos e Grupo CIA|'ART.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Noite Feliz! Noite Feliz!

Viva São Gonçalo! A esta alegria de celebrar as virtudes do padroeiro de nossa cidade soma-se a alegria da presença de Padre Clodomiro que presídio a Santa Missa, na segunda noite de novena, o tema que nos guiou foi: "Evangelizar na força do Espírito Santo". Ao Padre Clodomiro, aos responsáveis e convidados da noite, muitas bênçãos pela intercessão de São Gonçalo.

Noite feliz! Noite feliz! Nesta noite radiante, o coração de cada cristão se plenifica de alegria, pois é natal, Deus se fez homem e veio habitar no meio de nós. Com essa certeza de que Deus se faz presença em nossa história, a Igreja de Cristo presente em Batalha somando-se aos Anjos e Santos do Céu celebra com exultação o nascimento do menino Jesus. Uma multidão de fiés se achega à frente da Igreja Matriz de São Gonçalo para celebrar a Missa de Natal, comumente conhecida como “missa do galo,” presidida por Padre Evandro e co-celebrada por Padre Clodomiro.

Desejo a todos um Feliz Natal, que o menino Jesus derrame em vossas vidas uma chuva de bênçãos, de Alegria, Paz, Amor e Felicidade.

Por: Esequias (Seminarista)

O Verbo Divino Se Fez Carne.

Aconteceu hoje na Igreja Matriz a missa do dia do Natal do Senhor, após houve batizados.

Confira a programação para hoje dia 25/12:

18h - Alvorada
18h10m - Novena - Confissões
19h - Celebração da Eucaristia - Movimento Social

Tema: O verbo de Deus se Fez carne.
Leituras: Is 52,7-10; Sl 97 ; Hb 1,1-6; Jo 1,1-8.
Resp: Setor Nossa Senhora da Boa Esperança, região das ladeiras e Equipe do Espírito Santo: Inteligência.
Conv: Associação Cultural os Caipiras do Dedila (ACCD), grupo NOS´ARTE, FM São Francisco; Sociedade Esportiva Atalanta (SEA), Liga Batalhense de Futebol (LBF) e propietários de barracas .

Por: Jean Carlos

Hoje nasceu para nós um Salvador.

"Hoje nasceu para nós um salvador que é o Cristo Senhor". Cristo se fez pequeno na manjedoura e hoje, faz-se "pequeno" sobre o altar.

Que nós possamos acolher em nossos corações este "Menino" que veio trazer luz para o mundo, o Príncipe da Paz.

Na Solene Celebração Eucarística, na noite "Santa", os sinos ecoaram nos corações, pois nasceu na cidade de Belém o nosso Salvador. 

Agradecemos aos grupos culturais, que henriqueceram a liturgia com apresentações natalinas: O grupo de crianças do "Ponto de Cultura Nossas Raízes" e o grupo de dança "Corpus".

Desejamos a toda a paróquia São Gonçalo um Feliz Natal.

Por: Jean Carlos

Evangelzar na força do Espírito Santo.

"Os milagres realizados por Jesus, são motivos de alegria para os discípulos que retornam. No entanto, Jesus mostra que são apenas sinais de libertação". O Evangelho nos convida a sermos discípulos e missionários de Cristo, enviados em missão pela força do seu Espírto, a proclamar o Evangelho a toda criatura.

Imbuídos pela força do Espírito Santo celebramos ontem, dia 24/12, o 2º dia do novenário ao "glorioso" São Gonçalo, com o tema: "Evangelizar na força do Espírito Santo". A celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Clodomiro de Sousa e Silva, da Diocese de Parnaíba, que no momento, presta serviço a Arquidiocese de Teresina, como Reitor do Seminário Maior de Filosofia.

Por: Jean Carlos

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Viver pra mim é Cristo.

O primeiro dia da novena dos Festejos a São Gonçalo, com o Tema: Evangelizar apartir de Jesus Cristo..., foi presidida pelo Pe. Vagner da Arquidiocese de Teresina, que atualmente está estudando em Roma. Em sua homília falou sobre a importância da missão dos cristãos, dos desafios e perseguições que como seguidores e anuciadores de Jesus Cristo e de sua palavra convivemos diariamente.

Confira a programação do dia 24/12/11:

06h - Alvorada;
08h - Casamentos;
18h - Alvorada e Novena;
19h - Celebração Eucarítica;
23h - Missa na noite do Natal.

Tema: Evangelizar na força do Espírito Santo
Leituras: At 13,46-49; SL95(96);Lc 10,1-12
RESP.: Setor Santa Rosa de Lima, Região do Baixo-Longá, equipe do Espírito Santo: Ciência.
CONV.: Kolping, MOPS, UMB, Ponto de Cultura "Nossas Raízes" e a Voz da Pororoca.

No soprar do vento Natalino.

Mais uma vez é tempo de contemplar
no céu, a estrela de Belém.
É tempo de presentear a alma
com os melhores sentimentos.
É tempo de extravasar a
nossa felicidade.

É tempo de brindarmos a vida
e a alegria de podermos viver
uma data tão especial.


Que este Natal possa ser
plenamente belo, e que você
se sinta rodeado por muitos
sentimentos genuínos,
sentimentos tais, que te
elevem como ser humano,
que engrandeçam a tua
alma e te faça muito feliz!

Feliz Natal!
PasCom

Retorno em Festa!

Neste tradicional 22 de dezembro, a imagem de São Gonçalo retornou da capital, Teresina, após um mês de peregrinação junto aos seus filhos. Sua chegada foi solene, acompanhada por muitos devotos da terra e também da capital do estado. Na cidade de Batalha tudo é festa, a alegria é "estampada" no rosto de quem se encontra pelas ruas e avenidas, pois estamos iniciando mais um festejo ao padroeiro o "glorioso" São Gonçalo. Neste ano de 2011 com a temática "A Igreja em estado permanente de missão".

Confira nossa programação para hoje, dia 23/12/11:

Tema: Evangelizar a partir de Jesus Cristo...
Leituras: Ez 34,11-16; SL22(23); Lc 4, 14-30
Resp.: Setor São Tiago, Região do Massapê e Equipe do Espírito Santo:
Sabedoria, Pastoral da Criança e Encontro Matrimonial Mundial
CONV.: Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, Delegacia de Polícia, Fórum Adolfo Uchôa, Fórum Eleitoral, Juizado Especial, Ministério Público e Cartório Luiz Castro.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Festejo a São Gonçalo 2011.

"Ao romper das primeiras horas da manhã, o silêncio é quebrado, os 365 dias novamente foram vencidos, chega ao fim a nossa espera, chegou o tão esperado dia 22 de dezembro, dia do levante do mastro! Pelo ar o som do sino anuncia que a nossa festa já vai começa". (Pe. Leonardo)

Nas primeiras horas de hoje, muitos foram os devotos de São Gonçalo, filhos de Batalha, que vieram prestar homenagem no tradicional café da manhã e alvorada, ao som da banda de música municipal e do novo sino eletrônico da Igreja.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O verdadeiro sentido do Festejo de São Gonçalo!

Ao romper das primeiras horas da manhã, o silêncio é quebrado, os 365 dias novamente foram vencidos, chega ao fim a nossa espera, chegou o tão esperado dia 22 de dezembro, dia do levante do mastro!

Pelo ar o som do sino anuncia que a nossa festa já vai começar. Nas ruas pessoas de todos os tipos têm um olhar renovado, uns se perguntam pelas esquinas e calçadas: fulano vem pros festejos desse ano?

No céu fogos rasgam as nuvens e também os nossos corações, a alegria dos fogos anuncia é festa de São Gonçalo!

Fieis aos montes se encaminham para o patamar para o já tradicional café comunitário, iniciativa da inesquecível Dona do Sr. Chico Tabatinga; já no dia anterior se ouvia: amanhã eu vou tomar café com São Gonçalo.

A atmosfera de nossa terra é outra nestes dias dedicados a São Gonçalo, a gente parece ser mais feliz e de fato o somos. Bate em nosso peito a saudade. Os de longe se transportam em pensamentos para junto dos seus. Como escreveu Coelho Neto, romancista brasileiro: “A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração”. Ouvimos onde e, em que situação estivermos as badaladas do sino da velha matriz, a oração da Ave Maria “puxada” por Dona Anaíde, que debilitada pela idade continua suas rezas, agora em silêncio, o silêncio de Dona Anaíde é a outra metade da Palavra, ou ainda, o lado noturno da Palavra; eu consigo ver o andor  do “Glorioso” enfeitado com toda pompa e  beleza,  por aquela que é considerada a matriarca da Fé e a guardiã primeira da imagem  barroca e bi-centenária de São Gonçalo da Batalha,  a querida Dona Iolete Sampaio.

Tenho por hábito dizer que de onde venho, há um povo, um santo e um passado, um povo acentuado no orgulho de ser batalhense, aí, exatamente aí, está Batalha, que vive no meu pensamento e que é também, de São Gonçalo. É a Terra que me pariu e, que quando Deus quiser, quero sucumbir. É o berço das minhas inquietudes, túmulo dos meus antepassados, ventre que gerou minhas esperanças e me cativou na fé, e abrigo dos verdadeiros amigos

Não é possível falar de Batalha, ou dos batalhenses, sem se passar por suas festas - e, no nosso caso em particular, pela tradicional festa de São Gonçalo.  Mas, não podemos ignorar que além dela existem outros conjuntos de sinais e símbolos a serem lidos e analisados à luz das especificidades que nascem em torno a esta festa, tão antiga quanto a nossa história.

Em suas formas de expressão, nas instituições e ritos que ainda definem seus grandes atores, nas referências aos vultos do passado que ainda povoam o imaginário da festa, as celebrações em louvor ao santo português, que vivera na Idade Média, revelam fortes ecos de um passado festivo sobre o qual é preciso, portanto, nos debruçarmos, se quisermos entender os seus significados. Um mundo feito de continuidades e mudanças, do novo e do velho, que na festa continuamente se recria e se transforma.

Na dinâmica particular das formas de sociabilidade que a festa de São Gonçalo põe em movimento, reside uma trama de símbolos culturais construídos, historicamente, indicando que “o presente seja lá qual for, é reconhecido enquanto passado”.

A celebração festiva do padroeiro, que se repete há mais de um século está viva pelo sentido que imprimiu e continua a imprimir em nós. Sem dúvida, sofrendo os arranjos e interferências que lhe impõem sua situação atual, mas ao mesmo tempo, conservando sua identidade por meio da manutenção desta tradição que serve de referência à cidade e enche de sentido o nosso cotidiano. 
Eu tenho percebido desde que eu era menino, mas só agora tenho condições inteligíveis de analisar que as pessoas demonstravam simbolicamente estarem dando algum sentido às suas vidas quando participavam de novenas, leilões e procissões, etc. e, também nas práticas de sociabilidade permitidas pelos momentos de inversão festiva, ritmado pelo hábito tão nosso de comemorar, aprendido de há muito pelos nossos antepassados.

As cerimônias festivas e religiosas fazem parte da cultura e tradições populares. Reafirmam laços sociais, reúnem e resgatam lembranças e emoções. Expressadas pela dança, canto, culinária, devoções, pois o que vale mesmo é a união, a nostalgia, a festa, o reencontro com os amigos, a celebração da fé, e o compromisso evangélico, que deve nascer de tudo isto.

São nessas manifestações simples que a exuberância do batalhense se mostra por inteira, e é também por isso, que o nosso povo é conhecido pelas festas e animações tão características.

São Gonçalo é um marco na vida e na evangelização desse Povo de Batalha. Nós cantamos em nosso hino: “Ao bom povo de Batalha, vossas bênçãos derramai, como um santo poderoso a Deus por nós rogai!”. Essa é também a razão pela qual São Gonçalo é proclamado por nós como “O Glorioso”.

Os santos emprestam seus nomes aos dias do calendário, às localidades e a nós mesmos. Quantos são os Gonçalos e as Gonçalas em nossa Batalha? Só um censo revelaria! A presença deste santo deixou marcas indeléveis na vida de nossa cidade.

Por onde passa a procissão seja a do mastro no dia 22 de dezembro, ou a do dia 1º de janeiro, os curiosos devotos que se amontoam nas esquinas sofrem de saudades no coração pelos seus que já se foram que chega o “zóio” a marejar, descendo sobre o rosto e lavando a alma do devoto.
Alguns dos parágrafos dessa crônica são repetições da crônica do ano passado, que eu escrevi por esta altura da abertura da festa. Outros são frutos de uma nova reflexão. Porém, não quero me furtar a uma observação.

A festa é um fato antropológico complexo: ela revela um povo e sua cultura. A complexidade da festa comporta também ambivalência e até paradoxalmente. De fato, a mesma poderia ser definida como “conjunto de celebrações comunitárias extraordinárias, em equilíbrio entre espontaneidade e regra, entre alegria e seriedade, entre liberação e descanso, sujeita também a exageros. O objeto da festa pode ser qualquer coisa, desde que seja percebido como um valor. Cada comunidade festeja aquilo que julga importante.

É preciso, porém, que nossa comunidade comece a prestar atenção a determinadas manifestações festivas que constituem um risco sutil e ainda pouco percebido por alguns setores religiosos.

Até certo tempo a programação de uma festa do padroeiro girava em torno da essência da festa: religiosidade e cultura popular. É claro que havia festas, forrós, bailes, mas transcorria tudo dentro de um clima de confraternização de pessoas que também se ocupavam do lado profano, próprio da dimensão social da festa.   

Nos dias atuais, muitos se voltam para programação de shows: qual banda vai “tocar”, em que clube? O "peso de repercussão" da banda, etc.   
Elaboram-se mega programações - de shows - que tiraram o brilho da verdadeira festa do padroeiro.

Convence dizer que eventos qual a festa que Batalha está prestes a vivenciar pode ser chamada Festejos de São Gonçalo? O que acontece nesses eventos: orações, encontro de famílias, ou a destruição de valores, dissimulada em forma de festejo?   

Não podemos tolerar esse uso incorreto e suportado como parte integrante dos festejos de São Gonçalo. O que tem a ver com a beleza de nossas tradições bandas de músicas, que “tocam” e cantam músicas que são verdadeiras apologias à imoralidade, à droga, à prostituição, com conteúdos que incentivam a vida sexual precoce de nossa juventude e adolescência? Julgo que qualquer pessoa de bom censo perceberá que há um direcionamento total para o desvio. E, infelizmente a maioria das pessoas são passivas e coadunam com esta afronta a religiosidade.   

Lembro de um tempo em que os festejos interessavam pela programação religiosa e cultural. Hoje, o incentivo se volta e dá total ênfase aos shows que nada tem a ver com os valores celebrados e vividos pelo santo em questão: São Gonçalo do Amarante, e apagam a religiosidade e a cultura popular, essências da festa de um padroeiro.   

É inegável que houve esta ruptura. Respeito os eventos, mas percebo certo exagero, nas realizações. Que tenhamos grandes e bons eventos, show, etc., mas que não sejam apelativos, não banalize nem se distancie do objetivo principal de uma festa: a ruptura do cotidiano para celebrar a vida e harmonizar as relações coletivas.

Alegremo-nos! Dezembro chegou e, para nós batalhenses, dezembro nos lembra os festejos de São Gonçalo! Aproveitemos para rever os familiares, amigos, renovemos a nossa experiência de fé, recarreguemos a bateria espiritual para mais um ano, em que novamente começará a contagem dos dias à espera da próxima festa! Enquanto ela não chega vivamos cada instante intensamente de nossas novenas, barracas, leilões e procissões.

Boa festa a todos!

Pe. Leonardo de Sales.

Convite

Imbuídos do espírito missionário, iluminados pelas Santas Missões Populares (SMP) e pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAG), convidamos você paroquiano(a), visitante, filho(a) ausente e todos os devotos do glorioso São Gonçalo para o seu sublime novenário.

Esse é o tempo especial para renovarmos nosso compromisso batismal, de ouvir a “Jesus Cristo, o grande missionário do Pai, que pela força do Espírito, nos envia, como discípulos seus em constante atitude de missão” (n. 30 DGAE 2011-2015).

A Igreja existe para evangelizar, por tanto, “Ela estar em Estado Permanente de Missão. Vamos, pois, suplicar ao Santo Espírito que nos preencha de paixão por Jesus Cristo para igualmente transbordar Cristo, no testemunho e no anúncio explícito de sua Pessoa e Mensagem” (n. 30 DGAE 2011-2015).

Esta experiência cristã chegou até nós pelo testemunho de nossos pais que nos transmitiram a beleza da fé e nos conduziram aos sagrados sacramentos na igreja matriz de Batalha; templo divino que em 2014 estará celebrando o Jubileu de 200 anos de sua construção.

Pe. Evandro, CPP e equipe organizadora

Confira nossa programação para o dia 22/12/2011:

05h – Alvorada e Café da manhã.
17h – Saída com a bandeira de São Gonçalo da Igreja Matriz.
Responsáveis pela Bandeira: Apostolado Oração e Setor N. Senhora da Boa Esperança.
17h – Concentração – Centro Social Lar Sant’Ana
17h e 30min – Procissão com Mastro.
18h – Santa Missa
Tema: A Igreja existe para evangelizar:
Leituras:
Ef 4, 1-7. 11-13; Sl 95(96); Mt 28, 16-20
Is 52, 7-10; Sl. 116(117); Mc 16, 15-20
Resp.: Equipe de Liturgia e Filhos Ausentes

domingo, 18 de dezembro de 2011

Padre sai ileso de acidente.

O Pároco da Catedral de Parnaíba, Antônio de Oliveira Soares, de 34 anos de idade, sofreu um grave acidente automobilístico por volta das 7h30m da manhã de hoje, na rodovia PI-117 entre a cidade de Esperantina e o município de Batalha nas imediações da localidade Venância.

O Padre que no momento do grave acidente estava vindo da cidade de Parnaíba para participar do Encontro da Pastoral Familiar que acontece hoje em Esperantina, declarou que cochilou no volante no momento da virada do seu veiculo Siena de Placa LWL-5127 pertencente a Diocese de Parnaíba.

De acordo com o Padre apenas estava sentido algumas dores na região das costas e agradece a Deus ter escapado com vida do acidente.

Funcionários da Prefeitura estiveram no local juntamente com alguns homens da Polícia Militar da cidade de Esperantina e Batalha auxiliando no resgate do veiculo e no auxilio ao reverendo.

Antônio Soares relatou que o veículo pertencente a Diocese não tem seguro, no entanto a perda é total.

Vale ressaltar que recentemente quem também sofreu um grave acidente automobilistico e saiu ileso do ocorrido foi o paróco esperantinense Henesto Pereira.

Fonte: Folha de Batalha

Aos Olhos dos insensatos parecem ter morrido; Mas ele está em paz.

Oi pessoal! Este aí ao lado sou eu: Milton Martins Vasconcelos Filho, popularmente chamado de Miltinho. Sou de Batalha, onde nascí em 17 de abril de um ano qualquer da década de 1970. Nascí, cresci e vivi em Batalha, dia-a-dia, até 1989, ano que vim morar em Teresina, para estudar. Embora tenha pai e mãe (biológicos) vivos, fui criado por minha avó, Adélia de Castro Machado, até 1984, ano em que ela faleceu aos 94 anos de idade. Após sua morte, fiquei sob os cuidados de minhas tias Teresinha, Maria da Conceição e Matilde (que é minha madrinha, também). Aqui em Teresina, veredei-me pela seara do jornalismo.

"Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido, sua saída do mundo foi considerada uma desgraça e sua partida do meio de nós, uma destruição; mas, ele está em paz". (Sb 3, 2-3)

Miltinho será trazido por um avião da FAB, e deve chegar por volta das 16h no Aeroporto de Teresina, no Hangar do Governo do Estado do Piauí. O Corpo de Miltinho segue para a funerária Pax União, na Avenida Miguel Rosa, em Teresina. Lá, o corpo de Miltinho permanecerá apenas 2 horas, onde seguirá para Batalha, sua terra natal, para ser velado primeiramente na Casa de suas Tias Matildes e Conceição e logo após será velado no plenário da Câmara Municipal de Batalha.

O enterro está confirmado para as 5:00h desta segunda-feira (19) no Cemitério São Gonçalo, em Batalha.

Fonte: BatalhaShow

Ato Consciente, Gesto de Gratidão.

A Pastoral do Dízimo da Paróquia São Gonçalo promoveu hoje, dia 18 de dezembro, após a Celebração Eucarística um delicioso café partilhado, momento em que favoreceu aos dizimistas de confraternizar-se.

Oração do dizimista

Aceita senhor, com o meu dízimo a minha gratidão.
Quero ser membro ativo da Igreja.
O Senhor me dá tantos dons, a começar pela própria vida.
Eu quero devolver em forma de serviço, em forma de oferta.

Aceita, Senhor o meu desejo de participar na missão da Igreja,
de santificar, de ser anúncio da Boa Nova de Jesus,
de transformar o mundo para ser de Deus todas as pessoas.

Aceita, Senhor, minha oferta, fruto do meu trabalho e sacrifício de cada dia.
Não quero me omitir nem dar só uma esmola.
Maria, Mãe de Jesus e nossa, dá a força de perseverar e de animar
outras pessoas a ser dizimistas,
a comprometer-se efetivamente com o reino de Deus. Amém!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Paróquia conclui peregrinação do Padroeiro

Ontem, 16 de dezembro, saiu de Batalha um ônibus com paroquianos devotos de São Gonçalo, com destino à Teresina, para participar da conclusão da III Peregrinação de São Gonçalo na capital do estado.

Durante um mês uma réplica da imagem de São Gonçalo visitou vários lares de batalhenses em Teresina. A Celebração Eucarística foi presidida pelo admistrador paroquial, Pe. Evandro.

O encerramento aconteceu no "Maximus Buffet", localizado na Avenida Pernambuco 2358, bairro Marquês, após, tivemos o Leilão, Bingão e muito forró pé-de-serra com o grupo Chiado de Chinelo de Batalha.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Paixão Pela Missão.

O Centro Social Lar Sant'Ana, situado na avenida Getúlio Vargas, foi fundado a 25 de janeiro de 2002, é um espaço do programa Social da Diocese de Parnaíba, com objetivo de assistir as crianças carentes e em situação de vulnerabilidade. Presta assistência espiritual às famílias, através de atividades de evangelização para que cresçam na fé e permaneçam unidos em família e inseridos na comunidade. Está sob coordenação deste projeto as Irmãs Filhas de Sant'Ana.

Ontem 14 de dezembro, realizamos a celebração de confraternização e encerramento das atividades de 2011, após 15 dias em preparação ao Natal, com os encontros preparatórios em família, foi uma verdadeira bênção de Deus, encontro de família, conversas formativas e cristãs em torno da Palavra de Deus, particularmente expresso minha alegria e contentamento em ter experienciado a graça de Deus agindo nas famílias assistidas pelo Centro Social Lar Sant'Ana.

Estendo a todos que fazem parte da família "Lar Sant'Ana" estimados votos de feliz festa neste 15 de dezembro, pela ocasião dos 156 º aniversário de nossa querida terra, "Batalha" e um abençoado Natal em Cristo.

Ir. Sandra Cavalcante (FSA)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Feliz Aniversário Terra Querida!

Palavras que simbolizam "Batalha"!

Expressão de acolhida, calor "humano" e geográfico.
Sentir e usufluir da beleza natural... as água correndo, quando caem pelo solo batalhense.

O sol que aquece as pessoas que por aqui passam.
... A simpatia de uma terra com seus costumes e cultura... A benção...
... A devoção à Maria e porque não, ao glorioso São Gonçalo, como se falam pelas ruas de Batalha.

Não sou filha de Batalha, porém, convivo com a receptividade de seus filhos(as).
Sou grata e tenho admiração por esta terra.

Em comunhão com todos, canto e parabenizo pelos seus 156º anos de história, de luta e conquistas.

Parabéns Batalha!

Ir. Sandra Cavalcante

Batalha, Minha Terra, Meu Amor!



HINO DE BATALHA

Letra: José Nicodemos da Rocha
Música: Maestro Sanção



Ó filha do Sertão deste Brasil
Plantada nos rincões do Piauí
És bela, forte, impávida és viril
Orgulho dos que nascem por aqui

Ao contemplar tua agreste serrania
E o verde vale onde reina a paz
Tua imagem radiante e luzidia
Ardente amor ao coração nos traz.

ESTRIBILHO:
Batalha terra eternamente amada
Teu nome em nosso peito faz pulsar
E para te ver sempre exaltada
Para a glória havemos de lutar.

Acena com esperança a palma
O verde leque de teus carnaubais
De confiança enche a nossa alma
O farfalhar de teus canaviais

Riachos serpenteiam murmurando
Ao solo da Ametista tremeluz
Ó mãe, aurora surge proclamando
Os donos e as virtudes que possuis.

Ó terra de tão secular história
Bendita seja por teu ideal!
O teu passado canta a tua vitória
Que em árdua luta é nosso fanal

Na memória estão os nossos pais
E o passado dorme no teu chão
Os sonhos deles tornam-se reais
E nós guardamos sua tradição.

Batalha marcha avante com firmeza
Lutando para ser sempre melhor
Teu nome já reflete tua grandeza
Que em cada geração será maior

Teus filhos preparados pra peleja
Avançam com o triunfo em cada mão
É a chama da certeza que flameja
No coração do infante ao do ancião.

Feliz Aniversário!


Louvado seja Deus por mais essa data importante na vida de Ir. Donata, que Deus a abençoe.

Com alegria a paróquia São Gonçalo deseja a Ir. Donata muita saúde, paz e orações para que ela continue sendo uma religiosa comprometida com o reino de Deus, que Santana a cubra com o seu manto de mãe.

Parabéns !

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pe. Evandro preocupado com a segurança dos festejos de São Gonçalo

A tradicional festa do padroeiro de Batalha - São Gonçalo - será aberta oficialmente no próximo dia 22 de dezembro, com o início do novenário, e será encerrada no dia 1º de janeiro, com a procissão de fiéis pelas ruas centrais de Batalha.

A propósito do assunto, o padre Evandro Alves, disse ao Folha de Batalha que está preocupado com a falta de contingente policial para garantir a ordem durante as festividades religiosas.

O assunto motivou a realização de uma audiência pública através da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Batalha/PI, sob o comando da Dra. Lia Raquel Prado e Silva Burgos. O evento será realizado na tarde desta segunda-feira, dia 12, a partir das 15 horas, no auditório da Câmara Municipal.

É sabido que durante os festejos há uma grande movimentação de pessoas inclusive de outras cidades, é aí que vem a preocupação, o município vive o drama na área da segurança pública, uma vez que a cidade conta apenas com 6 PMs, 1 agente civil e 1 escrivão policial. Além disso, o delegado de Batalha reponde atualmente por mais sete cidades. Cinco destas delegacias são sedes de comarca do Poder Judiciário, o que acarreta um grande volume de demandas. Somando a população destes oito municípios, de acordo com o último censo do IBGE, totaliza 151.724 pessoas sob a responsabilidade de uma única autoridade policial.

É oportuna a preocupação do Padre, haja vista que durante a Procissão do Senhor Morto, dia 22 de abril deste ano, por pouco não aconteceu um desastre. Um jovem que conduzia um Veículo Renault, modelo Clio, invadiu a avenida Getúlio Vargas e só foi contido quando estava a poucos metros de colidir com a imagem de Jesus Morto.

Na hora, fieis ficaram apavorados, temendo serem atropelados. Muitos católicos classificaram o caso como um ato de total desrespeito com a Fé.

Outro problema grave!
É preciso impor limite aos proprietários dos famosos “Paredões de Som” que ultrapassam o limite em termo de barulho e insistem em incomodar as pessoas de bem. Nessa hora se faz necessário a presença do policiamento para coibir abusos de “som nas alturas” que transformam os festejos num inferno.

Fonte: Folha de Batalha

sábado, 10 de dezembro de 2011

II encontrão da IAM

Louvado seja Deus pelo II encontrão da Infância e Adolescência Missionária (IAM), realizado hoje no centro pastoral Irma Nilva, com a presença de 50 crianças, foi um encontro de formação para as crianças falando um pouco sobre a historia e o carisma da IAM e sua espiritualidade, esteve também presente três (03) crianças da comunidade Nossa Senhora do Carmo (Cedro).

A coordenação da IAM agradece a todas as famílias que levaram seus filhos para este encontro e aqueles que ajudaram na organização que Deus os abençoe .

IAM futuro da Igreja ,futuro do mundo !!!

Por: Jean Carlos

Hino do Padroeiro de Batalha

1. Glorioso São Gonçalo,
    Nossas Vozes elevai.
    Como um Santo poderoso
    A Deus por nós rogai!
   
    Glorioso São Gonçalo
    Rogai por nós. (bis)


2. Graças te dou Santo querido,
    Pelos mil cuidados teus.
    Só em ti tenho vivido,
    No amor Santo de Deus.

3. Quando o inferno conspirado
    Julgar minha perdição.
    Glorioso São Gonçalo,
    Vem guardar meu Coração.

4. Ao bom povo de Batalha,
    Vossas bênçãos derramai.
    Glorioso São Gonçalo,
    A Deus por nós rogai!

Moysés é nomeado Consultor do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização

O Papa nomeou esta manhã como Consultor do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização Moysés Louro de Azevedo Filho, fundador e moderador da Comunidade Católica Shalom, Associação Internacional de Fiéis.

Moysés é um consagrado celibatário que há mais de 25 anos empreendeu a fundação da Comunidade Shalom, hoje presente em mais de cinquenta dioceses no Brasil e no mundo.

Desde 2007 é Consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, Dicastério da Santa Sé responsável pelo acompanhamento e o engajamento dos leigos na Igreja.

Em 2005, participou como auditor, a convite de Bento XVI, do Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia, e em 2007, da V Conferência Episcopal da América Latina em Aparecida, representando os movimentos eclesiais. Em 2008 foi mais uma vez nomeado pelo Papa Bento XVI para participar do Sínodo da Palavra de Deus, em Roma.

Nascido em 04 de novembro de 1959, em Fortaleza no Ceará Brasil, Moysés Louro de Azevedo Filho cresceu em ambiente católico, e desde a adolescência teve engajamento nos grupos de jovens católicos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Jovens e adultos recebem o Sacramento da Crisma

Aconteceu hoje na Igreja Matriz de São Gonçalo a solene Celebração Eucarística, presidida por Dom Alfredo Schaffer, Bispo da Diocese de Parnaíba, onde realizou-se o Sacramento da Crisma, aos jovens e adultos que há 02 anos se preparavam para este momento.

Dom Alfredo se alegrou em ver os nossos jovens entusiasmados, alegres participando na liturgia, cantando, tornando assim uma igreja mais viva .

Parabenizamos as famílias de cada um com orações de ação de graças e de que cada um possa se comprometer com a Palavra de Jesus Cristo e a Comunidade.

Por: Jean Carlos

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Salve 08 de Dezembro!


Parabéns e muitas felicidades!
Vamos rezar com muita fé, esperança e louvor,
para que goze de saúde, paz e prosperidade,
ganhe o merecido carinho e receba muito amor.
Nossos Parabéns nesta data tão querida.

Paróquia São Gonçalo

Envia Senhor Teu Espírito!

Nesta quinta-feira, 08 de dezembro de 2011 às 9h na Igreja Matriz, acontecerá a solene Celebração Eucarística, presidida por Dom Alfredo Schaffer, Bispo da Diocese de Parnaíba, onde será realizado o sacramento da crisma, aos jovens e adultos que há mais de 02 anos se preparam para este momento.
 
Neste mesmo dia é festa da Imaculada Conceição de Maria, toda comunidade é convidada a participar.

Coordenação da Catequese.

Parabéns dizimista!

A Pastoral do Dízimo da paróquia São Gonçalo, convida toda comunidade a participar da missa de confraternização dos "dizimistas" dia 18 de dezembro, às 8h na Igreja Matriz, após a Celebração Eucarística terá um delicioso café partilhado.

Laura Leite

MPE realiza audiência pública com tema: Festa de São Gonçalo

Tendo em vista a proximidade dos Festejos de São Gonçalo que acontecerá dos dias 22/12/11 a 01/01/12, o Ministério Público do Estado do Piauí, através de sua 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Batalha (PI), irá realizar audiência pública, que acontecerá na Câmara de Vereadores local, no dia 12/12/2011, às 15:00 horas, com o tema "Festejos de São Gonçalo - comunhão de esforços para a paz e harmonia de todos e resguardo dos direitos do cidadão", razão pela qual convida a comunidade a participar da mesma, no sentido de conscientizar a população batalhense e discutir estratégias para manutenção da paz social durante o período.

Contamos com sua presença.

Atenciosamente,

Lia Raquel Prado e Silva Burgos
Promotora de Justiça

EMM promoveu encontro de casais.

O Movimento do Encontro Matrimonial Mundial (EMM) está no Brasil desde 1974 e tem como objetivo salvar o amor de tudo aquilo que o ameaça e de descobri-lo presente e atuante no coração do ser humano. Atualmente, 35 anos após a experiência do Cardeal Suenens, o EMM está presente em mais de 80 países.

Para realizar sua missão de proporcionar aos casais, sacerdotes e religiosos(as) alguns meios para melhor se relacionarem através da partilha de seus sentimentos, ele oferece aos mesmos o que chama de “Fim de Semana” (FDS), que é um retiro fechado, de sexta a domingo.

É posta em ação uma pedagogia ao mesmo tempo muito humana e psicológica e que não teme ir até o coração de toda comunhão: o próprio Deus. A experiência tem provado que um casal, bem como um sacerdote, podem ser um para o outro uma fonte de constante estímulo para que ambos cresçam sempre mais nas suas vocações específicas. Irmanados poderão bem mais eficazmente testemunhar seu ser sacramental.

O Encontro Matrimonial Mundial tem como "missão a renovação da Igreja e a mundaça do mundo ajudando os casais e sacerdotes a viver uma relação responsável e íntima, oferecendo-lhes para isso estilo de vida, uma experiência católica e uma comunidade de apoio permanente".

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, na casa Paroquial, na cidade de Batalha-PI, houve um encontro de casais promovido pelo Movimento do Encontro Matrimonial Mundial.

Estiveram à frente como "servidores" desse momento de oração e convivência Frei Cícero, da cidade de Teresina, e os seguintes casais: Ricardo Rodrigues e Maria das Graças, Veuto e Antonia, da cidade de Parnaíba-PI e Max e Juliana que são de nossa paróquia.

O nosso muito obrigado aos que colaboraram direta ou indiretamente para a realização desse FDS.
Comunidade Filhos de São Gonçalo da Paróquia São Gonçalo.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Evangelizar: Vocação e missão da Igreja.

A grande Missão da Igreja concretiza-se na preocupação com a pessoa humana em sua totalidade. Não é preocupação com uma salvação abstrata, mas compromisso de fé com o ser humano, com seu crescimento no seguimento de Jesus e com sua plena realização em todos os sentidos, porque entre evangelização e promoção humana, como sabiamente afirmou o Papa Paulo VI, “existem de fato laços profundos”.
 
Toda Paróquia São Gonçalo está vivendo as Santas Missões Populares e se prepara para a grande semana missionária em julho de 2012, independente deste tempo forte de missão, a Igreja em si já é Evangelizadora.
 
Você, paroquiano, católico que acessa nossa página é nosso termômetro para conhecermos os pontos fortes e o fervor de nossa evangelização, para nos ajudar neste trabalho a Pastoral da Comunicação (PASCOM) lançou o primeiro período a "enquete" sobre a evangelização em nossa paróquia no mês de novembro de 2011, os resultados foram positivos, agradecemos àqueles que contribuíram, é importante para nossos trabalhos, nossos agradecimentos e orações que as bençãos de Deus esteja sempre sobre cada um.
 
Contamos com sua colaboração. Abaixo os resultados. Total de Votos: (83)
  • Muito Boa 22 (26%)
  • Boa 21 (25%)
  • Excelente 19 (22%)
  • Regular 15 (18%)
  • Outros 6 (7%)
Pastoral da Comunicação

sábado, 3 de dezembro de 2011

Eucaristia: Alimentar-se do Corpo e do Sangue de Jesus!

Comungar significa alimentar-se do Corpo e do Sangue, de Jesus Cristo, colocar em prática as palavras de Deus participar da vida da comunidade.
 
A Eucaristia consiste em pão e vinho, é a cerimônia de um sacrifício, no qual Cristo é oferecido em expiação a Deus pelos pecados. Os que participam da cerimônia recebem a remissão de seus pecados em conseqüência da morte sacrifical de Jesus.
 
Hoje a Igreja de São Gonçalo ficou repleta de crianças, eram quase 200, entre crianças e adolescentes, que depois de um caminho de preparação receberam a Eucaristia na solene celebração. Parabenizamos as famílias de cada uma com orações de ação de graças e de que cada uma possa continuar a conduzi-los no compromisso com a Palavra de Jesus Cristo e a Comunidade.

Coordenação da Catequese

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

RCC promoveu Seminário de Dons

No último final de semana (26 e 27 de Novembro), o grupo de oração “Servos da Misericórdia” promoveu um encontro para os servos. Neste experimentamos muitos momentos de orações, pregações, adoração e um grande derramamento dos dons do Espírito e na certeza que capacitados pelo Espírito Santo para o serviço do Reino de Deus fomos imbuídos por um grande sentimento de amor pela nossa Santa Igreja Católica Apostólica Romana e pelo nosso movimento – Renovação Carismática Católica.

Agradecemos a Deus por ter-nos agraciados com seus dons e aos que colaboraram direto e indiretamente na realização deste encontro.

Louvado seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Confira mais fotos em nossa galeria ou clique AQUI.

Por: Manoel

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Bendita És Tu Entre as Mulheres

"Ave Maria cheia de Graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e Bendito é o fruto do teu ventre, Jesus" . "Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte, amém".

Na primeira parte da Ave Maria, repetimos a saudação do anjo Gabriel à Maria e o grito de exclamação de Isabel ao receber Maria em sua casa após o anúncio do anjo da parte de Deus que iria dar à luz ao filho de Deus.

A segunda parte repetimos o grito de socorro dos fiéis pela Mãe, ainda quando a Igreja nascia.

Confira a oração da Ave Maria na Bíblia: Lc 1, 28-42