Video

Slide do bloogger:

sábado, 28 de janeiro de 2012

A Vida dos Justos está nas Mãos de Deus

Faleceu na noite de ontem (27) em Teresina, o Padre Everaldo Soares, natural de Joaquim Pires. Pe. Everaldo era o paróco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no município de Cocal, faceleu aos 40 anos.
 
Pe. Everaldo estava hospitalizado na UTI por vários meses com graves problemas de saúde. O corpo do pároco será velado hoje, sábado (28), na Igreja Matriz de Santa Dorotéia e o sepultamento ocorrerá por volta das 17:00 horas do mesmo dia no Cemitério local.

Fonte : 180graus

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Símbolos da JMJ no Piauí.

O itinerário e a programação da peregrinação da Cruz e do Ícone da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nas dioceses do Regional Nordeste IV da CNBB receberão os dois símbolos máximos da JMJ. O tema escolhido para a peregrinação é "Ide e fazei discípulos todos os povos". 
 
Dia 11 de março, domingo, a diocese de Parnaíba-PI, receberá a Cruz e o ícone da Diocese de Tianguá - CE. Além da passagem dos Símbolos pelas cidades acontecerão também a V Romaria da Juventude. Os símbolos ficam na cidade até o dia 13. Em seguida segue para Campo Maior, onde acontecerá a abertura oficial da Jornada da Juventude. Os símbolos serão recebidos com grande concentração.

Fonte: CNBB Regional NE IV

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 2012


Chamados a fazer resplandecer a Palavra de verdade (Lett. ap. Porta fidei, 6)

Quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Queridos irmãos e irmãs!

A celebração do Dia Mundial das Missões deste ano está carrega de um significado todo especial. A recordação do 50º aniversário do Decreto conciliar Ad gentes, a abertura do Ano da Fé e o Sínodo dos Bispos sobre o tema da nova evangelização contribuem para reafirmar a vontade da Igreja de empenhar-se com maior coragem e ardor namissio ad gentes para que o Evangelho chegue até os extremos confins da terra.

Diocese realiza formação sobre CF 2012

A Diocese de Parnaíba reuniu agentes de pastorais e movimentos neste último fim de semana, dias 21 e 22 de janeiro, para o repasse da Campanha da Fraternidade 2012, que aborda este ano o tema da Saúde pública.

O repasse foi ministrado por agentes da CNBB da Arquidiocese de Teresina, que apresentaram a CF, seus objetivos e metas para 2012.

Este ano trabalharemos o tema: "Fraternidade e saúde pública", e como lema "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Eclo, 38, 8).

O objetivo geral é "Promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população".

Ao longo de 2012 a Campanha chama a atenção para três conceitos importantes: I. O cuidado com o doente; II. A prática de hábitos de vida saudável; III. Exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção especial ao SUS.

O lançamento da Campanha será dia 22 de fevereiro, na Quarta-feira de Cinzas, inicio da Quaresma.

Por:  Aninha Damasceno
Foto: Blog Parnaíba Católica

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Oásis da Vida Nova

Realizou-se no período de 05 a 21 de janeiro o Retiro Oásis da Vida Nova, 1º grau no método do movimento evangelizador luz-vida na comunidade Caraíbas, com a presença de 34 jovens e duas religiosas da congregação das Filhas do Puríssimo Coração de Maria, Ir. Kátia da Diocese de Luziânia-GO e Ir. Polaina da Diocese de Formosa-GO.

Foram 15 dias de experiência profunda de oração e formação espiritual, capacitando os jovens para a missão, levando eles ao encontro pessoal com Cristo, na esperança de que esses jovens possam ser sinal do amor de Deus para as outras pessoas assumindo o seu papel de batizado.

A coordenação agradece a todos os benfeitores desse retiro, aqueles que ajudaram materialmente e com as orações, que Deus abençoe a cada um com o seu infinito amor.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Requiém para Miltinho

Miltinho, eu acabei de chegar de uma viagem de férias ao Piauí, queria muita presidir a missa do 30º dia de tua partida, mas nem tudo é como queremos, tua irmã Terezinha me procurou falando desse desejo dela, mas fico te devendo esta.

Neste dias nossa Batalha estava mergulhada até o pescoço no mistério do festejo de São Gonçalo, que tu tanto amavas! Mas creio que lá do céu tu acompanhou tudo bem de perto. A festa foi muito linda, consegui levar uma réplica da imagem de São Gonçalo, realizando o sonho de muita gente: ter em casa uma imagem do santo que nos influência na vida.

“Minha escola estava tão bonita”, canta o Benito de Paula, na canção retalho de cetim, eu parafraseio dizendo: O andor do glorioso estava tão bonito. Foi linda nossa festa!

Pena que teus ouvidos não estão mais aqui para ouvir o bimbalhar das batidas do sino da velha matriz, que fora recuperado, que tu tanto lutaste para ver concretizado.

Tua colaboração seria fundamental na celebração dos 160 anos da criação da Paróquia de São Gonçalo e dos 200 anos da construção da Matriz!

Consegui ver tua mãe, a dona Dila, a abracei profundamente e apertei muito forte sobre o meu coração de padre, como aquele gesto de Jesus que deitou São João em seu peito, fazendo com que o evangelista ouvisse os batimentos do coração que governa o mundo!Não que o meu governe nada, mas quis com este gesto afagá-la e compreender como sofre uma mãe que tem um filho falecido!

Conversei sobre ti como tua irmã Terezinha e percebi nela muita serenidade, confesso que ela tinha muito amor por ti, falou de tua inteligência e da facilidade em escrever um texto, que a caneta em tuas mãos fluía como a água que corre nas coxias no mês de abril rumo ao Riacho Grande!

Vi de longe teu irmão, num bar, parecia um pouco perdido e tão rodeado de pessoas, mas parecia tão sozinho, entendi ali uma busca de sentido, mas cada um encontra o sentido onde se lhe revela o mistério da vida.

Na hora da morte, quando se fecha o pano desse autêntico teatro que é a vida, com as suas grandezas e misérias, no balanço que fazemos de quem parte, é habitual salientarmos o que de melhor cada um praticou em vida, abdicando quantas vezes de trazer à luz a face mais oculta da sua personalidade.

Mas o Miltinho, que nos deixara órfãos da sua presença e convívio há trinta dias, é justo dizer que trilhou, de coração aberto, os caminhos da vida, semeando amizades como quem planta flores à sua passagem. E nesse percurso de 37 anos, em que pôs em evidência a honestidade, a competência, a seriedade e esta capacidade quase mística de forjar amizades e entendimentos, foi sempre capaz, com a sutileza própria dos superiormente eleitos, de exprimir com frontalidade as suas posições e de levar paulatinamente o interlocutor à aceitação dos seus argumentos.

Conversei bastante com muitos amigos teus sobre a tua morte, ou seja, teu nascimento para a vida, da Jaqueline Melo ouvi em Teresina, muito rapidamente lá na ladeira do Uruguai enquanto eu esperava um ônibus: “padre por vezes acho que o Miltinho esta viajando”, eu não lhe disse, mas a digo agora: a morte de fato é uma viagem para os braços do Pai, viagem sem volta!Fechamos os olhos para ver melhor. Do Neto do Luizinho ouvi que demorou a acreditar que tu tinhas morrido que só acreditou quando viu o teu corpo no caixão, até o último momento tinha esperança de ser mentira! Caro Neto, de fato a morte não é verdade para quem viveu bem a vida! Já escreveu um poeta argentino.

Um dos que mais me comoveu foi o Antonio Geraldo, do Catombo, ao descrever a notícia, disse-me que estava numa missa, a notícia fora dada pelo padre Evandro, ele disse ter perdido o chão, e o chão perdemos todos nós, e tu ganhou uma sepultura cavada no seio da mãe terra.

Pensei comigo: O Miltinho regressou ao pó de Batalha onde o seu cordão umbilical foi enterrado ao nascer, agora o recebeu de volta para o descanso eterno.

Pois bem, pude ouvi diversos testemunhos sobre a tua vida, deixastes uma legião de amigos. Aqui a vida continua, passada a festa de São Gonçalo, cada um voltou para a sua vida, muitos de fora outros de dentro, mas morando fora, partiram para ganhar a vida.

Tive notícias que um posto de saúde em Timon, no Maranhão, vai levar o teu nome, fiquei feliz em ler esta notícia, demonstra o quanto o teu nome era venerado, esperamos que em nossa Terra, se faça algo parecido para perpetuar a tua memória.

Estive no cemitério em visita a diversos túmulos de pessoas que se foram em 2011, como faço a cada ano que vou a Batalha, sempre gosto de fazer este gesto. Visitei a nossa amiga Corrinha Lopes, e o teu túmulo, verteu lágrimas de meus olhos ao acender uma vela para ti, e pensava comigo: logo o Miltinho que gostava tanto de falar, agora é só o silêncio absoluto que aguarda a manifestação da vida, é a semente na escuridão da terra à espera da manifestação da luz eterna, prometida por Cristo aos seus crentes!

Mas, no dia da apoteose, durante a procissão de São Gonçalo, ao passar em frente à tua residência, confesso que não consegui olhar para frente da casa, portanto, não sei ti dizer se dona Matilde e dona Conceição estavam na porta, se eu olhasse para ali, não teria mais condições de continuar o cortejo, senti o meu coração apertando-se ao palmilhar o trecho que tá de fronte à casa de dona Deloquinha. Fiquei triste de não ter visto a Ziroca, queria tanto repetir com ela o abraço dado na dona Dila, também seu Milton eu não vi, mas fiquei edificado com o comentário que a Terezinha fez ao me dizer que ao saber da tua partida ele estava recuperando-se e continuou com a mesma firmeza com que dirigia a antiga ambulância do Hospital Messias Filho.

De todos ouvi sobre o teu amor por Batalha, de nosso prefeito foi a tônica mais ouvida, o teu amor por Batalha e a preocupação em difundir o seu nome.

Filho de Batalha apelou constantemente às suas raízes e, assente nelas, orientou toda sua vida no sentido de tudo fazer, nos planos políticos, cultural, desportivo e associativo, para engrandecer o chão que o viu nascer, como fica tão bem espelhado nos livros com que nos quis brindar.
Hoje, passado um mês, sentimos que nos deixou um homem bom, chorado com razão por todos quantos com ele lidaram que nunca se irão esquecer-se do respeito, da humildade, do sentido de solidariedade e compreensão que sempre estiveram na base da sua inteligência.

Que nome dar ao vazio que agora em nós corre irresistível como um rio? Como superar a dor que nos penetra assim na alma e nos remete para semelhante desespero? Como suprir a falta que tu nos irá fazer na luta visando gerir os diálogos e os silêncios do interior de sua alma com o Mundo?

Com o teu desaparecimento, Batalha perdeu um dos seus melhores filhos, o humanista, o apaixonado por esta Terra de São Gonçalo e o homem de relações, cujo exemplo deveremos ser capazes de assumir e transmitir às gerações vindouras.

Miltinho é verdade que a morte nos rouba os entes queridos. Sofremos com tua perda. Tua partida nos empobreceu, deixou-nos um vazio, um oco no estômago, semelhante àquele que experimentamos após os festejos, uma angustia incontida.

Ficou a dor, a lembrança, a saudade, em difícil convivência com a certeza da ressurreição.
O Senhor ressuscitado está no meio de nós, e um dia nos encontraremos com o Pai e com o nosso Miltinho!

Miltinho, Batalha continuará a ser o teu eterno caso de amor!

Até a eternidade!

Pe. Leonardo de Sales

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Igreja em Missão.


Durante os dias 22 a 29 de janeiro de 2012 acontecerá a II Semana Missionária do Zonal Sul II da Diocese de Parnaíba, na Paróquia de Santa Luzia em Luzilandia.

Segue os nomes dos(a) missionários que irão participar deste tempo forte de missão:


  • Isabel Ferreira de Aquino
  • Marcos José Sousa Oliveira
  • Paulo Ronaldo Sousa Oliveira
  • Vanderson Oliveira Santos
  • Francisco José do Nascimento Gomes
  • Raimunda das Dores Soares da Silva
  • Ana Rosa Soares da Silva
  • Geovane Sousa Oliveira
  • Geovane Filho
  • Leonardo Henrique da Silva
  • Maria Filomena de Sousa
  • Verônica Cardoso
  • Ir. Graça Oliveira
  • Celeste Carvalho
  • Maria Dayne
  • Francinaldo da Silva
  • Francisca das Chagas Pereira Gomes
  • Laura Feitosa
  • Maria Laiane da Silva Gomes
  • João Juarés Alves
  • Marinalva Feitosa
  • Anatália da Silva Braz
  • Maria Sutero
  • Francisco Natanael Franco
  • Antônia Iris Alves
  • Maria da Paz Teixeira
  • Francisca das Chagas Alves Amaral
  • Luciana Catarina
  • Valdirene da Costa
  • Andreza de Araújo
  • Maria de Jesus Fernandes
  • Maria Onede da Silva
  • Antônia Amorim Costa
  • Francisco Vagner Sousa
  • Maria Onede Alves da Silva
  • Pe. Evandro Alves

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Governo reconhece a importãncia das ações da PJ.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, enviou uma carta aos participantes do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), na qual reconhece a importância das ações desenvolvidas pela Pastoral da Juventude (PJ). De acordo com o ministro, “têm especial relevância as ações da PJ, em conjunto com outras pastorais, contra a violência de que são vítimas os jovens negros em nosso país”.

Em sua carta, o ministro destaca o trabalho da PJ realizado há três décadas, bem como a luta em favor da juventude brasileira. O ministro parabenizou a Pastoral da Juventude pela participação na articulação da 2ª Conferência Nacional de Juventude realizada em dezembro do ano passado, em Brasília.

Marcha contra a violência

O 10º ENPJ teve início no último domingo, 8, em Maringá (PR), e conta com a presença de mais de 600 jovens representando as dioceses brasileiras. A programação segue até o dia 15 com palestras, trabalhos em grupo e celebrações. Hoje, 11, as assessorias são sobre os temas Concílio Vaticano II e Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil Latino Americana. No sábado, 14, após a celebração de encerramento, os participantes do encontro farão uma marcha da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A concentração será a partir das 17:30h no estacionamento do estádio Willie Davis, no centro de Maringá.
"Envio os meus votos de que esse Encontro Nacional da PJ seja espaço profícuo, onde se fortaleçam as vossas convicções em defesa da vida da juventude e de um Brasil livre das injustiças e das misérias”, concluiu o ministro.
Fonte: CNBB

Formação sobre a CF 2012.

Mais um ano se inicia e com ele o nosso compromisso de continuar levando Jesus Cristo a todas as criaturas. Uma das formas de realizarmos esse trabalho de evangelização é assumindo a Campanha da Fraternidade, que este ano traz o tema: Fraternidade e Saúde Pública e o lema: Que a Saúde se difunda sobre a Terra.
 
O objetivo geral dessa campanha é “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista a uma vida saudável e a melhoria no sistema público de saúde". Para alcançarmos esse objetivo é necessário conhecermos os problemas relacionados à saúde pública em nosso país. Por isso, a Diocese de Parnaíba estar realizando um momento de formação sobre a CF – 2012 nos dias 21 e 22 de janeiro, no Centro de Treinamento Sagrada Família, em Parnaíba, com início às 8h do dia 21 e término com o almoço do dia 22.

Fonte: diocesedeparnaiba.org.br

Somos Igreja Jovem.

Os jovens das dioceses de todo o Brasil encontram-se em Maringá (PR) no 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). O encontro está sendo realizado entre os dias 09 e 14 de janeiro de 2012.

O Bispo Referencial da Juventude no Piauí, Dom Juarez Sousa juntamente com a delegação formada por: Gil Kairós Neto, Fan Oliveira, Robério Portella, Angela Maria, Edinete Souza da Silva, Joselma Cordeiro, Leonardo Sousa, Carlos Eduardo Silva, Carlos Andrade representam a juventude do Piauí e participaram da Missa de Abertura com muita partilha, amor e reflexão.

O Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ) se reúne em uma diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos e pela primeira vez acontece em uma cidade da região sul do Brasil.

Além do tema, “Somos Igreja Jovem”, o encontro tem o lema “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida” e a iluminação bíblica extraída do evangelho de João, “Ele tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13,1). Durante todos os dias da programação, uma equipe de jovens estará atualizando com notícias e imagens do encontro o hotsite www.pj.org.br/enpj e as redes sociais da Pastoral da Juventude.

Fonte: CNBB

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A Obra é de Deus, a Missão é Nossa.

Ir. Graça Oliveira em retorno à Comunidade Jesus, Maria e José. Neste domingo dia 08 de janeiro a paróquia São Gonçalo recebeu com alegria Ir. Graça Oliveira Filha de Sant'Ana que está retornando para juntos somarmos forças evangelizadora-missionária, nesta "pequena" parte da Igreja de Jesus Cristo, presente em Batalha.

Seja bem vinda e sinta-se novamente em casa.

Paróquia São Gonçalo.

Uma Presença Amiga.

Pe. Leonardo, se fez presente, antes de retornar à Diocese de Lins-SP, junto aos jovens que participam do II Retiro do Movimento Evangelizador Luz Vida da Paróquia São Gonçalo.

Foi um momento descontraído e recreativo.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Vaticano II , Sínodo e Ano da Fé a marcar 2012.

Foi publicada a mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial do Enfermo 2012, dia 11 de fevereiro próximo, data em que a Igreja celebra em seu calendário litúrgico Nossa Senhora de Lourdes. O documento tem como tema "Levanta-te e vai; a tua fé te salvou!", extraído do Evangelho segundo São Lucas (17, 19).

“Os doentes e os que sofrem encontrem na fé uma âncora segura”, é o desejo do Santo Padre que em sua Mensagem para o Dia Mundial do Enfermo ressalta que "quem crê jamais está sozinho".

O papa dirige-se com palavras de particular proximidade aos doentes e aos sacerdotes, que dão assistência espiritual nos hospitais, chamados a se sentirem "verdadeiros ministros dos enfermos". O Sumo Pontífice reitera que, a exemplo de Cristo, os fiéis são chamados a acolher toda vida humana, particularmente se “frágil e enferma", e a curvar-se "sobre os sofrimentos materiais e espirituais do homem para curá-los".

Bento XVI fará convocação de um "Ano da Fé" entre outubro de 2012 e novembro de 2013, para assinalar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II .
 
O Papa quer que os católicos de todo o mundo assumam “a sua adesão ao Evangelho”, anunciando publicamente a fé num momento de “profunda mudança” para a humanidade.

O «ano da fé» tem início marcado para 11 de outubro de 2012, no cinqüentenário da abertura do Concílio Vaticano II e vinte anos após a publicação do Catecismo da Igreja Católica.

Fonte: Rádio Vaticana

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mensagem do Papa Bento XVI


MENSAGEM DE SUA SANTIDADE
BENTO XVI
PARA A CELEBRAÇÃO DO
XLV DIA MUNDIAL DA PAZ
1 DE JANEIRO DE 2012

EDUCAR OS JOVENS PARA A JUSTIÇA E A PAZ

1. O INÍCIO DE UM NOVO ANO, dom de Deus à humanidade, induz-me a desejar a todos, com grande confiança e estima, de modo especial que este tempo, que se abre diante de nós, fique marcado concretamente pela justiça e a paz.

Com qual atitude devemos olhar para o novo ano? No salmo 130, encontramos uma imagem muito bela. O salmista diz que o homem de fé aguarda pelo Senhor « mais do que a sentinela pela aurora » (v. 6), aguarda por Ele com firme esperança, porque sabe que trará luz, misericórdia, salvação. Esta expectativa nasce da experiência do povo eleito, que reconhece ter sido educado por Deus a olhar o mundo na sua verdade sem se deixar abater pelas tribulações. Convido-vos a olhar o ano de 2012 com esta atitude confiante. É verdade que, no ano que termina, cresceu o sentido de frustração por causa da crise que aflige a sociedade, o mundo do trabalho e a economia; uma crise cujas raízes são primariamente culturais e antropológicas. Quase parece que um manto de escuridão teria descido sobre o nosso tempo, impedindo de ver com clareza a luz do dia.

Reflexão de Fim de Ano.

Por que desejar Feliz Ano-Novo se há tanta infelicidade à nossa volta? Se este dia de hoje não fizer exultar um povo durante os 365 dias vindouros que sentido tem celebrar a passagem de ano? Como desejar feliz Ano-Novo com tantos jovens morrendo no trânsito em nossa cidade às vistas de todas as nossas autoridades sem nada ser feito, numa cidade que parece que a lei passou longe, não basta rezar e abençoar motos e carros é preciso ir ao fundo do problema que se agrava e nada se faz.

Feliz Ano-Novo é, portanto, um voto de emulação espiritual. Claro, muitas outras conquistas podem nos dar prazer e alegre sensação de vitória. Não somos profetas da desgraça, reconhecemos feitos e conquistas sem dúvidas!Mas não são o suficiente para nos fazer felizes. Melhor seria um mundo sem miséria, desigualdade, degradação ambiental, políticos corruptos!

Essa infeliz realidade que nos circunda, e da qual somos responsáveis por opção ou omissão, se constitui num gritante apelo para nos engajarmos na busca de “um outro mundo possível”. Contudo, ainda não será o Feliz Ano-Novo.

O ano será novo se, em nós e à nossa volta, superarmos o velho. E velho é tudo aquilo que já não contribui para tornar a felicidade um direito de todos.

Se o novo se faz advento em nossa vida espiritual, então com certeza teremos, sem milagres ou mágicas, um Feliz Ano-Novo, ainda que o mundo prossiga conflitivo; a crueldade, travestida de doces princípios; o ódio, disfarçado de discurso amoroso.

A diferença é que estaremos conscientes de que, para se ter um Feliz Ano-Novo, é preciso abraçar um processo ressurrecional: engravidar-se de si mesmo, virar-se pelo avesso e deixar o pessimismo para dias melhores.

Desejo um Ano-Novo em que, no campo, todos tenham seu pedaço de terra, onde vicejem laranjas e alfaces e voejem bem-te-vis entre vacas leiteiras. Na cidade, um teto sob o qual reluz o fogão de panelas cheias, a sala atapetada por remendos coloridos, a foto colorida do casal exposta em moldura oval sobre o sofá.   

Espero um Ano-Novo em que as igrejas abram portas ao silêncio do coração, o órgão sussurre o cantar dos anjos, a Bíblia seja repartida como pão. A fé, de mãos dadas com a justiça, faça com que o céu deixe de concentrar o olhar daqueles aos quais é negada a felicidade nesta terra.
Um Feliz Ano-Novo com casais ociosos na arte de amar, o lar recendendo a perfume, os filhos contemplando o rosto apaixonado dos pais, a família tão entretida no diálogo que nem se dá conta de que o televisor é um aparelho mudo e cego num canto da sala.   

Desejo um Ano-Novo em que os sonhos libertários sejam tão fortes que os jovens, com o coração a pulsar ideais, não recorram à química das drogas, não temam o futuro nem se expressem em dialetos ininteligíveis. Sejam, todos eles, viciados em utopia.   

Espero um Ano-Novo em que cada um de nós evite alfinetar rancores nas dobras do coração e lave as paredes da memória de iras e mágoas; não aposte corrida com o tempo nem marque a velocidade da vida pelos batimentos cardíacos.   

Um Ano-Novo para saborear a brevidade da existência como se ela fosse perene, em companhia de ourives de encantos, cujos hábeis dedos incrustam na rotina dos dias jóias ternas e eternas.
Quero um Ano-Novo em que, a cada um, seja assegurado o direito do emprego, a honra do salário digno, as condições humanas de trabalho, as potencialidades da profissão e a alegria da vocação. Um novo ano capaz de saciar a nossa fome de pão e de beleza.   

Rogo por um Ano-Novo em que a polícia seja conhecida pelas vidas que protege e não pelos assassinatos que comete; os presos reeducados para a vida social; e que os pobres logrem repor nos olhos da Justiça a tarja da cegueira que lhe imprime isenção.   

Um Ano-Novo sem políticos mentirosos, autoridades arrogantes,religiosos azedos e agressivos, e grossos com o seu povo, funcionários corruptos, bajuladores de toda espécie. Livre de arroubos infantis, seja a política a multiplicação dos pães sem milagres, dever de uns e direito de todos.   

Espero um Ano-Novo em que as cidades voltem a ter praças arborizadas; as praças, bancos acolhedores; os bancos, cidadãos entregues ao sadio ócio de contemplar a Natureza, ouvir no silêncio a voz de Deus e festejar com os amigos as minudências da vida – um leque de memórias, um jogo de cartas, o riso aberto por aquele que se destaca como o melhor contador de piadas.
Desejo um Ano-Novo em que o líder dos direitos humanos não humilhe a mulher em casa; a professora de cidadania não atire papel no chão; as crianças cedam o lugar aos mais velhos; e a distância entre o público e o privado seja encurtada pela ponte da coerência.
Quero um Ano-Novo de livros saboreados como pipoca, o corpo menos entupido de gorduras, a mente livre do estresse, o espírito matriculado num corpo de baile, ao som dos mistérios mais profundos.

Desejo um Ano-Novo em que o governo coloque o país nos eixos, livre a população do pesado tributo da degradação social, e tome no colo milhões de crianças precocemente condenadas ao trabalho, sem outra fantasia senão o medo da morte.   

Espero um Ano-Novo cujo principal evento seja a inauguração do Salão da Pessoa, onde se apresentem alternativas para que nunca mais um ser humano se sinta ameaçado pela miséria ou privado de pão, paz e prazer.   

Um Ano-Novo em que a competitividade ceda lugar à solidariedade; a acumulação à partilha; a ambição à meditação; a agressão ao respeito; a idolatria ao dinheiro ao espírito das Bem-Aventuranças.

Aspiro a um Ano-Novo de pássaros orquestrados pela aurora, rios desnudados pela transparência das águas da cachoeira do Urubu, pulmões exultantes de ar puro e mesa farta de alimentos despoluídos.

Rogo por um Ano-Novo que jamais fique velho, assim como os carvalhos que nos dão sombra, a filosofia dos gregos, a luz do Sol, a sabedoria de Jó, o esplendor das montanhas, a música gregoriana.

Rogo por um Ano-Novo, em que cresça a consciência que para os que amam Batalha, como eu, ela é mais do que um amontoado de casas, um emaranhado de ruas e avenidas. Ela é, sobretudo, a reunião de pessoas que têm os mesmos direitos e participam, a seu modo e em graus diferentes, da administração dos seus interesses comuns.

No último dia do ano Batalha, quero pedir a Deus ajuda para discernirmos e superar toda cegueira e a tomarmos as melhores decisões em apoio ao teu crescimento!

Como disse o poeta José Nicodemos da Rocha: “Ó filha do Sertão deste Brasil plantada nos rincões do Piauí. És bela, forte, impávida és viril orgulho dos que nascem por aqui”.
Cuidem bem da nossa Batalha, pois, em cada canto do país e até mundo afora, tem sempre um batalhense “acuado de saudade” da Terra de São Gonçalo.    

Um ano tão novo que traga a impressão de que tudo renasce: o dia, a exuberância do mar, a esperança e nossa capacidade de amar. Exceto o que no passado nos fez menos belos e bons. Adeus ano velho e feliz Ano Novo a todos, que São Gonçalo, do alto de sua casa de clemência e de bondade, fincada no alto desta colina há quase 200 anos, nos abençoe a todos nós durante os 365 dias do ano que daqui a alguns minutos estaremos começando.

Que Deus nos inspire em 2012. E viva o Ano Novo!Felicidades a todos do fundo de minha alma e coração!

Pe. Leonardo Sales

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Jovens farão experiência de Deus.

Durante os dias 05 a 22 de janeiro de 2012, acontecerá na Paróquia São Gonçalo o II Retiro do Movimento Evangelizador Luz Vida.

Você pode colaborar com: alimentos não perecíveis ou financeiramente, entregando na Secretaria Paroquial, ou a Mariazinha (Coordenadora do Luz Vida) e também ao Pe. Evandro.

De já agradece a Coordenação.

Campanha da Fraternidade 2012.

Tema: "Fraternidade e Saúde Pública",
Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!"
(Cf. Eclo, 38,8)

Todos os anos durante o período quaresmal, tempo de conversão, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando uma solução para o mesmo.

Para o ano de 2012, a CNBB sugeriu o tema "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".

Multidão participa do encerramento do Festejo a São Gonçalo.

Foi celebrado ontem, dia 1º de janeiro, a Solenidade da Santa Mãe de Deus, e encerramento do festejo a São Gonçalo. Durante os dias 22/12/11 a 01/01/12 , foi refletido a temática: "A Igreja em estado permanente de Missão". "A razão de ser da Igreja é o anúncio do Evangelho. Boa notícia capaz de transformar as pessoas e as estruturas com vista ao Reino de Deus, que é justiça, solidariedade e paz".

No final da tarde uma multidão de devotos(as) de São Gonçalo acompanhou-o na procisão, com cantos missionários, cantos de louvor e oração do terço, em agradecimento a Deus por mais um festejo do padroeiro o "glorioso" São Gonçalo, após este momento de fé e peregrinação pelas ruas, teve o pronunciamento do administrador paroquial, Pe. Evandro Alves, o qual fez agradecimentos aos movimentos e pastorais, equipes organizadas, patrocinadores, entidades e famílias que apoiaram e contribuiram para que o Festejo a São Gonçalo 2011 acontecesse.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Benção aos motoristas.

No final da tarde do dia 30 de dezembro, em Batalha foi uma animação só, com desfile dos carros e motos que ordenadamente circularam pelas ruas da cidade.

Esse momento da bênção cresce com adesão cada vez maior, e assim a fé e a religiosidade juntas.

A bênção em frente ao patamar principal da Matriz de São Gonçalo é o ponto alto desse ato religioso em nossa cidade.