Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cruz Peregrina

Corriam os anos da década de 1980, o Beato João Paulo, estava no início de seu pontificado, uma de suas primeiras grandes iniciativas foi estabelecer o ano de 1983 (25 de março de 1983 - 22 de abril de 1984) como Ano Santo da Redenção, com lema: "Abri as portas ao Redentor". Como símbolo desse grande evento o Papa pensou numa grande Cruz a ser colocada ao lado do altar principal da Basílica Vaticana. Foi então construida, colocada nesse local uma grande Cruz de madeira, com 3,8 metros de altura que aí permaneceu durante toda as celebrações pontifícias que se efetuaram na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo. Ao lado da Basílica há um Centro da Juventude, chamado "São Lourenço", que o próprio Beato João Paulo criou para acolher os jovens peregrinos que visitam Roma. Foi nessa ocasião que o Papa, num gesto daquilo que, posteriormente, ele mesmo iria chamar de "Nova Evangelização", confiou a Cruz do Ano Santo aos jovens, pedindo que a levassem para o Centro da Juventude São Lourenço e dando-lhes uma "missão muito específica". Foram essas suas palavras aos jovens: "Meus queridos jovens, ao concluir este Ano Santo, confio vós o símbolo deste ano jubilar: a Cruz de Cristo! Levai-a pelo mundo afora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciai a todos que só na Morte Ressurreição de Cristo é que poderemos encontrar Salvação e Redenção". Em nome da juventude católica, os jovens do Centro São Lourenço, levaram-na para lá e começaram desde 1984, a organizar peregrinações dessa Cruz por toda as partes do mundo.

Fonte: CNBB

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Rumo ao Rio - 2013

O setor juventude da Paróquia está realizando os encontros celebrativos, "itinerário da cruz". Cada jovem  faz experiência da Leitura Orante da Palavra "Léctio Divina". A leitura orante é o coração da vida cristã, pois a mesma é alimentada pela fé, pela esperança e pela caridade que é a escuta da Palavra, o anúncio da Palavra e o amor a Deus, na concretização do amor ao outro. Os textos bíblicos a serem refletidos nos grupos são: "Lc 1,26-38". "Lc 2,1-7". "Jo 19, 28-42". "Lc24,1-12". Jo10,25-30". São cinco os elementos que constituem a Leitura Orante da Palavra: leitura, meditação, oração, contemplação e ação. A experiência da leitura orante da palavra  bem praticada,  conduz ao encontro pessoal com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus e ao testemunho de Jesus-Senhor e à comunhão com Jesus-Filho.

Fonte: Cruz Peregrina/Rumo ao rio-2013/Encontros celebrativos

VI Acampamento de Oração

Aconteceu neste final de semana o VI Acampamento de Oração da região das farinhadas com o tema "Pela Força da Oração Tudo Pode Ser Mudado".

Iniciou-se no sábado com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Evandro na comunidade cedro com a presença da região dos mananciais e encerrou ontem na comunidade imbiribas.

Foi um momento de uma profunda experiência de oração com os jovens, levando eles a entenderem o significado da cruz para os cristãos, da sua importância na Igreja e seu compromisso como cristão,  o retiro  serviu também para animar os jovens das comunidades para o grande evento que acontecerá em nossa paróquia o Bote Fé.

Confira alguns registros fotográficos deste momento:



Por: Jean Carlos

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

II Festival do Senhor (Fotos)

Já está disponível em nossa galeria de fotos, imagens do II Festival do Senhor. Os registros foram realizados sob a lente de Lorrane Carvalho (PasCom).



Confira também clicando AQUI.


Reunião do Bote Fé

Aconteceu no dia 24 de fevereiro no Centro Pastoral Ir. Nilva reunião do Bote Fé com jovens de todas as regiões de Batalha, onde foram vistas as dinâmicas deste movimento e a programação.

Toda comunidade batalhense e região está convidada a participar deste importante evento que se realizará no dia 12/03/2012 em nossa cidade.

Venha aproveitar esta formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé.

Por: Lorrane Carvalho

Missa da Partilha

Em profundo espírito de comunhão e partilha celebrou-se no último dia 23 de fevereiro a Missa da Partilha, isto é, do dizimista. A celebração ocorreu  no Setor Nossa Senhora da Boa Esperança no Santuário de São Francisco.

Aproveitamos o ensejo para parabenizar a todos os dizimistas aniversariantes deste mês,  nossos parabéns!

Veja mais fotos desta celebração em nossa galeria clicando AQUI.

Por: Lorrane Carvalho

Repasse da Campanha da Fraternidade 2012

No dia 18 de fevereiro aconteceu o repasse da Campanha da Fraternidade 2012 em Batalha no Centro Pastoral Ir. Nilva.

A Campanha deste ano tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e como lema “Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra”. Contou com muitas palestras dadas por Maria do Carmo Reis e Tânia Oliveira (Agentes da Pastoral da Criança), contou ainda com a participação das regiões das Farinhadas I e II, dos Mananciais I e II, da Puba, das Palmeiras, das Ladeiras e do Massapé e alguns representantes de órgãos públicos.


Confira mais fotos deste momento em nossa galeria de fotos clicando AQUI.

Por: Lorrane Carvalho

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Tempo Litúrgico

Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros "Sacerdotes" com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".
 
Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual, ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. A cor litúrgica deste tempo é o roxo que simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

II Festival do Senhor

O Segundo Festival do Senhor que aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro, foi repleto de alegrias. A pregação ficou por conta do pregador Jonas, muito animado. Ainda contou com a animação do Ministério de Música da RCC e a banda Vida Nova de Parnaíba. Dia 21 (terça-feira) houve missa às 17hs, e depois todos sairam rumo à Igreja Matriz.


Só muito louvor, glória, adoração e muita diversão neste festival.

Confira alguns cliques:
Veja mais fotos clicando AQUI.

Por: Larrane Carvalho

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pároco da cidade de Luzilândia morre de parada cardíaca em UTI da capital

Faleceu na manhã do último dia 18, por volta das 05:00 horas da manhã, o Pároco da cidade de Luzilândia, José Ribeiro da Silva, carinhosamente chamado de Padre Ribeiro de 50 anos de idade.

Padre Ribeiro atualmente atuava como coordenador paroquial da Igreja de Santa Luzia na cidade de Luzilândia, mas também chegou a exercer no passado não muito distante as paróquias das cidades de Cocal da Estação,  Matias Olimpio e Piracuruca.

De acordo com informações Padre Ribeiro que já tinha problema de diabete, passou mal e foi levado as pressas para uma Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, da capital piauiense, na noite da última sexta-feira (17), onde acabou sofrendo uma parada cardíaca e acabou falecendo.

Vale ressaltar que a diocese de Parnaíba está neste momento de luto com a morte do pároco que era bastante querido de todos.

Fonte: jornalesp.com

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bote Fé

A Paróquia de São Gonçalo convida todos os jovens e comunidade em geral de Batalha e região a participar deste importante evento que se realizará no dia 12/03/2012 em nossa cidade, a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora por nossa terra.

Venha aproveitar esta formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé.

Será um momento de louvor e adoração repleto de espírito juvenil. Haverá adoração ao Santíssimo, coreografias, peças teatrais e contamos ainda com a animação de bandas católicas, encerrando com a Santa Missa.

Por: Lorrane Carvalho

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cruz e o Ícone da JMJ chegará em Batalha dia 12 de março.

Dia 12 de março estaremos recebendo a Cruz e o Ícone da Jornada Mundial da Juventude, é um momento único para nossa cidade, convidamos a todos a participar deste grande evento principalmente vocês jovens. 
 
Iniciará as 18h com animação do ministério de música, com a banda Piradinhos de Teresina e com Celso Teixeira, com coreografias.

Por: Lorrane Carvalho

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Celebrando a vida.

Confira abaixo alguns registros fotográficos feitos por Rivielly Carmem durante Celebração da Vida no bairro Esperança I realizado pela líder pastoral Gorete.

 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Peregrinação da Cruz da JMJ na Diocese de Parnaíba


JMJ RIO - 2013

"Ide e façais discípulos em todos os povos!" Mt (28,19).

“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.

Foi com essas palavras que o Beato João Paulo II entregou aos jovens em Roma, no dia 22 de abril de 1984, aquela que ficaria conhecida como a Cruz da Jornada, ou Cruz dos Jovens. Desde então, ela começou a peregrinar mundo afora, sempre levada pela juventude. Em 2003 junto com ela passou a peregrinar também o Ícone de Nossa Senhora.

O que é a Jornada Mundial da Juventude?

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja.

A Jornada Mundial da Juventude é uma festa da alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz.

“A Jornada Mundial da Juventude é um grande encontro de jovens de todo o mundo em torno ao Vigário de Cristo. É um meio evangelizador a mais da Igreja, que por meio dessas Jornadas continua anunciando a mensagem de Cristo aos jovens. A JMJ é um empenho evangelizador em que a Igreja manifesta sua constante solicitude pela juventude. Todos os jovens devem sentir-se atendidos pela Igreja, para isso, toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, deve sentir-se cada vez mais comprometida em nível mundial, a favor da juventude (...) para corresponder a suas expectativas, comunicando-lhes a certeza de Cristo, a verdade que é Cristo, o amor que é Cristo, mediante uma formação adequada, que é uma forma necessária e atualizada de evangelização” (João Paulo II, discurso ao Colégio Cardinalício, 20 de dezembro de 1985).

Fonte: www.jmjbrasil.com.br

Carnaval do Senhor - Dias 20 e 21 de fevereiro

Vem ai o II Festival do Senhor promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) e Grupo de Oração Servos da Misericórdia.

Vai ser um encontro de Carnaval diferente dos outros. Um momento de louvor, pregação e adoração ao Santíssimo Sacramento e show com músicas católicas que serão tocadas pela banda Nova Vida da cidade de Parnaíba.

Venha participar deste momento de intimidade com Deus!

O evento será no Ginásio Poliesportivo Messias Freitas a partir das 14h do dia 20 de fevereiro.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Renovação dos votos de Ir. Ana Sandra Cavalcante.

Dia 02 de fevereiro na  Igreja Matriz de São Gonçalo na ocasião  da festa da apresentação do Senhor ao templo. Dia de Nossa Senhora das Luzes, a Comunidade Jesus, Maria e José da Congregação das Filhas de Sant'Ana, junto à comunidade paroquial, se alegraram pela renovação dos votos de Ir. Ana Sandra Cavalcante. Estiveram presente seus familiares na pessoa de sua mãe Socorro Cavalcante e de sua tia Maria Alzenira.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Bernardo da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança de Esperantina.

À Ir. Sandra os nossos parabéns e que continue zelando pelas coisas de Deus firme e forte na sua missão de anunciar o amor de Jesus sendo luz para os outros.

Confira o pronuncimento de Ir. Sandra por ocasião da renovação dos votos:


“Quando comecei andar meus passos, Jamais imaginavas seguir por tais caminhos”

Queridas Irmãs de comunidade, caríssimo Pe. Bernardo, querido povo de Deus presente nesta celebração. Dou graças ao Senhor por mais um ano de caminhada, vivido na busca de responder com firmeza a cada dia o meu “sim” ao Senhor com firme determinação e destemida. Sou consciente dos meus limites, das fragilidades e do quanto ainda preciso crescer e amadurecer para tornar-me uma autêntica religiosa, filha de Deus e filha de Sant’Ana.

Durante todo este ano, em meio algumas sombras, aconteceram maravilhas! E como Maria, a primeira filha de Sant’Ana, expresso meu magnificat: Canto em louvor ao Senhor:  Bendito o Senhor que caminha comigo e me faz compreender seu desejo sobre mim, me faz descobrir que é possível viver a consagração em meio ao povo, e ser “feliz”, “sou feliz” porque tenho o Senhor comigo e o busco quando não o percebo... Bendito seja Deus que me realiza a cada dia, que é motivo do meu empenho na missão. Louvo ainda, por descobrir o sentido de ser Igreja, pela comunidade na qual estou inserida e por esta família, pequena parte do povo de Deus, que me acolhe e me dar espaço de ser uma presença alegre em meio àqueles que precisam de testemunhos que proporcionam o encontro consigo e com Deus.

Como sinal de esperança e de dom, sinto-me impulsionada pela chama do Espírito Santo a exprimir minha gratidão a Deus. Primeiramente pela alegria e felicidade de hoje está renovando meu sim ao Senhor que se concretiza no serviço aos irmãos, o ideal da família religiosa das Filhas de Sant’Ana.

Agradeço a Deus pelo maravilhoso dom da vida de meus pais, Francisco Cavalcante e Socorro Cavalcante, irmãos e familiares,  aqui representados por minha mãe Maria do Socorro e minha tia e madrinha Maria  Alzenira,  que com simplicidade foram e continuam sendo para mim os primeiros modelos de educadores na fé, me apoiando e motivando ao seguimento de Jesus Cristo na vocação a qual escolhi.

Rendo graças às pessoas que ao longo desse ano foram instrumentos de Deus em minha vida, de modo especial a Ir. Ana Leide, Mestra das Junioristas, à Provincial Ir. Rita Vasconcelos, aos Padres Confessores e orientadores espirituais; Pe. Fábio Costa, FSA e Dom Gerardo, franciscano.

Trago bem presente as Irmãs as quais fizeram caminhada inicial junto comigo; Ir. Ana Assunção, que hoje está fazendo seus votos perpétuos e Ir. Lorena e Ir. Suerda que renovam por mais um ano, seu compromisso ao Senhor.

Agradeço também ao Pe. Evandro, mesmo não estando presente, pelo apoio, espaço, por contribuir em meu desenvolvimento na missão e com a espiritualidade.

A vocês que fazem esta assembléia, povo querido de Batalha, que me acolhem, obrigada pela amizade, pelo carinho e por terem me ensinado a querer bem esta terra.

Confiante na bondade e misericórdia de Deus é que encerro este cântico de louvor, pedindo as benções sobre todo o povo batalhense, sobre a missão da Igreja e de toda cidade.

Ir. Ana Sandra Cavalcente

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Batalha, Missão e Anúncio.

Vivi uma linda expediência de missão em Batalha, senti-me acolhida e incentivada a crescer no amor a Deus a serviço dos irmãos, principalmente nas atividades a mim confiada, nestes quatros meses que aqui fiquei. 
 
Batalha é uma cidade linda, destaco a valorização das riquezas naturais e a cultura do seu povo, percebo que há admiração e respeito, pelas as Irmãs Filhas de Sant'Ana, estamos de fato para anunciar e propagar o reino de Deus. Sinto-me grata ao Senhor, que me conduziu até aqui, e manteve-me em sintonia com o Senhor que faz história comigo. Ressalto a minha gratidão a Provincial Ir. Rita Vasconcelos e o seu Conselho, que me favoreceram uma oportunidade de passar um período na Comunidade Jesus, Maria e José. Menciono também a oportunidade que tive de participar do XX Curso de Formação Missionária no Cefram - Bacabal - MA. Estendo meus agradecimentos a Superiora Ir. Donata, que colaborou e incentivou-me. As demais Irmãs da Comunidade, que me ajudaram a servir com disponibilidade e generosidade as atividades apostólicas. Agradeço ao Bispo D. Alfredo, que com benevolência nos ajuda a dar um rosto novo a Paróquia São Gonçalo, estendo também ao Pe. Evandro e ao povo de Batalha, que me acolheram e incentivaram a dar e servir sem medida.
 
Que São Gonçalo interceda por vocês, que de maneira direta e indireta, ajudaram-me a sempre mais reconhecer o imenso amor de Deus Pai e Mãe por mim. Muito obrigada ao Grupo da IAM, de todas as crianças do mundo sempre amiga. Um abraço para todos e todas.
 
Ir. A. Lúcia Helena (Filha de Sant'Ana)

Cidade de Encantos.

Querida Batalha, cidade de encantos. Oásis vicejo no sertão piauiense. E ainda que ausentes. . . Seus filhos felizes, mantem as raízes no chão batalhense.

Com este verso de singelas palavras, mas de sentido profundo, descrevo esta cidade de povo encantador, que pela amizade e alegria me rodearam neste tempo que aqui estive. Costumam dizer por ai: - quem bebe desta água jamais esquece e sempre volta, eu digo que quem conhece Batalha e a riqueza de seu povo, brota em seu coração a saudade e o anseio por voltar, e de novo entreter-se com aqueles que são desta terra, “orgulho dos que nascem por aqui.” A todos queria abraçar, a muitos agradecer pessoalmente, na impossibilidade quero com estas palavras manifestar minha gratidão, meu afeto e dizer que o povo de Batalha é um povo sortudo e abençoado, abençoado pelo nosso querido São Gonçalo, e sortudo pois onde estiver um batalhense aí estar em seu coração todos vocês filhos desta terra, aproveito para dizer que estarão também no meu. Sem alongar minhas palavras, creio que se embora o fizesse não descreveria por completo a alegria de por aqui ter passado. De maneira particular agradeço ao querido Padre Evandro pela amizade, a troca de experiência, o exemplo de missionário, zelo pelo sagrado, o amor por Jesus e tantos mais.
 
Muito obrigado, um abraço a todos. Por São Gonçalo, a benção de Cristo.

Esequias Paiva (Seminarista).

Batalha se prepara para a JMJ

No dia 30 de janeiro o administrador paroquial, Pe. Evandro Alves reuniu-se com o Conselho Pastoral Paroquial, com objetivo de organizar a chegada dos símbolos "máximo" da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz e o ícone de Nossa Senhora.

Os símbolos irão chegar na sede da Diocese dia 11 de março de 2012 e aqui em Batalha na noite do dia 12 e permanecerá até dia 13, onde as caravanas da paróquia e de toda a Diocese irá deixar na Diocese de Campo Maior na cidade de Barras.