Video

Slide do bloogger:

domingo, 29 de abril de 2012

Confraternização da XV Assembléia Paroquial

Para concluir o 1º dia de estudo da XV Assembléia Paroquial de Pastoral, com estudo sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAEIB), com os Diáconos Luis Gomes e Francisco Carvalho,  foi celebrado a Eucaristia, após foi vivenciado um belíssimo momento de lazer ao ar livre, em frente o Centro Pastoral Ir. Nilva, onde todos puderam em confraternização, louvar, dançar e expressar a alegria de ser cristão católico e missionário da Igreja de Jesus Cristo.

Na animação deste momento contamos com a coordenação de: Pe. Evandro, Ministério de Música da paróquia e o Missionário Celso Teixeira com seu CD “Pra ser feliz”.

Foto: Mauro Borges

Preparação para a JMJ Rio 2013

De 23 a 28 de julho de 2013, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) será palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os preparativos e o andamento do trabalho foram apresentados em plenário para os bispos reunidos na 50ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP).

Segundo dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ, a jornada será precedida de uma semana missionária em todas as dioceses do Brasil. “A peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pelas dioceses têm tido muito êxito", completou o Arcebispo.

Dom Orani explicou ainda que não é possível fazer uma estimativa do número de jovens que estarão presentes ao evento. “Isso será possível a partir da abertura das inscrições. Mas em Madri, em 2011, cerca de dois milhões de jovens estiveram no último dia”.

Quanto a infraestrutura que está sendo preparada para o evento na Cidade Maravilhosa, dom Orani informou que os trabalhos estão acontecendo em parceria com os Governos federal, estadual e municipal. “O contato tem sido muito bom com os Governos, não há dificuldade nas conversas. Mesmo porque o Rio de Janeiro tem tradição em acolher grandes eventos”.

O arcebispo do Rio participou da terceira coletiva de imprensa desta 50ª Assembleia Geral  da CNBB, que acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida.

A JMJ Tem como objetivo principal levar a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo. Os encontros mundiais são realizados com intervalos que variam entre dois e três anos. A última Jornada Mundial da Juventude ocorreu de 16 a 21 de agosto de 2011, em Madri, na Espanha.

sábado, 28 de abril de 2012

Pastoral do Dízimo elege nova coordenação


Aconteceu no último dia 26, na sala da Pastoral do Dízimo, uma reunião para a escolha da nova coordenação da Pastoral do Dízimo. Com a presença de nosso administrador paroquial Pe. Evandro Alves da Silva na qual coordenou a reunião e colocou-se a disposição da nova coordenação e propôs várias formas de se trabalhar na Pastoral e acima de tudo pediu o compromisso de todos para que a Pastoral caminhe unida com propósito de evangelizar e conscientizar as pessoas de que dizimo é um ato de gratidão a Deus.


A nova coordenação compõem as seguintes pessoas:
  • Coordenadora: Deusalina Reis
  • Vice Coordenadora: Lucilene
  • Secretária: Judite
  • Tesoureira: Laura Leite 
Por: Jean Carlos

    Abertura da XV Assembléia do Povo de Deus de Batalha

    Ontem, 27 de abril de 2012, ocorreu a abertura da XV Assembleia do Povo de Deus de Batalha, tendo como  Tema: CEB’S, RENOVAÇÃO E MISSÃO. Como Lema: “Evangelizar com o rosto renovado resgatando a história”.

    A abertura foi vivenciada  de forma dinâmica, com acolhida aos delegados(as)  das comunidades rurais, dos setores da sede da paróquia, movimentos e pastorais, como também foi acolhido com alegria os Diáconos: Francisco Carvalho e Luiz Gomes que se dispuseram a estudar em assembléia durante todo o dia 28 as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, (DAEIB) aprovada na 49º Assembleia da CNBB – 2011.

    Na oração do ofício divino das comunidades foi usada a simbologia das velas representando as 15 assembléias realizadas pelo povo, junto aos Administradores ou Párocos, que deram início a construção  da história e animação desta Igreja e que foi bem sintonizada pelo administrador paroquial, Pe. Evandro Alves no pronunciamento de acolhida e abertura oficial da XV Assembléia Paroquial.

    quinta-feira, 26 de abril de 2012

    Encerramento da Assembléia Jubilar da CNBB

    A Celebração Eucarística de encerramento da 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu todo o episcopado brasileiro em torno do Altar Central do Santuário Nacional, nesta quinta-feira (26).

    A celebração foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello.

    No início da celebração, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner leu a Carta de recomendação o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

    O Cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis deu as boas vindas ao Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello ressaltando que a celebração em Ação de Graças pelo encerramento da Assembleia Geral reveste-se também de um significado especial.

    “Quero desejar a dom Giovanni D’Aniello que a sua missão seja fecunda, pois já começa sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil”, afirmou dom Damasceno.

    Em sua homilia, o Núncio Apostólico, dom Giovanni D’Aniello afirmou que é uma grande alegria iniciar sua missão sob a proteção da Padroeira do Brasil.

    “É uma grande alegria iniciar a minha missão neste santuário mariano, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida. Agradeço Dom Damasceno pelo convite de presidir esta celebração e a toda acolhida do episcopado brasileiro”, afirmou o Núncio.

    Dom Giovanni D’Aniello ressaltou que o Papa Bento XVI o encarregou de transmitir a todos os Bispos do Brasil sua mensagem de saudação afetuosa e sua oração diária.

    "O que nos une aqui é o dom da fé. Fé que nasce do encontro, segundo a narração da primeira leitura que ouvimos nesta celebração”, afirmou.

    Dom Giovanni D’Aniello acrescentou que neste momento em que inicia sua missão como Núncio Apostólico no Brasil, representante do Santo Padre, se une também a todos como irmão na fraternidade e na fé.

    O Núncio afirmou que a Palavra de Deus proclamada torna-se pão que alimenta toda pessoa.

    “A Palavra tornou-se vida que alimenta a todos nós. De fato, quem se alimenta desse pão vivo que é Jesus, apropria-se do Pai que leva a eternidade e a nossa participação nessa eucaristia nos coloca em comunhão com Ele”, acrescentou.

    Encerramento sua reflexão, Dom Giovanni D’Aniello reforçou aos bispos que inicia sua caminhada como Núncio Apostólico junto de toda a Igreja no Brasil com grande alegria.

    “Queridos irmãos do episcopado, clero brasileiro e fiéis, junto de todos quero comemorar a profunda união que deve ter entre nós e confiar minha caminhada a Nossa Senhora Aparecida, rainha e Padroeira do Brasil, para ela me ajude nessa missão e interceda junto ao Pai”, afirmou Dom Giovanni D’Aniello.

    Ao final da celebração, Dom Damasceno agradeceu o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Darci Nicioli e aos Missionários Redentoristas pelo acolhimento durante a 50ª Assembleia Geral da CNBB.

    “Quero também estender meu agradecimento a todos que colaboraram pela realização da Assembleia e se dedicaram nesses dias para a sua realização”, concluiu Dom Damasceno.

    Fonte: CNBB

    EMM Realiza Confraternização

    Aconteceu no último domingo, dia 22, uma confraternização dos casais da Comunidade Filhos de São Gonçalo do Encontro Matrimonial Mundial - EMM, na casa do casal Antonino e Nazaré, sob o tema: Ressurreição-Vida Plena. Padre Evandro também participou desse encontro, depois aconteceu um almoço compartilhado.

    Por: Juliana Parente

    Dom Alfredo Schaffler participa de Sessão sobre projeto de solidariedade entre as dioceses

    Dom Alfredo Schaffler , Presidente do Regional Nordeste IV e Bispo Diocesano de Parnaíba, participou na manhã desta segunda –feira, 23 da sessão que trata de projeto de “Comunhão e Partilha – Igreja Solidária” entre as dioceses no campo da formação do na 50a. Assembleia da CNBB em Aparecida (SP).

    Dom Alfredo e os outros bispos apresentaram argumentos para formatação de um plano de ajuda para com dioceses que passam por dificuldades financeiras. A ideia é de que todas as dioceses do Brasil, inclusive as que serão beneficiadas, dariam uma pequena contribuição para um Fundo de Solidariedade para a formação dos seminaristas em todo o Brasil.

    Houve participações contundentes de manifestação da alegria e de reforço do sentido de que “Deus abençoa quem dá alegria”. Registros foram feitos de que seria necessário mesmo as redes católicas de comunicação que realizam campanhas de arrecadação financeira junto aos fiéis que tivessem algum tipo de iniciativa para fortalecer o esforço dos bispos e das dioceses com o objetivo de amparar as mais pobres e necessitadas.

    Testemunhos de gratidão foram dados com casos de bispos que se solidarizam com os irmãos em situação de maior dificuldade. Além do apoio, foram dadas sugestões de que fosse criada e divulgada uma conta na qual o povo brasileiro pudesse colaborar, acompanhado de um trabalho de conscientização em todas as regiões sobre auto sustento. Foi lembrado que a Igreja no Brasil tem dado um testemunho de crescimento das coletas universais e isso demonstra a solidariedade do nosso povo.

    No final do debate, Dom Alfredo Schaffler, bispo de Parnaíba (PI), agradeceu a participação dos bispos e reafirmou quanto é difícil para o pastor enfrentar o desafio de fazer frente à formação do clero. A proposta aprovada por unanimidade é simples: o objetivo do Fundo é para ajudar - durante 5 anos - na formação do clero (Filosofia e Teologia) com a colaboração de 1% da renda ordinária de todas as diocese do Brasil.

    Foi votada e aprovada a proposta da formação de um Grupo de Trabalho dentro da CNBB para acompanhar a execução do projeto de Solidariedade para ajudar na formação dos seminários. A situação geral das dioceses mais pobres:

    DIOCESES COM RENDA ATÉ 10 MIL (MENSAL)
    Marajó (PA), São Felix do Araguaia (MT), Corumbá (MS), Borba (AM), Rui Barbosa (BA), Ponta de Pedras (PA), Paranatinga (MT), São Raimundo Nonato (PI), Zé Doca (MA), Brejo (MA), Carolina (MA), Bom Jesus do Gurgueia (PI), Bagé (RS).

    DIOCESE COM RENDA DE 10 ATÉ 20 MIL (MENSAL)
    Abaetetuba (PA), Barra (BA), Oeiras (PI), Jardim (MS), Lábrea (AM), Cametá (PA), Coroatá (MA), Floriano (PI), Salgueiro (PE), Itabuna (BA), Tefé (AM), Três Lagoas (MS), Irecê (BA), Coari (AM), Cristalândia (TO), Cruzeiro do Sul (AC), Crateús (CE), Coxim (MS).

    Fonte: CNBB

    quarta-feira, 25 de abril de 2012

    Paróquia Promove Formação Para Catequistas


    ( ( ( ( (  Atenção  ) ) ) ) )


    Dia 05 de maio de 2012, haverá encontro de formação para catequistas: veteranos e iniciantes.
    Local: Centro Pastoral "Ir Nilva"
    Hora: 8h


    ( ( ( (  Participe!  ) ) ) )

    O Estado é Laico, Mas a Sociedade é Religiosa

    23 de Abril, durante a coletiva de imprensa da 50ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, o Cardeal Dom Odilo Pedro Sherer, arcebispo de São Paulo, disse aos jornalistas presentes, que o “Estado é laico”, mas “a nossa sociedade é muito religiosa”.

    Falando “pelo lado da Igreja Católica” o purpurado afirmou a importância da laicidade do estado, porém, de uma laicidade bem entendida, “isto é, que o Estado respeite a liberdade religiosa, que respeite as livres escolhas religiosas dos cidadãos, a livre expressão religiosa”, ou seja, “que o Estado não tenha religião oficial, mas que também não interfira na religião”.

    “A igreja Católica não tem problemas de conviver com o Estado laico”, afirmou Dom Odilo. Há porém o perigo de uma laicidade interpretada como uma espécie de “pensamento único, imposto a todos os cidadãos, que exclui a presença religiosa, o pensamento religioso” fazendo que os cidadãos religiosos sejam considerados como de segunda categoria, “Isto sim cheira e beira a discriminação religiosa”, disse o Cardeal.

    Que haja um respeito pela liberdade religiosa de cada um, é o que deseja o purpurado.

    “Por outro lado, que não se pretenda em nome da laicidade do Estado, impor como pensamento mais válido, o pensamento ateu”, pois vai contra a mesma cultura do nosso povo, afirmou Dom Odilo.

    O Cardeal concluiu afirmando que o“Estado é laico. Isto é bom, e que assim seja! No entanto, a sociedade não é laica. A sociedade é religiosa e muito religiosa! Com inúmeras expressões de religiosidade que, portanto, o Estado deve levar em consideração e, de acordo com a constituição, respeitar”.

    Fonte: zenit.org

    sexta-feira, 20 de abril de 2012

    Nota da CNBB Sobre o Aborto de feto "Anencefálico"

    A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lamenta profundamente a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia ao julgar favorável a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54. Com esta decisão, a Suprema Corte parece não ter levado em conta a prerrogativa do Congresso Nacional cuja responsabilidade última é legislar. Os princípios da inviolabilidade do direito à vida, da dignidade da pessoa humana e da promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação (cf. art. 5°, caput; 1°, III e 3°, IV, Constituição Federal), referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos.

    Quando a vida não é respeitada, todos os outros direitos são menosprezados, e rompem-se as relações mais profundas. Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados! A gestação de uma criança com anencefalia é um drama para a família, especialmente para a mãe. Considerar que o aborto é a melhor opção para a mulher, além de negar o direito inviolável do nascituro, ignora as consequências psicológicas negativas para a mãe. Estado e a sociedade devem oferecer à gestante amparo e proteção. Ao defender o direito à vida dos anencefálicos, a Igreja se fundamenta numa visão antropológica do ser humano, baseando-se em argumentos teológicos éticos, científicos e jurídicos. Exclui-se, portanto, qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estado laico. A participação efetiva na defesa e na promoção da dignidade e liberdade humanas deve ser legitimamente assegurada também à Igreja. A Páscoa de Jesus que comemora a vitória da vida sobre a morte, nos inspira a reafirmar com convicção que a vida humana é sagrada e sua dignidade inviolável. Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, nos ajude em nossa missão de fazer ecoar a Palavra de Deus: "Escolhe, pois, a vida" (Dt 30,19).

    Cardeal Raymundo Damasceno Assis
    Arcebispo de Aparecida
    Presidente da CNBB

    Fonte:CNBB

    Assembléia Jubilar da CNBB

    A cerimônia de abertura solene da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG), na área do plenário do centro de eventos padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), realizada na manhã de quarta-feira, 18 de abril, teve convidados que tomaram a palavra: o prefeito de Aparecida, Antônio Márcio Siqueira e o Reitor do Santuário Nacional, Padre Darci Nicioli.


    O cardeal Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, fez a saudação e lembrou o primeiro encontro do episcopado em Belém (PA), no mês de agosto de 1954. Discorreu sobre o caminho trilha nessas últimas décadas, agradeceu a todos que prepararam o encontro e pediu a luz do Espírito Santo para a realização do encontro. O prefeito da cidade falou da importância da presença do peregrino que vem à Aparecida e acolheu a todos que participam da 50ª AG. Manifestou a honra da cidade em receber os bispos e reafirmou o respeito que o povo tem pela Igreja em todo o Brasil. Pe. Darci Nicioli, Reitor do Santuário, além de suas palavras de acolhimento apresentou as dependências do Centro de Eventos que hospeda a assembleia.

    Depois da cerimônia, começaram os trabalhos com a memória da última assembleia, apresentação das comissões e a apresentação da pauta do encontro. O tema central da AG é "A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja". Uma comissão especialmente formada para este fim, preparou o instrumento de trabalho considerando a reflexão feita na 48ª Assembleia Geral em Brasília, em 2009, e a Exortação Apostólica do papa Bento XVI publicada depois do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra realizado em 2008, no Vaticano.
    Nesta assembleia estarão em pauta vários outros assuntos relevantes para a Igreja no Brasil. Alguns outros momentos solenes também serão realizados nos nove dias do encontro. Destaques: 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II e os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude que será realizada em julho de 2013.

    Fonte: CNBB

    quarta-feira, 18 de abril de 2012

    XV Assembléia do Povo de Deus de Batalha

    Caríssimos irmãos(ãs),

    A Paz do Cristo Ressuscitado esteja sempre convosco!

    O motivo pelo qual nos dirigimos a comunidade é para relembrar a nossa XV Assembléia do Povo de Deus de Batalha a ser realizada no Centro Pastoral "Irmã Nilva" nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2012. A recepção dos delegados será as 18h. É importante a chegada de todos no dia e hora certa.

    terça-feira, 17 de abril de 2012

    Fiéis participam da Festa da Divina Misericórdia

    Mesmo com  chuva, vários fiéis levando nas mãos vários quadros de Cristo Misericordioso, participaram da procissão em honra a Divina Misericórdia em Batalha. Muito bem ornado o quadro de Jesus, com a inscrição “Jesus eu confiou em vós” foi acolhida em maneira triunfal na Igreja Matriz onde foi realizada a segunda Missa da Festa.

    No segundo ano consecutivo a Paróquia São Gonçalo realizou o novenário e a Festa da Divina Misericórdia. No dia da festa foi realizada a missão evangelizadora no bairro Pedra do Letreiro com a participação de vários missionários que visitaram as famílias para anunciar o amor de Deus e a misericórdia que desperta a paz e a esperança a toda humanidade.
    Mais fotos deste momento, clique AQUI.

    Vem aí - XV Assembléia do Povo de Deus


    XV ASSEMBLÉIA DO POVO DE DEUS DE BATALHA

    Evangelizar com rosto renovado resgatando a história.

    27 a 29 de abril de 2012
    Paróquia São Gonçalo
    Batalha – Piauí

    TEMA: CEB’S, RENOVAÇÃO E MISSÃO


    A Paróquia São Gonçalo realizará a XV Assembléia Geral nos dias 27, 28 e 29 de abril. Momento especial do encontro entre as comunidades eclesiais. Na oportunidade iremos estudar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e avaliar a caminhada das CEB’s para EVANGELIZAR COM ROSTO RENOVADO RESGATANDO A HISTÓRIA a luz da Palavra de Deus rumo a Grande Semana Missionária(GSM).

    Formação de Líderes Infantil

    No dia 15 de abril, às 8h deu-se início no Centro Pastoral Ir. Nilva, o encontro de formação aos Líderes Missionários Infantis, Coordenado por Lidomar, missionário de Parnaíba e assessor da IAM.

    Estiveram presente os assessores da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança em Esperantina e os de Batalha. Todos saíram de lá com o desejo ardente de ser mais missionários, e inspirados nesta frase: "Ide pelo mundo e anunciai a Boa Nova".

    Concluímos às 12h, com o compromisso de visitar as paróquias que também querem implantar a Pontifícia Obra Missionária da Infância e Adolescência Missionária. A metodologia  de evangelização da IAM é: "Criança Evangelizando Criança". "De todas as crianças do mundo sempre amigas".

    Lorrane Jéssica - Acessora Paroquial da IAM.

    segunda-feira, 16 de abril de 2012

    Ganhadores do Sorteio "entre amigos" do Bote Fé

    Durante os dias 12 e 13 de março de 2012, a Paróquia São Gonçalo recebeu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, (cruz e ícone de Nossa Senhora). O setor juventude, juntamente com as demais Pastorais e Movimentos organizou o sorteio entre amigos em prol do  "Bote Fé", que por motivos superiores não foi possível acontecer no dia previsto, sendo sua realização ontem, dia 15 de abril, após a Santa Missa das 19h, no pátio da Matriz. Divulgamos os nomes dos ganhadores e os nossos parabéns:
    • Francisco Estevão - Esperantina; Kit Religioso
    • Francisca - Bairro São Miguel / Batalha; Fogão 4 bocas
    • Balbina Teixeira - Bairro Esperança II/ Batalha; 1 sanduicheira
    • Talyson Barros - Comunidade Grossos / Batalha; 1 bode
    • Antônio Mateus - Bairro Formigueiro/ Batalha; 1 ventilador
    • Osvaldo Melo - Belo Horizonte; ganhou o prêmio surpresa, 1 celular p/ uso de 2 chip.
    A vocês ganhadores  nosso obrigado e  parabéns!

    Nossos agradecimentos a todos que contribuíram com o sorteio "entre amigos", recebam as bençãos do glorioso São Gonçalo e da Virgem de Lourdes.

    Pe. Evandro Alves e
    Equipe organizadora do "Bote Fé" Batalha

    Encerramento da Festa da Divina Misericórdia

    A devoção à Divina Misericórdia pede uma novena em preparação à Festa, coincidindo com parte do Tríduo Pascal (inicia na Sexta-Feira Santa) e acompanha toda a Oitava da Páscoa. O dia em que é  celebrado a Festa da Divina Misericórdia é sempre no segundo domingo da Páscoa. Na Paróquia São Gonçalo é o segundo ano que é festejado, sob organização do grupo de oração da RCC, Servos da Misericórdia,  neste ano foi bastante participativo pelas comunidades, durante o novenário, nas missas e adoração ao Santíssimo Sacramento e ainda no encerramento com a procissão luminosa.

    sábado, 14 de abril de 2012

    Preparação à Grande Semana Missionária

    Hoje dia 14 de abril,  Pe. Evandro reuniu-se com a equipe central das Santas Missões Populares da Paróquia, com objetivo de organizar a Grande Semana Missionária que está previsto a realizar-se de 8 a 15 de julho de 2012.

    Convidamos a todos os membros da equipe central das SMP da paróquia, a participar das reuniões todos os sábados às 15h, no Centro Pastoral Ir. Nilva a partir do dia 21 de abril de 2012.

    Festa da Divina Misericórdia


    Programação da Paróquia São Gonçalo: 15/04/12
    • 07h -Terço
    • 8h - Santa Missa - Matriz
    • 8h - Encontro Diocesano (IAM) - Centro Pastoral Ir. Nilva
    • 9h30m - Visita Missionária - Bairro Pedra do Letreiro
    • 10h - Retiro para os MESC - Chácara Carramanção
    • 18h -Procissão Luminosa
    • 19h - Santa Missa - Matriz (após a Missa - Rifa do "Bote Fé")

      50ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil

      Já começaram os preparativos para 50ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, que será realizada pelo segundo ano em Aparecida (SP). À qual será realizada entre os dias 17 e 26 de abril de 2012.
       
      Está prevista a participação de cerca de 440 bispos, titulares e eméritos, além de representantes de várias entidades ligadas à Igreja.
       
      O Arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, adianta detalhes sobre a logística do encontro. Segundo Dom Damasceno a estrutura montada será praticamente a mesma de 2011, com algumas mudanças.

      Fonte: CNBB

      quinta-feira, 12 de abril de 2012

      Reuniao para articular a IAM no Zonal Sul II

      Diocese de Parnaíba – Regional NE IV
      Infância e Adolescência Missionária
      Conselho Missionário Diocesano
      Zonal Sul II
      Paróquia São Gonçalo
      Batalha-PI

      Queridos(as), Padres, Religiosos e Religiosas.

       “Vivo a alegria de ser missionário recebi de Jesus esta linda missão” (Missão Continental)

      A Infância e Adolescência Missionária da Diocese de Parnaíba após um bom tempo de caminhada missionária em nossas Paróquias e comunidades depois de diversos encontros realizados como, por exemplo, EFAIAM (Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária), Congressos, ELMI (Encontro de Lideres Missionários Infantis) bem como visitas em diversas paróquias onde existe grupos de IAM  fica feliz pela ousadia e entusiasmo de tantas pessoas como Padres, religiosas (os) e leigos que impulsionados pelo amor pela missão, estão nas bases fazendo com que a chama da IAM  possa está acesa.

      É com essa missionariedade que nós queremos ser a cada dia uma Igreja Samaritana, Missionária, Profética, acolhedora  que cuida da criança, do pobre, do excluído, do abandonado, dos jovens, adultos e idosos pois tudo isso é a paixão da mesma (Rm 62). Para que a missão possa ser o motivo de alegria para todos os batizados, precisamos formar consciência missionária para o apelo  pois do Cristo: "Vamos para outros lugares, às aldeias da redondeza. Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim" (Mc 1,38).

      É com este apelo de Jesus que nós queremos nos organizar, para que esse lindo trabalho missionário com nossas crianças e adolescentes possa se difundir por todos os lugares, mas para isso precisamos da colaboração de todos.
      Nós da equipe diocesana, e zonal sul II (paróquia São Gonçalo) da IAM estamos convidando todas as paróquias deste zonal para se fazerem presente há uma reunião que acontecera no dia 15 de abril com inicio as 8:00h e término as 12:00 h.

      Obs.: Peço ao senhor reverendíssimo que envie 2 representantes de sua paróquia que possam esta assumindo a missão da IAM,o objetivo dessa reunião é articular a infância e adolescência missionária no zonal. Gratos pela compreensão.
      INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
      - Pedimos a colaboração de 3,00 por pessoa a ser entregue no dia da reunião, para as despesas com o almoço; Estamos enviando junto a carta as fichas de inscrições para a reunião, que deverão ser confirmada (as pessoas) até o dia 11 de abril pelos telefones: (86) 99635377/ 3347-1263 (Jean) ou pelo e-mail: jeanrcc@live.com.

      Lindomar Santos de Sousa - Assessor diocesano da IAM e pelo Zonal Sul II
      Jean Carlos Alves Fontinele - Assessor paroquial da IAM

      terça-feira, 10 de abril de 2012

      Pe. Wolfgang - 5 anos de Saudades!

      Há exatamente 5 anos atrás, Wolfgang Johannes Hermann, nascido em Bad Kreuznach (Alemanha) em 1960 e ordenado sacerdote para a Diocese de Trier em 1985, e que nos anos de 1995 a 2000 administrou com muito empenho e dedicação a paróquia de São Gonçalo, foi chamado à casa do Pai. Suas mensagens, discursos, homilias, e tantos outros ensinamentos calam fundo ao coração da Igreja, mas de modo particular ao coração dos batalhenses.

      Vida Sim, Aborto Não!

      Na próxima quarta-feira, dia 11/04, o Supremo Tribunal Federal (STF) realizará o julgamento sobre a descriminalização do aborto de anencéfalos (casos em que o feto tem má formação no cérebro). A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou nesta Sexta-feira Santa, 06/04, uma carta a todos os bispos do país, convocando para uma Vigília de Oração pela Vida às vésperas do julgamento. Em agosto de 2008, por ocasião do primeiro julgamento do caso, a CNBB publicou uma nota que explicita a sua posição. “A vida deve ser acolhida como dom e compromisso, mesmo que seu percurso natural seja, presumivelmente, breve. Todos têm direito à vida. Nenhuma legislação jamais poderá tornar lícito um ato que é intrinsecamente ilícito. Portanto, diante da ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não se pode aceitar exceções.
       
      Os fetos anencefálicos não são descartáveis. O aborto de feto com anencefalia é uma pena de morte decretada contra um ser humano frágil e indefeso. A Igreja, seguindo a lei natural e fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo, que veio “para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10), insistentemente, pede,  que a vida seja respeitada e que se promovam políticas públicas voltadas para a eficaz prevenção dos males relativos à anencefalia e se dê o devido apoio às famílias que convivem com esta realidade”.
       
      Para ver a carta na íntegra acesse: www.cnbb.org.br
       
      Fonte: CNBB

      Grande Semana Missionária em Batalha

      ( ( ( ( (   ATENÇÃO   ) ) ) ) )

      Dia 14 de abril, sábado, haverá reunião com o Administrador paroquial, Pe. Evandro Alves e a equipe central das Santas Missões Populares da Paróquia.

      Hora: 15h
      Local: Centro Pastoral Ir. Nilva
      Pauta: Semana Missionária em Batalha (julho de 2012)

      domingo, 8 de abril de 2012

      Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor

      Depois do Sábado, ao amanhecer o 1º dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um gerande tremor de terra: O anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram branca como a neve. Então os anjos disseram as mulheres: “Não tenhais medo! sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que Ele estava. Ide depressa contar aos discípulos que Ele Ressuscitou dos mortos, e que vai à vosa frente à Galiléia. Derepente Jesus foi ao encontro delas e disse: “Alegrai-vos!”. As mulheres aproximaram-se, e prostaram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Jesus disse: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão. (Mt 28,1-10)

      A Paróquia São Gonçalo deseja a todos uma Santa e abençoada Páscoa!

      Programação do Domingo de Páscoa


      DOMINGO DE PÁSCOA – 08 de abril


      07h – Confissões
      08h – Missa da Páscoa da Ressurreição
      Responsável: Pastoral Litúrgica.


      09h – Batizados
      18h – Confissões
      18h 30min – NOVENÁRIO A DIVINA MISERICÓRDIA.
      19h – MISSA DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO
      Responsáveis: Pastoral Litúrgica e Grupo de Oração Servos da Misericórdia.

      sábado, 7 de abril de 2012

      Sábado Santo ou Sábado de Aleluia ?

      Fala-se e divulga-se aos quatro ventos a falsa ideia de que o Sábado Santo é dia de festividades diversas, a ponto de denominá-lo "Sábado de Aleluia".

      Veja abaixo notificações sobre o Sábado Santo, esclareça suas dúvidas e seja um cristão consciente.

      1 - O Sábado Santo para nós cristãos católicos é dia de recolhimento e silêncio, e não de festas como muitos chegam pensar;

      2 - A Igreja não celebra o Sábado Santo (não há celebração). Ela permanece em absoluto silêncio junto ao sepulcro de Jesus até a Vigília Pascal. Portanto, quem desrespeita este dia Santo, desrespeita a própria memória do Cristo, consequentemente àqueles que tradicionalmente guardam esta prescrição salutar:

      3 - Os cristãos católicos autênticos reúnem-se em vigília à noite, vésperas do Domingo, para celebrar a Vitória de Cristo sobre as trevas da morte;

      4 - Apesar de nos reunirmos ainda no Sábado, não o consideramos Sábado, e sim Domingo litúrgico, o qual é celebrado antecipadamente na noite Santa de nossa libertação Pascal em Cristo Jesus, Luz da vida plena:

      5 - Conclui-se, portanto: não existe o Chamado "Sábado de Aleluia". O que Inventam por aí é pura falácia.

      Pe. Bernardo da Silva Carvalho
      Vigário Paroquial
      Paróquia N. Senhora da Boa Esperança
      Esperantina - PI

      Sábado Santo

      O Sábado, terceiro dia do Tríduo Pascal, é um dia de silêncio, sem celebração eucarística e em que muitos mantêm ou até mesmo intensificam o Jejum iniciado na Sexta-Feira. Nesse dia "repousa-se" com Jesus, que está no sepulcro, depois de ter "vivido" com Ele a sua agonia, crucificação e morte.

      Abaixo a programação para o Sábado Santo:

      SÁBADO SANTO – 07 de abril
      Guarda-se o silêncio o dia todo.
      21h 30min – NOVENÁRIO A DIVINA MISERICÓRDIA.
      Responsáveis: Grupo de Oração Servos da Misericórdia.
      22h – SOLENE VIGÍLIA PASCAL
      (Trazer velas)
      Responsáveis: Pastoral Litúrgica, Filhas de Sant’Ana e Luz-Vida.

      sexta-feira, 6 de abril de 2012

      Celebração da Paixão e Morte de Jesus

      Pela manhã muitos fiéis foram cedo às ruas de nossa cidade para a caminhada penitencial e Via Sacra, saindo da Capela de São Raimundo Nonato. Às 15h houve a Solene Liturgia da Palavra,  na qual foi Adorada à Santa Cruz de Cristo.

      Para o dia de hoje a Igreja pede que se guarde o silêncio, celebrem o sepultamento de Jesus,  que não quebrem o clima de reflexão, oração e interiorização.

      Coleta da Terra Santa

      As paróquias de todo o Brasil e em todo o mundo, contribuem com a "Coleta para os Lugares Santos".

      Tradicionalmente realizada na Sexta-Feira Santa, é a principal fonte de rendimento para os projetos sociais, conservação e manutenção dos locais Sagrados.

      A "Coleta para a Terra Santa" é feita pelos Franciscanos e é o resultado da vontade dos Papas de manter forte o vínculo entre os Cristãos do mundo com os locais sagrados. Os donativos recebidos pelas Dioceses e Paróquias são enviados pelos Comissários da Terra Santa para a Custódia da Terra Santa.

      O que a Igreja Celebra na Sexta-Feira Santa?

      Na Sexta-Feira Santa a Igreja celebra a Morte de Cristo, seguido de seu sepultamento (Mt 26,30-27,65).
       
      Nesse dia não se celebra a Missa e sim uma solene liturgia da palavra, na qual se adora a cruz de Jesus e se reza pela Igreja e pelo mundo (Oração Universal). A Eucaristia, guardada na capela ou em um local anexo à Igreja, é distribuída no final da celebração. Dia de silêncio e interiorização, a Sexta-Feira Santa caracteriza-se pela reflexão sobre o amor incondicional de Deus por nós. Porque nos ama com amor eterno, Jesus assume até as últimas consequências o anúncio da Boa Nova da Salvação, inclusive sendo condenado apesar de inocente, e morrendo na cruz, embora tenha passado entre nós fazendo apenas o bem (At10,38)

      Fonte: www.paoevinho.com.br

      Programação da Sexta-feira Santa


      SEXTA-FEIRA SANTA – 06 de abril
      *Dia de Jejum e abstinência


      06h – CAMINHADA PENITENCIAL E VIA SACRA NAS RUAS.
      Início: Capela de São Raimundo Nonato.
      Responsável: Setor Santa Rosa de Lima.

      15h – CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO.
      Responsáveis: Pastoral do Dízimo e Apostolado da Mãe Rainha.

      17h 30min – Filme “A Paixão de Cristo” na Igreja Matriz.

      19h 30min – NOVENÁRIO A DIVINA MISERICÓRDIA. (1º Dia)
      Responsável: Grupo de Oração Servos da Misericórdia.

      20h – Procissão Luminosa com o Senhor morto. (Trazer velas, lamparinas ou tochas).
      Responsáveis: Todas as Pastorais, Movimentos, Ministérios e Comunidades de Setores.

      quinta-feira, 5 de abril de 2012

      Por que Jesus lavou os pés dos discípulos?

      Por três motivos Jesus lavou
      os pés dos discípulos:

      1 - Para antecipar o que aconteceria no calvário (Mt 27,32-56), onde Jesus se colocou inteiramente a serviço do Pai e da humanidade, chegando ao máximo da entrega de cruz (Mt 27,50).

      2 - Para ensinar, pelo testemunho, que assim como Ele fizera de toda a sua vida um serviço contínuo (Mt 20,28), assim deveriam estar a serviço todos aqueles que o seguissem.


      3 - Para que os discípulos entendessem o que Ele faria em seguida, ao deixar o seu corpo e o seu sangue (Mt 26,26-28), como alimento que sustenta a vida agora e para a eternidade (Jo 6,22-58).

      Fonte: www.paoevinho.com.br

      Neste dia quinta feira Santa às 17h foi celebrada na Matriz a Missa da Ceia do Senhor, da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Motivados pela Campanha da Fraternidade-2012, "Fraternidade e Saúde Pública" foi convidado às pessoas envolvidas diretamente com o serviço da saúde pública de nossa cidade, para ser realizado o gesto  feito por Jesus aos seus discípulos, o lava pés. No final da missa houve o traslado de Jesus (Hóstia Consagrada) para um altar preparado no final da Igreja (nave) onde ficou sendo adorado até 00h 10m.

      Tríduo Pascal

      Hoje, Quinta Feira Santa, inicia o Tríduo Pascal. A Igreja celebra a Instituição da Eucaristia (cf. Mt 26, 17-29; 1Cor 11,23-26), com uma missa festiva, em que se recorda que a entrega de Cristo por nós deve converte-se no serviço que prestamos por uns aos outros. Daí por que o motivo e a razão pela qual encerramos o ritual do "lava-pés" (cf. jo 13,1-20).
      Na conclusão da celebração, os cibórios contendo as hóstias sagradas são levados para uma capela lateral, ou outro lugar apropriado, onde Jesus eucarístico é adorado até a meia noite. A Igreja vazia, inclusive de enfeites, com os quadros cobertos, sinaliza a angustia, a solidão e a entrega total de Jesus, que desemboca em sua morte na cruz.

      Fonte: www.paoevinho.com.br

      Segue a programação de hoje:

      QUINTA-FEIRA SANTA – 05 de abril
      17h – MISSA DA CEIA DO SENHOR - Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.
      Responsáveis: MESCE, EMM e Pastoral da Criança.
      Após a Missa: Adoração ao Santíssimo até 00h

      Coleta da Solidariedade


      A Paróquia São Gonçalo, agradece a todos(a) paroquianos(a) pela participação, empenho e generosa contribuição na "Coleta da Solidariedade" da Campanha da Fraternidade - 2012, ocorrida no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, dia 1º de abril. O resultado do empenho de cada um(a) foi no total de R$ 5.250,00.

      Todo o dinheiro arrecadado na Coleta Solidária será usado em benefício de projetos da Igreja em favor da Saúde do povo de Deus.

      Atenciosamente,
      Pe. Evandro e equipe da CF 2012.

      Paixão de Cristo

      "Ninguém te ama como Eu"!

      "Jesus é o mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, Ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira "aliança" , pelos nossos antepassados".

      Ainda, quarta feira dia 04 de abril,  às 17h os fiéis participaram da Via Sacra na Igreja Matriz, após houve a Celebração da Santa Missa, preparada pela Infância e Adolescência Missionária. Às 19h se deu a encenação da Paixão de Jesus Cristo, em frente à Matriz, com o grupo de Teatro do Ponto de Cultura de São João do Arraial.

      Missa com os Enfermos e Idosos


      Quarta feira dia 4 de abril às 8h houve confissões para os enfermos e idosos na Igreja Matriz, após a Celebração da Eucaristia onde os idosos e enfermos receberam os sacramentos: Unção dos Enfermos e Eucaristia, após a Santa Missa foi oferecido aos participantes um delicioso lanche.


      Missa da Unidade

      Na terça feira, dia 03 de abril, todos os Padres que fazem parte do Presbitério da Diocese de Parnaíba estiveram reunidos na Igreja Catedral com o Sr. Bispo Diocesano, Dom Alfredo Schaffler, na celebração da Santa Missa (Missa do Crisma e Benção dos Santos Óleos).

      Na Missa o Bispo Diocesano, como sucessor dos apóstolos, invocou a benção de Deus sobre o óleo dos catecúmenos e o óleo dos enfermos e consagrou o óleo do crisma. O óleo dos catecúmenos usa-se na celebração do Sacramento do Batismo e o óleo dos enfermos para a administração do Sacramento dos enfermos. O óleo do Crisma usa-se na administração do Batismo e do Sacramento do Crisma e da Ordenação Sacerdotal.
      Na paróquia foi continuada a programação da Semana Santa, com a Novena Perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sob coordenação do grupo Servos da Misericórdia da RCC.

      terça-feira, 3 de abril de 2012

      Novena da Divina Misericórdia

       Para ampliar, clique na imagem.

      Celebração da Misericórdia

      Na segunda-feira próxima passada, a Paróquia São Gonçalo vivenciou a Celebração da Misericórdia, ministrada por Ir. Graça Oliveira, Filha de Sant'Ana.
       
      Para os que estavam presentes, foi um momento único da graça de Deus, em poder selar como o Filho pródigo no "abraço" de Deus o "perdão" dos pecados, motivados na oração com a Palavra do Profeta  Jeremias 30,12-17a, onde diz: "o pecado é uma ferida, que Deus cura, dando o "perdão e a paz", e  com o Evangelho de Lc 10,29-37 que nos apresenta o Samaritano, nos aponta o pecado, a fragilidade, mas nos reanima pela compaixão,  pela misericórdia e gesto de solidariedade.
       
      Foi ainda refletido a importância dos Sacramentos, entre eles o Sacramento da Penitência (confissão) especialmente para bem viver espiritualmente este período da Semana Santa.

      segunda-feira, 2 de abril de 2012

      Semana Santa na Região dos Mananciais

      Com alegria, vimos convidar você e sua família a participar das atividades  a realizar-se durante a Semana Santa na Região dos Mananciais II.

      Programação:

      Dia 04/04/12 - Celebração da Palavra e (momentos atrativos Diversos)
      Local- Capela de São Miguel Arcanjo - Caraíbas II
      Hora- 19h

      Dia 05/04/12 - Celebração do Lava Pés
      Local- Capela São João Batista- Poção dos Amaros
      Hora- 19h
                                                        
      Dia 06/04/12 - Via Sacra  
      Local- Saindo da Capela N. Senhora Aparecida (Poção III até a Comunidade Caraíbas II)
      Hora- 7h

      07/04/12 - Vigília Pascal
      Local- Capela São Francisco- Frecheiras
      Hora- 19h

      De já agradece a coordenação comunitária.

      domingo, 1 de abril de 2012

      Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

      A Igreja celebra a entrada simples, mas triunfal de Jesus em Jerusalém. Ela "manifesta a vinda do Reino que o Rei-Messias vai realizar pela Páscoa da sua Morte e da sua Ressurreição. É  no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor que a liturgia da Igreja abre a grande Semana Santa" (Catecismo da Igreja Católica).

      Na Paróquia de São Gonçalo este dia foi marcado com: oração, cantos, caminhada e confissões. Pela manhã (às 7h) a  abertura se deu na Capela São Francisco no Bairro Esperança II, seguindo em caminhada, após a benção dos ramos,  até a Matriz, centenas de pessoas  acompanharam  e outra multidão se fazia presente na Matriz (por motivos de  deslocamento),  aguardando-o.  às 19h houve  confissões e Santa Missa na Matriz.

      Acompanhemos o Senhor, que corre apressadamente para a sua Paixão e imitemos os que foram ao seu encontro. Não para estendermos à sua frente, no caminho, ramos de oliveira ou de palma, tapetes ou mantos, mas para nos prostramos a seus pés, com humildade e retidão de espírito, a fim de recebermos o Verbo de Deus que se aproxima, e acolhermos aquele Deus que lugar algum pode conter.


      Fonte: ofício das leituras//sermão de Santo André de Creta, bispo