Video

Slide do bloogger:

sexta-feira, 29 de junho de 2012

IBGE aponta: Piauí é o Estado com maior proporção de católicos

Com 85,1% de católicos, o Piauí é o Estado com maior proporção de católicos. O Rio de Janeiro está em último, com 45,8% de católicos, segundo dados do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira, 29, pelo IBGE.

Com tantos católicos, o Piauí fica em último lugar na proporção de evangélicos: apenas 9,7%. Rondônia tem a maior proporção, com 33,8% dos habitantes evangélicos.

RS é o Estado de contrastes, com maior proporção de católicos, evangélicos, praticantes de umbanda e sem religião.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Setor N. S. de Nazaré receberá visitas missionárias

Os missionários da paróquia, concluirá neste sábado (30/06) as últimas visitas missionarias, as quais foram iniciadas com as famílias do Setor N. S. da Boa Esperança, seguida dos demais setores, finalizará com as famílias do Setor N. S. de Nazaré.

O objetivo é preparar as famílias batalhenses para a Grande Semana Missionária que acontecerá entre os dias 08 a 15 de julho do ano em curso.

Venha e participe desta grande rede de evangelização!

Por: Lourdes Alves

Como fazer Leitura Orante da Palavra?

1. Antes de  iniciar a leitura orante escolha o texto. Tenha  consciência de que vai ler  a Bíblia.

2. Antes de começar a leitura, encontre ou crie um espaço (ambiente) que ajude ao recolhimento e a escuta.

3. Em atitude de fé, invoque o Espírito Santo, pois é Ele que pode garantir a docilidade e a aberura interior.

Para saber mais,  procure em  marcador a opção "notas" na lateral da página.

Óbolo de São Pedro

Em boa parte das paróquias do mundo, assim como na Paróquia São Gonçalo, na missa deste domingo, acontecerá a coleta do Óbolo de São Pedro, por ocasião do dia 29 de junho, solenidade dos santos Pedro e Paulo, Dia da Caridade do Papa.

O dinheiro recolhido não é destinado aos gastos da Santa Sé, já que para isso existem outras coletas ou entradas; este valor é dedicado às obras de ajuda a favor dos mais pobres.

O Óbolo de São Pedro compreende também as contribuições procedentes dos institutos de vida consagrada, sociedades de vida apostólica e fundações, assim como de doações de fiéis particulares.

Foto: Ilustrativa

Últimos preparativos para a GSM



A Grande Semana Missionária a realizar-se nos dias 08 a 15 de julho de 2012, é parte da "ação" de evangelização do projeto da Diocese de Parnaíba.


Tem como objetivos:


  • Favorecer o encontro pessoal com Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida;
  • Transformar cada vez mais nossa Diocese numa grande rede de comunidades vivas que sejam missionárias, ministeriais e acolhedoras, com atenção especil à família;
  • Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna em defesa da vida.

Para isto, estamos convocando todos os missionários da paróquia para se fazerem presentes a reunião de sábado, 30/06 no Centro Pastoral Ir. Nilva às 15h, mobilize seu setor e seu, movimento e/ou pastoral e participe.
 

Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro

Ontem, 27 de junho, aconteceu uma das festas mais antigas e belas de Nossa Senhora; “Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro”. Jesus é o Perpétuo Socorro. E esta festa é celebrada no mesmo dia do grande  S. Cirilo de Alexandria (330-442), bispo e doutor da Igreja, que presidiu o importantíssimo Concílio  de Éfeso que no ano de 431 proclamou solenemente Nossa Senhora como Mãe de Deus (Theotókos), diante da heresia de Nestório, patriarca de Constantinopla, que negava esta verdade.

A devoção à Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro é uma devoção universal, conhecida e venerada em todos os continentes do mundo, talvez a mais ampla e conhecida devoção de Nossa Senhora, especialmente no Oriente. No mundo todo são realizadas as famosas Novenas Perpétuas em honra de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro. Esta novena começou em  11 de julho de 1922 nos EUA.

O famoso e conhecido quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi pintado em estilo bizantino e representa Nossa Senhora, Mãe de Deus, a Senhora das Dores, que socorre seu Filho ainda Menino assustado diante da visão de S. Miguel com o vaso de vinagre à esquerda e S. Gabriel com a Cruz à direita. A Criança divina assustada diante desses instrumentos de sua Paixão se refugia nos braços de sua Mãe, agarra em suas mãos e deixa cair a sandália do pé direito. A Mãe a acolhe e a prepara para um dia viver a Paixão redentora da humanidade.

Nossa Senhora tem o semblante coberto de tristeza e resignação e traz na cabeça a coroa de Rainha.

O quadro tem origem desconhecida; segundo um antiga tradição teria sido pintado por S. Lucas, o que não é garantido. Mas com certeza se sabe que desde 1499 é venerado em Roma. Em 1866, o Papa Pio IX o entregou aos Padres Redentoristas para que divulgassem essa devoção, o que eles fazem ainda hoje. Ela é a Patrona dos Redentoristas. Atualmente o quadro original se encontra na igreja de S. Afonso de Ligório em Roma.

Maria é a Senhora que nos apresenta Jesus, o Perpétuo Socorro da humanidade. Cada cristão precisa te-la como mãe. Aos pés da Cruz Jesus a entregou ao discípulo amado João, que representa toda a humanidade, cada um de nós, amados de Jesus. “Mãe, eis ai o teu filho; filho, eis ai a tua Mãe”. E o evangelista S. João diz que “ele a levou para a sua casa” (Jo 19, 25s).

Cada um de nós precisa também “levar Maria para sua casa” como Mãe, como Jesus mandou. Se Jesus no-la deu aos pés da Cruz, com lábios de sangue, é porque nós precisamos dela para nos ajudar na difícil caminhada da vida em busca da nossa salvação. Desprezar Nossa Senhora como mãe, seria, então, uma ofensa muito grave a Jesus; seria desprezar a última dádiva que Ele nos deixou antes de morrer por nós.

Fonte: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino

domingo, 24 de junho de 2012

Aproxima-se a Grande Semana Missionária


Missionários, aproxima-se a Grande Semana Missionária em nossa paróquia, nos fortalecemos na oração diária, pois a oração é a verdadeira "vitamina" espiritual, fortalece a fé, dar sentido à vida junto a comunidade e nos garante a vitória!

Participe, dos momentos litúgicos e das celebrações Eucarísticas da Paróquia.

Abaixo agenda fixa semanal da Paróquia.

Domingo: Santa Missa
Horas: 7h e 17h.
Local: Matriz

Terça-feira: Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Horas: 19h
Local: Matriz

Quinta-feira: Adoração ao Santíssimo Sacramento
Horas: 18h
Local: Matriz

Confira abaixo, depoimentos de pessoas como você, que ama a Igreja de Jesus Cristo:

"Depois que comecei a participar da Novena a Nossa Senhora, tenho recebido muitas graças para mim e toda minha família."
"Depois que iniciei as novenas, sinto-me mais amado, mais amável e fortalecido na fé."
"A cada novena que participo, sinto-me mais renovado no amor a Jesus Cristo, pois os momentos de oração favorecem o "encontro pessoal" com Jesus Cristo, e isto leva-me a um compromisso com Ele e a sua Igreja".

Por que Celebramos o nascimento de São João Batista?

A Igreja celebra o nascimento de João Batista como um acontecimento sagrado. Dentre os nossos antepassados, não há nenhum cujo nascimento seja celebrado solenemente.

Celebramos o de João, celebramos também o de Cristo: tal fato tem, sem dúvida, uma explicação. E se não a soubermos dar tão bem, como exige a importância desta solenidade, pelo menos meditemos nela mais frutuosa e profundamente. João nasce de uma anciã estéril; Cristo nasce de uma jovem virgem.

Fonte: Ofício das Leituras dos sermões de Santo Agostinho

Região das Ladeiras realiza vigília missionária

Aconteceu na noite do dia 23 de junho Vigília  Missionária em preparação à Grande Semana Missionária na região das Ladeiras, comunidade Santa Rita, onde estavam reunidos representantes das comunidades que unificam a referida  região bem como a coordenação das Santas Missões Populares (SMP) e alguns missionários da sede. A mesma contou com momento de louvor e oração.

Por: Lourdes Alves
Foto: Ir. Sandra Cavalcante

terça-feira, 19 de junho de 2012

Setores da Paróquia realiza visita às famílias



Durante os dias 16 e 17 os missionários da Paróquia São Gonçalo estiveram em visitas às famílias nos setores: São Francisco e São Gonçalo, Rumo à Grande Semana Missionária.





RCC realiza Seminário de Vida no Espírito Santo

Louvado seja Deus pelo Seminário de Vida no Espírito Santo que aconteceu neste final de semana na Unidade Escolar Dedila Melo – (UEDM). 
Organizado pelo grupo de oração Servos da Misericórdia da Renovação Carismática Católica (RCC). Um encontro que levou as pessoas (participantes) a vivenciar uma experiência profunda do amor de Deus em suas vidas, proporcionando a cada uma  o encontro pessoal com Jesus Cristo, reconhecendo ele como o seu Único   Salvador e Senhor, e a viverem em comunidade fruto do Espírito Santo.
Agradecemos a Deus por cada participante do Seminário, para que possam agora, cultivar a semente que foi plantada no coração.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Novas Zeladoras do Apostolado da Oração de Batalha



Na Missa festiva do Sagrado Coração de Jesus, hoje (15 de junho) após a procissão, às 18h,  o Apostolado da Oração da Paróquia São Gonçalo recebeu novos membros.



Novas Zeladoras:
  • Maria da Paz Araújo Silva
  • Ana Rosa Soares da Silva
  • Isabel Cristina Soares Caxias
  • Maria de Nazaré Almeida

Novas Associadas:
  • Maria de Nazaré Nunes Filha
  • Maria da Conceição Ferreira da Silva Carvalho

Parabéns!
Deus abençoe a missão de cada uma.

Origem da Festa do Coração de Jesus

Os Santos Padres muitas vezes falaram do Coração de Cristo como símbolo de seu amor, tomando-o da Escritura: "Beberemos da água que brotaria de seu Coração.... quando saiu sangue e água" (Jo 7,37; 19,35).

Na Idade Média começaram a considera-lo como modelo de nosso amor, paciente por nossos pecados, a quem devemos reparar entregando-lhe nosso coração (Santas Lutgarda, Matilde, Gertrudes a Grande, Margarita de Cortona, Angela de Foligno, São Boaventura, etc.). No século XVII estava muito expandida esta devoção. São João a maior instituição de todo o mundo. A Oposição a este culto sempre foi grande, sobretudo no século XVIII por parte dos jansenistas, e recebeu um forte golpe com a supressão da Companhia de Jesus (1773).

Na Espanha foram proibidos os livros sobre o Sagrado Coração. O imperador da Áustria deu ordem que desaparecessem suas imagens de todas as Igrejas e capelas. Nos seminários era ensinado: "a festa do Sagrado Coração provocou uma grave mancha sobre a religião". A Europa oficial rejeitou o Coração de Cristo e em seguida foi assolada pelos horrores da Revolução francesa e das guerras napoleônicas. Mas depois da purificação, ressurgiu de novo com mais força que nunca. Em 1856 Pio IX estendeu sua festa a toda a Igreja. Em 1899 Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus (o Equador tinha se consagrado em 1874) e a Espanha em 1919, em 30 de maio, também se consagrou publicamente ao Sagrado Coração no Monte dos Anjos, onde foi gravado, sob a estátua de Cristo, aquela promessa que fez ao pai Bernardo de Hoyos, S. J., em 14 de maio de 1733, mostrando-lhe seu Coração, em Valladolid (Santuário da Grande Promessa), e dizendo-lhe: "Reinarei na Espanha com mais Veneração que em muitas outras partes" (Até então a América também era Espanha).

Festa do Coração de Jesus


( ( ( (  C o n v i t e  ) ) ) )

Convidamos a todos a participar hoje (15/06) da Festa do Sagrado Coração de Jesus.

17h: Procissão
18h: Santa Missa

.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Irmã Graça celebra aniversário

Neste dia especial desejamos, a você, Ir. Graça Oliveira, através desta flor a ternura do amor de Deus.


( ( ( ( Parabéns! Felicidades! ) ) ) )


Paróquia São Gonçalo

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Oração das Santas Missões Populares

Jesus Cristo, nosso Senhor e Mestre, como os primeiros discípulos também queremos permanecer na Escola da tua Palavra para depois sermos enviados em missão. Dá-nos aquele Espírito que em Pentecostes fez os Apóstolos saírem e anunciarem sem medo o teu nome. Guiados por Ele queremos transformar cada vez mais nossa diocese numa rede de comunidades vivas que sejam missionárias, ministeriais e acolhedoras, perseverantes na oração, na Eucaristia, na doutrina dos Apóstolos e na caridade fraterna. Impulsionados pelo mesmo Espírito queremos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna em defesa da vida em todos os seus estágios, cuidando da criação, dom de Deus. Jesus fostes também criança, crescendo dia a dia em sabedoria, idade e graça. Mostra às nossas crianças tão necessitadas de bons modelos que Vós sois o Caminho, aos nossos jovens que diante de tantas vozes e pastores, Vós sois a Verdade e aos adultos que perderam a esperança de viver que Vós sois a Vida. Maria, Mãe da Divina Graça, discípula fiel de Jesus, ensina-nos a estarmos firmes e de pé diante de nossa cruz, sendo fiéis a nossa missão. Na casa de Nazaré fostes missionária do Pai, assim também nós com teu exemplo desejamos ser missionários do Reino de Deus gerando em nossa família e em nossa sociedade a justiça e a paz. Amém!

CNBB apresenta nota orientando fiéis sobre eleições municipais

No encerramento da 50ª Assembleia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou uma mensagem de orientação a todos seus fiéis para orientá-los no exercício da cidadania nas próximas eleições municipais.

Em sintonia com este momento importante para o país, assim os bispos são chamados a dar uma palavra que “ilumine e ajude” as comunidades eclesiais e todos os eleitores, chamados a exercer um de seus mais expressivos deveres de cidadão, que é o voto livre e consciente.

As eleições municipais têm uma característica  própria em relação às demais por colocar em disputa os projetos que discutem sobre os problemas mais próximos do povo: educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, ecologia e lazer.

“Trata-se de um processo eleitoral com mais participação da população porque os candidatos são mais visíveis no cotidiano da vida dos eleitores”, destaca a nota.

Desde modo, a Igreja Católica no Brasil orienta para que seus fiéis estejam atentos aos valores que definem o perfil de seus candidatos.

“Estes devem ter seu histórico de coerência de vida e discurso político referendados pela honestidade, competência, transparência e vontade de servir ao bem comum. Os valores éticos devem ser o farol a orientar os eleitores, em contínuo diálogo entre o poder local e suas comunidades”, reforça a CNBB.

Dom Damasceno espera que os políticos cumpram seu cargo recebido através de um gesto de confiança de seus eleitores, com responsabilidade e a serviço da comunidade.

“A política é uma das forças mais sublimes do exercício da caridade, do amor. O político verdadeiro é aquele que se coloca 24 horas por dia a serviço do bem do país, não aquele que faz da política um meio de se enriquecer, de apenas atender o interesse de seus grupos, exercendo uma política fisiológica e corporativista, mas aquele que pensa no bem da sociedade, especialmente dos mais pobres e necessitados”, reforça Dom Damasceno.

O episcopado brasileiro recordou ainda o importante instrumento contra a corrupção que foi a aprovação da Lei da Ficha Limpa, um passo importante para “colocar fim à corrupção, que ainda envergonha o nosso país”.

“Há um desejo de toda a população de que a Ficha Limpa não seja aplicada só aos políticos, só aos candidatos a prefeito e vereador, mas todos aqueles que vão ocupar um cargo. O bom prefeito, bom vereador deve escolher também colaboradores competentes, honestos, capazes de ajudá-lo no exercício de sua função”, esclarece ainda Dom Damasceno.

Fonte: CNBBNE4

domingo, 10 de junho de 2012

Visita às famílias do Setor São Tiago

Na manhã deste domingo (10/06) os missionários da Paróquia São Gonçalo estiveram em visita às famílias do Setor São Tiago, momento de alegria e de Graça para todos que participaram e para as famílias visitadas.
 

Fotos - Corpus Christi 2012


Para visualizá o slide em tamanho maior clique AQUI.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Festa de Corpus Christi

Na quinta-feira (07 de junho) toda Paróquia São Gonçalo esteve em festa pela Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a Missa foi celebrada solenemente pelo Administrador Paroquial, muitos fiéis da cidade e das comunidades rurais estiveram para celebrar juntos este "grande dia".
 
Após a Santa Missa, todos foram em procissão com Jesus Cristo presente no Sacramento da Eucarística, o qual passou sobre um enorme tapete produzido pelo Pe. Evandro e os jovens participantes dos grupos de movimentos e pastorais da paróquia. O tapete foi confeccionado de serragem, com comprimento aproximado de 45 metros.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Significado da Festa de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.

Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com

Jovens em missão rumo ao Rio - 2013

O Brasil não é só o maior país católico do mundo, mas é o maior país de juventude católica do mundo! Prova disso são os milhões de jovens que já se encontraram com os símbolos da JMJ, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Tal peregrinação acabará no dia 6 de Julho de 2013, depois de quase 2 anos de caminhada pela Terra de Santa Cruz.

Pela primeira vez na história da JMJ, o evento antes conhecido como "Pré-Jornada" ou "Dia nas Dioceses" será, dessa vez, uma Semana Missionária, que acontecerá de 17 a 20 de Julho de 2013 em todas as dioceses do Brasil.
 
Pe. Marcelo Gualberto Monteiro, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POM), e um dos responsáveis pela preparação e organização da Semana Missionária,  fala  sobre seu trabalho com a Juventude no Brasil e principalmente esclarecendo o funcionamento e organização da Semana Missionária, evento prévio à JMJ Rio 2013.

Fonte: zenit.org

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Festa do Coração de Jesus - 2012

Caríssimos irmãos(ã), a Paróquia São Gonçalo se encontra em clima de Santas Missões Populares,  por sua vez o mês de junho é o tempo forte de evangelização, considerando o costume de celebrar o Sagrado Coração  de Jesus, com o Tema: "Eu vos amo como Meu Pai me ama" (Jo, 15-9). Deus é amor; isso sentirá como dor do lado aberto que jamais se vira. Com esse tema queremos aprofundar nossa espiritualidade e compromisso com o reino de Deus.


O  Apostolado da Oração tem a honra de convidar você e sua família para as festividades votivas ao Sagrado Coração de Jesus.

Programação diária:
 17h: Terço e Ladainha
Local: Matriz

Tríduo de 12 a 14/06/12
(Todos os dias haverá missa ou celebração da Palavra, e após, leilão)

Festa dia 15/06/12
17h: Procissão
18h: Missa solene / entrega de fita aos novos zeladores
Local: Matriz

Jesus espera por você!
Participe!

Foto: Mauro Borges

domingo, 3 de junho de 2012

Missa com a juventude de Batalha


Na noite de sábado (02/06) o setor juventude junto ao administrador paroquial, promoveram Missa com a juventude, e após, momento social com leilão, músicas católicas e sorteios. 

Foto: Mauro Borges

Paróquia realiza visita às famílias

Durante os dias 02 e 03 de junho a coordenação das Santas Missões Populares da Paróquia, junto aos coordenadores de setores e colaboradores missionários dos demais setores estiveram em visita às famílias dos setores: Nossa Senhora da Boa Esperança e São José, esta atividade foi organizada para que toda a cidade já esteja em clima de missão e para bem vivermos a Grande Semana Missionária em julho próximo, e já deixando os corações dos missionários e das famílias aquecidos...

Os próximos setores a serem visitados serão:
  • Setor São Tiago - dia 10/06
  • Setor São Gonçalo - dia 16/06
  • Setor São Francisco - dia 17/06
  • Setor Santa Rosa de Lima - dia 23/06
  • Setor Santa Luzia - dia 24/06
  • Setor Nossa Senhora de Nazaré - dia 30/06

Divulgado os locais onde o Papa encontrará os jovens

Dom Orani recebeu  os jornalistas para uma coletiva de imprensa sobre a escolha dos locais onde o Papa Bento XVI  encontrará os jovens de todo o mundo durante a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre 23 e 28 julho de 2013. “Consultamos grupos e empresas especializadas para saber exatamente os melhores locais para abrigar bem os Atos Centrais da Jornada. Recebemos também a autorização, tanto da prefeitura municipal, como também do governo federal”, afirmou o Arcebispo.

O presidente do Comitê Organizador Local (COL) e Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, acompanhado dos vice-presidentes e bispos auxiliares do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, esteve em Roma entre os dias 30 e 31 de maio para se reunir como Comitê Organizador Central, o Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), para tratar dessa questão. “Iniciaremos os Atos Centrais sob a proteção de Maria – na Praia de Copacabana, que leva esse nome por causa de  (Nossa Senhora de Copacabana) – nesse local que já tem tradição de grandes eventos para o Rio de Janeiro e terá o privilégio de abrigar esses momentos e acolher jovens do mundo inteiro”, destacou Dom Orani.  No mesmo local será feita a cerimônia de acolhida do Santo Padre, Bento XVI, prevista para quinta-feira e a Via-Sacra, na sexta-feira.

Para a vigília e missa de envio com o Papa os jovens se reúnem desde a tarde de sábado até a manhã de domingo, quando se encerrará a Jornada (28 de julho de 2013) na Base Aérea de Santa Cruz.

Fonte: zenit.org

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Paróquia realiza missa com a juventude

( ( ( (  C O N V I T E  ) ) ) )

Convidamos toda comunidade, em especial aos jovens a participar da missa com a "juventude", e após, leilão e momento de louvor.

Dia: 02/06/12
Local: Igreja Matriz
Hora: 19h

Você é nosso convidado(a)!
Participe!

Dom Orani João Tempesta anunciará os locais onde o Papa Bento XVI estará por ocasião da JMJ

Nesta sexta-feira, dia 1º de junho, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, anunciará os locais onde o Papa Bento XVI estará por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro. O anúncio será feito na coletiva de imprensa agendada para as 9h30, na sede da Arquidiocese, no bairro da Glória. 

Durante a semana da JMJ Rio2013, entre as atividades programadas estão os chamados atos centrais, em que milhões de jovens de todo as partes do mundo se encontram para expressar sua fé e viver a fraternidade.

A Jornada tem início com a Missa de abertura (dia 23 de julho, terça-feira), presidida pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. Na ocasião o arcebispo dará as boas-vindas aos peregrinos que estarão chegando à cidade. A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo. 

Idealizado pelo beato João Paulo II, o evento teve sua primeira edição no ano de 1986, em Roma. O encontro dura aproximadamente uma semana. Todos os anos a Jornada acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.

Fonte: www.rio2013.com/pt

Coroação de Nossa Senhora - 2012

Ontem, 31 de maio toda comunidade paroquial se fez presente na celebração de encerramento do mês de maio, trazendo em procissão  as imagens de  Nossa Senhora,  que peregrinaram nos bairros de setores. O momento culminante do encerramento foi a coroação de Nossa Senhora no pátio da matriz, momento significativo e de fé para toda comunidade batalhense.
 
Foto: Mauro Borges