Video

Slide do bloogger:

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Seminário Nacional "Juventude e Missão"

De 28 a 30 de setembro, em Brasília, as Comissões Episcopais para Juventude e para Dimensão Missionária da CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM), promovem o Seminário Nacional "Juventude e Missão". Com o tema “A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo”.
 
O evento tem como objetivo impulsionar na missão permanente da Igreja as lideranças jovens das dioceses envolvidas em atividades missionárias e nas diversas expressões do Setor Juventude.
 
O encontro pretende, a partir do encontro pessoal com Jesus, estimular os jovens a serem profetas e agentes de transformação na sociedade, inspirados nos valores evangélicos. Este é mais um dos eventos que tem como objetivo colocar a juventude do nosso país no clima da Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada em julho do ano que vem, no Rio de Janeiro.

Fonte: www.zenit.org

Paróquia mobiliza comunidade para SMP

No final do dia (30/08) a coordenação das Santas Missões Populares (SMP) da paróquia São Gonçalo, esteve em visita à comunidade Marajá dos Almeidas - Região Baixo Longá. O objetivo da visita foi conhecer a realidade da comunidade, o que necessitam com mais urgência e estabelecer um programa para iniciar os trabalhos de evangelização na referida comunidade e região.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nova Paróquia - Diocese de Parnaíba

Tomou posse na manhã do dia 15/08 o pároco do povoado Camarupim, Pe. Egilson dos Santos Araújo. O novo padre foi ordenado há cinco anos e vindo de São João da Fronteira-Pi,  é o primeiro padre a assumir a paróquia de Nossa Senhora da Assunção do Camarupim. A capela foi desmembrada da paróquia de Nossa Senhora da Conceição e se tornou paróquia através do decreto de Aparecida nº 169.

A instalação aconteceu durante uma missa solene no povoado, que agora conta com seu próprio pároco. A homilia ficou a cargo do bispo, Dom Alfredo Schaffler, que destacou a missão do sacerdote em meio à comunidade. “A celebração da Santa Missa por ela já se celebra a fé através da Eucaristia, quando Jesus Cristo  renova seu sacrifício derramando suas graças em cada um de nós”, falou Dom Alfredo.

O bispo falou ainda da importância de se estar mais perto da comunidade, de formar pequenas comunidades para então formar a paróquia.

Fonte: www.diocesedeparnaiba.org.br

Vocação do leigo

É a vocação do cristão comprometido. Aqui se encaixam todas as pessoas que ajudam na Igreja: Diáconos permanentes, catequistas, ministros, etc. Há ainda determinados movimentos de leigos consagrados. É a vocação por essência do cristão porque quando este assume com garra o batismo, assume também o compromisso de ser evangelizado.
A Igreja celebra esta vocação no último domigo (semana) do mês de agosto.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, eu creio que vós me amais e que fizestes de mim um ser único. Com fé e confiança eu vos peço de me abençoar. Ajudai-me a ver e engajar-me como batizado na missão da Igreja. Tornai-me atento(a) aos apelos que me fazeis. Dai-me responder com urgência e generosidade e ajudai-me a superar em mim o medo que paralisa. Que vosso Espírito de luz e de força me invada para que, disponível como Maria, eu possa entrar no vosso projeto sobre mim. Dai a todos os(as) convocados(as) a audácia de responder, dai aos que já estão comprometidos a graça de ir até ao fundo de vosso chamado. Assim seja.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vida Religiosa: Epifania do Amor de Deus.

Vida Religiosa Consagrada "Epifania do amor de Deus no mundo"

Que sejamos realmente na Igreja um sinal visível do amor misericordioso do Pai. Que sejamos dom para Igreja e um sinal para o mundo. Na maneira de ser e existir sejamos o quadro luminozíssimo do qual expressamos A Trindade ao mundo.

“Que olhando para Maria, para sua vida de total dedicação e obediência a Deus, possamos viver as virtudes e receber as graças de Deus para que nossa alma cresça sempre mais no amor, no conhecimento e na contemplação de nosso amado Deus, e assim possamos revelar ao mundo os sinais de sua bondade e de sua salvação. Que Maria nos ajude a chegar às alturas, a buscar as coisas do alto onde está Deus, a elevarmos nossa dignidade tal qual Ele nos garantiu quando, tornando-se opróbrio entre os homens e oferecendo sua vida na mais humilhante forma de morte na cruz, devolveu à humanidade a dignidade ferida pelo pecado".

Dom Orani

Quem foi São Raimundo Nonato?

Celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa "não nascido" porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho.

Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.

Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.

Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro.

O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.

São Raimundo Nonato, rogai por nós!

Colaboração: Jean Carlos

Setor Santa Rosa de Lima celebra São Raimundo Nonato

Festejos a São Raimundo Nonato
21 a 31 de agosto de 2012
Setor Santa Rosa de Lima
Batalha - PI

Caríssimos irmãos devotos e devotas de São Raimundo Nonato, convidamos você e sua família para as festividades de nosso padroeiro. Iluminados pela força do Espírito Santo, queremos viver e aprender em nossas vidas, uma experiência profunda do amor de Deus. Que é o caminho, verdade e vida.

Por isso iremos festejar o Glorioso São Raimundo Nonato motivados pelo tema: "Vocação do cristão neste chão". Queremos levar você a ter o seu encontro pessoal com Jesus Cristo por meio da Palavra e descobrir o chamado do Senhor para a sua vida. "As vocações, dom do amor de Deus"

Fraternalmente,
Conselho Pastoral Comunitário e Equipe organizadora.

Confira o folder com toda programação.

Para ampliar é só clicar na imagem.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Festejo a Virgem de Lourdes: "um tempo de graça"

Nesta quarta-feira (15) concluiu-se, com muita animação e fervor, mais um Festejo a Nossa Senhora de Lourdes, contando com a participação de centenas de fiéis devotos, que veio horrar Maria, na procissão e Benção do Santíssimo Sacramento.

Para este ano (2012) o tema foi inspirado nas reflexões do ano da fé, que o Santo Padre o Papa Bento XVI, estará abrindo em outubro de 2012, no qual iniciará as comemorações do ano cinquentenário do Concílio Vaticano II e o Ano da Fé, também nosso país se prepara para acolher a Jornada Mundial da Juventude, (julho de 2013), a Paróquia São Gonçalo de já se prepara para vivenciar na expiritualidade todas estas festividades e manifestações da Igreja Católica e para auxiliar na conclusão deste objetivo, o novenário à Co-Padroeira - 2012, foi privilegiado com a orientação espiritual de Dom Eduardo Zielski, Bispo da Diocese de Campo Maior, com sua experiência de pregador, levou toda Paróquia a uma convicção de que "fiéis a Jesus, Filho de Maria, seremos Igreja no novo milênio".

Foi verdadeiramente um despertar e renovar na fé, um retiro espiritual, onde a cada noite crescia o número de participantes. A pregação deu segundo a experiência dos personagens bíblicos escolhidos conforme os subtemas e fundamentados nas quatro verdades:

- Deus ama a pessoa (criatura) tem um maravilhoso plano de amor para a vida de cada um, mesmo diante do pecado.
- O homem é pecador, por isso está afastado de Deus.
- Única solução para o pecado é Jesus.
- Receber Jesus, como seu único pessoal, Salvador e Senhor.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Festejando a Virgem de Lourdes

Com muita animação, fervor e participação dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Lourdes, deu-se a última (nona) noite do Festejo a Nossa Senhora de Lourdes - 2012, na ocasião foi refletido o tema: "Só quem recebe Jesus, permanece n'Ele.

Programação - 15/08 - Quarta-feira.

9h - Missa Solene
17h - Procissão, agradecimentos e Benção do Santíssimo Sacramento.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Programação - Dia 14/08 - Terça-Feira

5h - Alvorada
5h20m - Café da manhã
12h15m - Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
15h - Hora da Misericórdia
18h - Alvorada / Novena/ Confissões/ Eucaristia/ Movimento Social

Tema: "Só quem recebe Jesus, permanece n'Ele".
Resp.: Pastoral do Batismo, Região das Farinhadas I e II, Região do Baixo Longá.

Conv.: Todas as Lourdes, Filhos(as) ausentes e visitantes, STTR, CERAC, Banco do Brasil, Associações Rurais, Agricultores, Apicultores, Vaqueiros, EMATER, CONSAD, Criadores, Secretaria de Agricultura, U. E. Alzira Sousa (Imbiribas), U. E. Magno Pires II (Anajá II), Polos Ginasiais Magno Pires I (Cortado), José Rodrigues de Melo (Cacimbas I), Luis II (Cacimbas II) e Tenente Freitas (Vitória de Baixo).

Louvando, Maria...

Com muita animação, fervor e participação dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Lourdes, deu-se a oitava noite do Festejo, na ocasião foi refletido o tema: "Pedro - exemplo de quem fortificado pela graça de Deus ajuda aos outros encontrar Jesus".
 
No final da Missa, foi prestada homenagem a Joaquim Cícero da Costa (Mestre Quinca), pela ocasião do 30º dia de seu falecimento, pelas crianças e adolescentes do Ponto de Cultura "Nossas Raízes", Banda de Música, Manoel Fabiano e pelo Sr. George Tabatinga.

Carta Apostólica Porta Fidei, de Bento XVI, sobre o Ano da Fé




Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio
Porta Fidei
com a qual se proclama o Ano da Fé (out/2012 - out/2013)



1. A PORTA DA FÉ (cf. Act 14, 27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar aquela porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Este caminho tem início com o Baptismo (cf. Rm 6, 4), pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, que, com o dom do Espírito Santo, quis fazer participantes da sua própria glória quantos crêem n’Ele (cf. Jo17, 22). Professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – equivale a crer num só Deus que é Amor (cf. 1 Jo 4, 8): o Pai, que na plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Programação - Dia 13/08 - Segunda-feira

5h - Alvorada
5h20m - Café da manhã
15h - Hora da Misericórdia
18h - Alvorada / Novena/ Confissões/ Eucaristia/ Movimento Social

Tema: "Pedro - exemplo de quem fortificado pela graça de Deus ajuda aos outros encontrar Jesus".
Resp.: Setor N. S. da Boa Esperança, região das Ladeiras, Encontro Matrimonial Mundial e RCC.

Conv.: Associação Cultural "Os Caipiras do Dedila", Fórum Adolfo Uchôa, Fórum Eleitoral, Juizado Especial, Ministério Público, Cartório Luiz Castro, Proprietários de barracas, U. E. Maria do Rosário Freitas (Lagoa da Roça), U. E. Maria do Carmo Melo, Polo Ginasial Santa Rita (Santa Rita) e Lindolfo Nunes (Lages).

Festejando a Virgem de Lourdes


Com muita animação, fervor e participação dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Lourdes, deu-se a sétima  noite do Festejo, na ocasião foi refletido o tema: "O papel do Espírito Santo para permanecer em Jesus.



Foto: Mauro Robert

domingo, 12 de agosto de 2012

Semana Nacional da Família

Dos dias 12 a 18 de agosto, acontece em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar: a “Semana Nacional da Família”.

Evento anual que hoje faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil, a Semana Nacional da Família teve início em 1992, como resposta ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional.
 
A Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, lançaram o subsídio “Hora da Família”, cujo tema este ano é: “A Família: O Trabalho e a Festa”. O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994, e passou a ser publicado anualmente. Atualmente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 235 mil exemplares apenas neste ano de 2012.

Feliz dia dos pais

Toda energia cósmica transformam este dia, que é seu, no mais belo de todos que podemos viver. É o dia dos Pais. Os anjos e os mestres, Deus nosso Pai coloca no infinito a mágica de uma nova vida, onde estamos caminhando para o amor.

Pai você é um ser diferente, especial e o alicerce da vida. Saiba o quanto você é importante no caminho de seus filhos(a), você é a grande luz que direciona a inteligência, a força e o sucesso.

Que Deus juntamente com seus anjos tragam-lhe todos os motivos para você ser sempre feliz.

Parabéns pelo seu dia!

Programação - Dia 12/08 - Domingo

5h - Alvorada
5h20m - Café da manhã
7h - Santa Missa
8h - Batizados
15h - Hora da Misericórdia
18h - Alvorada / Novena/ Confissões/ Eucaristia/ Movimento Social.

Tema: "O papel do Espírito Santo para permanecer em Jesus".
Resp.: Setor São Gonçalo, Apostolado da Oração e MESCE.

Conv.: Apostolado da Oração de Esperantina e das Paróquias N. S. do Carmo e São Francisco de Piracuruca, Prefeitura Municipal, Colégio Coração de Jesus, Instituto Federal do Piauí e Colégio Agícola de Floriano.

Louvando a Virgem de Lourdes

A cada dia cresce o número de pessoas no Festejo a Nossa Senhora de Lourdes 2012, onde participam com devoção, muita animação e fervor.

Ontem na sexta à noite, foi refletido o tema: "Eu Sou o caminho, a verdade e a vida".



Foto: (Joece - Pascom/Campo Maior)

sábado, 11 de agosto de 2012

Programação - Dia 11/08 - Sábado

5h - Alvorada
5h20m - Café da manhã
8h - Casamentos
15h - Hora da Misericórdia
18h - Alvorada / Novena/ Confissões/ Eucaristia/ Movimento Social

Tema: "Eu Sou o caminho, a verdade e a vida".
Resp.: Setor N. S. de Nazaré, Região dos Manaciais II e Apostolado da Mãe Rainha.

Conv.: Estudantes, SINDSERM, FESP/PI, Feirantes, Supervisão Estadual, Sec. Mun. de Educação, Agespisa, Eletrobras, Centro de Ensino Médio Conselheiro Saraiva, U. E. Gayoso e Almendra, Visconde de Sabugosa I, II e III e Polo Ginasial Joana d'Arc Castelo Branco (Caraibas e Frexeiras)

Festejando Maria Mãe de Jesus



Com muita animação, fervor e participação dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Lourdes, deu-se a quinta noite do festejo, na ocasião foi refletido com o personagem bíblico, "Lázaro, exemplo de quem faz uma vida nova".



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Programação - Dia 10/08 - Sexta-feira

5h - Alvorada
5h40m - Café da Manhã
15h - Hora da Misericórdia
18h - Novena/ Confissões/ Eucaristia/ Movimento Social.

Tema: Samaritana, exemplo de testemunha.
Leituras: Dn 7,9-10.13-14; Jo 4,1-42
Resp.: Setor São José, Região das Palmeiras e Pastoral da Criança.

Conv.: Grupo da Terceira Idade “Diva Nina”, Conselho do Idoso, Kolping, A Voz da Pororoca, Sec. Mun. do Meio Ambiente, Correios, Banco Postal, Loteria Sorte Grande, AACOSB, Creche Mãe Sinharinha, U. E. Aluísio Craveiro de Melo, U. E. Santa Teresinha (Monte Alegre), U. E. Nicácio Pereira (Serra de Dentro) e Polos Ginasiais Sinharinha Lages (Bela Vista) e Artur Lopes Alves (Bom assunto).

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Todos nós temos uma vocação! Qual é a sua?

Festejando a Virgem de Lourdes


Com muita animação, fervor e participação dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Lourdes,  deu-se a quarta noite do Festejo, na ocasião foi refletido com o personagem bíblico, "O cego de nascença, exemplo de quem acreditou".

Tivemos ainda a participação e animação das crianças do Ponto de Cultura Nossas Raízes, que entou o Hino de Nossa Senhora de Lourdes no final da Santa Missa.

Todo cristão é um Profeta

A Igreja continua a missão de Cristo na Terra

O mundo de hoje, cada vez mais, vai se dividindo entre os que amam e servem a Deus e aqueles que vivem “como se Ele não existisse”, como disse o Papa João Paulo II. Para o mundo – “que jaz no maligno” -  já não há lugar para Deus e para a vivência de suas leis. A imoralidade cresce avassaladoramente, derrubando os pilares da civilização cristã do Ocidente. A moral católica é desprezada, a dignidade divina do homem é pisoteada, o desrespeito a Deus é acintoso. O homem moderno quer o lugar de Deus, quer ser o seu próprio Deus, e vai construindo uma nova Babel onde impera a confusão, o desentendimento e a angústia moderna.

Por outro lado, o maligno vai espalhando as mãos cheias de joio no meio do bom trigo do Senhor; cada vez mais, falsas doutrinas e falsas religiões afastam o povo da verdadeira Redenção; e, dentro da Igreja floresce também o secularismo e o relativismo moral, contestando abertamente ao Papa e ao Magistério sagrado da Igreja. João Paulo II disse que os falsos profetas fizeram escola no século XX.

São Paulo alertou a São Timóteo, o seu bispo primeiro, de Éfeso,  sobre essa ousadia dos “iluminados”: “O Espírito diz expressamente que nos tempos vindouros, alguns apostatarão da fé, dando ouvidos aos espíritos sedutores e doutrinas diabólicas” (1 Tim 4,1). “Porque virá o tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Tendo nos ouvidos o desejo de ouvir novidades, escolherão para si, ao capricho de suas paixões, uma multidão de mestres. Afastarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas?” (2 Tim 4,3-4). É o que vemos hoje: “falsos profetas”, “doutrinas diabólicas”, “multidão de mestres”, milhares de “fábulas”… povo enganado. O profeta Oséias anunciou bem: “O meu povo perece por falta de doutrina” (Os 4,6).

O Plano de Deus para salvar a humanidade é este: o Pai enviou o Filho, e o Filho enviou a Igreja; isto é, os Apóstolos e seus sucessores (cf. Mt 10, 16ss; Jo 20,21-23), com a missão de pregar o Evangelho em toda a terra e lhes prometeu: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28,20).

A Igreja continua a missão de Cristo na Terra. Cristo veio para “tirar o pecado do mundo” (Jo 1, 29) como um Cordeiro imolado. A missão da Igreja é a mesma em todos os tempos, denunciar o pecado do mundo, para que este possa se converter e ser salvo; pois, como disse São Paulo: “o salário do pecado é a morte” (Rm 6,23).

Se a Igreja não denunciar o pecado do mundo ela estará traindo o seu Senhor, deixando de cumprir sua missão. O profeta Ezequiel destaca isso: “Se digo ao malévolo que ele vai morrer, e tu não o prevines e não lhe falas para pô-lo de sobreaviso devido ao seu péssimo proceder, de modo que ele possa viver, ele há de perecer por causa de seu delito, mas é a ti que pedirei conta do seu sangue. Contudo, se depois de advertido por ti, não se corrigir da malícia e perversidade, ele perecerá por causa de seu pecado, enquanto tu hás de salvar a tua vida” (Ez 3,18-19).

Se a Igreja não denunciar hoje os pecados dos homens, como João Batista fez com Herodes Antipas, ela será culpada diante do seu Senhor. É claro que isso gera perseguição aos filhos da Igreja; pois Jesus é “sinal de contradição”, como disse o velho Simeão a Maria e a José. Nunca a Igreja deixou de ser caluniada, atacada e perseguida em toda parte; e é isso que a faz semelhança a seu divino autor e redentor, como disse São João: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam…”.

Nunca vimos tanta imoralidade campear em nosso mundo como hoje: tenta-se legalizar a prostituição, distribui-se a pornografia por todos os meios; a prática homossexual é propagada e incentivada às crianças e aos jovens; defende-se o aborto, a eutanásia, a manipulação de embriões humanos e seu uso criminoso como se não fosse gente, incentivo ao suicídio, distribuição farta e vergonhosa da “camisinha”; propagação da “identidade de gênero” para negar que o ser humano foi criado sexuado por Deus, enfim, nega-se radicalmente a moral cristã, cospe-se no rosto de Cristo.

E a Igreja não pode se calar diante de tanta ofensa a Deus. Se nos calarmos as pedras clamarão. Quando os enviou, Jesus deixou claro que os seus seriam perseguidos: “Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas. Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas. Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos… Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.”(Mt 10,16-22. Mas Jesus prometeu uma grande recompensa:

Penso que esteja na hora de meditar seriamente nessas palavras de Jesus: “Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.  Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.” (Mt 10,32-33). Negar a doutrina de Jesus, negar o que ensina a Igreja, é negar Jesus Cristo diante dos homens.

Autor: Prof. Felipe Aquino

Programação - Dia 09/08 - Quinta-feira

5h - Alvorada
5h40m - Café da Manhã
15h - Hora da Misericórdia
18h - Novena/ Confissões/ Eucaristia/ Movimento Social.

Tema: O cego de nascença, exemplo de quem acreditou.
Leituras: Jr 31;31-34;  Jo9,1-38
Resp.: Setor São Rosa de Lima, Região dos Mananciais I, Filhas de Sant'Ana, Movimento da Esperança, Setor Juventude: Luz-Vida, P. J.,Ministério do Acolhimento e gupo de Coroinhas Cântaros, Ministério Jovem RCC.

Conv.: Câmara Municipal, UMB, Ponto de Cultura "Nossas raízes". AGEC, U. E. Maria Melo e Polo Ginacial Dom severino (Cedro).

Festejando Nossa Senhora de Lourdes


Com muita animação e boa participação dos fiéis, deu-se o terceiro dia do Festejo a Nossa Senhora de Lourdes 2012, na ocasião refletimos com o personagem bíblico, "A mulher adúltera, exemplo de conversão".


Foto: Mauro Robert

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Como fazer Misericórdia?

Ontem, na Hora da Misericórdia (15h), D. Eduardo em suas palavras, mostrou aos participantes, segundo a experiência mística de Ir. Faustina, as três formas de se fazer Misericórdia:
  • Pela ação
  • Pela palavra
  • Pela oração
Você que ainda não se decidiu, a fazer experiência de venerar a Hora da Morte de Jesus, você que ainda não se decidiu por Jesus, esta é a oprtunidade. Venha e faça sua experiência pessoal com Jesus Cristo, você não será a mesma pessoa.

A Hora da Misericórdia está acontecendo na Matriz, às 15h, durante todos os dias do Festejo a Nossa Senhora de Lourdes.

Hora da Misericórdia

Em outubro de 1937, em Cracóvia, em circunstâncias não especificadas pela Ir. Faustina, Nosso Senhor mandou venerar a Hora da Sua Morte; “todas as vezes que ouvires o bater do relógio, às três horas da tarde, deves mergulhar toda na Minha Misericórdia, abandonando-A e glorificando-A. Implora a onipotência dela em favor do mundo inteiro, especialmente dos pobres pecadores, porque nesse momento [a misericórdia] foi largamente aberta para toda alma” (D. 1572).

Nosso Senhor também mencionou de uma maneira precisa os meios próprios de oração para esta forma de culto da Misericórdia Divina: “Minha filha – disse Nosso Senhor - procura rezar, nessa hora a Via Sacra, entra, ao menos por um momento na capela e adora o Meu Coração, que está cheio de Misericórdia no Santíssimo Sacramento. Se não puderes ir à capela, recolhe-te em oração onde estiveres, ainda que seja por um breve momento” (D.1572).

O Padre Rozycki enumera as três condições para que a oração dirigida nessa hora seja escutada:

Programação - Dia 08/08 - Quarta-feira

5h - Alvorada
5h40m - Café da Manhã
15h - Hora da Misericórdia
18h - Novena/ Confissões/ Eucaristia/ Movimento Social.

Tema: Mulher adúltera, exemplo de conversão.
Leituras: Jr 31,1-7; Jo8,1-12
Resp.: Setor São Francisco, Região da Puba, e Pastoral do Dízimo.

Conv.: Sec. Mun. de Esporte, Cultura e Lazer, Banda de música Manoel Fabiano, Músicos Artistas da Terra, Artesãos, Dizimistas, Óticas, Farmácias, Sociedade Esportiva Atalanta(SEA), Figueirinha Futebol Clube (FFC), Liga Batalhense de Futebol(LBF), Alcoólicos Anônimos(AA), Educandário Cecília Meireles, Instituto Educacional Anísio Coelho, e Polo Ginasial José de Arimatéia Castro (Catombo).

Festejo a N. S. de Lourdes: Um retiro espiritual


Ontem, 2º dia do Festejo, foi refletido com o personagem bíblico "a mulher samaritana, como exemplo de testemunha".

Na homilia Dom Eduardo falou sobre as quatro verdades fundamentais:


1º - Deus ama a pessoa (criatura) tem um maravilhoso plano de amor para a vida de cada um, mesmo diante do pecado.
2º - O homem é pecador, por isso está afastado de Deus.
3º - Única solução para o pecado é Jesus.
4º - Receber Jesus, como seu único pessoal, Salvador e Senhor.

Foram estas quatro decisões que a mulher samaritana tomou em relação a pessoa de Jesus em sua vida e o mesmo cada um (a) é convidado (a) a fezer. foram significativos o silêncio na escuta no qual muitos foram introduzido a oração pessoal e em harmônia tornou-se uma oração comum.
Você que ainda não veio participar, ainda há tempo pois só está iniciando, Deus conta com você, Ele lhe chama, Ele te ama.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Programação - Dia 07/08 - Terça-feira

5h - Alvorada
5h20m - Café da Manhã (Músicos)
12h15m - Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
15h - Hora da Misericórdia
18h - Novena/Confisões/ Eucaristia/Movimento Social

Resp.: Setor Santa Luzia, Infância e Adolescência Missionária(IAM), PASCOM e Catequese.

Conv.: Todos os devotos de N. S. do Perpétuo Socorro, Comerciantes, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Messias de Andrade Melo, MOPS, CAPS, Associação Cultural “Arraíá dos Matutos”, Grupo de dança CIA’RT, Jaraguá Esporte Clube, U. E. Hugo Napoleão, Ginásio Municipal Dedila Melo, U. E. Dirceu Arcoverde.

A partilha começa na mesa

Para este ano, Pe. Evandro introduziu o café da manhã para os músicos (Banda de Música Mestre Manoel Fabiano) durante os dias 06 a 14 de agosto, na ocasião contamos com a colaboração das famílias batalhenses.
 
O primeiro dia foi oferecido pelas Irmãs Filhas de Sant'Ana, hoje, 07/08, por Maria do Rosário Lopes (Morena). Segue abaixo as demais famílias que oferecerão o café nos próximos dias:
 
Dia 08 - Vicência Melo
Dia 09 - Paulo Araújo e Lourdes
Dia 10 - Antonino e Nazaré
Dia 11 - Antônio Fortes e Leides
Dia 12 - Valdete Lustosa
Dia 13 - Maria do Carmo (Bita)
Dia 14 - Soraia Tabatinga
 
A cada uma das famílias, de já o nosso muito obrigado e que a Virgem de Lourdes derrame abundantes bençãos.
 
Foto: Mauro Robert

Festejo a N.S. de Lourdes


Com muita animação e boa participação dos fiéis, deu-se o primeiro dia do Festejo a Nossa Senhora de Lourdes 2012, na ocasião refletimos com o personagem bíblico, Nicodemos, em sua fé como Necesidade de "renascer", nascer no Espírito.



Foto: Joice (Pascom/Campo Maior)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Programação - Dia 06/08 - Segunda-feira


05h - Alvorada
15h - Hora da Misericórdia - Matriz
18h - Alvorada/Novena/Confissões
19h - Santa Missa (Eucaristia)/Movimento Social

Tema: Nicodemos, homem que procura.
Leituras
: 2Pd 1,16-19; Jo 3,1-21
Responsáveis: Setor São Tiago e Região do Massapê.

Conv.: Secretaria Municipal de Ação Social, CRAS, Pró-Jovem, Conselho Tutelar e dos direitos da Criança e do Adolescente, Delegacia de Polícia, Postos de Combustíveis, U. E. Santa Lúcia e Polos Ginasiais Gervásio Lages e José Neto.

Boas Vindas a Dom Eduardo Zielski

Com muita alegria a Paróquia São Gonçalo recebe Dom Eduardo Zielski, bispo da Diocese de Campo Maior, que veio dar sua colaboração no Festejo a Nosssa Senhora de Lourdes 2012, como orientador espiritual de todas as noites.
 
Receba nosso carinho, acolhida e gratidão.

Seja Bem Vindo!

Com muito fevor inicia-se o Festejo a N. S. de Lourdes

Centenas de fiéis pararam no final da tarde do dia 05 de agosto para participar do início do Festejo a Nossa Senhora de Lourdes - 2012, com a saída do mastro da Capela Santa Luzia no bairro Formigueiro.

O tema refletido nesta noite foi:  "Veio para o que era seu e os seus não O receberam". Já iniciamos o festejo com a participação de Dom Eduardo Zielski na orientação espiritual, que em sua homilia falou sobre: fé, conversão, religião...

domingo, 5 de agosto de 2012

Celebramos hoje a vocação sacerdotal

Pe. Evandro, receba a gratidão, congratulações e orações dos paroquianos de São Gonçalo por este dia especial.

Salmo das vocações

Senhor, dai-me a valentia de arriscar a vida por vós: dai-me o transbordanento do gozo gastando-me em vosso serviço. Dai-me asas para voar, Senhor, e pés para caminhar no rítimo das pessoas. Que haja entrega, Senhor, entrega para fazer da minha vida uma doação, na prática de cada dia. Infunde em mim o desejo, Senhor, de doar-me e entregar-me, de gastar a minha vida no serviço aos desprotegidos. Fazei-me construtor da vossa vida, propagador de vosso reino, ajuda-me a armar minha tenda em meio aos homens para levar-lhes o tesouro de vosso amor redentor. Faze-me, Senhor, dócil ao vosso Espírito, para ser levado a dar a vida desde a cruz, a doar a vida que brota quando o grão morre no chão plantado. Amém.

Francisco Cerro Chaves

Batalha está em festa!

No alvorecer desta manhã (05/08), os fiéis, juntamento com o admnistrador paroquial Pe. Evandro, deram início a mais um Festejo a Nossa Senhora de Lourdes, abrindo-o com um minuto de silêncio em homenagem ao "saudoso" mestre Quinca, chamado à casa do Pai no mês passado, em seguida a banda de música  prestou sua homengem à co-padroeira, após, deu-se a abertura oficial com a palavra de Pe. Evandro.

sábado, 4 de agosto de 2012

Iniciando o Festejo a Virgem de Lourdes - 2012


Programação para o dia 05 de agosto

05h - Alvorada (Matriz)
07h - Santa Missa (Matriz)
17h - Saída do Mastro (Capela Santa Luzia - Bairro Formigueiro)
18h - SANTA MISSA (Matriz)


Diocese de Parnaíba ordenará novos presbíteros

A Diocese de Parnaíba ordenará hoje, 04 de agosto às 19h na catedral Nossa Senhora da Divina Graça, por meio de imposição das mãos do nosso bispo Dom Alfredo Schaffler e oração consecratória ganhará mais dois sacerdotes diocesanos.

Serão ordenados presbíteros para a Igreja de Deus, o Diácono Luis Gomes (Pedro II) e o Diácono Francisco José (Parnaíba), além deles o Diácono Valmir Manoel dos Santos (Pedro II) residente em Monza - Itália, pertencente ao P. I. M. E. (Pontifício Instituto de Missões Exteriores).

Fonte: http://www.diocesedeparnaiba.org.br

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Discernimento vocacional com as Filhas de Sant'Ana

Durante os dias 27 a 30 de julho, aconteceu mais um encontro vocacional em Fortaleza-Ce, contando com a participação de jovens provenientes de: Fortaleza-Ce, Batlha-PI, Meruoca-Ce, Hidrolândia-Ce e Massapê-Ce.

O encontro teve como tema: Vocação: "uma resposta ao amor". Foi acompanhado pelas Irmãs; Terzinha Arcanjo, Luzia Paulo, Sandra Cavalcante e expedita Lopes. Para as Jovens foram momentos significativos e especiais que levaram a aprofundar a própria vida de oração pessoal e comunitária, partilha de vida, de experiências, de adoração ao Santíssimo Sacramento e sobretudo encontro com elas mesmas para aprofundar o sentido da vida e da vocação.

Podemos perceber através dos depoimentos abaixo o quanto estes dias foram profundos e marcantes na vida das jovens:


* Mostrou-me que devemos dizer sim a Deus, que mesmo jovem e pecadora, eu devo segui-lo, pois minha missão é anunciar para todos que Jesus é o Salvador. Deixou-me mais firme em minhas orações, me levou a encontrar até mesmo na dor, o meu Jesus. E que, mesmo só tendo a Ele, vivo por Ele e para Ele. (Lorrane Jéssica - Batalha - PI). 

* Significou que me aproximei mais de Deus, foi muito importante para eu descobrir minha vocação. Convivi com pessoas maravilhosas, tive momentos de alegria, amor, silêncio, felicidade e encontro com Deus. Foi maravilhoso, aprendi mais, descobri mais sobre Madre Rosa. Por isso agradeço, pelo Encontro, a todas as Filhas de Sant’Ana. (Ruana Karla - Batalha - PI). 

* Significou um encontro com Jesus, conhecer mais sobre a vida de Madre Rosa Gattorno e me aprofundar na vida de Jesus Cristo, vivendo em comunhão e partilhando umas com as outras nossas respostas e questionamentos ao chamado de Deus, vivenciando o amor de Deus em nós. (Rayssa - Batalha - PI).

Fonte: jornaldaprovincia.blogspot.com.br

Agosto, um mês vocacional.

Vocação é um chamado de Deus, é dizer sim a Deus para servir mais diretamente e livremente aos irmãos(ãs). Vocação é um ato de liberdade, quem chama deixa sempre espaço para que a pessoa aceite ou não; sempre a perspectiva do serviço, requer da pessoa doação, disponibilidade, entrega e renúncia. É estar atento e disponível às necessidades da comunidade; não é fruto de uma escolha pessoal, mas uma missão, onde o centro da vida de todos os batizados é a pessoa de Jesus Cristo e sua proposta transformadora de amor e de justiça.

Na Igreja existem quatro vocações específicas: Sacerdotal; familiar; religiosa e leiga.